SkyscraperCity banner
1 - 20 of 37 Posts

·
Mineiro da Mata
11,254 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Olá pessoal, estive em Viçosa e tirei algumas fotos do centro da cidade e tb da UFV (Universidade Federal de Viçosa). Viçosa é uma cidade universitária, a UFV é uma das melhores instituições federais do país, principalmente nas áreas de zootecnia e ciências agrárias.

Apesar de pequena a cidade tem uma população flutuante enorme, o gde número de estudantes vindos de fora ajuda a movimentar o comércio, o mercado imobiliário e a construção civil da cidade. Isso reflete no número de prédios residenciais espalhados por Viçosa, fazendo com que ela seja depois de Juiz de Fora a cidade mais verticalizada da região.

Tanto adensamento e verticalização tem reflexo direto no transito da cidade, que não tem estrutura para suportar tanta demanda de veículos e pessoas circulando pelas ruas do centro.

Uma curiosidade, Arthur Bernardes (governador de Minas de 1918 a 1922 e presidente do Brasil entre 1922 e 1926) nasceu em Viçosa.

VIÇOSA

Área: 299,3 km²
Pop: 72.224 (IBGE 2010)
Altitude: 648 m
Distância de Ubá: 60 KM
Distância de Juiz de Fora: 155 KM
Distância de Belo Horizonte: 225 KM

01.Saindo da UFV em direção ao centro.

02. Portão das "Quatro Pilastras" na entrada/saída da UFV, Av. PH Rolfs a frente.

03. A PH Rolfs é uma das principais avenidas da cidade.

04.

05.

06.

07.

08.

09.

10.

11.

12. São raros, mas eles ainda resistem.

13.

14.

15. Praça da prefeitura.

16.

17. Prefeitura

18. Calçadão da Rua Arthur Bernardes.

19.

20.

21.

22. Mini Shopping

23.

24.

25. Travessa que tb virou calçadão.

26.

27.

28. Praça Silviano Brandão.

29.

30.Igreja Matriz de Sta Rita.

31. Entorno da praça.

32.

33.Casarões no entorno da praça.

34.

35.

36.

37. Centro antigo de Viçosa.

38.

39.

40.

41. Antiga estação.

42. Avenida Bueno Brandão.

43. Nunca tinha vistro dessa forma, preservarm o casarão servindo como uma espécie de hall para o prédio.

44. Casarões e prédios lado a lado.

45.

46.

45.

46.

47.

48.

49.

50.

51.

52. Sentido oposto.

53. Praça Mário del Giudice

54. Rua Vaz de Melo

55.

56.

57. Rua dos Estudantes.

58.

59.

60. Andando pelas ruas do centro.

61.

62.

65.

66.

67.

68.

69.

70. O crescimento vertical em Viçosa não para.

71.

72.

73.

Pedro Waddington/flickr

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

A Universidade teve seu começo como Escola Superior de Agricultura e Veterinaria (ESAV) em 1922. Em 1948, foi transformada em Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG). Com as pesquisas científicas nas ciências agrárias logo se tornou conhecida ao redor do país e foi federalizada em 1969, quando ganhou seu nome atual.

Arthur Bernardes em 1920 determinou ao embaixador José Cochrane de Alencar, "providenciar a contratação, para criar uma Escola Agrícola moderna no Brasil", o que resultou no convite ao professor Peter Henry Rolfs para 'fundar, organizar e dirigir uma Escola Agrícola moderna’.

Aceito o convite o Dr. Peter Henry Rolfs (Diretor do Florida Agricultural College da University of Florida, no período de 1915 a 1920) passou a servir ao Estado de Minas, com uma titulação considerável para a época, e com profundo conhecimento e experiência no trato da agricultura moderna dos Estados Unidos, Rolfs veio com a função de implantar na ESAV um modelo agrícola moderno, pautado nos métodos científicos pragmáticos dos “Land Grant Colleges”, os quais proporcionariam um grande progresso para a agricultura local, regional e nacional.

A ESAV nasce com o intuito de ser um ícone da ciência agrária no Brasil, sendo necessário em seu início recursos humanos e físicos que dessem suporte para receberem o inovador método de ensino que importaram dos Estados Unidos. Pensando na excelência do ensino que seria oferecido pela instituição, a Escola foi povoada em seu início por professores de diferentes partes do mundo e do Brasil; além de funcionários e alunos que vieram de diferentes partes do Brasil.

Com uma trajetória que se estende ao longo de 85 anos, a UFV oferece hoje 67 cursos de graduação em seus três campi – Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba. O bom desempenho é alcançado também nos 40 programas de pós-graduação stricto sensu, colocados, igualmente, entre os melhores em avaliações oficiais e em publicações especializadas.

74. Entrando na UFV pelas "Quatro Pilastras".

75.

76. Centro de Viçosa visto da UFV.

77. O campus é grande com um belo visual e muito bem cuidado, pena que não deu pra tirar da universidade toda.

78.

79.

80. Prédio da Biologia

81. Dep. de Filopatologia, Fitotecnia e Solos.

82. Dep. de Biologia Animal, Geral, Vegetal e Microbiologia.

83. Ferrovia desativada, existia na UFV uma estação onde os alunos e professores vindos de outras cidades desembarcavam na própria universidade.

84. Antiga estação da UFV.

85. Biblioteca Central

86. Reitoria

87. Estandes da "Semana do Fazendeiro" que aconteceu uma semana antes sendo desmontados.

88.

89. Cantina e DCE

90. Prédio Principal da UFV (Ed. Arthur Bernardes).

91.

92. Alojamento velho.

93. Central de Processamento de Dados (Ed. Fábio Ribeiro Gomes).

94. Belo gramado.

95. Dep. de Eng. Civil, Física, Informática e Matemática.

96.

97. A universidade está em expansão.

98. Alojamentos.

99.

100. Bela ideia, cada turma que se forma na UFV planta uma árvore em alguma parte do campus.

101.

102.

103.

Vejam também:

Carangola - Zona da Mata Mineira
Ubá - Zona da Mata Mineira
Ponte Nova - Zona da Mata Mineira
Rio Preto (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira
Além Paraíba (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira
Viçosa e a UFV - Zona da Mata Mineira
São João Nepomuceno - Zona da Mata Mineira
Santos Dumont - Zona da Mata Mineira
Muriaé - Zona da Mata Mineira
Leopoldina - Zona da Mata Mineira
Cataguases - Zona da Mata Mineira
Rio Novo - Zona da Mata Mineira
Piraúba - Zona da Mata Mineira
Caparaó, Ibitipoca e Serra do Brigadeiro - Os parques da Zona da Mata Mineira

·
Rodrigo!
10,782 Posts
Já me falaram que Viçosa só a universidade que é bonita, mas pelas fotos achei a cidade bem agradável e muito longe de ser feia, gostei! Incrivel a quantidade predios!

A UFV é linda!

·
Rick
2,744 Posts
Caraca cara, Viçosa é bem verticalizada e que beleza que é o Campus da UFV!!!

Ainda temos que fazer o da Ufjf hein Adriano...

·
Registered
15,757 Posts
Assim como o Rodrigovix comentou, tinha uma imagem bem viciada de Viçosa. Muita gente me dizia que a cidade era horrível e que só a UFV se salvava. Olhando por essas fotos, digo que gostei bastante da cidade. É simpática e relativamente organizada. Claro, tem seus problemas como esses blocões típicos de nossas cidades médias mas, de maneira geral, foi uma das cidades que mais gostei da Zona da Mata mineira.

A, e claro, a UFV é realmente muito bonita.

Parabéns, e obrigado por nos mostrar a sua região, Driano. :eek:kay:

·
Registered
8,856 Posts
Viçosa é vistosa. :D
Belo trabalho, Driano MG. Posso deduzir que você esteve de férias nestes tempos e pode visitar todas estas cidades que passou? hehe
Viçosa tem uma boa aparência. Lógico que sempre tem alguma coisa a se melhorar, mas parece que é uma cidade desenvolvida e com boa representatividade regional. :)

·
Brasil
329 Posts
Uma cidade de 70 mil habitantes parece ter mais prédios que muitas capitais brasileiras. Esses prédios são ocupados por moradores ou por estudantes universitários?

·
Registered
12,043 Posts
Que beleza de thread, Driano! Parabéns!

Assim como outros foristas falaram, Viçosa estava com uma imagem na minha cabeça de ser uma cidade feia. Mas por essas fotos, mudei um pouco de idéia.
Seu comércio é pujante, parece haver muita variedade. Quanto à UFV, nossa, que linda! Já tinha visto umas fotos.. mas essas foram mais "adentro" do campus!
A vida universitária de Viçosa é a melhor que existe! :lol:

·
Soy Viejo, Deme!
5,623 Posts
:eek2: Nunca tinha ouvido falar desta cidade, e tem uma baita universidade!!!
Incrível, tô pasmo! Certos edifícios dela humilham os de universidades grandes e renomadas. COmo a Biblioteca ou a Reitoria.

A cidadezinha, sem dúvida interessante.

Quanto ao nome....credo, pensei que já tinha visto tudo quanto era nome estranho! :lol::nuts:

·
Houston,we have a problem
6,194 Posts
Uau, p/ uma cidade de 70 mil pessoas ela parece ser muito mais desenvolvida!

Gostei muito do thread, principalmente dos predios e a Universidade(gigante:lol:)

:cheers:

·
Equilíbrio, viagens e paz
4,686 Posts
Me pareceu uma cidade ótima para viver. A Universidade é muito valorosa!

·
Registered
1,363 Posts
O melhor thread de Viçosa até agora no SSC. Parabéns Driano, ficou muito bom!
Quanto a cidade a impressão que fica é de que mesmo dependendo e muito da universidade, tem uma boa dinâmica e uma boa rede de serviços.

·
Mineiro da Mata
11,254 Posts
Discussion Starter · #16 ·
Já me falaram que Viçosa só a universidade que é bonita, mas pelas fotos achei a cidade bem agradável e muito longe de ser feia, gostei! Incrivel a quantidade predios!

A UFV é linda!
Pois é, eu pra ser sincero nunca entendi essa história de que Viçosa era terrível, sempre achei a cidade no mesmo padrão das outras da região, mas com um perfil diferenciado por conta da UFV.

Caraca cara, Viçosa é bem verticalizada e que beleza que é o Campus da UFV!!!

Ainda temos que fazer o da Ufjf hein Adriano...
A UFV é bem legal, vamos marcar ué, temos que fotografar a nossa universidade tb...:)

Assim como o Rodrigovix comentou, tinha uma imagem bem viciada de Viçosa. Muita gente me dizia que a cidade era horrível e que só a UFV se salvava. Olhando por essas fotos, digo que gostei bastante da cidade. É simpática e relativamente organizada. Claro, tem seus problemas como esses blocões típicos de nossas cidades médias mas, de maneira geral, foi uma das cidades que mais gostei da Zona da Mata mineira.

A, e claro, a UFV é realmente muito bonita.

Parabéns, e obrigado por nos mostrar a sua região, Driano. :eek:kay:
Verdade Ice, como respondi pro Rodrigo nunca entendi o pq dessa fama de Viçosa, pra mim a cidade nunca teve nada de tão diferente assim das outras. É claro que alguns aspectos como trânsito, fluxo de pessoas e custo de vida são um pouco diferenciados em comparação com as outras do mesmo porte da região.

O que falta em Viçosa são mais opções de serviço e lazer.

Dessa série de threads que você vem fazendo Viçosa, sem sombra de dúvidas, é a mais dinâmica, basta ver o movimento, o comércio e os prédios.
A UFV passa uma sensação de tranquilidade comparando com a sensação de burburinho do Centro :D

Valeu :eek:kay:
Viçosa é uma cidade bem agitada e a universidade pelo menos aos sábados é bem tranquila, detalhe que ela está de greve.

Viçosa é vistosa. :D
Belo trabalho, Driano MG. Posso deduzir que você esteve de férias nestes tempos e pode visitar todas estas cidades que passou? hehe
Viçosa tem uma boa aparência. Lógico que sempre tem alguma coisa a se melhorar, mas parece que é uma cidade desenvolvida e com boa representatividade regional. :)
Na verdade fui na maioria dessas cidades a trabalho, qdo sobrava um tempo eu fotografava, em Viçosa por sorte tive um tempinho bom pra andar pelo centro. Infelizmente outras como Cataguases o meu tempo era curto, e no caso de Ubá nem deu pra tirar fotos.

Uma cidade de 70 mil habitantes parece ter mais prédios que muitas capitais brasileiras. Esses prédios são ocupados por moradores ou por estudantes universitários?
Olha a maioria desses prédios é ocupados por estudantes de outras cidades, a quantidade de edifícios é enorme e existe prédios subindo por todos os cantos da cidade. Isso é o reflexo da expansão da UFV que exige uma demanda cada vez maior de aptos para alugar na cidade.

Que beleza de thread, Driano! Parabéns!

Assim como outros foristas falaram, Viçosa estava com uma imagem na minha cabeça de ser uma cidade feia. Mas por essas fotos, mudei um pouco de idéia.
Seu comércio é pujante, parece haver muita variedade. Quanto à UFV, nossa, que linda! Já tinha visto umas fotos.. mas essas foram mais "adentro" do campus!
A vida universitária de Viçosa é a melhor que existe! :lol:
Valeu! A UFV é uma belísisma universidade, uma das mais bonitas e estruturadas do país sem dúvida nenhuma, acho que faltava mostrar ela por dentro assim como a cidade de Viçosa que tinha uma fama um pouco ruim aqui.

Uau, p/ uma cidade de 70 mil pessoas ela parece ser muito mais desenvolvida!

Gostei muito do thread, principalmente dos predios e a Universidade(gigante:lol:)

:cheers:
Valeu, o gde número de prédios faz ela parecer mesmo maior do que é.

:eek2: Nunca tinha ouvido falar desta cidade, e tem uma baita universidade!!!
Incrível, tô pasmo! Certos edifícios dela humilham os de universidades grandes e renomadas. COmo a Biblioteca ou a Reitoria.

A cidadezinha, sem dúvida interessante.

Quanto ao nome....credo, pensei que já tinha visto tudo quanto era nome estranho! :lol::nuts:
Vc é argentino? Bom acho que de um modo geral Viçosa é até bem conhecida no Centro-Sul do país e em outras regiões talvez um pouco menos, a UFV é uma universidade bem renomada nessa área de ciências agrárias.

Vou te falar que tem nome mto pior por aí heim...:lol:

Belo thread Driano!
Viçosa não poderia ficar de fora desta lista não é mesmo? bela cidade.
E a UFV merece realmente ser destacada, lindíssima!
Agora vai prá onde?:lol:
Verdade Sílvio, Viçosa é uma das principais da região não podia ficar de fora, não tenho destino definido ainda...:lol:

Não conhecia Viçosa e me surpreendeu. Muito bonita.

Muito boas fotos, Driano!
Valeu Erick, lembro qdo fui a primeira vez tb fiquei surpreso com a quantidade de prédios e a beleza da UFV.

Me pareceu uma cidade ótima para viver. A Universidade é muito valorosa!
É uma cidade universitária, tem várias festas e tal sem contar que tem gente do Brasil inteiro vivendo por lá e numa cidade pequena, então é de fato um lugar bem interessante.

O melhor thread de Viçosa até agora no SSC. Parabéns Driano, ficou muito bom!
Quanto a cidade a impressão que fica é de que mesmo dependendo e muito da universidade, tem uma boa dinâmica e uma boa rede de serviços.
Olha eu tb tive essa sensação, as outras vezes que estive em Viçosa eu senti uma dependência maior da UFV, isso é bom pra cidade.

As fotos ficaram excelentes. Muito boas mesmo. E a UFV dispensa comentários. Ótimo thread! :)
Valeu mesmo!

·
Registered
768 Posts
Gostei da cidade, só conhecia o nome. Não parece que ela tem 72mil hab, muitos prédios e também percebe-se que tem uma preocupação com transporte público, pelo tamanho do ponto de onibus das fotos 15 e 37 os moradores devem usar bastante esse transporte, as linhas de onibus devem ter uma boa distribuição na cidade.

·
Registered
363 Posts
Sensacional... pra variar mais uma cidade de MG que eu adorei.
Claro que ainda não conheço, mas como até hoje nenhuma me surpreendeu negativamente...

Esse campus é lindíssimo! Uma mistura de UFRRJ + UFJF hahaha !!!

Viçosa qualquer dia to ai !

·
mineirinho..
5,728 Posts
Driano, já adianto que vou comentar muuuuuuuito! Você fez um thread muito bom da cidade. O melhor até agora. Ao contrário do que muita gente fala, Viçosa tem muita beleza. E olha que você nem retratou vários bairros bons. Como qualquer cidade brasileira, tem seus lados bonitos e feios. Como nasci e cresci lá, várias dessas imagens me trazem muitas lembranças. Espero não atrapalhar o thread com muitos comentários. Mas é que vi como uma oportunidade para as pessoas de fora conhecerem um pouco mais da cidade. Valeu demais!!

01 À esquerda, no alto, os famosos 4 prédios da Ladeira dos Operários. Frequentei bastante. No meio, o vulgo Carandiru. Prédio recente que não deveria ter sido construído, pois está do lado do córrego São Bartolomeu. Na base, vários barzinhos que bombam à noite. Já no Campus, em frente a ele, antes de colocarem pedra portuguesa perto daquele monumento ali, a gente jogava muito bets.

07 Estudei inglês no Number One, nesse prédio, nos idos de 99, 2000.

08 Famoso Renatu's. O lanche mais barato quando você tá bêbado voltando de alguma festa.

09 Boca do Forno. Comidas excelentes.

18 Passei muitos momentos nesse Calçadão, da infância à adolescência.

21 Esse senhor de azul é gente boa demais! Uma das melhores pessoas que já conheci. Esqueci o nome dele. Um dos donos do Palace Hotel, na travessa-calçadão. Comia lá todo dia. Comida boa demais!!

22 Shopping Calçadão. 10 anos agora em setembro. Bom lugar também.

25 Quero Mais. Melhor hamburguer da cidade. Na próxima vez que for lá, peça o número 18. Essa plaquinha com o rosto do menino é antiiiiiga! Dos idos dos anos 80.

27 Não sabia que tinha Hering.

29 Prédio da Caixa no canto esquerdo. Um clássico da cidade.

30 Não acredito! Acabaram com o coreto. Não entrou na matriz? Igreja mais linda que conheço. Vitrais maravilhosos e com várias estátuas em tamanho real de santos ao redor dos bancos.

32 Ao lado dessa Chaves Bar, era um butecão! Acompanhava meu pai de vez em quando, bem novinho. Ele tinha um grande amigo que gostava de lá.

33 Antiga casa de Arthur Bernardes, há tempo transformada no Museu Arthur Bernardes. Linda! Tem um quintal enorme que dá lá atrás, noutra rua.

37 Ao centro, Hotel Rubin. Do lado esquerdo, a Casinha Amarela: "bordel" mais antigo e famoso da cidade. Nossa, o trânsito aí era completamente diferente.

42 Se tivesse virado a câmera pra direita e para o alto, pegaria o lugar onde morei: Alameda Professor Fábio Ribeiro Gomes. Um dos melhores lugares para morar e crescer em Viçosa. São 4 prédios. Provavelmente você viu apenas um deles, o primeiro.

43 Essa casa era uma pizzaria.

44 No alto, ao fundo, prédios do bairro de Ramos, pra mim o melhor bairro de Viçosa.

45 Essa casa é tombada. Funciona como hall de entrada do prédio atrás. Duas grandes amigas da minha família moram aí.

46 Esse prédio vizinho é antigo, mas foi revitalizado. Sempre foi um dos melhores da cidade.

46-2 Restaurante Cedrus. Tombado.

48 É impressionante a falta de bom senso desses políticos. Pintaram os balaustres de amarelo?! Era um branquinho, creme, muito melhor. Essa rua foi de terra batida durante muito tempo. Nem sabia que tinham asfaltado.

53 Tinha que ter tirado uma foto do Moureira's Bar. Um clássico de Viçosa. Melhor atendimento que você pode encontrar. Butecão mesmo! Meu pai tomou muitas aí na época de UFV e BB.

57 Grande Rua dos Estudantes! Fazia esse caminho pra ir pra UFV. Predinhos clássicos fazendo vizinhança pra prédios novos de gosto duvidoso. Vi esse prédio branco na fundação.

58 Betinho em vermelho! Point alternativo na cidade. Sinuca, cerveja e rock vez ou outra. Casinha laranja é o restaurante La Coccinella. Fui uma vez, há muito tempo atrás. Lembro que gostei. Sempre foi bem falado. Recomendo. Aqui o site http://www.coccinella.com.br/Default.asp

60 À esquerda, antigo Cinema, depois o famoso Jarbinhas, depois boate e já há um bom tempo, Mercadão.

61 Já subi muito essa rua.

66 Se tivesse descido um pouco mais, pegaria o prédio que morei sozinho durante um tempo. O final da rua, à esquerda, costumava ser o point, isso lá pra 2001 a 2003.

67 Padaria Pão de Açucar. Muito boa!

69 Rodoviária ao fundo; precisano há tempos de uma reforma. Cara, esse skyline não existia nem quando eu saí de lá, no final de 2004. Não sei se sou muito fã.

70 Não para mesmo. Toda vez que visito, tem pelo menos uns 3 prédios subindo. Do jeito que está sendo feito, sou contra.

71 Viçosa Shopping. O mais antigo de todos! Bons tempos nesse lugar. Boliche, Lanches Lu com sua pizza 4 Queijos imbatível. O Colégio Anglo é mais recente, acho que de 2000. É lindo, no alto à direita, o ginásio deles.

74 Bem-vindo ao campus mais lindo do Brasil. Pena que estava de greve. Eles gostam de uma greve! Você teria visto como é pujante a vida universitária dentro do campus. Sério, não há nada igual em termos de beleza no Brasil. As quatro pilastras majestosas. Recomendo visitarem o site www.ufv.br

No link A Universidade, clicar em Fotos da UFV. Tem uma da época de frio da cidade, que é sensacional.

75 A placa maravilhosa com seu lindo brasão. É um cuidado que não se vê muito em outros campi do país. Na UFMG mesmo, onde também estudei, a placa da entrada principal é daquelas azuis, como se fosse placa de trânsito. Ridículo!

77 O campus é enorme. Tem vários lugares escondidos. O famoso Recanto das Cigarras (onde aconteciam os melhores shows da cidade e que infelizmente não pode mais receber esses eventos, só churrasco de formandos e ex-alunos; Hebert Vianna declarou que o melhor show de sua vida foi lá, no início dos anos 90, se não me engano). Dá uma olhada na beleza do lugar e na loucura que tinha por lá. http://tinyurl.com/ckferva

Fui em algumas festas rock 'n roll que tem por lá, mas admito que nunca fez meu estilo. É muita doidera, bebedera e pegação. E agora só sertanejo praticamente. Mas uma ou outra era bom de ir. E pra quem gosta (que deve ser 90% dos estudantes de lá) é um prato cheio.

78 Reta principal. Olha isso! Olha o cuidado. As árvores não são plantadas de qualquer jeito, como na UFMG. É tudo simétrico! Ao fundo, à direita, moradia masculina. Meu pai morou lá durante um tempo.

79 Quantas tardes de sábado caminhando por sobre esses trilhos, indo estudar na biblioteca...

80 Na verdade, trata-se do prédio da Bioquímica.

81 O gramado SEMPRE bem cuidado.

83 Minha infância era acordar dia de domingo ao som do trem e passear no campus domingo à tarde (quando não estava na AABB).

84 Estaçãozinha. Foi uma lojinha oficial da Universidade. Vendia umas camisas muito massa! Aliás, o pessoal da UFV é muito apegado à sua Universidade. Gostam de andar com camisas, bonés, toda aquela coisa universidade americana. Acho muito bacana isso! Bem diferente da UFMG. Um grupo até se movimentou, lá em 2002, pra fazer aquelas jaquetonas de couro, estilo high school, que virou mania no campus até hoje. Cada curso tinha o seu. Era num mesmo padrão. Na frente, o brasão da UFV, no peito direito e
atrás o nome do curso. Cada curso tinha uma cor diferente. A da Agronomia era a mais bonita, pra mim. Um verde, se me lembro bem.

Voltando à estação. Não sei rola ainda, mas toda quarta tinha banda ao vivo do outro lado dela. Pessoal esparramado no gramado, depois de estudar na Biblioteca logo atrás ou depois de comer aquele feijão com arroz maravilhoso no RU ali do lado esquerdo (na UFV é bandejão mesmo! Nada de pratinho).

Sobre ele, não sei se você conversou com alguém no campus, mas é assim: o RU é dividido em dois lados. As entradas são uma do lado da outra. Quem tá na fila de um, tá do lado de quem tá na fila de outro. Reza a lenda que um chama Osmar e outro Oscar. E que a galera de um lado não se dá com a galera do outro. Cada lado tem um perfil diferente. E se você comer lá um dia (vale a pena!), vai notar que realmente é verdade.

O lado esquerdo é uma galera mais tranquila, cult, intelectual, inocente. Vez ou outra, quando alguém deixa cair alguma coisa, quebra copo, o pessoal bate os talheres na bandeja. Mas é muito raro. Eu mesmo presenciei apenas uma vez.

Do outro, é uma bagunça só. Você nota a galera mais descolada, os pops e as pops do campus (é, to falando que a UFV é igual aos colleges americanos. Lá tem a mulher mais linda da UFV, o cara mais lindo, e por aí vai). Se alguém quebra alguma coisa, é uma bateção de bandeja, uma algazarra total. Particularmente gostava dos dois lados. Só uma curiosidade mesmo.

85 Essa biblioteca é perfeita! Em época de provas finais, é 24 horas. Só dá a galera estudando, perambulando, indo conversar com os amigos nos intervalos dos estudos. Paquera, azaração, pegação. Rola de tudo aí!

86 Olha que beleza essa reitoria!

87 Centro de Vivência à esquerda (me lembra prédios de Brasília; as colunas se confundem com os troncos das palmeiras). Atrás fizeram o Espaço Multiuso pra receber, entre outras coisas, os bailes de formatura. O baile da UFV capaz de ser o mais famoso do Brasil! É coisa de louco! Muito luxuoso. Eles fazem igual a essa foto. Esse túnel de entrada pelo Centro, depois descendo a escadaria até o Espaço. O baile era tão grande que agora fazem dois por ano. O melhor é que os cursos se juntam. Não é cada curso fazendo um baile. Isso une os estudantes e deixa a festa fora de série.

À direita, o Bernardão. Dentre as tradições da Universidade, há a foto de todos os formandos na escadaria desse prédio e o plantio de uma árvore nas imediações do Centro de Vivência. Duas fotinhas pra ilustrar:
http://tinyurl.com/c3b3jmr
http://tinyurl.com/d24l2tq

89 DCE. Uma coisa muito boa na UFV é que os estudantes realmente aproveitam o campus. Eles passam o dia inteiro lá. Estudantes de vários cursos se juntam nos mais diversos lugares. Na UFMG era cada um por si. Todo mundo ficava enfurnado no seu prédio. Na UFV você respira a universidade 24 horas por dia.

95 Adorei ter fotografado esse prédio. É um dos meus favoritos. Andava muito de bicicleta por esses lados, principalmente quando ia pra Acamari. Você chegou a conhecer esse condomínio? É um bairro nas imediações do campus, construído, no início, para receber os professores estrangeiros que iriam lecionar na universidade. Procura no google imagens. Tem uma foto aérea e até algumas antigas. Aqui um pouco mais sobre ele: http://tinyurl.com/cbn7sxg

98 Alojamentos masculino. Deram uma revitalizada. Ao lado, quadras de futsal e basquete.

100 Árvores dos formandos, como disse anteriormente.

Ufa! Acabei! Desculpa pelo comentário longo, mas é que é especial pra mim. Muito obrigado!

1 - 20 of 37 Posts