SkyscraperCity banner

1 - 20 of 238 Posts

·
Home, sweet home
10,754 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)

Valongo é uma cidade portuguesa no Distrito do Porto, Região Norte e subregião do Grande Porto, com cerca de 19 693 habitantes. É sede de um pequeno município no que concerne ao território com 75,13 km² de área, mas um dos maiores do país no que diz respeito à população, com mais de 97 138 habitantes (2008), subdividido em 5 freguesias.

O município é limitado a norte pelo município de Santo Tirso, a nordeste por Paços de Ferreira, a leste por Paredes, a sudoeste por Gondomar e a oeste pela Maia.

O concelho foi criado em 1836, por desmembramento do concelho da Maia e após ter sido transferida a Câmara Municipal, que estava em Alfena (mais precisamente na Codiceira - centro da vila alfenense).

Outros pólos importantes são Ermesinde e Alfena.

Ortofoto de Valongo

Centro da Cidade

Fotografias de Valongo

... E finalmente Valongo, uma das cidades portuguesas que eu melhor conheço mas nunca tinha tido "vontade" de fotografar.

Estacionei o carro bem no centro da cidade, na Avenida 5 de Outubro

01.

Aqui está a Câmara Municipal (os dois primeiros pisos deste edifício de habitação) . O concelho já merecia um edifício digno da função que presta à comunidade e que com melhores condições.

02.

03.

... E o Centro Comercial e Cultural Vallis Longus

04.

A Avenida Emídio Navarro, perpendicular à 5 de Outubro, é uma das principais artérias entre o centro da cidade e a grande zona de expansão a nascente.

05.

Cheguei ao Largo do Centenário

06.

07.

08.

Neste largo situa-se a Junta de Freguesia de Valongo. Ao fundo vê-se o edifício da Câmara Municipal.

09.

10.

11.

12.

E a Sul, encontra-se a Rua de São Mamede (EN 15).

13.

14.

15.

A Paça Machado dos Santos é a mais importante da cidade.

16.

17.

Aqui localiza-se a Capela de Nossa Senhora da Luz.

18.

19.

20.

21.

E, já acompanhado, chegámos ao Parque da Cidade.

22.

23.

24.

Aqui é o início de vários percursos florestais ou junto do rio, que valem bem a pena! :yes:

25.

26.

27.

28.

... E o caminho de regresso para o carro.

29.

A caminho da Serra de Santa Justa, uma breve paragem na Avenida Oliveira Zina, de frente para a Igreja Matriz de Valongo.

30.

31.

E a chegada à Capela de Santa Justa. Dali temos uma vista priveligiada sobre toda a cidade de Valongo e também para a cidade do Porto e Oceano Atlântico.

32.

33.

34.

35.

36.

37.

38.

39.

40.

41.

42.

Já quase ao cair da noite, uma pausa para um café no Largo do Centenário, antes do regresso a casa.

43.

As condições de luminosidade não eram as melhores pois no Inverno o sol esconde-se muito cedo da cidade de Valongo. Esta localiza-se num vale profundo, atrás das Serras de Valongo e Santa Justa.
Mais lá para a Primavera ponho mais fotos.

Até lá!
:wave:

·
Home, sweet home
10,754 Posts
Discussion Starter #7 (Edited)
Gosto de Valongo o pulmão verde do grande Porto. Sempre muito fustigada pelos fogos florestais de verão.
No grande Porto eu considero Valongo, a par de Gondomar, a cidade menos atraente. Tem muito verde, de facto. Pena que seja à custa de grandes eucaliptais. :eek:hno:

No concelho de Valongo, Ermesinde e Alfena são os centros urbanos que me parecem melhor estruturados. Entretanto, começa a surgir troços daquela que vai ser a circular urbana de Valongo, que começa a dar alguma consistência à malha urbana da cidade.

·
Banned
2,140 Posts
No grande Porto eu considero Valongo, a par de Gondomar, a cidade menos atraente. Tem muito verde, de facto. Pena que seja à custa de grandes eucaliptais. :eek:hno:
Torna-se menos atraente em parte devido ao terreno muito acidentado e os eucaliptais deve-se de facto aos fogos florestais, queimam os pinheiros e outras especies nobres , deixam o terreno a monte e na primeira oportunidade lá crescem os eucaliptos.

Nos ultimos 10 anos Valongo parou no tempo sem projectos , criou-se uma grande expectativa no plano de uma cidade nova na encosta da serra por onde passa a A4 mas não saiu do papel, ainda me lembro de "plantarem" a biblioteca municipal no meio do monte e sem acessos, quem pretende-se ir â biblioteca tinha de atrepar monte acima por entre o mato. Para não falar na urbanização gigantesca que fizeram nos anos 90 e que ainda grande parte dessa urbanização nem sequer foi habita.

O boom que esse sim , Valongo teve nestes ultimos 3 anos foi a instalação de todas as superficies comerciais que operam em Portugal.

·
Registered
25,236 Posts
Gostei do que vi. Obrigado pelas fotos :cheers:.

Não tenho muito mais a dizer porque praticamente não conheço Valongo. É o que eu digo, para lá da zona oriental do Porto, não conheço nada dos concelhos adjacentes. :lol:

·
Home, sweet home
10,754 Posts
Discussion Starter #13
Gostei do que vi. Obrigado pelas fotos :cheers:.

Não tenho muito mais a dizer porque praticamente não conheço Valongo. É o que eu digo, para lá da zona oriental do Porto, não conheço nada dos concelhos adjacentes. :lol:

Pois, tu é mais Santo Tirso! :lol:

·
Home, sweet home
10,754 Posts
Discussion Starter #14 (Edited)
Torna-se menos atraente em parte devido ao terreno muito acidentado e os eucaliptais deve-se de facto aos fogos florestais, queimam os pinheiros e outras especies nobres , deixam o terreno a monte e na primeira oportunidade lá crescem os eucaliptos.

Nos ultimos 10 anos Valongo parou no tempo sem projectos , criou-se uma grande expectativa no plano de uma cidade nova na encosta da serra por onde passa a A4 mas não saiu do papel, ainda me lembro de "plantarem" a biblioteca municipal no meio do monte e sem acessos, quem pretende-se ir â biblioteca tinha de atrepar monte acima por entre o mato. Para não falar na urbanização gigantesca que fizeram nos anos 90 e que ainda grande parte dessa urbanização nem sequer foi habita.

O boom que esse sim , Valongo teve nestes ultimos 3 anos foi a instalação de todas as superficies comerciais que operam em Portugal.
Pois é verdade. O que não falta lá é superfícies comerciais.
Mas como já disse anteriormente, os troços da circular urbana que vão surgindo, cosendo e estruturando a rede viária existente, revelam que futuramente a cidade poderá adquirir uma boa estutura viária. :yes:

·
Registered
25,236 Posts
Mais vale admitires que gostavas que Famalicão fizesse parte da AMP. Deixa o trauma :lol:.

(ok não estrago mais o thread).

·
Moderator
162,751 Posts
:applause: afinal não está assim tão mal!

As fotos estão muito bem :yes: as vistas são muito boas :yes:

A zona central até que está bem cuidada...

1 - 20 of 238 Posts