SkyscraperCity banner

1 - 20 of 27 Posts

·
Reset
7,774 Posts
Discussion Starter #1
Tópico pra reunir fotos ou croquis/maquetes/renders de sedes de governo brasileiras. A Ur-Versalhes brasileira é, claro, Brasíia, mas sobre essa já se falou e fala muito. O tópico aqui seria pras novas, século XXI.

Tem a nova sede do executivo de Minas Gerais

Ainda em Minas, tem a nova prefeitura

Pelo menos em Minas os prédios são interessantes. No Rio, a Assembléia quer fazer um verdadeiro bunker com uma torre e heliporto

• Like
Reactions: Eduarqui

·
Feliz Natal
15,678 Posts
A coisa mais mediocre nisso tudo e' a capacidade das pessoas apoiarem novos centros administrativos, como se isso fosse mudar o funcionamento da maquina publica... Arquitetura nao resolve problemas de gestão, senao BSB com seus modernos palacios seria um exemplo mundial...

Muitas vezes as pessoas nao tem nocao do que e' a saida de edifícios de 'poder', por exemplo, dos Centros da Cidade, e' por isso que temos tantos Centros degradados neste pais, mas enfim... E' so a minha opinião de Velho Mundo...

O Brasil e' uma democracia muito crianca, para estar mudando de roupa sempre quando alguem com complexo de JK baixa num administrador...

·
Feliz pela Vida que segue
9,307 Posts
O thread vai abordar apenas projetos e/ou obras prontas do século XXI? Existem algumas implantações do século XX que talvez valesse a pena comentar também: refiro-me especificamente ao que foi feito em Salvador (CAB) e em Vitória.

·
Feliz Natal
15,678 Posts
Que pena que nao existe reflexão a questao... O povo gosta de obra!

Ai se eu fosse politico...

·
22°52'S 47°03'W
20,358 Posts
O thread vai abordar apenas projetos e/ou obras prontas do século XXI? Existem algumas implantações do século XX que talvez valesse a pena comentar também: refiro-me especificamente ao que foi feito em Salvador (CAB) e em Vitória.
Eu acho que tudo do modernismo para a frente poderia ser comentado. O Palácio dos Jequitibás (a prefeitura de Campinas) é um prédio modernista muito interessante e com ele a cidade passou a ter um centro de poder à sua altura.

·
Feliz pela Vida que segue
9,307 Posts
Eu acho que tudo do modernismo para a frente poderia ser comentado. O Palácio dos Jequitibás (a prefeitura de Campinas) é um prédio modernista muito interessante e com ele a cidade passou a ter um centro de poder à sua altura.
Eu gostaria de incluir nesta sugestão o Centro Cívico de Santo André, no Estado de São Paulo, projetado pelo arquiteto Rino Levi, e que se enquadra no que a década de 1970 considerava adequado para um partido arquitetônico atender tal programa de necessidades. Eis um link de imagens para ver o mesmo: https://www.google.com.br/search?q=...pIpeuyASq8YGwDQ&ved=0CD8QsAQ&biw=1366&bih=644

[off: Rino Levi foi um arquiteto que me influenciou bastante: a Sede da FIESP na Avenida Paulista foi projetada também por seu escritório]

Esta década é chave para entender porque até hoje, quando o Modernismo já não é a corrente dominante no pensamento de muitos arquitetos (foi entre esta década e a de 1980 que surgiram sinais claros do "esgotamento modernista", anunciado em livros ainda mais cedo - anos 1960), ainda se fazem "Versalhes Político-Administrativas" em nosso país que lembram bastante, se não na forma, os princípios do Modernismo: Zoneamento Funcional, por exemplo, e isto me leva a lembrar do projeto de retirar a sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, ora no Centro da Cidade, e cercada pelo burburinho urbano, e leva-lo para aquele mastodonte arquitetônico ilustrado na postagem de começo deste thread, e em um "campus isolado do poder" (no caso, na Cidade Nova).

·
Reset
7,774 Posts
Discussion Starter #7
Nada contra falar também de Versalhes um pouco mais antigas - até porque, como você menciona, mesmo as novas seguem mais a uma idéia de cidade e governo CIAM do que de hoje em dia...

• Like

·
Registered
30,026 Posts
A coisa mais mediocre nisso tudo e' a capacidade das pessoas apoiarem novos centros administrativos, como se isso fosse mudar o funcionamento da maquina publica... Arquitetura nao resolve problemas de gestão, senao BSB com seus modernos palacios seria um exemplo mundial...
Nem o CAMG nem o CABH foram construídos para isso. Foram construídos para cortar gastos. Tal qual a Vale quer fazer também em Belo Horizonte. Para mim é necessário. Menos gastos com o Estado melhor.

Muitas vezes as pessoas nao tem nocao do que e' a saida de edifícios de 'poder', por exemplo, dos Centros da Cidade, e' por isso que temos tantos Centros degradados neste pais, mas enfim... E' so a minha opinião de Velho Mundo...
O Governo Estadual saiu de uma região ultra cuidada e nobre (Praça da Liberdade) para uma das regiões mais pobres da cidade inclusive desenvolvendo esta região.

A Prefeitura não sairá do seu prédio atual, mas reunirá as secretarias justamente na parte mais degrada do Centro revitalizando absurdamente a região. Uma vez o MGTV estava com um link ao vivo na área e enquanto a repórter falava, atrás dela de dia um mendigo começou a cagar no meio da avenida (na área que vai ser coberta pela esplanada). Tinha o vídeo no Youtube, mas não consigo achar.

O Brasil e' uma democracia muito crianca, para estar mudando de roupa sempre quando alguem com complexo de JK baixa num administrador...
JK nem foi o primeiro (Afonso Pena em 1894-97) e mesmo assim esse "complexo" desenvolveu muito o interior do Brasil.

·
Feliz Natal
15,678 Posts
Sim, a desculpa e' sempre levar desenvolvimento, cortar gastos e blablabla...

O que fazem e' sairem de centros de poder e de memoria (Praca da Liberdade) e se isolarem em descampados... No caso da Praca da Liberdade para transforma-la num espaco de centros culturais que pouco agregam a construcao de uma identidade... Note nao falo so' de BH falo do Brasil...Ou no Rio, a possivel saida da Camara dos Vereadores e a demolicao do Monroe na Cinelandia, ou entao a saída da Camara dos Deputados (antiga Camara de deputados Federal para transformai-la em mais um museuzinho...) a Cinelandia e' um dos grandes palcos de revolta politica do Brasil e querem transforma-la em uma pracinha bucolica... Deve ser por isso que mundo a fora (ja que gostamos tanto da Europa) as sedes de poder mudam consoante a moda da epoca...

·
Feliz Natal
15,678 Posts
So' complementando, eu nao conheco onde as tais secretarias estao (provavelmente no Centro de BH) e o que sera' feito desses edifícios (próprios?)... Apontei como um dos pontos positivos do projeto revitalizar a zona da rodoviária de BH, mas voce nao pode revitalizar uma zona abandonando outra, a nao ser que esta esteja tao consolidada que nem va' sentir falta, e' o caso? ja existe um plano?

·
22°52'S 47°03'W
20,358 Posts
(...)
A Prefeitura não sairá do seu prédio atual, mas reunirá as secretarias justamente na parte mais degrada do Centro revitalizando absurdamente a região. Uma vez o MGTV estava com um link ao vivo na área e enquanto a repórter falava, atrás dela de dia um mendigo começou a cagar no meio da avenida (na área que vai ser coberta pela esplanada). Tinha o vídeo no Youtube, mas não consigo achar.
(...)
Perdoem-me o off-topic: mas é sério isso?
Isso me lembrou uma história que eu mesmo vivi em BH quando estive na cidade: domingo, 15 de novembro de 2009. Desci na Rodoviária às cinco da manhã e como era muito perigoso sair dali de dentro sem táxi (que eu não ia pagar), fiquei esperando para sair com um grupo de pessoas que fariam prova no mesmo lugar que eu. Saí mais ou menos às 6:15 da manhã e quando passei neste lugar vi uma coisa tétrica: um verdadeiro campo minado disso que você falou na calçada. Nunca contei essa história porque é muito feia e porque não quero que digam que eu esteja perseguindo BH (o que jamais foi verdade). Quero muito voltar a Belo Horizonte e conhecer de verdade a cidade (só vi o Centro, Funcionários e o entorno da Praça da Liberdade), mas com certeza daquela Rodoviária eu vou é correr! :runaway: A antiga de Campinas era medonha e o entorno podia ser perigosíssimo, mas a de BH superou no entorno.

·
Registered
30,026 Posts
Mas é uma desculpa que se traduziu de fato em economia. :?

O que fazem e' sairem de centros de poder e de memoria (Praca da Liberdade) e se isolarem em descampados... No caso da Praca da Liberdade para transforma-la num espaco de centros culturais que pouco agregam a construcao de uma identidade...
Cara, nem sei do que você está falando quando diz 'construção de identidade'. É algo tão subjetivo que prefiro nem tentar debater.

Note nao falo so' de BH falo do Brasil...Ou no Rio, a possivel saida da Camara dos Vereadores e a demolicao do Monroe na Cinelandia, ou entao a saída da Camara dos Deputados (antiga Camara de deputados Federal para transformai-la em mais um museuzinho...) a Cinelandia e' um dos grandes palcos de revolta politica do Brasil e querem transforma-la em uma pracinha bucolica... Deve ser por isso que mundo a fora (ja que gostamos tanto da Europa) as sedes de poder mudam consoante a moda da epoca...
Não conheço o caso do Rio, mas honestamente parece que você colocou vários projetos em uma mesma categoria. Mudar a sede do governo estadual não teve qualquer impacto negativo na região onde era instalado. Quem cuida dos prédios atualmente cuida bem melhor da área e o número de turistas dando vida ao local aumentou absurdamente porque antes era só um lugar pra ficar à toa e agora atrai de fato muito movimento.

So' complementando, eu nao conheco onde as tais secretarias estao (provavelmente no Centro de BH) e o que sera' feito desses edifícios (próprios?)...
Depende da secretaria, mas nem todas estão no Centro. Arrisco até dizer que a maioria nem no Centro está, mas em áreas mais nobres.

Apontei como um dos pontos positivos do projeto revitalizar a zona da rodoviária de BH, mas voce nao pode revitalizar uma zona abandonando outra, a nao ser que esta esteja tao consolidada que nem va' sentir falta, e' o caso? ja existe um plano?
São muitos prédios espalhados em várias regiões e com certeza nenhuma destas regiões gravita em torno do funcionalismo municipal. O Centro de Belo Horizonte se degradou décadas antes de qualquer transferência neste sentido.

Perdoem-me o off-topic: mas é sério isso?
Isso me lembrou uma história que eu mesmo vivi em BH quando estive na cidade: domingo, 15 de novembro de 2009. Desci na Rodoviária às cinco da manhã e como era muito perigoso sair dali de dentro sem táxi (que eu não ia pagar), fiquei esperando para sair com um grupo de pessoas que fariam prova no mesmo lugar que eu. Saí mais ou menos às 6:15 da manhã e quando passei neste lugar vi uma coisa tétrica: um verdadeiro campo minado disso que você falou na calçada. Nunca contei essa história porque é muito feia e porque não quero que digam que eu esteja perseguindo BH (o que jamais foi verdade). Quero muito voltar a Belo Horizonte e conhecer de verdade a cidade (só vi o Centro, Funcionários e o entorno da Praça da Liberdade), mas com certeza daquela Rodoviária eu vou é correr! :runaway: A antiga de Campinas era medonha e o entorno podia ser perigosíssimo, mas a de BH superou no entorno.
É uma pena não ter mais o vídeo, mas lembro direitinho que alguém até postou aqui no SSC. Mas não foi nesse local que você fala (em frente à rodoviária), foi na parte de trás, onde passa o rio. Ali na época em que você veio era bem pior. Hoje em dia com a Guarda Municipal e a revitalização da área com a adequação das avenidas Paraná e Santos Dumont o ambiente ficou mais frequentável.

·
Registered
1,729 Posts
Qualquer pessoa que algum dia já se disse indignada com as improbidades sem fim que ocorrem em Brasília (aquele oásis devidamente escondido no meio do Cerrado, longe da população cobrante) e ao mesmo tempo fica animada quando o governo de sua cidade/estado anuncia a transferência de sua sede para um local também isolado da população (seja porque o projeto foi feito por "aquele arquiteto super-duper famoso" ou porque o governo deu uma boa desculpa, como "reduzir gastos") deveria dar um tapa na própria cara e se chamar de trouxa.

·
Registered
30,026 Posts
^^

Não existe diferença alguma entre as improbidades cometidas em Brasília ou no Rio. Também não há nenhum nexo de causalidade provado entre protesto na porta do prédio do governo e mudanças sociais. Inclusive o povo fez isso em Brasília e a situação do país até piorou chegando ao crescimento pífio de 1% do PIB.

http://www.jb.com.br/anna-ramalho/n...tos-nao-sao-dirigidos-contra-governo-federal/

·
Feliz Natal
15,678 Posts
Inconfidente, a construção de identidade e' tao subjetiva que pode ser categorizada com os conceitos simples, dentre os chave, ao meu ver sao: memória, identidade, simbolismo... Voce tira o simbolismo de uma sede de poder e o entregar a um bairro longe do Centro, os Centros de Cidade sao o lugar, geralmente, onde a identidade de um lugar cria raízes e se espalha... Voce tem memória de aquela praca ser o Centro do poder da tua cidade, o teu filho ja' nao tera' (e' um lugar muito longe) e a identidade se perde...

Criar povos despolitizados e' o objetivo da maior parte dos governos, quanto mais gente ignorante, melhor!

Voce fala de BSB e ilustra uma foto das manifestacoes de 2013, que NAO nasceram em BSB, alias, nao tenho em memória nenhum movimento nascido e criado em BSB... Nao vou entrar na discussão se BSB devia ter sido ou nao feita, pois ja' esta' pronta e acho linda a nossa capital, digna de um pais que se quer mostrar grande...

Entao a ver se me fiz entender... Paises novos, olha, o Brasil... sao muito moleques no jogo mundial de política, se países que de longa data jogam as cartas nao fazem esses movimentos a la Monopoly, eles estarão errados? So' no Brasil isso e' visto com bons olhos e muita gente nao consegue entender a razão da exaltação de politicos que 'fazem' historia a custo do jogo do desenvolvimento real de uma sociedade...

Realmente nao existe muita diferença no que acontece em BSB ou no Rio hoje, mas e' a tal coisa que falei anteriormente... vamos para um lugar bem longe dessa gente... Os militares fizeram bem o serviço de acabar com o pouco que havia de politizacao 'popular'...

·
Reset
7,774 Posts
Discussion Starter #16
Brasília evidentemente não é mais, hoje, o sonho de quando a construíram. Mas aquele sonho envolvia sim, uma cidade utilitária, sem espaço para contrafogos e discussão, uma cidade imperial do poder e seus integrantes. A realidade nunca é a utopia/distopia sonhada, graças a Deus; e o fato de Brasília ter transcendido seu projeto (inclusive no tamanho mesmo) não é uma defesa desse projeto.

É até uma coisa da baixa autoestima coletiva brasileira (e colonial em geral), esse afã de se apagar a história, começar tudo do zero de novo. O novo e glorioso mundo, porque o tradicional mundo brasileiro é só safadeza e favela, não é como na Europa que tem castelos...

• Like

·
Registered
30,026 Posts
Inconfidente, a construção de identidade e' tao subjetiva que pode ser categorizada com os conceitos simples, dentre os chave, ao meu ver sao: memória, identidade, simbolismo... Voce tira o simbolismo de uma sede de poder e o entregar a um bairro longe do Centro, os Centros de Cidade sao o lugar, geralmente, onde a identidade de um lugar cria raízes e se espalha... Voce tem memória de aquela praca ser o Centro do poder da tua cidade, o teu filho ja' nao tera' (e' um lugar muito longe) e a identidade se perde...

Criar povos despolitizados e' o objetivo da maior parte dos governos, quanto mais gente ignorante, melhor!

Voce fala de BSB e ilustra uma foto das manifestacoes de 2013, que NAO nasceram em BSB, alias, nao tenho em memória nenhum movimento nascido e criado em BSB... Nao vou entrar na discussão se BSB devia ter sido ou nao feita, pois ja' esta' pronta e acho linda a nossa capital, digna de um pais que se quer mostrar grande...

Entao a ver se me fiz entender... Paises novos, olha, o Brasil... sao muito moleques no jogo mundial de política, se países que de longa data jogam as cartas nao fazem esses movimentos a la Monopoly, eles estarão errados? So' no Brasil isso e' visto com bons olhos e muita gente nao consegue entender a razão da exaltação de politicos que 'fazem' historia a custo do jogo do desenvolvimento real de uma sociedade...

Realmente nao existe muita diferença no que acontece em BSB ou no Rio hoje, mas e' a tal coisa que falei anteriormente... vamos para um lugar bem longe dessa gente... Os militares fizeram bem o serviço de acabar com o pouco que havia de politizacao 'popular'...
Não vejo muita importância prática nisso tudo. Ainda mais na era da informação, mas tudo bem. Entendi o seu ponto.

·
mineirinho..
5,728 Posts

O que fazem e' sairem de centros de poder e de memoria (Praca da Liberdade) e se isolarem em descampados... No caso da Praca da Liberdade para transforma-la num espaco de centros culturais que pouco agregam a construcao de uma identidade... Note nao falo so' de BH falo do Brasil...Ou no Rio, a possivel saida da Camara dos Vereadores e a demolicao do Monroe na Cinelandia, ou entao a saída da Camara dos Deputados (antiga Camara de deputados Federal para transformai-la em mais um museuzinho...) a Cinelandia e' um dos grandes palcos de revolta politica do Brasil e querem transforma-la em uma pracinha bucolica... Deve ser por isso que mundo a fora (ja que gostamos tanto da Europa) as sedes de poder mudam consoante a moda da epoca...
Concordo em partes, mas quando você falou mal do Centro Cultural Praça da Liberdade foi bem infeliz.

·
Feliz Natal
15,678 Posts
Pensei que estivesse claro, eu nao falei de forma alguma mal da Praca da Liberdade, mas nao gosto de ver no que a estao a transformar, por exemplo, isso sim, acho muito infeliz... Falo dos usos que dao a edificios publicos que poderiam manter as suas funcoes... Existem ministerios pelas terras aonde piso que estao no mesmo edificio fazem 100, 200 anos e continuam felizes... No Brasil, edificio antigo tem apenas a funcao de ser um... Centro Cultural (que na grandiosa maioria das vezes sao espacos sem graca e desinteressantes...), ao meu ver, ja e' quase unanimidade: o que fazer com este edificio? Tasca um Centro Cultural... A funcao de um Centro Cultural pode ser mais diluida (sem precisar de grandes gastos e edificios portentosos...), um Centro Comunitario regional colheria frutos mais significativos que a proliferacao do que se chama Cancer Cultural (e' como o Inconfidente disse, estamos na era da informacao, o que nao significa que somos realmente informados)...

Concordo em partes, mas quando você falou mal do Centro Cultural Praça da Liberdade foi bem infeliz.

1 - 20 of 27 Posts