SkyscraperCity banner
1 - 9 of 9 Posts

·
Registered
8,986 Posts
Discussion Starter · #1 ·

O pior terminal de SP

Comissão ouviu usuários do Terminal Varginha, campeão de queixas

ALVARO MAGALHÃES
e BRUNO TAVARES

No Terminal Varginha, extremo da Zona Sul da Cidade, alguns passageiros chegam a esperar até uma hora pela chegada do ônibus. Foi o que apurou a Comissão de Trânsito e Transporte da Câmara Municipal, que fez ontem de manhã a primeira de uma série de fiscalizações em terminais de ônibus. Os vereadores Adilson Amadeu (PTB), Aurélio Miguel (PL) e Antônio Donato (PT) chegaram às 5h ao Varginha, considerado pelos usuários um dos mais problemáticos da Capital.

Depois da vistoria, que foi acompanhada por membros da São Paulo Transportes (SPTrans) - empresa que administra o transporte público da Capital -, Amadeu afirmou que o maior problema, segundo a população, está na rede de microônibus que partem dos bairros e abastecem o terminal. "Nessa região ainda existem muitas ruas de terra e as peruas (microônibus) levam um tempo enorme. Trajetos que podem ser feitos em 20 minutos duram uma hora." Passageiros têm de se levantar às 4h para irem a pé ao terminal.

Os vereadores verificaram ainda que a frota da região está envelhecida e obsoleta - alguns veículos já ultrapassam os 10 anos de uso estipulados no contrato entre a Prefeitura e os consórcios da Cidade.

O sistema de pré-embarque, instalado recentemente nas plataformas de onde partem os ônibus com destino a Santo Amaro e Praça da Bandeira, foi elogiado pela comissão. "Os usuários pagam antes de entrar no ônibus e isso torna o embarque mais rápido. Muita gente falou bem do sistema, que deve ser expandido neste mês", disse Amadeu.

Na avaliação do vereador, as blitze deverão ajudar a comissão a elaborar propostas para a reestruturação das linhas da SPTrans. "Agora, passaremos a fazer vistorias sem avisar a SPTrans. Serão fiscalizações-surpresa. E também chamaremos os representantes das peruas para apurar os problemas no acesso ao terminal."

Terminal acanhado

O próprio diretor de Operações da SPTrans, Stanislau Feriancic, reconhece que o Terminal Varginha não atende às necessidades dos passageiros da região. "Esse terminal deveria ser o principal dessa área, mas ele é muito pequeno, acanhado", comentou Feriancic, no mês passado, durante depoimento à Comissão de Trânsito e Transporte. No horário de pico da manhã, os ônibus têm de ficar estacionados fora do terminal até conseguirem vaga nas plataformas. Feriancic disse que estuda uma forma de melhorar o funcionamento do terminal.

·
Subway and train Forever!
17,073 Posts
Dá pra ver que demanda não falta, acho (e torço) que futuramente tenha uma estação Varginha na linha C da CPTM (logo depois da conclusão da extensão até Grajaú) tendo em vista o crescimento da demanda na linha C. O fato é que as linhas 4 e 5 do metrô estando prontas e interligando com as demais linhas metroviárias, estará formado uma malha de alta capacidade, onde todas essas pessoas facilmente poderão chegar no centro só via trilhos....já imaginou que sonho seria?

·
Registered
8,986 Posts
Discussion Starter · #7 ·
Acho mais simples os ônibus passarem a ir até o Grajaú... não tem tanta gente assim perto do terminal, é que ele é alimentado por n-zentos ônibus.

·
Rumo ao fim do mundo!
3,205 Posts
Ha muito tempo atras eu fui com uns amigos meus pra Parelheiros no horario de pico.. me lembro muito bem... a fila demorou quase uma hora e depos demorou mais uma hora e meia ( sem exagero ) pra chegar até paralheiros... boa parte desse tempo só pra sair do centrinho de Santo Amaro. Espero que tenha mudado, porque muitas daquelas pessoas, deu pra ver que trabalhavam no centro da cidade. ( com certeza deve ter mudado porque isso foi na epoca em que nao havia passa rapido nem nada )
Alias, o problema nem era frequencia, pois os onibus passavam literalmetne a cada 5 minutos.

1 - 9 of 9 Posts