Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 20 Posts

·
Registered
1,008 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Viaduto em ritmo de discussão
Autor: Alan Costa

LUCIO BERNARDO

Projeto pretende desafogar o trânsito a região, mas ainda falta verba

A construção do viaduto no Balão do Periquito, no Gama, continua rendendo muitas discussões. Ontem, uma audiência pública para debater sobre a obra foi realizada na cidade. A realização foi da Câmara Legislativa, a pedido do deputado distrital Cabo Patrício (PT), morador e representante da cidade. O evento ocorreu no auditório da Administração Regional da satélite e contou com a participação de representantes do Departamento de Trânsito do DF (Detran) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A construção da obra pretende desafogar os congestionamentos diários enfrentados pelos moradores da região que seguem em direção ao Plano Piloto.

O representante do DER, Carlos Alberto Mundim Pena, detalhou o projeto durante a reunião. Segundo ele, a primeira fase prevê apenas uma alça viária. A obra, que custará cerca de R$ 1,3 milhão, ainda não tem verba para ser realizada. Apenas a segunda fase concluirá o viaduto e não há previsão de quando ela começará. Durante a reunião, o deputado Cabo Patrício questionou a idéia inicial do projeto. "A idéia atual prevê apenas a construção de um anel viário, que só irá desafogar o trânsito de ida ao Plano Piloto. Mas nosso objetivo é que seja feito, de fato, um complexo viário, para solucionar por muitos anos o trânsito na entrada e na saída da cidade", disse o parlamentar.

Para os motoristas que trafegam na DF 480, os congestionamentos enfrentados ao atravessar a rotatória de saída do Gama são um transtorno, principalmente nos horários de pico. A via possui oito quilômetros de extensão e é o principal meio de acesso dos moradores da cidade ao Plano Piloto. Todos os dias passam pela estrada cerca de três mil carros. Como os veículos que saem da rodovia que liga o Riacho Fundo II e o Recanto das Emas ao Balão do Periquito possuem prioridade na rotatória, os motoristas do Gama acabam sendo os mais prejudicados.

Para a diretora de obras do Gama, Heidi Mendonça, a construção do viaduto irá facilitar não apenas para os moradores da cidade como também para todos aqueles que utilizam a via como meio de acesso. "Vai contribuir muito para a cidade e todo o entorno que precisa passar pelo balão. Esse viaduto será essencial na cidade", disse Heidi. O diretor do posto do Detran no Gama, Adilson Velasco, ponderou que a construção do viaduto também vai contribuir para a melhoria do transporte público na cidade. "É uma operação conjunta, pois melhorará para todos. A finalidade é desafogar o trânsito da região e o viaduto é a única opção", comentou Adilson.

Segundo o administrador substituto do Gama, Luiz Pires, a construção do viaduto é de grande importância para a cidade, pois trará um fluxo mais rápido para quem pretende chegar ou sair da satélite. "Precisamos desafogar o trânsito na região. Com certeza a construção de um viaduto irá resolver os problemas enfrentados todos os dias. Temos de priorizar esta situação, buscando parcerias para nos apoiar", relatou Luiz.

Outro que também se empenha para que o projeto seja bem sucedido é o deputado distrital Dr. Charles (PTB). "A intenção de contribuir para a construção do viaduto é justamente para facilitar aos moradores da região que dependem da via para se locomover", explicou o distrital. No entanto, o deputado Patrício reforçou que precisa contar com o apoio de todos para que a obra possa se iniciar. "Vamos reunir o que foi debatido nessa audiência e apresentar aos demais parlamentares da Câmara Legislativa. Precisamos batalhar para que a obra do viaduto seja feita em sua totalidade e possa, de fato, beneficiar os moradores daqui", concluiu o parlamentar.

POVO FALA

O que você acha sobre a construção do viaduto?

"O viaduto irá desafogar o trânsito. Quanto mais rápido for feito, melhor será para todos. Nos horários de pico é impossível passar por ali". Ivanildo Damião Tavares, 48 anos, motorista

"É necessária a construção do viaduto aqui no Gama. Prefiro pegar outro caminho para ir ao Plano Piloto do que enfrentar aquele congestionamento no balão". Luiz Marculino Neto, 41 anos, taxista

"Vai ser bom para a cidade. Melhorias são necessárias. Esse é um projeto muito bom que irá facilitar para todos os moradores da cidade". Francisco Olanda, 48 anos, marceneiro

"O trânsito irá melhorar muito aqui, principalmente nos horários de pico. O projeto irá trazer muitas melhorias para a cidade. O viaduto facilitará para as pessoas que utilizam a via para ir trabalhar". Adriana Mendes, 27 anos, autônoma

Data : 21 de maio de 2008
Fonte : Tribuna do Brasil
http://www.tribunadobrasil.com.br/?ned=2328&ntc=64851&sc=58

·
Banned
27,387 Posts
^^ Eu acho melhor construir um mergulhão igual ao do aeroporto do que um viaduto, é mais barato e as obras são mais rapidas sem ter que interditar as pistas.

·
Registered
6,038 Posts
O que construirem para melhorar o trânsito intenso na região, será de muito bom grado! :)

·
Registered
587 Posts
^^ Eu acho melhor construir um mergulhão igual ao do aeroporto do que um viaduto, é mais barato e as obras são mais rapidas sem ter que interditar as pistas.
É mais barato no projeto básico elaborado pelo governo (digo construtoras :lol:). Mas na hora de executar essas mesmas construturas cobram duas ou três vezes mais!

·
Banned
27,387 Posts
^^ Acho que não, se vc pegar os custos dos mergulhões feitos no balao do aeroporto são bem inferiores aos viadutos da EPTG.

·
Registered
587 Posts
De toda a obra da EPTG (viadutos+sistema de drenagem+aterros) ou somente dos dois viadutos já construídos?

·
Banned
27,387 Posts
^^ De todo o sistema de viadutos, e no caso do balão do aeroporto foi bem inferior, sem falar na rapidez da entrega.

·
Registered
587 Posts
Achei os dados:
Custo sistema viário do balão do aeroporto: 8,9 milhões
Custo do sistema viário do viaduto da EPTG: 17 milhões

Pesquisador, acho essa sua avaliação de comparar os dois sistemas viários implantados um pouco superficial. Não podemos simplemeste fazer essa comparação sem saber o escopo das obras e a data em que foram executadas. O Custo do sistema viário do balão do aeroporto na época foi o segundo maior, só perdendo para o viaduto do colorado (12 milhoes). Nesse local é perfeitamente possível a instalação de um viaduto simples para atender apenas ao cruzamento complicado das vias. Agora se o mergulhão vai ficar mais agradável é outra estória (acho que com isso você não se importa!:lol:).

O Balão do aeroporto foi executado em 2001. São dois viadutos: o viaduto sul, na DF 025 (EPDB- Estrada Parque Dom Bosco), tem 22,5 metros de extensão e 41,2 metros de largura. O viaduto norte, na DF 046 (EPAR - Estrada Parque Aeroporto), tem 22,5 metros de extensão e 37,1 metros de largura.

Já o sistema viário da EPTG está sendo executado em 2008 e consiste na elevação das pistas centrais da EPTG e na interligação das pistas marginais, ja existentes, por meio de 4 viadutos ao longo da rodovia e grandes obras de terraplanagem (200 mil metros cúbicos de terra ou 50.000 caminhões) em uma área que tem a maior circulação de carros do DF e situada em um vale com uma importante adutora de água situada próxima a obra. Acredito ser uma obra questionável e não deve servir de parâmetro para outras!

·
Banned
27,387 Posts
^^ Acho que não, primeiro pq a quantos anos vão se levar para construir os viadutos? 2 anos? Enquanto isso os mergulhões do aeroporto levaram bem menos, ahhhhhhhhhh me esqueci, vc é igual maquiavel.

Quer que o GDF paralise de vez o balão do periquito, e detalhe, se fecharem aquela rua, aonde todo o fluxo vai sair? Dentro da Santa Maria?

Já vimos essa história, é igual a história da EPIA e EPTG, e outra os custos do viadutos são maiores do que daqueles mini-viadutos, e o impacto visual é bem menor. Eu quero ver como o GDF vai dar um jeito no fim da Asa Sul, pois fiquei sabendo que vão acabar com aquele viaduto no final da avenida W3. Quero ver a solução do GDF.

Quanto mais demorar, pior vai ficar, estamos com 1 milhão e 500 mil veiculos, 1 milhão dentro do DF e 500 mil dos veiculos do entorno. O pior que justamente pelo Gama, algumas pessoas utilizavam para evitar o caos do inicio da EPIA.

Eu prefiro os mergulhões e inclusive vou participar do Seminário de Acessibilidade, e vou sugerir em vez de fazer outro viaduto na EPGU, simples é a solução daquele gargalo, é apenas construir um mergulhão direto da EPGU para a EPIA, e fim de papo, pois o fluxo maior é de carros se dirigindo para EPIA e não ao contrário.

·
Registered
22,320 Posts
Quanto mais demorar, pior vai ficar, estamos com 1 milhão e 500 mil veiculos, 1 milhão dentro do DF e 500 mil dos veiculos do entorno. O pior que justamente pelo Gama, algumas pessoas utilizavam para evitar o caos do inicio da EPIA.

Ate que esse entorno nao esta tao mal assim nao, nao eh mesmo? Essa frota toda de carro, deve ser sinal de que as coisas nao sao tao ruins assim, o que acha?

·
Banned
27,387 Posts
^^ Vai piorar muito, pois em 2009 vão privatizar as BRs 040 e 060, e eu quero ver por onde vão circular esses carros?

·
Registered
22,320 Posts
^^ Vai piorar muito, pois em 2009 vão privatizar as BRs 040 e 060, e eu quero ver por onde vão circular esses carros?
^^Sim o transito vai piorar e muito, a nao ser que algo seja feio, mas a pergunta foi sobre a situacao financeira do pessoal do entorno...

·
Banned
27,387 Posts
^^ Eu sei de uma coisa, está passando da hora que o anel viário saia. Mas sem esquecer de fazer vias marginais em todas as principais vias, se colocar essas vias nas seguintes estradas parques.

EPCL, EPTG, EPIA, EPNB, EPGU e fora o anel viário, vai apenas amenizar, pois não vai poder impedir o aumento da frota, vão precisar construir muito em breve trens, metrô, vlp e vlt, sem contar que a cidade começa a se verticalizar, vai ser complicado.

·
Registered
6,038 Posts
No Brasil, hoje está muito fácil comprar carro, amigo de Boston..... as concessionárias dividem em 2943756783492846567392048 milhões de prestações! :)

·
Registered
2,078 Posts
^^ Todo mundo vai chamar de Viaduto do Gama
Neim sabia que o nome do balão era PERIQUITO
É igual ao tal do "Buraco do Tatu". A minha vida inteira conheci aquilo como Túnel da Rodoviária ou Túnel do Conjunto Nacional...

1 - 20 of 20 Posts