SkyscraperCity banner
1 - 9 of 9 Posts

·
Banned
Joined
·
5,008 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Veleiro ‘made in Amazonas’ rumo à Bélgica

Veleiro ‘made in AM’ rumo à Bélgica

31-Mai-2008

Investir no próprio negócio pode ser uma alternativa para quem deseja dar adeus à carteira assinada. No entanto, para que o empreendimento dê certo, além de muita disposição para trabalhar, é preciso ter ousadia, como fizeram os sócios da empresa Cinasa Comércio, Indústria e Construção Naval e Civil Ltda., João Kennedy Nafra e Francisco Maia. A dupla montou uma empresa para construir embarcações em um local inusitado — às margens da avenida do Turismo. A estratégia deu certo. Hoje, eles aguardam fechar contrato com a Bélgica para a construção de um veleiro de 45 metros de comprimento.
A empresa, que caminha de ‘vento em popa’, começou com a coragem dos dois sócios. Cansados de serem empregados, eles saíram em busca do sonho de ter o próprio negócio. Sem dispor de recursos suficientes, eles contaram, inicialmente, com a ‘boa fé’ que os fornecedores depositaram em seus nomes. “Nosso negócio começou com um investimento de aproximadamente R$ 200 mil. Não tínhamos esse dinheiro todo, mas, graças a Deus, éramos conhecidos e tínhamos a confiança das pessoas, que nos forneceram os equipamentos necessários”, contou Kennedy Nafra.
A empresa funciona em uma área de 20 metros de frente por 30 metros de fundo e está localizada pouco depois do Cemitério Parque Tarumã. No local, são feitos somente barcos grandes a partir de dez metros de comprimento.
O curioso é que na Cinasa, as embarcações, que geralmente são construídas em estaleiros situados às margens dos rios, são feitas à beira da pista. Essa localização inusitada chamou a atenção do possível primeiro cliente deles no exterior.

Diferencial de mercado

Todas as embarcações feitas pela Cinasa são de alumínio, a aposta do futuro, segundo Josafá Maia. “É um ramo que hoje todo mundo quer. Existe uma proposta de que depois de 2010 todos os barcos terão de ser de alumínio ou de ferro. Nós estamos nos especializamos nesse ramo”, frisou Maia.
Kennedy Nafra acrescenta que esse ramo de mercado é bastante concorrido em Manaus, no entanto, a empresa investe no design como diferencial de mercado. Atualmente, está em construção na empresa um barco de 18 metros de comprimento por 3,80 metros de largura, que deverá sair por R$ 350 mil, com motor incluído. O casco, ou seja, a base do barco sem os equipamentos levará aproximadamente três meses para ficar pronto.
Depois de concluído, o barco é levado para a marina em transporte próprio da empresa. Os sócios têm ainda a Marina Davi, no Tarumã, onde funciona um estaleiro que faz reforma e construção de barcos menores, com até dez metros de comprimento.

Estratégia da Cinasa

Há seis meses, um empresário belga passava pela avenida do Turismo a passeio e se deslumbrou com o que viu. A construção de um barco em plena terra firme encheu seus ‘olhos’, que acenou com um contrato para a construção de um veleiro. “O local é estratégico. Pessoas do mundo inteiro que visitam Manaus passam por aqui. Não tem como não chamar a atenção por ser um local ousado, na beira de uma estrada. Até da Bélgica já recebemos proposta”, destacou Kennedy Nafra.
A Cinasa funciona nesse terreno há três meses, mas há 15 anos está em atividade. No local, está em construção o segundo barco. No entanto, outros cinco já foram construídos em um terreno na mesma avenida.
Além dos sócios Kennedy Nafra e Josafá Maia, outras quatro pessoas amigas trabalham na empresa. Eles não possuem curso superior na área, mas carregam nas ‘costas’ uma média de 12 anos de experiência na construção naval. “Não sou formado, mas tenho conhecimento. Todos nós temos de dez a 12 anos de trabalho nesse ramo. Um engenheiro acompanha nosso trabalho. Tudo está dentro das exigências da Capitania dos Portos”, salientou Nafra.


:)
 

·
Banned
Joined
·
3,705 Posts
Nossa que notícia explêndida!!!
Novidade para Manaus, e avanço com diversificação econômica!!!
Só faltam vir mais montadoras de automóveis agora!!!:banana:
 

·
Registered
Joined
·
455 Posts
Por enquanto só tem uma montadora indiana.
Mas ainda não tem concessionárias em Manaus, só em SP. Mas vão ampliar a rede. Espero que seja o mais rápido o possivel.

Vlw
 

·
Banned
Joined
·
5,008 Posts
Discussion Starter · #4 ·
Nossa que notícia explêndida!!!
Novidade para Manaus, e avanço com diversificação econômica!!!
Só faltam vir mais montadoras de automóveis agora!!!:banana:
Ale vi uma notícia que está chegando em Manaus mais uma montadora de carros, nao lembro o nome vou tentar encontrar na net, isso tudo foi pelo grande sucesso da montadora Indiana Maindra em Manaus.
 

·
Banned
Joined
·
5,008 Posts
Discussion Starter · #5 ·
Por enquanto só tem uma montadora indiana.
Mas ainda não tem concessionárias em Manaus, só em SP. Mas vão ampliar a rede. Espero que seja o mais rápido o possivel.

Vlw
Além de Sao Paulo(SP) a Indiana Maindra tem tb concessionarias em outras capitais e cidades do Brasil, como Brasília(DF),Goiania(GO), Porto Alegre(RS), Belém(PA), Salvador(BA), Sao Luíz(MA), Maraba(AP), Aracaju(SE), Cuiaba(MT)e Curitiba(PR).


Para 2008, mais 23 concessionárias Mahindra deverão ser instaladas pelo Brasil, sendo seis no Estado de São Paulo, nas cidades de Campinas, Sorocaba, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Marília e Guarulhos. Além das paulistas, também receberão revendedores da marca as cidades de Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Rio de Janeiro e Niterói (RJ), Vitória (ES), Fortaleza (CE), Florianópolis, Blumenau e Joinville (SC), Natal (RN), Maceió (AL), Recife (PE), Teresina (PI), Palmas (TO), Manaus (AM), João Pessoa e Campina Grande (PB). :cheers:
 

·
Banned
Joined
·
3,705 Posts
^^
É Effa Motors.

É de um empresário Uruguaio, com tecnologia chinesa!!!
Começam a produzir ainda este ano!!!
 

·
Banned
Joined
·
5,008 Posts
Discussion Starter · #8 ·
^^
É Effa Motors.

É de um empresário Uruguaio, com tecnologia chinesa!!!
Começam a produzir ainda este ano!!!
A que eu estou falando Ale é uma de 4 rodas, nao consiguo encontrar a notícia :eek:hno:.
 

·
Banned
Joined
·
3,705 Posts
^^
Pois é, Dani!!!

Essa é de quatro rodas!!!
Vai produzir caminhões de pequeno porte e depois carros de passeio!!!
 
1 - 9 of 9 Posts
Top