Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 24 Posts

·
Registered
864 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Viamão é o maior município em extensão da Região Metropolitana de Porto Alegre e fica a 10 Km da Capital.
Trata-se de uma cidade de perfil agrícola e pobre, mas tem algumas partes ajeitadas.

Área 1.494,263 km²
População 261.971 hab. est. 2006
Densidade 175,3 hab./km²
Altitude 111 metros
Clima subtropical Cfa

IDH 0,808 PNUD/2000
PIB: R$ 1.342.599.000,00 IBGE/2004
PIB per capita: R$ 5.340,00 IBGE/2004

1-

2-

3-

4-

5-

6-

7-

8-

9-

10-

11-

12-

13-

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Como diriam meus conterrâneos, é pobre mas é limpinha. Muito simpática a cidade. Tanto o farol como o lugar que ele está são lindos! De vez em quando é bom postar esse tipo de thread.

·
Registered
2,699 Posts
É uma cidade que fica devendo em desenvolvimento urbano em relação a outras da RM de Porto Alegre.

A foto nº 8 é da beira da Lagoa dos Patos?

Essa é a exata divisão entre o Guaíba e a Laguna dos Patos. À esquerda do Farol (na foto 8) é o Lago Guaíba e à direita do Farol é a Laguna dos Patos.

Realmente, a cidade ainda é muito pobre, e pobre em urbanismo tbém.

Mas ela é muito espalhada, tem muitos bairros afastados, espalhados pela área bem grande até do Município. Este Faroil fica no Parque Estadual de Itapuã, preservado, e parque modelo em gestão no Estado do RS, com uma boa infraestrutura para visitantes.

Este thread tem mais fotos do Parque, portanto, Viamão, em fotos minhas.

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=382435

Valeu postar as fotos Viajante !!! Muito boa coletânea !!!!

.

·
...
6,273 Posts
Alvorada e Viamão são as cidades mais pobres da RM de Porto Alegre. Apesar disso ela tem muitos lugares interessantes, como este centro açoriano (Foto 2), praias no Guaíba (Foto 13) e muitos sítios pelo interior. Itapuã tb (Foto 8)

O que mata a cidade é este aspecto suburbano de avenidas largas e comércio popular (O Gsouza que me perdõe :D), como as fotos 4 e 5!

Valeu pelas fotos Viajante ;)

Vale lembrar tb que Porto Alegre se emancipou de Viamão.

·
Registered
5,466 Posts
Legal,mas nem parece uma cidade do sul,até a vegetação parece diferente .Que farol simpático,cenário de filme.

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
Bem que Porto Alegre poderia anexar parte da Viamão pra encher tudo de prédios de 50 andares.

Não adianta, Filipe, Itapuã é uma reserva natural, não pode contruir prédios lá. :lol:

.......................

Quanto a Viamão, é uma cidade relativamente grande (260k), com pouquíssimos prédios, o que torna a área urbana ainda maior. Nestas fotos só aparecem o centro, que é a menor e mais insignificante parte da cidade. E ainda faltou Tarumã, Viamão sem Tarumã não é Viamão! :D

Algumas zonas são bastante interessantes, grandes bairros residenciais bem arborizados sobre as colinas, formando um conjunto agradável. :)

Valeu pelo thread! É interessante ver que a minha cidade, com apenas 40k, parece ser bem mais desenvolvida que Viamão.

:)

·
4,575 Posts
Viamão era a capital do RS antes de Porto Alegre !!!!!
Eu ía dizer exatamente isso.

A Cidade deve ter opções históricas interessantes, ao menos aparenta isso nas fotos. De que ano a que ano ela foi Capital do RS? Alguém tem essa informação?

Gostei muito da Igreja Matriz!

·
.
8,813 Posts
Viamão não parece ter mais de 250 mil habitantes nessas fotos... A periferia deve ser bem grande mesmo pra cidade ter essa população... Aliás, a fama de Viamão só é "melhor" que a de Alvorada, heheh, sendo que Alvorada é o que há de pior no RS, hahah... Mas achei o Centro de Viamão bem ajeitadinho até... Gostei da Igreja Matriz, só a praça em frente que me pareceu meio mal organizada... Aquela parte com brinquedos pras crianças ficou jogada no meio do nada, sei lá... Enfim, valeu pelas fotos, VIAJANTE! Tu tava sumido! :eek:kay:

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
^^ Agora tá completa! :D

Notem que a cidade é toda cheia de bairros como o da foto, como os que eu falei, e o Centro não é nada para a cidade. Viamão é, no geral, um subúrbio de POA.

:)

·
Bronzil il il
4,581 Posts
Bem que Porto Alegre poderia anexar parte da Viamão pra encher tudo de prédios de 50 andares.
Tu não pode ver um espaço que já quer encher de prédios??? :lol:

O tópico ficou muito bom! Bela coletânea dessa simpática cidade.
Viamão é um cidade pobre, mas com alguns moradores bem ricos - a exemplo dos do condomínio ao lado do autódromo de Tarumã.

·
5,253 Posts
Viamão realmente tem uma geografia ímpar, apesar do aspecto pouco desenvolvido da área urbana! E tem inúmeros sítios de lazer!

·
Registered
864 Posts
Discussion Starter · #20 ·
Pessoal, valeu pelos comentários...
Pois é eu andava sumido mesmo... hehehe... é que tô me preparando para concurso, então as minhas intervenções, infelizmente vão ser bem esporadicas...
Mas vou continuar por aí postando alguns comentários ou threads de vez em quando!

1 - 20 of 24 Posts