SkyscraperCity banner
1 - 20 of 20 Posts

·
Registered
3,678 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Passando por Valença em um dia chuvoso resolvi tirar algumas fotos

Valença é a maior cidade da região chamada de "Costa do Dendê" e que percorre Valença, Cairu,Taperoá, Ituberá, Igrapiuna, Nilo Peçanha e Camamu. Cidade colonial da segunda metade do século XVIII, Valença detém um valioso patrimônio arquitetônico e cultural, presente nas suas calçadas de pedras irregulares, nos sobrados coloniais e nas ruínas da antiga fábrica de tecidos. Destaque para o prédio da Câmara de Vereadores,a antiga residência do Comendador Madureira e as igrejas Nossa Senhora do Amparo e Matriz do Sagrado Coração de Jesus, reduto de imagens sacras dos séculos XVIII e XIX.Historicamente, foi a primeira cidade brasileira a receber uma tecelagem movida a energia hidráulica (suas ruínas podem ser visitadas às margens do Rio Una).

Economicamente importante para a região durante o passado, a cidade preserva construções dos séculos XVIII e XIX no seu centro. A maioria ainda abriga órgãos públicos e pode ser visitada por dentro.

A cidade é também um grande centro artesanal de construção naval. Para quem desejar desbravar a natureza da região por completo, pode-se alugar escunas para passeios pelo arquipélago até Morro de São Paulo e Boipeba.

O vasto patrimônio natural inclui 15 quilômetros de praias, imponentes cachoeiras, belas ilhas, o grandioso Rio Una e um vasto manguezal. O turista também conta com o turismo ecológico: passeios de barco pelos rios e reservas de mata atlântica são imperdíveis, dada a beleza com que a natureza se apresenta aos olhos. O litoral de Valença é formado por apenas duas praias, sendo que a Praia de Guaibim é uma das mais procuradas de todo o litoral baiano. Além disso, Valença também é um dos mais fáceis acesso até o complexo turístico de Morro de São Paulo.

http://www.cefetba.br/semanadoturismovalenca/h_valenca.html

Independente da vizinhança, Valença cativa o visitante e oferece uma boa estrutura turística para o conforto de quem a visita.
DADOS DE VALENÇA/BA:

Área territorial (km2): 1.190,38
Altitude: 5 m acima do nível do mar
Clima: Tropical úmido
Temperatura média anual: 25,5º

População Área Bioma
88.673 hab. 1.193 km2 Mata Atlântica

Igreja do Amparo

Vista do Alto do Amparo

Praia de Guaibim Valença-Ba

Fotos da Net e os respectivos créditos

http://alertaitarantim.blogspot.com.br/2009_05_17_archive.html

http://www.cefetba.br/semanadoturismovalenca/h_valenca.html

·
Registered
8,856 Posts
Gostei de Valença. Cidade com história para contar.
Esta igreja ficou bonita com estas cúpulas nas torres. Este rio cortando a área urbana, com embarcações nele, dá uma boa imagem, além da praia que deve satisfazer bem os turistas. Só desaprovei este calçadão comercial (?), não muito pela sujeira, pois provavelmente as fotos foram tiradas em um domingo, e lixo nas ruas nestes dias é algo comum aqui no Brasil, mas por ser estreito e muito simples, pode ser que seja o ângulo da foto, sei lá.
Mas é isso aí. :)

Parabéns.

·
Registered
3,678 Posts
Discussion Starter · #4 ·
legal.. mas n deu p ter muita noçao da cidade n.. posta mais fts
É por que eu estava só de passagem pela cidade, muitas fotos tirei de dentro do carro com o celular, em outra oportunidade tiro fotos melhores de lá

·
Registered
3,678 Posts
Discussion Starter · #5 ·
Conheço Valença... A terra das escunas e outros barcos de madeira... A cidade tem vários estaleiros que os produzem...

Ouvi dizer que a fábrica de tecidos de lá foi uma das primeiras indústrias têxteis do Brasil, se não a primeira...
Sim foi a primeira indústria textil do Brasil

·
Registered
1,980 Posts
Valença é uma cidade muito bonita e promissora. Sempre que eu vou a morro de são paulo /boipeba eu sempre me perco dentro da cidade. Todo ano eles mudam a sinalização e as direções da via da cidade, eu me perco todinho! Parabéns pelo thread, nosso recôncavo baiano é um local com uma cultura rica e muito importante na história do nosso estado e país.

·
Registered
5,881 Posts
Valença tinha tudo pra ser uma belíssima cidade. Cortada por um belo rio, plana, numa situação privilegiada, próxima ao mar, um porto movimentado, e um grande patrimonio histórico. Mas cresceu mal, a maioria das construções antigas foram substituídas por caixotoes de concreto horríveis, o que resta está mal cuidado. Mal urbanizada, aspecto geral de decadencia, embora tenha um grande movimento comercial. Precisa um bom prefeito e grandes investimentos pra dar a volta por cima. Mas valeu mostrar.

·
Da capital do RECÔNCAVO
6,162 Posts
Já passei por Valença, mas não conheço a fundo. Pena que foram poucas fotos. Valença é uma cidade que precisa urgentemente de um prefeito que à administre de forma correta, pois a cidade tem um potencial turisto ao seu redor e tem que aprender a "prender" o visitante na cidade. A poucos anos ela teve a população maior que a de Santo Antõnio de Jesus, que hoje já com uma população superior a de Valença e se firma como a Capital do Recôncavo.

·
Registered
3,678 Posts
Discussion Starter · #13 ·
Valença é uma cidade muito bonita e promissora. Sempre que eu vou a morro de são paulo /boipeba eu sempre me perco dentro da cidade. Todo ano eles mudam a sinalização e as direções da via da cidade, eu me perco todinho! Parabéns pelo thread, nosso recôncavo baiano é um local com uma cultura rica e muito importante na história do nosso estado e país.
Eu antes também, pensava que Valença fazia parte do Recôncavo, mas Valença faz parte do Baixo Sul região do Baixo Sul da Bahia Costa do Dendê

·
Banned
3 Posts
a população de valença esta agora 90.995 mil habitantes e santo antonio de jesus esta com 89.994 valença tem 1.001 habitantes a mais que santo antonio de jesus

Santo Antônio de Jesus é um município brasileiro do estado da Bahia localizado na região do Recôncavo Sul . Sua população, segundo a contagem do IBGE, realizada no censo nacional de 2010, era de 89.994 habitantes. Tem importância como centro comercial e de serviços em todo o recôncavo, sendo assim considerada a "Capital do Recôncavo". Anualmente sedia movimentadas festas juninas, que atraem milhares de visitantes.

Valença é um município brasileiro do estado da Bahia. Localiza-se a uma latitude 13°22'13" sul e a uma longitude 39°04'23" oeste, estando a uma altitude de 39 metros. Sua população estimada em 2011 era de 90 995 habitantes. Possui uma área de 1195,65 km².
Valença é muito visitada principalmente por ser o principal acesso a Ilha de Tinharé, turisticamente famosa pelo povoado de Morro de São Paulo, mas também pela bela praia do Guaibim com o seu extenso areal, localizada a cerca de 10 km da sede do Município. Da sua atividade econômica destaca-se a produção de camarão em cativeiro, de que é o principal produtor da Bahia, e a cultura e beneficiamento de cravo da Índia, pimenta do reino e de azeite de dênde.

1 - 20 of 20 Posts