SkyscraperCity banner
1 - 20 of 27 Posts

·
Registered
5,770 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Alerta: Dutra vai parar entre S. José e Jacareí

Com poucas alterações em seu traçado nos últimos 40 anos, a rodovia Presidente Dutra está próxima de atingir saturação total no trecho que corta o Vale do Paraíba. O prognóstico sombrio é do comando da Polícia Rodoviária Federal, que estima que em menos de dez anos será impossível transitar pela estrada, caso não sejam feitos investimentos em obras emergenciais.

O eixo que liga São José dos Campos a Jacareí, acredita a polícia, está estrangulado e sem condições para atender a demanda crescente de tráfego. A faixa que une as duas cidades é uma das mais críticas dos 402 quilômetros da extensão da rodovia e teria de ganhar duas novas pistas de rolamento para evitar o colapso, na avaliação do inspetor-chefe do núcleo da PRF em São José, Normildo Oliveira. Por mês, 50 acidentes ocorrem no trecho. A NovaDutra não comentou a avaliação da PRF.

Mas a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) solicitou à NovaDutra a elaboração de estudos e projetos para implantação de pistas marginais na região de São José. O contrato inicial de concessão, assinado em 95, previa a construção de 9,45 quilômetros de pistas marginais. Isso não coorreu.

Fonte: Vale Paraibano

·
São José dos Campos
3,630 Posts
Pistas marginais em São José acho meio difícil, já tem em uma grande parte, porém tem área que ainda não tem, como a parte da zona oeste da cidade que a rodovia corta (perto da GM) e onde tem, acho que não tem como aumentar, contudo é a parte mais movimentada, nas zonas sul/oeste/central, onde mora mais da metade da população da cidade.

Em Jacareí tem como fazer, pois a cidade fica mais afastada da rodovia, caso ao contrário de São José que é literalmente cortada pela rodovia.

O trânsito em São José já está ficando um caos e olha que a cidade tem um ótimo sistema viário, porém quem mora na zona sul e oeste usam a Dutra para chegar na leste, ou em muitos casos para chegar no centro.

Olha, realmente está um caos, direto passa no jornal acidente na Dutra no trecho de SJC, nesse semana teve um horrível, acho que teve até morte, não lembro bem, está complicado, na verdade o país inteiro está parando por conta de tantos carros, eu mesmo faço dezoito anos esse ano e não pretendo comprar carro tão cedo.

·
Crucismogiensis
8,405 Posts
Sensacionalismo.
Como assim, sensacionalismo? Explique o seu comentário.

Aquele trecho precisa urgentemente ser desafogado, seja com a construção de uma grande via expressa ligando-as (exclusiva para o tréfego entre ambas) ou com o prolongamento das marginais até Jacareí.

·
Scooter/motorbike lover
65,802 Posts
Sensacionalismo, nada! A Via Dutra está saturada na região de São José dos Campos mesmo.

Por falar nisso, e o projeto do Metrô de São José dos Campos? Não falaram mais nada... Falava-se em levar o metrô até Jacareí.

·
22°52'S 47°03'W
20,685 Posts
Teria que atacar o problema em 2 frentes, não só uma (só não sei se é viável):
*Fazer o que falta e ampliar as marginais na Dutra (com três faixas).
*Criar uma boa ligação viária expressa entre Jacareí e São José que seja fora da Dutra.

·
São José dos Campos
3,630 Posts
Sensacionalismo, nada! A Via Dutra está saturada na região de São José dos Campos mesmo.

Por falar nisso, e o projeto do Metrô de São José dos Campos? Não falaram mais nada... Falava-se em levar o metrô até Jacareí.
Olha, pelo o que eu saiba o ITA está fazendo os estudos de viabilidade, acho que os mesmos ainda não estão prontos.
O problema dessa linha ao meu ver, é que corta a cidade bem no local onde a rede de alta transmissão esta e o lugar de maior movimento da zona sul não fica ali, eu quero ver no projeto deles como eles ligarão toda a zona nas futuras estações do metrô.
Eu não sei se sai, a verba será toda do município, ela existe (nãotenho certeza), mas a prefeitura está refazendo todo o sistema de ônibus da cidade, quer dizer, ela está tocando na maior ferida de São José, agora nos resta saber se é politicagem ou não, mas eu acho que não, isso esta em estudo há muito tempo, mas...

·
São José dos Campos
3,630 Posts
Teria que atacar o problema em 2 frentes, não só uma (só não sei se é viável):
*Fazer o que falta e ampliar as marginais na Dutra (com três faixas).
*Criar uma boa ligação viária expressa entre Jacareí e São José que seja fora da Dutra.
Olha, onde em São José já tem marginais, não tem como aumentar (laterais), tem apenas duas faixas, porém, depois do viaduto que dá na Embraer, não tem mais a marginal e ali, bem naquela parte o trânsito pára, mas só ali, dali por diante não tem mais marginal, a Petrobrás está construindo uma marginal como acesso a sua refinaria, porém do jeito que ela está sendo feita, ela só servirá para a empresa, se a Nova Dutra fizer uma continuação, daí sim, ficará muito bom, contudo eles terão que fazer no outro sentido RJ-SP também.

Existe um outro acesso por Jacareí, na verdade dois, pela Carvalho Pinto/Dom Pedro (só que fica muito longe) ou pela famosa "estrada velha" (acho que a antiga Dutra, não tenho certeza), porém essa fica bem no final da zona sul e quem usa, geralmente mora ali, ninguem vem de outras zonas, pois pela Dutra fica mais perto, deveriam fazer sim, uma via expressa conctando as cidade, mas pelo que eu lembro, também não tenho certeza, se o metrô sair, acho que na segunda etapa, ligará SJC à Jacareí.

·
5,253 Posts
Acredito que o que está acontecendo em São José dos Campos, na Dutra, seja o mesmo que já ocorre entre Canoas-POA na BR-116! Está saturada, não comporta mais o trânsito de veículos...isto é falta de infra-estrutua, o que acaba prejudicando tbm a economia da região...Lamentável!

·
Registered
4,718 Posts
Tá na hora de prolongar a Carvalho Pinto até o Rio de Janeiro. Eu acho a Dutra nem um pouco segura, pra uma rodovia que liga duas metrópoles.

·
22°52'S 47°03'W
20,685 Posts
^^
Por ora, enquanto isso não é feito, é hora de estimular a população a utilizar a Carvalho Pinto, evitando o trânsito pesado da Dutra.

·
Crucismogiensis
8,405 Posts
Tá na hora de prolongar a Carvalho Pinto até o Rio de Janeiro.
O prolongamento da Carvalho Pinto é extermamente necessário para desafogar o excessivo tráfego de veículos entre as duas maiores cidades do país. O Estado de São Paulo já fez um grande serviço ao construir o sistema Ayrton Senna (década de 80)-Carvalho Pinto (década de 90), que vieram para desafogar o trânsito da Dutra entre São Paulo e Taubaté, passando por uma região com uma imensa densidade populacional e econômica. Cabe agora ao Governo Federal (através do PAC) concluir este projeto fundamental.

Eu acho a Dutra nem um pouco segura, pra uma rodovia que liga duas metrópoles.
A Dutra pode ter um traçado antigo e excesso de caminhões, mas ela é bastante segura desde que melhorias foram feitas após a sua concessão na década de 90. Como usuário eventual desta rodovia, me sinto segura ao dirigir nela e ver o asfalto, sinalização e fiscalização em perfeito estado, fazendo juz ao valor do pedágio cobrado.

·
Registered User
283 Posts
Fui do Rio a Campos do Jordão esse feriado, a Dutra está LAMENTÁVEL para uma rodovia com pedágio. O piso todo irregular, sinalização horizontal deficiente em diversos trechos (sem contar a falta de olhos de gato), pontes estreitas da década de 40 sem proteção lateral, uma bagunça....Sem contar a capacidade, que realmente já está esgotada, o mínimo seriam 3 pistas por sentido, mas tem lugares que deveriam ter mais. O trecho da baixada fluminense então é uma vergonha, praticamente uma avenida só não tem sinal, mas nem precisa porque está sempre parado!! Outra coisa, a descida da Serra das Araras, no contrato de concessão eles tinham que ter construído uma pista nova mais moderna até 2007. Até agora isso não aconteceu!!

Se compararmos a Dutra com Castelo Branco, Bandeirantes...outras rodovias também administradas pela CCR, a diferença é gritante!! E a tal ANTT, que deveria fiscalizar os contratos, o que tem de fiscal que deve estar rindo à toa...

·
Banned
7,747 Posts
Ainda bem que não foi só eu que notou que a Via Dutra está MUITO aquém para o que ela deveria ser, tendo em vista o pedágio, que é caro, e a importância que tem, ligando as duas maiores metrópoles do país. Aqui na Baixada, o prolongamento das pistas marginais está um parto para sair... Além do mais, nota-se remendos porcos e até buracos na pista.

Abraços...

·
São José dos Campos
3,630 Posts
Mas o pior que, por mais que tenham pedágios na Dutra e sejam caros, esses não são suficientes, foi feita uma pesquisa, eu não lembro os dados, mas chutando longe, + ou - 70% dos carros que trafegam na Dutra não pagam pedágio, por que a maioria são moradores locais que usam a via, com isso trafegam "pequenos" espaços, acabando que não precisam pagar pedágio, pois não passam por nenhum, eu vi isso em um jornal local do Vale, o TVanguarda!
Geralmente quem paga pedágio na Dutra quem faz o caminha Rio-SP e SP-Rio, ou quem usa a rodovia em um maior intervalo de tempo!

·
ontogeny recapitulates...
3,032 Posts
26/05/2008

NovaDutra admite: Vale precisa de novas obras

O presidente da NovaDutra, Maurício Soares Negrão, admitiu ao valeparaibano que o eixo São José dos Campos-Jacareí da via Dutra é crítico e precisa de melhorias em um prazo máximo de cinco anos. Negrão afirmou que a concessionária, que administra a rodovia, não pode ser responsabilizada pelo aumento do tráfego urbano na estrada e que cabe aos municípios colaborarem para a solução do trânsito doméstico. "Com a construção das marginais previstas no contrato de concessão, a rodovia não ficará intransitável", afirmou o executivo. O presidente da concessionária revelou que para este ano estão previstos investimentos de R$ 30 milhões no trecho da Dutra no Vale do Paraíba. Entre as principais obras confirmadas por Negrão estão a implantação da faixa adicional em Jacareí (km 158), que inclui o alargamento de uma ponte e de um viaduto em cada sentido da rodovia, recuperação, reforço e alargamento da ponte sobre o rio Paraíba em Lavrinhas) e recuperação e reforço dos viadutos em Taubaté.

Fonte : Vale Paraibano.

·
Hello other grown-up
1,877 Posts
Mas o pior que, por mais que tenham pedágios na Dutra e sejam caros, esses não são suficientes, foi feita uma pesquisa, eu não lembro os dados, mas chutando longe, + ou - 70% dos carros que trafegam na Dutra não pagam pedágio, por que a maioria são moradores locais que usam a via, com isso trafegam "pequenos" espaços, acabando que não precisam pagar pedágio, pois não passam por nenhum, eu vi isso em um jornal local do Vale, o TVanguarda!
Geralmente quem paga pedágio na Dutra quem faz o caminha Rio-SP e SP-Rio, ou quem usa a rodovia em um maior intervalo de tempo!
Não são 70%, são mais de 90%... Vc provavelmente leu o estudo que foi feito onde trabalho em 2004. Eu acabei de refazer esse trabalho (a partir de pesquisa realizada no final do ano passado), e descobri que 91,5% dos que usam a Dutra não pagam.
A situação em São José tá preta. O nível já está em F (em uma escala que vai de A a F), assim como em Guarulhos e na chegada ao Rio. O problema é que grande parte das obras obrigatórias já estão terminadas. Assim, pra fazer mais, só aumentando a tarifa (ou cobrando de mais gente)

·
Uhrrhrhrhhshsjzshzinjzzxz
1,941 Posts
...não sei adiantaria construir mais marginais!!...o trecho de SJC parece até Los Angeles com tantas pistas.
...Jacareí, SJC e Taubaté precisam de transporte de massa eficiente, mesmo pq, SJC possui grande renda per capita fazendo com que a pop adote o automovel devido a carencia no transporte público. A cidade tem boa infra-estrutura viária, mas isso não acontece com seus vizinhos. Alem de serem cidades mais antigas, possuem PIB muito inferior!!!

1 - 20 of 27 Posts