Skyscraper City Forum banner
1 - 10 of 10 Posts

·
Registered
Joined
·
7,546 Posts
Discussion Starter · #1 ·
"Após a saída das 468 famílias que ocupavam os dois blocos do Edifício Prestes Maia, próximo à Estação da Luz, no Centro de São Paulo, a prefeitura lacrou os acessos ao local. A intenção é evitar que novas ocupações aconteçam.

O Prestes Maia está abandonado há 15 anos e, nos últimos sete, esteve ocupado por sem-tetos. Em 2000, dependentes químicos e traficantes da região entraram no prédio. Em 2002, com a chegada de famílias ligadas ao Movimento dos Sem-Teto do Centro, o acesso passou a ser controlado e a estrutura foi toda dividida em apartamentos para famílias, os "barracos", como eram conhecidos.

Os traficantes e dependentes foram embora no mesmo ano, após a polícia começar a investigar um assassinato no local. Para proteger o prédio, os moradores ligados ao MSTC instalaram então um portão de ferro, que era mantido fechado das 22h às 6h. O bairro é conhecido como Cracolândia devido ao tráfico. Com a saída das famílias, a prefeitura ergueu um muro no lugar da entrada.

O prédio ficou vazio graças a um acordo envolvendo o Ministério das Cidades, do governo federal. Seus proprietários, os empresários Jorge Hamuche e Eduardo Amorim falam em aproveitar a estrutura para escritórios e apartamentos residenciais. Com uma dívida milionária de Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), eles pretendem conseguir desconto para o pagamento e incentivos para investir na área.

Ao G1, Hamuche afirmou que as obras de reforma do prédio começam no meio de julho e descartou a possibilidade de o espaço continuar abandonado. Durante os cinco anos em que eles ficaram no imóvel, os empresários entraram com diversas ações na Justiça para reintegração de posse."

G1 São Paulo
 

·
Registered
Joined
·
7,546 Posts
Discussion Starter · #5 ·
O 'link" não funciona de jeito nenhum.

É só procurar no globo.com G1 é um dos destaques da semana.
 

·
22°52'S 47°03'W
Joined
·
20,845 Posts
Ah, a Prefeitura devia até mesmo isentar se o proprietário provar que gastou o dinheiro na reforma, embora esse prédio não pareça tão mal pela foto.
 

·
Registered
Joined
·
7,546 Posts
Discussion Starter · #9 ·
Na reportagem há outras imagens, está bem "caído".
O problema maior que que fica na região da "cracolândia" e era usado como ponto de tráfego e prostituição, aumentando a insegurança da área.
 

·
Registered
Joined
·
10,690 Posts
Quem passa perto desse prédio sabe como ele está mal... A fachada nem tanto, ainda tem azulejos, mas da rua de trás é um verdadeiro cortiço!
E ao nível da rua também... Tem uns escritos toscos dizendo que tem uma biblioteca pública ali, mas parece escrito de carroça de sucata...
Enfim, espero que reformem o prédio mesmo... Está abandonado há quase vinte anos!
 
1 - 10 of 10 Posts
Top