SkyscraperCity banner
1 - 6 of 6 Posts

·
Norte do Brasil
Joined
·
59,010 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Vencedor de proposta para concessão da Floresta do Jamari será conhecido hoje
Geral - , 11/06/08 09:00


O Serviço Florestal Brasileiro promove hoje (11) sessão pública para abertura dos envelopes com as propostas técnicas para concessão da Floresta Nacional (Flona) do Jamari (RO). Será às 14h30, no Centro Nacional de Apoio ao Manejo Florestal (Cenaflor), no prédio do Ibama.


A fase de avaliação técnica das propostas avalia as condições socioambientais dos projetos de intervenção na área, como menor impacto à biodiversidade, inclusão social, maior número de empregos. A importância dessa fase é que o vencedor pode acumular até 600 pontos, de um total de mil. O resultado deve sair no mesmo dia. Em seguida, o Serviço Florestal Brasileiro abre cinco dias para recursos.

Cinco concorrentes disputam três áreas de manejo florestal dentro da Floresta Nacional do Jamari. Quatro são do próprio estado e um é de São Paulo.

A Flona do Jamari estende-se por 220 mil hectares, divididos em áreas de manejo, conservação da biodiversidade e áreas destinadas a ribeirinhos e manejo de populações locais.

Fonte: Radiobrás
 

·
Norte do Brasil
Joined
·
59,010 Posts
Discussion Starter · #2 ·
Contratos de concessão da Floresta do Jamari devem ser assinados em agosto
[GERAL] [Quarta-feira, 11 de Junho de 2008 - 17:48]


Brasília - Até agosto devem ser assinados os contratos de concessões florestal da Floresta Nacional do Jamari, em Rondônia, informou o diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Tasso Rezende de Azevedo.

Nesta quarta foi realizada a segunda etapa da licitação para as três unidades disponíveis para manejo florestal da área, que possui cerca de 220 mil hectares. Nesta etapa, as propostas das cinco empresas que disputam a licitação foram classificadas segundo os critérios técnicos. No entanto, os vencedores só serão conhecidos após a a última fase, quando haverá a classificação de acordo com a proposta de preço das empresas pela área.

As empresas vencedoras da licitação poderão realizar exploração de madeira, com manejo florestal, óleos, resinas e frutos da floresta. Além disso, poderão utilizar o potencial turístico e de visitação das áreas por 40 anos, tempo de duração do contrato de concessão.

Segundo Tasso Rezende, “quem se propõe a trabalhar com mais produtos e serviços da floresta ganha mais pontos [na licitação]. Porque isso faz com que dilua o impacto, além de gerar maior benefício social e econômico com a floresta em pé.”

O cumprimento dos planos de manejo e dos compromissos dos contratos serão fiscalizados pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente, pelo Instituto Chico Mendes e pelo Serviço Florestal Brasileiro.

O diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro explicou que o descumprimento de qualquer um dos compromissos firmados pode extinguir o contrato. Os compromisssos estão relacionados a questões ambientais, benefícios sociais ou ao pagamento pelo uso da floresta.

A Floresta Nacional do Saracataquera, no Pará, está sendo preparada para ser a próxima área licitada no sistema de manejo florestal, segundo Tasso Rezende.

Fonte: RONDONIAGORA.COM
 

·
Banned
Joined
·
3,705 Posts
^^
Falou em Desenvolvimento Sustentável, falou com o Alexandre...:D

Tomara que essa parceria com o setor privado traga bons frutos para Rondônia!!!;)
 

·
Registered
Joined
·
7,612 Posts
^ Não eh de hoje que o setor privado do estado esta envolvido com o desenvolvimento sustentavel... isso vem de muito tempo!!

Outro exemplo bem recente, eh aquele grupo de Vilhena, o Pato Branco que ta construindo o shopping, acabei me informando sobre o grupo, que eh bem grande e rico... eles possuem uma grande area de plantação de milho, arroz e soja, e outra area tão grande quanto, de preservação ambiental permanente!! (Só pra citar outro caso, e um caso bem recente de ações que fiquei sabendo)

Lembro que em Pvh, muita gente, inclusive muitos pequenos empreendedores trabalhavam com este tipo de ações... era só visitar qlquer evento de empreendedorismo que encontramo varias novidades!!




* (Eu ia falar alguma coisa, dpois q o Rondon comentou, mas esqueci ;p e até hoje não lembro =X ) :lol:
 
1 - 6 of 6 Posts
Top