SkyscraperCity banner

1 - 20 of 22 Posts

·
Registered
166 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
Um thread específico da RIA -Rede Intermodal de Transportes e da UrbAveiro, empresa com atuação em Aveiro muito relacionada com a Transdev.

Atualmente a UrbAveiro possui 5 carreiras de âmbito diário e frequente para 4 destinos: Eixo, Mamodeiro, Cacia (via N109 e via JF) e Nariz; contando para tal com uma frota de aspecto recente.

Os transportes na RIA, têm também âmbito diário, fazendo cruciais ligações entre Aveiro, Ílhavo, Vagos, Mira, Figueira da Foz, Oliveira de Azeméis, Albergaria-à-Velha e às praias de Barra e Costa Nova.

Mais informações de carreiras, horários, tarifários, e outros em: Rede Integrada de Transportes e na Página do Facebook.

·
Registered
166 Posts
Discussion Starter #4
Desde Dezembro do ano passado existe entre Aveiro e Cantanhede, uma carreira fazendo ligação regular e diversas vezes ao dia de Segunda a Sábado.

Horário

A RIA está a realizar um belíssimo trabalho nos transportes públicos na região Aveirense, mas ainda existe um longo caminho a ser percorrido para alcançar uma rede de transportes fiável, flexível e atractiva ao cliente.

·
Registered
376 Posts
Esta carreira já existe à algum tempo, só foi integrada na RIA. Contudo falta adicionarem o horário Aveiro-Águeda.

·
Registered
166 Posts
Discussion Starter #6 (Edited)
Não sabia da existência desta carreira antes da mesma ter sido integrada na RIA. Obrigado pela informação.

Quanto à carreira para Águeda, essa segue o caminho junto à Linha do Vouga?

·
Registered
376 Posts
Eu não quero estar a induzir-te em erro, mas creio que a linha para Águeda está divida em 2. Aveiro-Albergaria e Albergaria-Coimbra, mas não tenho a certeza

·
Registered
166 Posts
Discussion Starter #8
O site da RIA, no mapa, mostra que a carreira que segue para Águeda, passa pelo Eixo, Eirol e Cabanões, por isso é que me pergunto se não seguirá de perto a Linha do Vouga...
Mas realmente se formos a procurar os horários para Águeda apenas aparece esse de Albergaria-Coimbra...

Mas se realmente existe então uma carreira Aveiro-Águeda integrada na RIA, não faz sentido nenhum não existir horário online.
Das duas uma ou se põe o horário, ou tira-se do mapa a ligação direta Aveiro-Águeda.

(Na minha opinião não faz sentido obrigar as pessoas a irem até Albergaria, mas ao mesmo tempo a linha Aveiro-Águeda, na minha opinião, não deve seguir junto à LV.)

Quanto à carreira para Cantanhede: como é o trajeto na cidade de Aveiro?

·
Registered
166 Posts
Discussion Starter #10
Quero também chamar ao assunto que desde pelo menos 1 de Janeiro, é possível utilizar o Cartão Valor, um sistema de bilhética semelhante ao Oyster Smart Card de Londres, no entanto com o Cartão Valor apenas se valida no início da viagem, este cartão, que se carrega com dinheiro, pode ser também usado nas carreiras da UrbAveiro. O dinheiro que se vai descontando do cartão corresponde ao preço de viagens pré-compradas (geralmente 80% do bilhete de bordo).

As inovações em relação ao sistema de bilhética eletrónica anterior são:
- Carregamento do cartão com dinheiro (e não com pares de destinos (ex: Ilhavo - Aveiro));
- Possibilidade de usar o mesmo cartão para diferentes destinos.

É no entanto possível continuar a usar o sistema de bilhética anterior.
O cartão do novo sistema de bilhética é também ele pago.

·
Registered
166 Posts
Discussion Starter #11

·
Registered
166 Posts
Discussion Starter #14
A partir de 1 de janeiro de 2017, a AveiroBus da Transdev substitui a MoveAveiro (que foi extinta) e a UrbAveiro:

www.aveirobus.pt
Confere. Arrancou com alguns problemas, como seria de esperar, mas a CMA e a empresa estão a tentar colmatar os erros.

Aguardemos, pela próxima avaliação! :)

5,899 Posts
A frota da rede nova pelo menos parece bastante porreira, nada a ver com a frota "retro" da Move ou com a frota de interurbanos da Urb. Agora em termos de preços e etc não posso estabelecer termo de comparação pois nunca andei em nenhuma :lol:

Estou a pensar num futuro próximo deslocar-me a S. Jacinto através desse meio de transporte.

·
Registered
166 Posts
Discussion Starter #16
A frota da rede nova pelo menos parece bastante porreira, nada a ver com a frota "retro" da Move ou com a frota de interurbanos da Urb. Agora em termos de preços e etc não posso estabelecer termo de comparação pois nunca andei em nenhuma :lol:

Estou a pensar num futuro próximo deslocar-me a S. Jacinto através desse meio de transporte.
Em relação ao preço penso que de modo geral foi aumentado, dependendo dos casos, a partir dos 5 cêntimos ao quase um euro!

Quanto à disponibilização da informação ao cliente está muito, mas mesmo muito melhor: há informação nas paragens, sejam elas dotadas de assentos sejam elas apenas um poste na berma, mas também no site. Demora-se um pouco a perceber a rede, mas sabendo onde se está e onde se quer ir é fácil de perceber. Infelizmente isto é apenas a rede urbana (incluindo São Jacinto); a rede interurbana apesar de ter sofrido aumento do preço, não teve qualquer melhoria nem da informação ao cliente nem dos autocarros.

Não deixe no entanto de ser deslocar por esta via, e por favor partilhe depois aqui o seu testemunho. Se puder partilhe também o que sabe sobre a bilhética ocasional e passes.

Parã a rede urbana está completamente implementada, penso eu, um sistema de duas zonas de tarifas.

5,899 Posts
Eu só ainda não fui pois não estou completamente informado (o site não me esclareceu totalmente) acerca das tarifas. Um bilhete de bordo de motorista, segundo diz no site, custa 2€. No entanto, como da Estação para S. Jacinto tenho que apanhar duas linhas (a linha de autocarro para o forte da Barra e depois o ferry), não entendo se pago 4€ (o que enfim já é um bocado caro...) ou se é considerado transbordo entre essas duas linhas e por isso só pago 2€. Em Braga por exemplo isso acontece, se compramos bilhete a bordo de uma linha esse bilhete é válido durante x horas. Se nessas x horas pretendermos fazer transbordo para outra linha, o mesmo é feito sem pagar novo bilhete.

PS: Eu sugeria a alteração do nome do tópico, uma vez que a rede já não é UrbAveiro, mas sim Aveirobus.

·
Registered
166 Posts
Discussion Starter #18
Concordo com a mudança de nome.
Como se muda?

Em relação ao transbordo. Sei que existem condições especiais para o transbordo para o ferry. Mas certamente poderá esclareceras dúvidas ligando para a sede, ou perguntando à entrada do bus.

Se vier a saber a resposta, partilhe connosco.

5,899 Posts
Concordo com a mudança de nome.
Como se muda?
Só os moderadores do fórum o podem mudar.

Em relação ao transbordo. Sei que existem condições especiais para o transbordo para o ferry. Mas certamente poderá esclareceras dúvidas ligando para a sede, ou perguntando à entrada do bus.

Se vier a saber a resposta, partilhe connosco.
Na verdade acho que até já a sei.

http://www.aveirobus.pt/troca-de-titulos/gama-tarifária

Quando li pela primeira vez a tabela tarifária interpretei mal. Existem tarifários diferentes tendo em conta se só se percorre a rede viária, o ferry ou ambos e da primeira vez que passei aqui os olhos tinha-me escapado esse pormenor. Nestes dois últimos casos existem ainda condições diferentes tendo em consideração se os utilizadores são residentes (possivelmente de S. Jacinto) ou não. As tarifas de bordo (como a que eu vou adquirir) podem ainda ser de uma só viagem ou de ida e volta, sendo neste caso aplicadas tarifas diferentes tendo em conta a faixa etária ou o número de zonas. No meu caso terei obviamente que adquirir de ida e volta e como a faixa etária não se aplica (não sou criança nem sénior) terei que adquirir o bilhete de ida e volta de duas zonas, ou seja, pagarei 4,90€.

·
Registered
166 Posts
Discussion Starter #20
O site está construido de forma arcaica...
Aspecto bonito e tudo mais, mas é difícil sacar a informação... :eek:hno:

O sistema de pesquisa de informação por trajecto não equaciona os transbordos, e o erro dos erros duplicação de paragens... Aveiro e Aveiro - Estação, são em muitos casos a mesma paragens e noutros não.... :hammer:

E quando no site procuramos pelas linhas interurbanas, enfim, reencaminha para um mapa do qual não se tira informação nenhuma e nem tem as linhas representadas... :nuts:

Em relação ao sistema de bilhética, hoje mesmo estive a conversar com um motorista... Porque motivo, se estamos a falar de uma rede intermodal de transportes, o sistema de bilhética das carreiras interurbanas não funciona nas carreiras urbanas? E assim sendo, quem vem de fora de Aveiro (Ílhavo, Vagos, Mira, Sever do Vouga, Gafanhas, ...) não pode fazer nenhum transbordo...

1 - 20 of 22 Posts