A crítica do LSS911
Muita qualidade esta semana! :cheers:
(continuo a dar classificações, apesar de algumas vozes contra. Está mais que provado que as classificações não tÊm qualquer ligação com o resultado final.
Reafirmo que o objectivo da crítica é dar a conhecer a todos uma visão e abordagem completa sobre cada fotografia, sendo que se torna especialmente interessante para cada um dos fotógrafos candidatos ver a sua fotografia analisada percebendo o seu feedback. Pode ser importante também para ajudar as pessoas a decidirem para qual irá o seu voto.)
1- A Janela by Barragon:
Humm...uma interessante vista desafogada sobre Lisboa. Bela perspectiva, belo enquadramento. Mas, espera aí...tem uma grade! Belo paradoxo entre ideia de liberdade, horizonte totalmente interrompida pela ideia de prisão, inacessibilidade que a grade sugere! Mas existe ainda o 3º elmento, o título, que faz uma ironia sobre essa ideia: atrás de uma grade ninguém quer estar, atrás de uma janela estamos se quisermos!
Ainda noto um paralelismo entre a linha ponte e a linha de um dos ferros horizontais da grade: reforça o sentido de orientação da ponte ao mesmo tempo que faz um jogo de escalas! Well done (para variar...)! 17/20
2- The Lamp by Arpels:
Uma fotografia competente e bem tirada, especialmente por ser de noite. O foco está bom, não é fácil ter 2 planos tão distantes tão bem focados (candeeiro e painel).
Outro aspecto de interesse: a fotografia é luz, 3 elementos "existem" porque têm luz, tudo o resto em volta não tem qualquer expressão, o que representa um óptimo trabalho em termos de querer mostrar aquilo que interessa (o candeeiro, depois a grade que serve de ligação ao painel).16/20
3- Fim dos Tempos by RRC:
A nossa 1ª participação internacional (?) entrou bastante bem! Uma bela imagem, graças a um belo momento (bem) captado!
Bom título reforçando um dinamismo interessante que nos sugere que o fim dos tempos (a destruição) avança da esquerda para a direita varrendo tudo (edifícios e o belo céu bem menos carregado que contrasta bem com o "outro" céu)!17/20
4- Engenharia de Beleza by Lss911:
Um defeito: o enquadramento não está perfeito. Sente-se algo de desconfortável ao olhar para a foto graças a isso.
De resto: excelentes cores, bom contraste, belo ambiente retratado, uma bonita imagem!
Quanto ao título, bem colocado fazendo uma alusão à engenharia construtiva mais avançada da época (século XV) que resultou em resitência mas também em grande beleza (também reforçada pela qualidade dos tons e luz) 16/20
5- To The Sky by Reflex:
Não é uma imagem propriamente agradável de se olhar, e ainda bem! A maior parte das pessoas não gosta de ambientes soturnos, acromáticos, pobres em termos de tons e pouco brilhantes, o Reflex teve a coragem de o fazer e fê-lo bem fazendo uma abordagem crítica (no sentido de abordagem) ao espaço urbano ao colocar lado-a-lado (graças a um bem conseguido jogo de escala pela perspectiva que depois dá um sentido de verticalidade que é suficiente em expressão para justificar o título).
A árvore metálica (anti-natureza, tal como a cidade é antítese de campo/natureza) surge como símbolo de urbanidade e surge muito bem enquadrada ao ultrapassar os limites da moldura e ao ficar paralela e perpendicular em algumas linhas a outros elementos (edifício, cobertura do centro comercial) reforçando a sua ligação simbólica ao espaço.
Bom trabalho. 17/20