SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 126 Posts

·
Whatever
45,866 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Ontem fui dar um passeio integrado no congresso dos 30 anos da Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas. A primeira paragem foi em Vila Real, mais precisamente na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro para uma visita guiada ao Jardim Botânico que é um dos melhores de Portugal. A visita foi guiada pelo Reitor da Universidade, o Prof. Torres Castro.

Aquilo lá em cima é de facto outro mundo...os eucaliptos desaparecem quase por completo dando lugar a florestas muito mais bonitas e interessantes, é outro mundo!:yes:

Resenha histórica do JB da UTAD

"O Jardim Botânico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, reconhecido internacionalmente a partir de 27 de Maio de 1988, aquando da realização do 1º simpósio da Associação Ibero-Macaronésica de Jardins Botânicos, constitui uma das colecções vivas mais importantes de Portugal. Actualmente regista cerca de 1000 espécies vivas, formando parte de um variado conjunto arquitectónico - paisagista no interior do campus universitário (Quinta de Prados e Quinta de Nossa Senhora de Lurdes). A idealização deste jardim sustenta-se sobre a integração permanente do visitante com o ambiente, ao longo de aproximadamente 80 Ha de superfície ocupados. Com esta finalidade o espaço contempla actualmente 17 colecções temáticas: Plantas arcaicas, Aromáticas e Medicinais, Fruteiras silvestres, Plantas de cobertura, Colecções de Relvas, Resinosas ornamentais, Mediterrânicas Calcicolas, Mediterrânicas Silicicolas, Mortórios do Douro, Arboreto Florestal, Ericáceas e Cistáceas, Mirtáceas e Fagáceas."

Fonte: UTAD

Ao subir o Marão começa-se logo a notar a vegetação a mudar, as cores do Outono no seu esplendor quase máximo! :drool: a altitude faz maravilhas!:D

Passado o Marão...Vila Real à vista!

Localização do Campus face à cidade

Mapa do Campus

Jardim Botânico

Um belo Carvalho Escarlate (Quercus coccinea)

Colecção de Resinosas Ornamentais

Carvalho Escarlate

Esta parece-me uma Nogueira (Juglans regia)

Carvalhos Vermelhos (Quercus rubra)

Se virem isto por aí podem comer!:D são medronheiros (Arbutus unedo)

Um belíssimo Liquidambar (Liquidambar styraciflua)

Um Tulipeiro (Liriodendron tulipifera) e um Azevinho (Ilex aquifolium)

Um belíssimo exemplo de uma Parthenocissus quinquefolia no auge das cores outonais!:drool: :drool:

Tulipeiros

A capelinha, a árvore à direita é uma Metasequoia (Metasequoia glyptostroboides, um fóssil vivo do qual existem pouquíssimos exemplos por esse mundo fora. Esta foi-nos oferecida pela Alemanha e conseguiu sobreviver ao transplante para Vila Real, depois de um início em que se pensou que tal não iria acontecer.:yes:

Mais uns Liquidambares, belíssimos!:D Para mim pelo menos...:lol:

E para acabar mais um belíssimo Carvalho Escarlate

Já agora, os carvalhos dos Aliados são muito provavelmente coccineas como este e não palustris!:yes: Já ouvi dizer que estão a ficar vermelhinhos!:D

·
President and CEO
17,578 Posts
O jardim é muito bonito e parece ter muitas espécies. As fotos estão excelentes. :applause:

Já agora, o IP4 até parece bem arranjadinho nessa foto com a sinalização impecável e tudo.

PS: Tens mais fotos do IP4?

·
Whatever
45,866 Posts
Discussion Starter · #7 ·
já sabia que ias gostar, até pensei dedicar-te o thread mas achei melhor não o fazer!:lol:

daqui a umas semanas faço mais um passeio para aqueles lados!;)

·
Registered
8,336 Posts
Que beleza de JB :yes: E, pelo que se vê, riquíssimo em espécies bem bonitas :drool:

Então são mesmo essas maravilhosas Quercus coccineas que estão nos Aliados? :D (babaaaaaaaaa!!!) As antocianinas são do melhor que há na natureza, hehehe :D

Sabes dizer-me se aqueles frutos parecidos a nozes na árvore da direita... são mesmo nozes? lol

·
Moderator
8,807 Posts
Gostei muito do passeio, das árvores, das cores... do liquidámbar que é para mim um bocadinho inusual, mas tem cores increiveis.
Obrigado!!! :lol:
Ah, o IP4 está muito bom, dou fé! :yes:

·
Whatever
45,866 Posts
Discussion Starter · #16 ·
Então são mesmo essas maravilhosas Quercus coccineas que estão nos Aliados? :D (babaaaaaaaaa!!!) As antocianinas são do melhor que há na natureza, hehehe :D

Sabes dizer-me se aqueles frutos parecidos a nozes na árvore da direita... são mesmo nozes? lol
parece-me que sim, a probabilidade de serem coccineas é bem maior do que serem palustris!:D

nozes???:lol: que riso!:D aquilo é uma magnólia!:D

1 - 20 of 126 Posts