SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 445 Posts

·
Tudo pela Amazônia !
Joined
·
21,950 Posts
Essa é a mancha contínua vertical, Manaus e Belém tem praticamente a mesma dimensão em mancha, porém Belém tem quase o dobro de edifícios no perímetro marcado. Os edifícios de Manaus, Porto Velho e Palmas ainda são muitos espalhados.
 

·
Tudo pela Amazônia !
Joined
·
21,950 Posts
Eu tive acesso a um trabalho acadêmico de uma aluna da Faculdade Católica, Débora Alencar Arruda. Ela fez um trabalho sobre a verticalização de Palmas, vou postar algumas informações interessantes.


- Até o ano 2000 Palmas tinha 47 edificações verticais entre 03 e 07 pavimentos. O Edifício Palmas I era o mais alto da cidade com 07 pavimentos.

- De 2001 a 2010 esse número subiu para 271 edifícios, sendo o mais alto o edifício Lago Azul com 16 pavimentos.


A estrutura vertical em Palmas é formada por quatro leis, que juntas compõe a verticalização e auxiliam no desenvolvimento do município em consonância com Plano Diretor, primeiramente a lei de ocupação do solo que diz respeito à complementação das diretrizes mencionadas no Plano Diretor, para a utilização e ocupação do solo de parcelamentos aprovados ou que ainda serão aprovados pelo Poder Público.

Outra lei que faz parte dessa estrutura é a de parcelamento de solo urbano, que aborda sobre a priorização a indicação de áreas verdes deste, para os lugares em que se tenham vegetações remanescentes, de maneira que irá liga-las quando necessário a outras áreas verdes existentes, reivindicando nos novos parcelamentos que sejam conservadas as vegetações que compõe lotes e áreas publicas, sendo somente permitidas a supressão dessas para a criação do sistema viário ou quando da construção de edificação do lote.

Outro aspecto importante para a estrutura da verticalização é o Código de Obras e Edificações (COE), que tem como função regular obras e edificações publicas e privadas no município.

O ultimo aspecto e não menos importante é o Código de Posturas, que tem por finalidade regularizar o comportamento, a organização do meio urbano, a função social da cidade e a propriedade.
Cavaleiro, vi em alguns estudos que mesmo os blocos com 3 pavimentos estão como edificações verticais e a partir de 10 pavimentos o arranha céu.
 

·
Tudo pela Amazônia !
Joined
·
21,950 Posts
Em Manaus é permitido construir sem elevador até 5 pavimentos, mas algumas construtoras estão com lançamentos de blocos com 5 pavimentos com elevador a partir de 135 mil reais nos bairros Planalto e Cidade Nova
 

·
Tudo pela Amazônia !
Joined
·
21,950 Posts
Acredito que Manaus seja a cidade dos blocos e prédios baixinhos com até 6 pavimentos, centenas deles foram construídos nos últimos anos cavaleiro
 

·
Tudo pela Amazônia !
Joined
·
21,950 Posts
Então será bom para quem mora já na Zona Leste e não quer sair próximo de seus familiares, mercado alvo para novos casais e pessoas que trabalham na região. Afinal de contas o empreendimento vertical depende muito de sua localização
 

·
Tudo pela Amazônia !
Joined
·
21,950 Posts
Mercado Imobiliário 2018 em Manaus

82 torres com 1.640 apartamentos em 5 condomínios espalhados pela cidade. Me refiro aos baixinhos
 
1 - 20 of 445 Posts
Top