SkyscraperCity banner
1 - 14 of 14 Posts

·
Registered
Joined
·
79 Posts
Discussion Starter · #1 ·
O projeto-piloto da primeira usina brasileira de produção de energia através das ondas do mar recebeu a licença ambiental de instalação concedida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).
A usina vai funcionar no Porto de Pecém, instalada a 3 quilômetros da costa, deverá ocupar uma área de 200 metros quadrados no Terminal de Múltiplas Utilidades do Pecém (TMUT). Inicialmente irá produzir 100 KW, equivalente ao consumo de 60 casas de padrão médio, energia suficiente para ser aproveitada no abastecimento das instalações do próprio Porto de Pecém.

A usina-piloto utilizando as ondas do mar foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O Estado do Ceará foi escolhido pela regularidade dos ventos e frequência das oscilações do mar no litoral cearense.

Com a ajuda de flutuadores submersos, as ondas vão impulsionar a água do mar para um reservatório dentro da usina. A água no reservatório é bombeada até chegar a uma câmara hiperbárica. A câmara é um tanque que retém a água por alguns segundos. Em seguida, a retenção faz a pressão da água aumentar e o jato pressurizado sai do compartimento com grande força e então movimenta uma turbina, que finalmente gera a energia.

O Ceará já é destaque no Brasil entre Estados que utilizam outras formas de energia renovável, como a eólica, pela força dos ventos e a energia solar.

A previsão é que a usina de ondas esteja funcionando até o final deste ano. A fase de pesquisa deve durar três anos para a avaliação da tecnologia, segundo informações da Secretaria de Infraestrutura do Ceará.

Post Original:http://migre.me/9YE9d

Mais Imagens:


 

·
Registered
Joined
·
8,600 Posts
Gostei da idéia!
 

·
Registered
Joined
·
30,751 Posts
Legal:)
 

·
Non Dvcor Dvco
Joined
·
10,211 Posts
A Energia Maremotriz tem em vários países.

Canadá, na ilha de Nova Escócia

Link

Na Rússia, a Kislaya Guba Tidal Power Station

Link

e a mais conhecida, a Usina de Rance na França.

Link
Fonte: Wikipedia
 

·
Registered
Joined
·
5,883 Posts
fsaulop said:
Porto do Pecém
Usina de ondas inicia geração

O protótipo que converte eletricidade a partir das ondas do mar é formado por dois módulos compostos de flutuador, braço e bomba : Francisco Viana

Já está em operação a primeira usina de geração de energia elétrica por meio de ondas da América Latina, localizada no Porto do Pecém. Antes programada para iniciar suas atividades no fim de 2010, a planta teve sua primeira geração no último dia 24 de junho, segundo informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que tem o projeto em seu Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

Foto
Mesmo com pequena capacidade de geração de energia, a usina é considerada um avanço pela Aneel

A geração de eletricidade durou dez minutos e alimentou os sistemas auxiliares da própria usina - iluminação e ar-condicionado. A Aneel informa que as operações e testes continuam, a fim de que a usina seja capaz de gerar por mais tempo. Orçado em R$ 14,4 milhões, o projeto tem duração de 36 meses.

A detentora do projeto é a Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A proponente foi a empresa Tractebel Energia S.A. A capacidade de produção da usina, que está instalada sobre um dos píeres do Terminal Portuário do Pecém, é de 50 quilowatts (kW).

Avanço significativo

Conforme a Aneel, a geração, ainda que pequena, representa um grande avanço, uma vez que a costa brasileira apresenta boas condições para este aproveitamento energético, por conta de sua proximidade com o mercado consumidor composto por cidades de alta densidade demográfica. "Além disso, o aproveitamento dos recursos do mar apresenta perspectivas promissoras em função de fatores como extensas áreas, ampla distribuição mundial dos oceanos e, principalmente, alto potencial de geração de energia, as maiores entre todas as fontes renováveis", informou a agência, por meio de sua assessoria de imprensa.

O protótipo que converte eletricidade a partir das ondas do mar é formado por dois módulos compostos de flutuador, braço e bomba, que, quando fixados no quebra-mar, contribuem para um único conjunto de turbina, gerador e câmara hiperbárica para a geração de eletricidade. O conversor, desenvolvido no Laboratório de Tecnologia Submarina da Coppe, tem como vantagem a facilidade de fabricação, com potencial para a participação da indústria nacional.

Além disso, destaca-se o seu fácil acoplamento ao sistema de dessalinização pelo processo de osmose reversa, o qual consiste em um procedimento mecanismo bastante eficiente para obtenção de água potável a partir da água do mar.

Potencial brasileiro

O litoral brasileiro, de cerca de 8 mil quilômetros de extensão, é capaz de receber usinas de ondas que produziriam algo em torno de 87 gigawatts. Desse total, 20% seriam convertidos em energia elétrica, o que equivaleria a 17% da capacidade total instalada no País.

Projetos de usinas de produção de energia através das ondas do mar já são realizados, com tecnologias diferentes, em países como Portugal, Holanda, Japão e Reino Unido.

Capacidade

50 quilowatts é o quanto pode gerar a usina, que se encontra em fase de teste, sobre um dos píeres do Terminal Portuário do Pecém

SÉRGIO DE SOUSA
REPÓRTER

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1163205
Pe
 

·
Registered
Joined
·
12,614 Posts
E pra os 100 Kw, qual o valor do investimento? Se não for um valor razoável, não adianta muita coisa. De qualquer forma, é uma iniciativa muito interessante.
 

·
Registered
Joined
·
2,411 Posts
Nenhuma novidade sobre a usina, ampliação? novos "braços" para fazer conjunto com as duas existentes? Fiquei super animado com recentes noticias de que o Ceará se destaca bastante com a geração de energia eólica e solar!!! Seria uma boa se ela se destacasse mundialmente... sonho, mas nada muito dificil...
 

·
on the road
Joined
·
34,461 Posts
Estão comparando projetos totalmente distintos.

Uma coisa é geração pelo diferencial de marés, ou seja: a água "enche" naturalmente um reservatório na maré alta, depois as comportas são fechadas e, na vazante, abertas, gerando-se energia como uma hidrelétrica de fluxo horizontal.

Essa usina no Ceará gera energia pela força das ondas em si, causadas pelo vento. É uma ideia ainda experimental, mas que em nada tem a ver com usinas de acumulação de marés.
 
1 - 14 of 14 Posts
Top