Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 45 Posts

·
Viagem Interna
5,483 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Pode parecer uma brincadeira idiota, mas aproveitando que a maioria dos foristas ao menos opina sobre arquitetura/urbanismo/infra-estrutura, gostaria de abrir este thread ( talvez idiota...rsrsr), com as idéias,vontades, expectativas de cada um sobre o que cada um gostaria de "mudar" em suas cidades.

Em São Paulo creio que há tantos problemas, mas sinto que seria mais necessário uma "onda urbanizadora" no extremo leste de São Paulo, região de interface com outros municípíos e carente de condições mínimas de urbanização e infraestrutura, distantes de 20 ate 35 km do centro de SP ( prometo colocar fotos assim que achar).

Extremo leste me refiro aos bairros que estão demarcados como Leste 1 e 2 no mapa abaixo

Muito do que se vê nessa área extrema de S. Paulo, que acaba se confundindo com os municipios vizinhos pode ser analisado no thread que o grande CacoBianchi de Mogi das Cruzes postou sobre uma "pérola" da RMSP, a grande Itaquaquecetuba ( o padrão da cidade é semelhante a periferia extrema de SP)

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=468099&highlight=ITAQUAQUECETUBA

Pequena parte da periferia compreendida pelos bairros de São Miguel e Itaim Paulista são servidos pela linha F da CPTM. Como a galera desbravadora do SSC fez uma viagem de aventuras nessa linha , para quem não tem idéia do que estou falando, dê uma olhada nas fotos que eles conseguiram tirar:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=474847

Paisagem comum a muitos bairros periféricos:bash: :

Jardim Romano ( aguardando estação nova da linha F) e a várzea do Tietê ao fundo.....

Cohab em Cidade Tiradentes

E na cidade de vcs, o que seria importante fazer?

Tem tanto para ser feito nessa região!!!!!!!! Eu sugeriria:

1) Iluminação, urbanização, asfaltamento e canalização.
2) Novas avenidas
3) Urbanizar lotes e favelas
4) Centros regionais de Cultura
5) Linhas de metrô e trem.
6) Criar pólos geradores de empregos, para evitar o deslocamento de seus habitantes por trabalho para o centro da cidade.

·
Saint Louis
2,000 Posts
ai HGP, não é idota não!! gostei da ideia!!
bom, aqui em sls eu mudaria muitas coisas tb!!! mas tem uma coisa q eu mudaria com ctz:
no canteiro central das av aqui, a prefeirtura manda plantar umas arvorezinhas muito feias, q parecem mais mato crescido!! eu faria q nem em belem e mandaria plantar muitas mangueiras, ou alguma outra arvore frondoza!!! alem de fzr sombra, ficaria mais bonito!!! alem disso, eu faria o tratamento do esgoto da lagoa jansen, um dos pontos mais procurados da cidade, por contar com bares, boates, restaurantes, cafés e etc. e na epoca q ela foi "urbanizada", essa parte do tratamento do esgoto não foi bem feito!!
alem disso, eu daria uma boa tratada nos bairros perifericos da capital!!!
acho q é isso...
=P
téh

·
Picture's Lover
8,209 Posts
Ótimo tópico! Minhas sugestões:

1 - Enterrar a fiação área no centro expandido e principais corredores;
2 - Padronizar e fiscalizar calçadas, como se está fazendo com a lei cidade limpa;
3 - Melhorar a arborização da cidade como um todo, deixando a cidade com cara do bairro de Alto de Pinheiros;
4 - Lixeiras duráveis a cada 50 metros nas principais avenidas;
5 - Grades para direcionar o fluxo de pedestres nas grandes avenidas.

·
Banned
5,507 Posts
Valha, tantas coisas:

- Duplicar todas avenidas principais com vias para ciclistas e pedestres
- Extender a avenida Beira Rio e fazer um projeto decente sobre ela
- Grande revitalização da BR
- Despoluiria e urbanizaria o riacho do Bacurí (Periferia)
- Nos bairros da periferia que não tenha asfalto, faria como o estado Piauí,colocava em todas as ruas, pedras ou bloquetes (isso contribui pra limpeza da cidade)

e assim vai! :)

·
Exortum est in tenebris
3,265 Posts
Vou me extrapolar um pouco e falar além de urbanismo

1 - Fim do tráfego de automóveis em várias ruas do Centro, principalmente na ilha do Recife Antigo
2 - Corredor de ônibus Caxangá-Centro (isso está em andamento)
3 - Asfaltar as ruas de terra batida que na imensa maiora das vezes são de casas de classe média ou até mesmo APs de 10, 20 andares, com bons pagadores de IPTU! Na minha rua há moradores fixados aqui há mais de 30 anos, sem atrasar IPTU, e a rua é descalça, isso é vergonhoso! Pura demagogia, enquanto nós bons pagadores sofremos, favelas como Roda de Fogo e Brasília Teimosa, 100% clandestinas sem um pagador de imposto, recebem todos os "mimos" de pavimentação! Esse tipo de hipocrisia me deixa put*
4 - Descentralizar o ensino público
5 - Aumentar o efetivo de policiais
6 - Demolir (e proibir invasão) ou revitalizar os cortiços do centro
7 - Demolição de pequenas favelas (muitas com menos de 600m² por exemplo) nos subúrbios como CDU
8 - Toque de recolher nas ZEIS, com direito a detenção de quem não obedecer
9 - Criação de ciclovias nas principais avenidas como Caxangá, Agamenom, Boa Viagem etc
10 - Extensão da faixa de areia da av. Boa Viagem
11 - Ponte Brasília Teimosa-Ilha do Recife antigo
12 - Fim da PALHAÇADA de DOAR aos favelados casas
13 - Demolição de favelas em áreas nobres como Brasília Teimosa
14 - Fim de vergonhas como Ilha de Deus e Praia del Chifre. Demole, manda pra outro canto e pronto
15 - Implantação de delegacias especializadas em narcotráficos nas principais favelas - Coque, Detran, etc.

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
1 - Fim do tráfego de automóveis em algumas ruas da ilha do Recife Antigo
2 - Corredor de ônibus Caxangá-Centro (não muda muito a minha vida, mas aliviaria o trânsito naquela área).
3 - Asfaltar as ruas de terra batida que constam como pavimentadas na prefeitura e melhorar as calçadas.
4 - Melhoria no ensino público, restaurando e melhor equipando as escolas que já existem.
6 - Revitalizar os cortiços do centro, não precisa demolir.
7 - Demolição de pequenas favelas (muitas com menos de 600m² por exemplo) nos subúrbios como CDU
8 - Suspensão da lei seca em algumas áreas, mas aumentando o efetivo policial.
9 - Criação de ciclovias nas principais avenidas como Caxangá, Agamenom, Boa Viagem etc
10 - Extensão da faixa de areia da av. Boa Viagem (aqui eu fico em dúvida, não sei se eu queria a "minha" praia invadida nos domingos. É tão bonzinho como está...) :D
13 - Urbanização total em Brasília Teimosa
14 - Recuperação da Praia de Punta del Chifre, um lugar bonito e sem uso.
15 - Implantação de delegacias especializadas em narcotráficos nas principais favelas - Coque, Detran, etc.
A maior parte das minhas idéias são parecidas com as de Léo, por isso o quote, apaguei as que não me incomodam muito e coloquei em negrito a minha opinião.

·
Dando um tempo.
15,926 Posts
Aqui na minha cidade eu passo raiva ao olhar o estado de algumas calçadas no centro.

Recentemente, em outubro/06, trocaram várias delas, padronizando e tal, mas foi um serviço porco e já tem muitas soltando e quebrando. Então eu começaria pelas calçadas!

Fiação aérea eu também eu daria um jeito hehe.

E faz muita falta um calçadão aqui na cidade, havia um antigamente...

·
Viagem Interna
5,483 Posts
Discussion Starter · #8 ·
nossa, não to conseguindo atualizar esse thread.....

·
Registered User
168 Posts
Acho que aqui em Santo André eu faria o seguinte:

1º Criaria um Plano de Plantação de Árvores (E Não Coqueiros como virou Moda por aqui)
2º Faria uma Revitalização em todo o Centro da Cidade, desde a Estação de Trem até o Centro propriamente dito.
3º Refazer todas as Calçadas do Centro e Regiões mais movimentadas da Cidade, atualmente a situação não é muito bonita.
4º Montaria um Plano de Regularização de Publicidade, parecido com o de São Paulo, mas não proibindo e sim Fiscalizando e incentivando em espaços vagos nas Grandes Avenidas.

Acho que quanto a Urbanismo seria isso.

·
I bet you got me wrong...
799 Posts
^^ Além disso poderiam fazer um plano exclusivo pra recuperar a Perimetral. É uma vergonha uma das principais avenidas da cidade estar daquele jeito.
Além do que o Thiago disse acima, eu faria:
- A reestruturação do transporte na cidade, criando linhas de ônibus expressas (poderiam fazer um terminal onde existe um terreno da Uniabc perto da Pirelli)
- Recuperação dos prédios históricos do centro (em torno da estação)
- Padronização do mobiliario urbano (há pontos de ônibus que estão literalmente caindo). Placas idem.
- Investir também na periferia, ao menos com asfalto novo, árvores e parques.

·
Registered
5,466 Posts
3 - Asfaltar as ruas de terra batida que na imensa maiora das vezes são de casas de classe média ou até mesmo APs de 10, 20 andares, com bons pagadores de IPTU! Na minha rua há moradores fixados aqui há mais de 30 anos, sem atrasar IPTU, e a rua é descalça, isso é vergonhoso! Pura demagogia, enquanto nós bons pagadores sofremos, favelas como Roda de Fogo e Brasília Teimosa, 100% clandestinas sem um pagador de imposto, recebem todos os "mimos" de pavimentação! Esse tipo de hipocrisia me deixa put*
4 - Descentralizar o ensino público
6 - Demolir (e proibir invasão) ou revitalizar os cortiços do centro
8 - Toque de recolher nas ZEIS, com direito a detenção de quem não obedecer -Inconstitucional
10 - Extensão da faixa de areia da av. Boa Viagem
13 - Demolição de favelas em áreas nobres como Brasília Teimosa
14 - Fim de vergonhas como Ilha de Deus e Praia del Chifre. Demole, manda pra outro canto e pronto
Sieg Heil Mauritz !!!

Isso além de não poder ser feito, pois parte é inconstitucional só ia aumentar o clima de conflito e a violência na RMR.

·
Registered
5,466 Posts
A maior parte das minhas idéias são parecidas com as de Léo, por isso o quote, apaguei as que não me incomodam muito e coloquei em negrito a minha opinião.
Como é sobre urbanismo , eu colocaria fora as em negrito, obras de impacto(e caras...) como alargamento de avenidas como a caxangá e plantio de árvores.Foi feito um estudo e divulgado na mídia tempos atrás que a sensação térmica na RMR não é das melhores.

·
Registered
5,655 Posts
Primeiro e mais importante M E T R O de norte a sul leste oeste aeroporto internacional ate o centro, todas as linhas totalmente integradas

Desfavelizacao das comunidades carentes, criacao de espacos comunitarios/ecologicos/esportivos publicos pricipalmente na ZN

Revitalizacao do centro de BH com a reforma de todos os predios antigos, e tambem a preservacao dos casaroes historicos da cidade

Melhora das linhas e dos pontos de onibus,legalizacao e a volta dos taxis lotacao

(E o mais impossivel e quase inutil) Revitalizacao e despoluicao do rio Arrudas, eu particularmente acho BH uma cidade muito "seca"

Ah, e é claro fiacao subterranea

·
Viagem Interna
5,483 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Como é sobre urbanismo , eu colocaria fora as em negrito, obras de impacto(e caras...) como alargamento de avenidas como a caxangá e plantio de árvores.Foi feito um estudo e divulgado na mídia tempos atrás que a sensação térmica na RMR não é das melhores.
Aqui nesse thread qualquer coisa que melhore a cidade é bem vinda, não fica limitado apenas à questões de urbanismo. Fique a vontade para postar!:)

·
Exortum est in tenebris
3,265 Posts
Sieg Heil Mauritz !!!

Isso além de não poder ser feito, pois parte é inconstitucional só ia aumentar o clima de conflito e a violência na RMR.
Olha hoje não vou te responder porque tenho prova de química e história amanhã, mas amanhã prometo que dou uma boa resposta. Enquanto isso fica só uma máxima bem genérica, mas adequada à ocasião: situações extremas, medidas extremas. Ninguém pediu pra chegarmos na situação extrema de favelização e violência. Agora resolvam isso, JÁ, sem lengalenga, sem demagogia, sem jogar pra debaixo do tapete como vem fazendo nos últimos 500 anos.

·
Banned
3,687 Posts
- Revitalização de todas as calçadas da cidade, pois acredito que 90% são degradadas. Estimularia a conservação e urbanização em troca de incentivos fiscais.

- Semelhantemente ao que fizeram com as praças da cidade (sistema de adoção - projeto adote um praça); faria com todo o patrimônio, a começar pelas pontes do Centro - "Adote uma ponte". Dessa forma haveria a participação das empresas privadas na manutenção estrutural (conservação do corre-mão, luminárias, bancos, esculturas e piso), permanente em troca de incentivos fiscais e propaganda empresarial sobre placa luminosa, de pequeno porte, indicando a adoção pela empresa.

- Proibiria, definitivamente, a colagem de panfletos nos pontos de ônibus e paredes dos edifícios da cidade, pois causa uma terrível poluição visual.

- Embutiria todas as fiações expostas, pelo menos, das principais vias comerciais, como a Rua Nova, Duque de Caxias e Imperatriz, que apesar do calçamento novo, não foram removidos os fios que atrapalham a apreciação dos seus sobrados.

- Tornaria o Capibaribe navegável por embarcações que auxiliariam o trânsito recifense, já que o rio corta praticamente todos os bairros da cidade. Em lugares estratégicos, píers de embarque e desembarque de passageiros serviriam aos terminais de ônibus/metrô para que os passageiros se deslocassem internamente nos bairros de destino.

- Faria uma campanha de conscientização pela limpeza, semelhantemente à campanha de reeducação no trânsito, promovida pelo DETRAN-PE, de forma alegre, bem humorada e permanente. Pois não basta remover o lixo da cidade; é preciso reeducar a população.

- confeccionaria em fibra de vidro, simáticos e alegres tubarões de + ou - 1,5m, posicionados na vertical (bípede) e com as mãos abrindo um pergaminho com as instruções de segurança aos banhistas. Seriam distribuídos ao longo da orla maritima da cidade. Quem visitou o Recife e nunca tirou uma foto das placas de advertência: "área sujeita a ataques de tubarão"? Certamente, todos levam essa lembrança registrada nas lentes fotográficas. Então nada mais atrativo ao turista, além da bela praia, do que um boneco simpático de um tubarão. Às vezes, uma qualidade negativa termina tornando-se positiva quando se sabe tirar proveito da situação.

·
Viagem Interna
5,483 Posts
Discussion Starter · #19 ·
Boas idéias saindo, to gostando!

·
Dando um tempo.
15,926 Posts
-

- Tornaria o Capibaribe navegável por embarcações que auxiliariam o trânsito recifense, já que o rio corta praticamente todos os bairros da cidade. Em lugares estratégicos, píers de embarque e desembarque de passageiros serviriam aos terminais de ônibus/metrô para que os passageiros se deslocassem internamente nos bairros de destino.
Interessante isso. O rio permite? Quer dizer ele é navegável?

1 - 20 of 45 Posts