SkyscraperCity Forum banner

Vale do Paraíba Fluminense

9452 Views 22 Replies 18 Participants Last post by  DanFernandes
Galera, aí estão algumas fotos de cidades no vale do paraíba fluminense. Elas foram tiradas de sites diversos, e as que não estão aqui representadas foi devido não ter encontrado fontes de pesquisa. Futuramente postarei fotos de minha própria autoria.

A belíssima Itatiaia, representada aqui por sua divina natureza:

Resende, a mais antiga cidade da região, e tbm uma das mais progressistas:

Barra Mansa, um dos mais importantes entroncamentos rodo-ferroviários do país e 2ª maior cidade da região em população:

Volta Redonda, a capital brasileira do aço e a maior cidade da região. Forma com Barra Mansa, Pinheiral e parte de Barra do Piraí a maior conurbação fora da RM do Rio de Janeiro:

Barra do Piraí, a pérola do vale. Já foi o principal entroncamento ferroviário da américa latina; tem sua economia hoje baseada no comércio:

Piraí, a pequena notável. Tem um parque industrial em franco desenvolvimento, e abastece 80% dos cariocas com a água que é desviada do rio paraíba para o guandu, através do rio piraí, "o rio que corre ao contrário":

Vassouras, a terra dos barões do café e point da alta sociedade fluminense no séc XIX, de riquíssimo acervo histórico, e ainda hoje uma cidade de prestígio:

Miguel Pereira, o 3° melhor clima do mundo. Filha bela e recatada de vassouras, escondida nos vales da serra do mar (localização equivalente à de são luís do paraitinga, em sp):

Paraíba do Sul, uma das principais portas de entrada do brasil colônia, local onde tiradentes pregava a independência do brasil:

Três Rios, cognominada "a esquina do brasil" por Juscelino Kubitschek, tem passado por um período de letargia, mas ainda é uma importante cidade da região:

See less See more
74
1 - 20 of 23 Posts
Show de bola!!!! E eu, como todo FLUMINENSE DE ARAQUE, não conheço porra nenhuma dessa região, hehehehehehe!!!!
To mto impressionado!

Lindas as cidades!

Me impressionei mais com Volta Redonda!
Resende, Barra Mansa e Volta Redonda são pra mim as mais "paulistas" das cidades fluminenses, elas são cidades hiper-desenvolvidas, muito ricas, com muitas indústrias, e se apresentam como as principais do estado, se algum dia fôr dividido de novo o estado do Rio e a capital, acho que a capital ou deve ser Campos (pra melhor desenvolver o norte-fluminense) ou Resende, que aliás, é a única cidade do estado que eu moraria, porque o desenvolvimento dela é impressionante. Barra do Piraí eu conheço muito bem, sou apaixonado pela cidade, é uma cidade que eu moraria com certeza!!!! Miguel Pereira também é linda, assim como Itatiaia, mas faltou aí nessa compilação uma cidade muito pequena que é conhecida aqui no estado por ser um dos únicos (quissá o único) núcleo de imigração finlandesa do Rio de Janeiro: Penedo. Quem tiver fotos dela, poste-as, a cidade é linda!!!:)
See less See more
É muito bom rever Volta Redonda (minha cidade natal) e como ela vem crescendo nos ultimos anos. As fotos estão muito boas, as melhores que eu vi da cidade até hoje. Pena que estão pequenas, podiam ser maiores...

Como Resende cresceu, hein!!!!
Pode parecer estranho, mas soa estranho quando se fala em "Interior do RJ".
Surpreendente ver a densidade dessas cidades, parecem ter a ver mais com SP (santa ingnorância a minha). As cidades mais altas devem ser ótimas de se viver.

Parabéns pela estréia em alto estilo e bem-vindo ao bando.
O Natalense said:
Pode parecer estranho, mas soa estranho quando se fala em "Interior do RJ".
Surpreendente ver a densidade dessas cidades, parecem ter a ver mais com SP (santa ingnorância a minha). As cidades mais altas devem ser ótimas de se viver.

Parabéns pela estréia em alto estilo e bem-vindo ao bando.

Somos 2, ás vezes eu imagino SP e RJ como as únicas cidades de cada um dos estados.
See less See more
O Rio mais ainda...soa mesmo estranho quando por exemplo se
diz "fazendeiros fluminseses" ou "agricultores do Estado do Rio"...
Ma agricultura no RJ é quase inexistente mesmo: http://www.ibge.com.br/estadosat/te...a2004&titulo=Lavoura%20tempor%E1ria%202004%20

Já na pecuária, o rebanho leitero é expressivo (montanha, sul de minas, cosa e tal!)! :)

Fora que a maioria população do estado mora na RM do RJ! :)
See less See more
A concentração populacional do RJ na sua RM e na Capital é impressionante....tem em haver com a antiga separação entre a cidade do Rio e o velho Estado do Rio de Janeiro...enquanto a cidade sempre foi polo de atração (Capital Federal), o Estado era agricola e relativamente pobre...
Já em SP foi ao contrário....a produção do Interior acabou por enriquecer a capital, que era um entreposto necessário entre o Litoral (Santos) e as plantações de café do interior paulista...
See less See more
Eu acho o estado Fluminense um espetacalo! Quem vai ao Rio de Janeiro-principalmente de outro pais- e fica so na Capital tomando sol em Copacabana esta esperdicando uma viagem.

Na minha ultima viagem a Rio de Janeiro em 2004 eu passei 3 dias acampando na Serra dos Orgaos perto de Teresopolis. Foi uma experiencia que nunca vou esquecer...e que vou repetir o mais rapido possiviel! Tambem sou apaixionado por Petropolis...pelo seu charme e sua historia.
See less See more
A diferença de contingente populacional entre a RM e o interior do estado do rio é gritante, a maior do brasil. Mesmo sem ela, ainda assim seríamos mais ricos que o estado do espírito santo. Quanto a localização de uma nova capital, acho que seria melhor em três rios, pois está próxima da região serrana e acesso mais fácil para o norte fluminense e região dos lagos.
See less See more
Todas as cidades são lindas, mas a que mais gosto são Resende e Volta Redonda. Oops : exclui Barra Mansa, cidade que hoje está decadente, e que a cada dia pede para se unificar com Volta Redonda e Resende.

DMA está certo, oh Onofre esqueceu de Penedo, eu posso por algumas fotos de lá.
Gostei das cidades, bom desenvolvimento e forte industrialização!
Erico, as cidades mais desenvolvidas são Resende e Volta Redonda. Nessa foto Resende se vê impressionante:

Estava procurando fotos e encontrei fotos nesse site :

www.cidadesdobrasil.blogspot.com
See less See more
Uma pergunta: atualmente, como os fluminenses encaram a fusão dos dois Estados em 1975 (Guanabara e Rio de Janeiro)??
Muitos são contra. A maioria carioca.
Eu não.
Se forem dividir novamente o Estado do Rio, a Capital deveria ser, Niterói ou Volta Redonda.
na minha opinião, Resende não porque em comparação a Volta Redonda ela é bem menor.
é, essas cidades estão se desenvolvendo bastante, pricipalmente Resende, Volta Redonda é a que eu mais gosto, urbanismo impecável, e sempre melhorando, já Barra Mansa, o asfalto é um m... e não tem viadutos que passam por cima da linha do trem como em Volta Redonda, apenas 2 viadutos na cidade inteira, concluindo, quando passa trem a cidade para. Mas não acho tão horrível assim não, um banho em urbanismo e Barra mansa está tinindo.
As outras cidades tem muitos casarões e são bem tranquilas, e bonitas e conservadas.
See less See more
Olá! Penedo pertence a Itatiaia. Mas a sua sugestão é válida.
1 - 20 of 23 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.