SkyscraperCity banner
1 - 20 of 31 Posts

·
Registered
#ELESNÃO
23,371 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Um assunto que eu já vi algumas discussões aqui no fórum, é sobre o hábito que o Brasileirto tem de fechar as varandas com vidro,as vezes deixando as fachadas dos prédios estéticamente disformes...
Em fim, a do meu atual apartamento não tem vidro, mas para apto que vou me mudar o sol bate a tarde toda na varanda. É uma varanda bastante ampla com 18m², eu particularmente não curto os vidros, gosto de curtir a varanda como um terreço de uma casa e tal... mas as arquitetas me recomendaram pelo conforto térmico, e por causa da chuva que dependendo da posição do vento pode incomodar.
Pela chuva eu não ligo, utilizando móveis de fibra natural (que eu adoro) tudo tranquilo.Realmente estou na dúvida, e gostaria da opinião de vocês e de um debate sobre o assunto, acredito que a maioria dos moradores de apartamentos em algum momento se depara com a questão. :)

·
mineirinho..
5,728 Posts
Melhor não ter varanda se for pra envidraçar. Essa de "espaço a mais para o apartamento" pra mim não cola. Gosto demais de varanda e não colocaria.

·
Registered
#ELESNÃO
23,371 Posts
Discussion Starter · #5 ·
Melhor não ter varanda se for pra envidraçar. Essa de "espaço a mais para o apartamento" pra mim não cola. Gosto demais de varanda e não colocaria.
A recomendação foi estritamente pela questão do conforto térmico, já que a area social do apto é bastante ampla... eu realmente não estou com vontade de colocar vidro , tem uns com sistema de abetura total, mas mesmo assim não me agrada.. além de ter um preço bem salgado!

·
.
16,912 Posts
O local venta muito? Porque a princípio colocar vidro num local com sol à tarde reduz o conforto térmico, vira uma estufa - a não ser que você compense colocando ar condicionado.

Eu gosto de varandas abertas, se a sala é grande, não fecharia. Esteticamente, não acho que agride a fachada do prédio, mesmo quando só alguns moradores fecham. Até acho que piora em alguns tipos de varanda, com desenhos diferenciados, mas no geral, em prédios com poucas aberturas, janelas, muita 'parede', acho que o vidro suaviza a fachada.

·
Registered
28,594 Posts
Se for por questão de espaço, realmente a questão é "ter ou não ter varanda".

Aqui em São Paulo não veja muita necessidade, o calorzinho do sol pela janela caindo direto no quarto ou na sala é útil a maior parte do ano.

Já em uma cidade mais quente e abafada, a varanda existe justamente para "quebrar" o efeito direto de sol ou chuva na parte útil do imóvel.

Funciona como aquele telhadinho colonial em casas térreas. E nessa função, não tem porque ser envidraçada (o vidro já está na separação da parte útil x varanda).

·
Registered
#ELESNÃO
23,371 Posts
Discussion Starter · #8 ·
Bruno,Naipesky o apto fica em São Paulo, a varanda tem um desenho interessante é cumprida e estreita, em uma eventual chuva com vento molha um pouco, mas nada demais, vou optar por móveis de fibra natural e ponto.
No meu apto atual a varanda tem pé direito alto, não tem nem como colocar vidro e nunca tive nenhum problema.

·
Antigo Xinah_Poa to Gui_P
6,752 Posts
Aqui no RS é bem comum, até mesmo em apartamentos na beira da praia.

Nossos apartamentos aqui em Poa (pai, mãe e padrasto) sãot doso fechados, quer dizer, o do meu padrasto ainda não é, mas logo vão mandar fechar.

Sei la, é meio inutil, ja tem as janelas, as churrasqueiras ficam dentro dos apartamentos, ninguem fica pegando frio na rua, e cria um bom espaço no ap.

Mas acho que precisa de um padrão nos prédios...

·
on the road
34,550 Posts
Deveriam criar um padrão único de vidros por prédio, deslizantes em 2 eixos, de forma que cada morador possa colocar ou não varanda fechada.

Do contrário, ou se proíbe o fechamento em todo o prédio ou o mesmo fica parecendo cortiço.

·
Registered
673 Posts
Bruno,Naipesky o apto fica em São Paulo, a varanda tem um desenho interessante é cumprida e estreita, em uma eventual chuva com vento molha um pouco, mas nada demais, vou optar por móveis de fibra natural e ponto.
No meu apto atual a varanda tem pé direito alto, não tem nem como colocar vidro e nunca tive nenhum problema.
Meu conselho como estudante de arquitetura, morador de apartamento, de Goiânia e já tendo morado em São Paulo:

Se fosse em Goiânia, ou alguma outra cidade foda do eixo SP-Sul, eu recomendaria, apesar da irregularidade estética do edifício, que fechasse a sacada pelo conforto térmico. Por outro lado, eu não acho que realmente precisa fechar se é em São Paulo, até mesmo porque os dias quentes não são a maioria esmagadora do ano, e como a sua varanda tem 18m², arrisco um palpite ao dizer que a parte coberta não deixa o sol entrar no interior da sua sala em quase todos os graus de inclinação dele no período da tarde, a não ser que a varanda seja alinhada com o pôr-do-sol.
Esse último palpite não é válido caso seja uma varanda de pé-direito duplo, que é a nova moda. Aqui em casa a varanda do apartamento tem pé-direito duplo e o sol que bate é violento.

Claro que, esteticamente falando, o certo seria fechar todas ou nenhuma sacada do edifício. :)

·
Registered
28,594 Posts
^^ No RJ uma varanda com vidro + vidro interno, o conforto seria uma estufa exigindo ar-condicionado.

Aliás, no litoral, do RJ para cima, a varanda fechada só serviria exatamente ao propósito de melhorar a eficiência do ar na área útil do apartamento, que nem uma garrafa térmica.

·
Registered
30,753 Posts
Sou favorável que as varandas sejam abertas!!Um apartamento já passa aquela sensação de estar dentro de uma caixa e ainda fechar o único espaço que se tem para fora, não me parece bacana.Porém, cada um é livre pra fazer o que achar melhor!

·
Registered
#ELESNÃO
23,371 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Meu conselho como estudante de arquitetura, morador de apartamento, de Goiânia e já tendo morado em São Paulo:

Se fosse em Goiânia, ou alguma outra cidade foda do eixo SP-Sul, eu recomendaria, apesar da irregularidade estética do edifício, que fechasse a sacada pelo conforto térmico. Por outro lado, eu não acho que realmente precisa fechar se é em São Paulo, até mesmo porque os dias quentes não são a maioria esmagadora do ano, e como a sua varanda tem 18m², arrisco um palpite ao dizer que a parte coberta não deixa o sol entrar no interior da sua sala em quase todos os graus de inclinação dele no período da tarde, a não ser que a varanda seja alinhada com o pôr-do-sol.
Esse último palpite não é válido caso seja uma varanda de pé-direito duplo, que é a nova moda. Aqui em casa a varanda do apartamento tem pé-direito duplo e o sol que bate é violento.

Claro que, esteticamente falando, o certo seria fechar todas ou nenhuma sacada do edifício. :)
Este é o caso, mas mesmo assim continuo propenso a não envidraçar, vou fazer a experiencia deixar sem se futuramente sentir necessidade mando fechar.

·
Registered
673 Posts
Este é o caso, mas mesmo assim continuo propenso a não envidraçar, vou fazer a experiencia deixar sem se futuramente sentir necessidade mando fechar.
Isso, nada melhor que um teste. Perdão pela intromissão, mas onde é? Se for no Morumbi, as chances de insolação grande são maiores pelo maior espaçamento entre os edifícios. Se for num bairro denso como Itaim Bibi, Vila Mariana, Bela Vista, acho que nem tanto.... :)

·
Registered
1,139 Posts
Ué não era estreita e reta, agora é semi-circular e me parece maior que 18m². Qual será a escala?

Resp: Sim, fecharia com o sistema de abertura total, BBB- bom bonito e barato.

·
Manaus, Amazonas, Brasil
10,881 Posts
No meu apartamento eu só não fechei porque houve uma assembleia condominial que decidiu pela proibição do fechamento.
Eu fecharia, mas pelo sistema que permite abrir por completo.

1 - 20 of 31 Posts