SkyscraperCity banner

UPC Portugal - Semana 12/2006

• 1- De volta ao passado

Votes: 11 61.1%
  • 2- 90º

Votes: 1 5.6%
  • 3- Corredor de Ferro

Votes: 0 0.0%
  • 4- How Are You?

Votes: 2 11.1%
  • 5- "Espelho meu,há alguma torre mais bonita que eu"

Votes: 0 0.0%
  • 6- Primavera

• 7- Colossal

• 8- Varandas ao Vento

Votes: 2 11.1%
1 - 20 of 68 Posts

·
Uma dúzia de anos disto..
30,728 Posts
Discussion Starter · #1 ·
UPC Portugal - semana 12/2006.

1- De volta ao passado
Daniel322

2- 90º
Barragon

3- Corredor de Ferro
Reflex

4- How Are You?
CS-TOA

5- "Espelho meu,há alguma torre mais bonita que eu"
jluisfer

6- Primavera
Arpels

7- Colossal
Lss911

8- Varandas ao Vento
RRC

·
**16º ano**
**17º ano**
25,738 Posts
Estou virando fã das fotos do Daniel, uma melhor que a outra!!

Tb gostei muito da do Barragon.

No entanto ainda não votei, existem 4 fotos que me atraem, vou pensar mais um pouco :)

·
I Love You... Soraia
27,934 Posts
^^ eheheh gosto do enquadramento da bandeira levemente agitada pelo vento.. o rio la ao fundo.. os dois pilares de lado.. o ceu tenebroso com uns raios de luz a trespassalo ;) ta mt boa.. eh pena ter ficado em contra luz... ficou escura.. mas ainda assim ganha o meu voto :) (o proprio escuro acaba por dar um toque de charme à foto :yes: ehehehe)

·
braaaap all day!
Lss911
4,714 Posts
A crítica do Lss911!

1 - De volta ao passado by Daniel322
Tirando os cartazes nas arcadas esta foto de facto transmite antiguidade! Portanto se só falta isto, isso não tem nada a ver com o fotógrafo: o fotógrafo cumpriu na perfeição os objectivos de expressividade! Aprecio bastante os tons que foram dados à imagem, são bastante originais e diferentes do que temos aqui visto. O contraste lumínico está em total consonância com o que se pretende mostrar na fotografia!
A composição é interessante com o rigor clássico da arquitectura a contrastar perfeitamente com o monte de tralha.
Um belíssimo trabalho! 17/20

2- 90º by Barragon
Muito directa e clara a fotografia: os tais 90º estão perfeitamente expressos na fotografia! Essa expressão de perpendicularidade sai ainda mais reforçada pela linhas que formam os vários pisos dos edifícios e pelo facto de não existir mais nenhum elemento para além dos edifícios. O céu é um discreto fundo que funciona muito bem com a luz forte mas difusa a reforçar ainda mais o belo conjunto que podemos ver.
A perspectiva do observador é adequada e reforça o sentido da fotografia, só fico com vontade de experimentar como ficaria se o lado direito da fotografia fosse cortado somente até o edifício do mesmo lado ficar cortado como o do lado esquerdo. 16/20

3- Corredor de Ferro by Reflex
O senhor Reflex talvez pudesse ter se colocado exactamente no centro para expressar ainda melhor a questão da simetria entre os dois lados. Tornaria a foto um pouco mais interessante.
Gosto do título, está em consonância com o que a fotografia expressa.
O contraste não é totalmente bem conseguido e a luz exterior talvez pudesse estar ou ainda mais forte (para dar uma sensação de ambiguidade e mistério a esse corredor, ou mesmo para mostrar ainda melhor o que interessa aqui: o corredor) ou então um pouco mais fraca para tornar o conjunto mais equilibrado.
De resto nada a apontar, nada de mau mas nada de especialmente bom. 13/20

4- How Are You? By CS-TOA
Os tons vermelhos estão atraentes e originais. As duas linhas de luz que seguem para longe reforçam a sensação de profundidade e colaboram no entendimento da perspectiva.
O título é imediatamente ligado à Vodafone evidentemente, mas os tons vermelhos reforçam essa ligação. Além disso parece-me particularmente interessante não vermos ninguém, quem nos faz a pergunta?
A focagem é boa e o contraste também. É uma fotografia competente. 15/20

5- "Espelho meu,há alguma torre mais bonita que eu" by jluisfer
Uma fotografia um pouco pixelizada. Tirada de um telemóvel? Se sim está bastante bem em termos de enquadramentos, tons conseguidos e mesmo expressividade tendo em conta os meios fracos. Se não a fotografia não está particularmente interessante a não ser pela questão do reflexo.
A torre não está propriamente a expressar beleza, embora o título nos remeta para as questões da vaidade. Uma sátira/ironia, ou um título que não está em consonância com a foto? Só o fotógrafo pode responder. ?/20

6- Primavera by Arpels
Que fotografia tão agradável de se percepcionar! Um grande equilíbrio de tons e matizes, uma luz excelente, uma texturização muito bem conseguida (individualizando cada elemento do conjunto), um enquadramento óptimo e uma composição muito bem conseguida (elemento arquitectural branco central, enquadrado por vegetação com belos tons de verde e pequenos toques de lilás e com o céu a unir tudo) tornam esta fotografia numa obra que dificilmente poderia ser melhor! Transmite totalmente o espírito descontraído que se vivia no periodo do rócócó! Parabéns! 18/20

7- Colossal by Lss911
Uma expressão de monumentalidade e de patriotismo bem realizada. Expressa um sentido patriótico com a bandeira centrada com as “torres” em cada um dos lados que é símbolo de tudo o resto que vemos e que faz parte de Portugal: a cidade de Lisboa com todo o seu cenário de beleza e história ou o rio Tejo que foi porta de saída para os Descobrimentos que tantas glórias, riquezas e histórias nos trouxeram.
A contra-luz é uma forma de fotografar arriscada, aqui até que não saiu mal porque o sol estava tapado com nuvens que para além de terem equilibrado a luz criaram raios solares de luz bem distintos que ajudam ainda mais ao sentido de glorificação da bandeira de Portugal como se de divina se tratasse. 15/20

8- Varandas ao Vento by RRC
O título remete-nos para varandas de pequenos edifícios do início, 1ª metade do século XXI, para uma certa história urbana antiga que é muito povoada por vivências mais associadas a classes pobres de pessoas que foram para a cidade em busca de melhores condições que as do campo.
Mas esta foto faz uma ironia interessante: não vemos nada dessa vivência, vemos uma arquitectura sóbria, rigorosa, perspéctica e que de pobreza não transmite nada. As varandas seguem ao vento, um ambiente de grande silêncio em que só se ouve o vento pausadamente. Ninguém presente…
A monotonia (positiva) só é equilibradamente cortada pelo verdejante das árvores em cada lado da fotografia, e o edifício segue, silencioso…15/20

·
Registered
6,715 Posts
eh pa.. tou indeciso entre a do Daniel322, Arpels e Lss..depois boto

tambem ter 8 opcoes, é bué .. o Jan devia arranjar um UPC para podermos pontua-las a todas :D

·
Registered
8,336 Posts
daniel322 said:
tou indeciso entre a minha:)D gosto mt desta foto) e a do TOA..
Tb eu! Mas acho que desta vez vou optar pela tua, daniel! Tá bellíssima! :D

Os meus parabéns ao Lss por mais uma elaborada crítica :D Só acho que deste poucos pontos ao TOA, tendo em conta os comentários. Mas de resto... :eek:kay:

1 - 20 of 68 Posts