SkyscraperCity Forum banner
1 - 2 of 2 Posts

·
Registered
Joined
·
10,977 Posts
Discussion Starter · #1 ·
"SÃO PAULO, 14 de maio de 2008 - A Vale, em conjunto com sua controlada Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), e em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais, anunciou hoje, em Belo Horizonte (MG), um projeto de desenvolvimento para a região noroeste do Estado, que permitirá a criação de um novo corredor de exportação de grãos.

O projeto, a partir de sua implantação, vai incentivar na região a produção de 2,6 milhões de toneladas de grãos para exportação, com a geração de cerca de 20 mil empregos em toda a cadeia produtiva, além de incrementar em R$ 77 milhões a arrecadação estadual até 2013.

A controlada da Vale e seus parceiros investirão R$ 300 milhões nos próximos cinco anos. Além da recuperação e aumento de capacidade nos trechos ferroviários entre os municípios de Pirapora e Sete Lagoas, serão realizados investimentos na implantação do terminal multimodal de Pirapora e na aquisição e reforma de locomotivas e vagões.

A partir de 2009, o trecho ferroviário entre Pirapora e Corinto interligará a região ao restante da malha ferroviária da FCA e à Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), o que permitirá o escoamento da produção de soja, milho e outros grãos, até o porto de Tubarão, em Vitória (ES). Em contrapartida, por este corredor chegará ao noroeste de Minas fertilizante e outros insumos.

O projeto Noroeste de Minas surgiu de um estudo feito pela Vale que identificou grande potencial de produção de grãos no Estado. A sinergia da empresa com os parceiros envolvidos possibilitará o desenvolvimento de uma nova região produtora.

O governo dará suporte ao projeto por meio de pavimentação e recuperação de rodovias, disponibilidade de linhas de crédito para custeio e investimento agrícola, além de um programa de promoção e fomento da região."

(Redação - InvestNews)


 

·
®½! ½Ø
Joined
·
5,112 Posts
muito boa essa iniciativa da FCA, o ramal de pirapora está muito sub-utilizado e com esse investimento com certeza vai alavancar a economia daquela região, mas precisam melhorar as condições da malha, principalmente a comunicação o sistema de controle de tráfego do ramal é ultrapassado e não está em sintonia com o CCO de Belo Horizonte!!!
 
1 - 2 of 2 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top