SkyscraperCity Forum banner

ViaMobilidade | Linha 9-Esmeralda

2352819 Views 18327 Replies 612 Participants Last post by  Bruno Moraes 007
Bom, semana passada fui pela primeira vez na vida andar de trem,e para tanto escolhi a linha C da CPTM (claro que não ia escolher a F né :D), a considerada melhor e mais vazia linha de trem da cidade.

Pra chegar lá poderi pegar um ônibus até o ponto do Shopping Eldorado e de lá embarcar na estação Rebouças, mas como minha intenção era realmente conhecer o sistema de trasnporte da cidade peguei um ônibus até estação Ana Rosa do metrô e de lá até a Vila Madalena, a fim de usar as malfadadas ponte Orca.

Pois bem, assim o fiz, desembarquei, peguei a senha e me dirigi ao ponto do microônibus ue leva até a estação Cidade universitária, até aí tudo bem não fosse pela fila, que devia ter umas 50 pessoas na minha frente.... Veio o primeiro microônibus e se foi, veio o segundo, e só no terceiro embarquei, devo ter ficado por volta de uns 20 minutos esperando na fila.

O percurso é rápido e logo chegamos até a estação Cid. universitária, que me supreendeu negativamente por ainda ser antiga, poderiam ao menos cobrir a passarela como nas mais novas. A estação no entanto é bem limpa e apresenta bons serviços. Como as outras estações (exceção a Sto Amaro) estava quase vazia, com eu mais umas 5 pessoas na plataforma a espera da composição

Uma coisa que estranhei muito é a demora dos trens, acostumado com o metrô a cada 2 minutos ( ou menos) ficar 10 minutos esperando ot rem parece uma eternidade, pelo menos deu pra apreciar a paisagem dos jardins bem arumados.

Já dentro do trem gostei muito dos serviços, muita limpeza, ar funcionado etc, pena só os vidros riscados, povão é foda mesmo... :( O percurso entre uma estação e outra é bem rápido, eu pensava que demorava mais,e a vista é das melhores, com os belos prédios do itaim, Vila Olímpia e Brooklin d eum lado e do panamby de outro, além dos jardins muito bem cudiados por quase toda a exensão do trajeto, o jardim só fica feio, com mato alto nas proximidades da estação Jurubatuba, onde aliás, tudo fica mais feio....

As estações em regra tinham poucas pessoas, com exceção da Sto Amaro, quee stava lotada na volta, graças à integração com o "metrô".

Na volta optei por descer na estação Hebraica-Rebouças, onde tirei a maioria das fotos a seguir, gostei muito da estação, gostaria que a nova estação Imigrantes do metrô seguisse esse padrão.

Bom, essas foram minhas impressões (quase um livro) sobre minha "primeira vez" nos trens metropolitanos de SP, espero que gostem das fotos :)

01 - Plataforma de embarque da estação Rebouças:

02 - idem:

03 - trem saindo:

04 - Passarela sobre a marginal:

05 - Olhando sobre a marginal:

06 - Andar superior:

07 - A vista:

08 - Ainda no hall do piso superior:

09 - A passarela vista de outro ângulo:

10 - Escadarias:

11 - E o exterior, sem dúvida muito bela estação:

12 - Aqui duas fotos do interior dos trens:

13 -

14 - Plataforma da estação Cid. universitária:

15 - O trem chegando:

16 - Estação Vila Olímpia

17 - idem, com a passarela e a E-Tower

18 Exterior da Estação Rebouças:

19 - Foto Bônus, o trânsito infernal da Marginal sentido Sto Amaro:
See less See more
19
  • Like
Reactions: 3
1 - 20 of 18328 Posts
tem como vc entrar em contato comigo, gostaria do original dessas fotos

[email protected]
Muito legais as fotos Rafael!

Uma vez eu precisava ir ao shopping morumbi, e nao tinha como ir...fui andando ate a estacoa berrini e peguei o trem até a estacao que fica atras do Market Place, nao sei o nome....

fiquei impressionado com a qualidade do trem, ar condicionado, etc!

Eu tenho um tio que é executivo e vive indo da berrini pra faria lima, e ele usa o trem...ele diz que isso poupa pelo menos 40 minutos que ele estaria preso no transito!

Essa linha eh mto boa!

valeu pelas fotos!
See less See more
Se essa linha fosse "integrada" ao resto da cidade seria perfeita. Ainda bem que isso está em vias de acontecer =)
Nossa excelente, estou impressionado. Pena que é exceção a regra.
Paulistano e nao conhece a cidade hehehe ....brincadeira....

Vou tomar a liberdade e completar esse thread com algumas fotos meio antigas que tirei quando estive ai pela ultima vez e andei nesse trem...
Gostei da linha em si, porem como vc disse os trens demoram, tem o problema do vandalismo, naquela epoca ja tinha trens com os vidros quebrados, e no verao bem....o cheiro do "rio" Pinheiros eh um horror e para piorar teve uma ventania e ficamos expostos ao cheiro e ao po trazindo pelo vento, O ideal era despoluir o rio, urbanizar suas margens, criar parques e jardins nas margens, caso contrario o ideial sera construir estacaos mais fechadas "protegidas" como isso vai demorar .... vamos levando a vida ...

Foto de uma das passagens sobre a marginal pinheiros

Uma das estacoes

visao da parte externa de uma das passagens sobre a marginal pinheiros

Uma das estacoes, creio ser a estacao cidade jardim

Nas fotos a seguir parte da linha 5 lilas

Estacao sto amaro da linha 5 lilas do metro suspensa sobre o rio pinheiros
Essa estacao que da acesso a linha anterior

essa linha passa em frente ao centro empresarial sao paulo

A estacao Giovanni Gronchi na minha opiniao a unica que ficou feia e mal projetada

See less See more
15
Xi, agora eu devo ser o único que nunca andou nesse trem!!! :(

Tenho bastante vontade, mas sempre me dá uma preguiça... mas lendo o relato, deu vontade de novo, hehehe!

E a poluição visual em toda a cidade já é uma coisa absurda, mas em algumas das fotos do Kauã atinge níveis INACREDITÁVEIS, a quarta de baixo pra cima é assustadora, além de postes de luz, de energia, de sinalização, faixas penduradas entre os postes e coisas que há por toda a cidade, nessa ainda tem os belos cartazes do governo do estado e esses, hum... "gols" em cima da ponte do metrô, hehehehe! :runaway:
See less See more
Valeu pela contribuição Kauã, muito boas fotos :eek:kay:

@Gamatron, já te enviel o e-mail :eek:kay:
blz, e resondido, quem tiver contribuições com fotos próprias, me mande para selecionar e colocar no wiki da CPTM/Metrô
Bom hoje eu fui até a Vila Olímpia de trem e tirei mais algumas da linha C

Hoje por sinal haviam bem mais passageiros que da outra vez; acredito que com a linha 4 essa linha vai lotar.

Uma geral da plataforma da Estação Rebouças:

fachada da estação, Torre Eldorado em construção ao lado, vai ficar muito bem ao lado da estação

Vista da estação Vila Olímpia em direção a E-tower:

Catracas da Estação Vila Olímpia:
See less See more
4
Na discussão clube-nome da estação poderíamos citar também a Hebraica-Rebouças...

... aliás, vocês não acham que a estação de integração da linha 4 poderia ter sido ela ao invés da Pinheiros ?
^^ ridículo esse nome, deveria ser simplesmente Rebouças, ou até Eldorado... aliás, li que fariam uma conexão direta com o shopping, embora estação e shopping estejam separados por 500 m.
Eu também acho que a estação de integração deveria ser essa, e não a outra. Mas deve haver algum motivo, talvez aquela subida da Francisco Morato seja meio complicada pra fazre um terminal, imagino que foi por isso que transferiram a Butanta pra um lugar com "menos" transito.
^^ eu acho que transferiram para Pinheiros para baratear a obra, já que teriam que escavar no terreno do shopping ou arredores... além disso para facilitar a transposição do Rio Pinheiros.. além de que Pinheiros é uma estação mais veterana... mas sem dúvida se fosse na Rebouças haveria inclusive mais passageiros..
See less See more
Mas de qualquer forma, quando a 4 ficar pronta vai melhorar mil por cento a acessibilidade da região. Mesmo sendo pinheiros a estação de integração, o cidadão não vai gastar nem cinco minutos pra fazer esse percurso ( contando com linha C = metro ate inauguracao da linha 4 )
^^ no caso da linha C, na minha opinião só falta o intervalo de 3 minutos e a velocidade maior dos trens, pq as estações e o trem já tem padrão de metrô.. agora qdo colocarem akela sucata velha.. o trem espanhol passa, feio por fora, bonito por dentro...
Já que o papo da semana é a CPTm resolvi subir esse tópico sobre a linha C :)

Agora já tem tópico sobre as linhas C, D e E, só falta sobre a A e a B, a F a gente esquece, hehehe :D
Legal o thread!!! :cheers:

Bons tempos em que eu pegava essa linha pra ir na casa do meu ex que atualmente mora no exterior... descia na estação Berrini e andava poucos metros até a casa dele. :lovethem:
Pois é RRC, ressussitando tópicos(threads) antigos....

O negócio é unificar todos os tópicos para quem quiser saber como são as 6 linhas da CPTM (A,B,C,D,E e F)

Logo logo o Skycrapercity vai receber mais uma nova fórista, amiga minha pra ampliar o quadro feminino daqui que tem muitas poucas mulheres.

O Nome dela é Elise, é do Rio de janeiro, tem 21 anos, adora arquitetura e urbanismo em geral,principais temas do SSC e gostou muito do SSC. Ela entra aqui de vez em qdo pra ver os tópicos, mas ainda não sei dizer se já se inscreveu ou não!

Não se esqueçam de dar as boas-vindas à ela! :cheers:

Qdo à encontrar de novo no MSN vou passar o link desse thread pra ela conhecer a linha C da CPTM rs

:) :banana: :nuts:
See less See more
Ressucitando um pouco o tópico.....
nas plataformas das estações da Linha C caberiam quantos carros, do trem que está sendo usado hoje lá?
Pq achei muito pouco 4 carros por trem para a plataforma... tá certo que a demanda é baixa, mas caberiam uns 6 carros ali, não?
E ainda acho que 12 carros na Linha B é muito...
See less See more
1 - 20 of 18328 Posts