Inconfidente, a construção de identidade e' tao subjetiva que pode ser categorizada com os conceitos simples, dentre os chave, ao meu ver sao: memória, identidade, simbolismo... Voce tira o simbolismo de uma sede de poder e o entregar a um bairro longe do Centro, os Centros de Cidade sao o lugar, geralmente, onde a identidade de um lugar cria raízes e se espalha... Voce tem memória de aquela praca ser o Centro do poder da tua cidade, o teu filho ja' nao tera' (e' um lugar muito longe) e a identidade se perde...
Criar povos despolitizados e' o objetivo da maior parte dos governos, quanto mais gente ignorante, melhor!
Voce fala de BSB e ilustra uma foto das manifestacoes de 2013, que NAO nasceram em BSB, alias, nao tenho em memória nenhum movimento nascido e criado em BSB... Nao vou entrar na discussão se BSB devia ter sido ou nao feita, pois ja' esta' pronta e acho linda a nossa capital, digna de um pais que se quer mostrar grande...
Entao a ver se me fiz entender... Paises novos, olha, o Brasil... sao muito moleques no jogo mundial de política, se países que de longa data jogam as cartas nao fazem esses movimentos a la Monopoly, eles estarão errados? So' no Brasil isso e' visto com bons olhos e muita gente nao consegue entender a razão da exaltação de politicos que 'fazem' historia a custo do jogo do desenvolvimento real de uma sociedade...
Realmente nao existe muita diferença no que acontece em BSB ou no Rio hoje, mas e' a tal coisa que falei anteriormente... vamos para um lugar bem longe dessa gente... Os militares fizeram bem o serviço de acabar com o pouco que havia de politizacao 'popular'...