SkyscraperCity banner

1 - 20 of 262 Posts

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
Viana do Alentejo - Santuário de Nossa Senhora de Aires

VIANA DO ALENTEJO





Viana do Alentejo é uma vila portuguesa, no Distrito de Évora, região Alentejo e subregião do Alentejo Central, com cerca de 2 800 habitantes.

É sede de um município com 393,92 km² de área e 5615 habitantes (2001), subdividido em 3 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Montemor-o-Novo, a nordeste por Évora, a leste por Portel, a sueste por Cuba, a sul pelo Alvito e a sudoeste e oeste por Alcácer do Sal.

Outrora foi conhecida como Viana a par de Alvito.

As freguesias de Viana do Alentejo são as seguintes:

Aguiar
Alcáçovas
Viana do Alentejo

População
População do concelho de Viana do Alentejo (1801 – 2004)
1801 1849 1900 1930 1960 1981 1991 2001 2004
1298 3493 5065 7814 9237 6188 5720 5615 5639

Património
Castelo de Viana do Alentejo
Igreja Matriz de Viana do Alentejo

Aqui

Viana do Alentejo
Vila bem Alentejana, sede de Concelho, situada entre Évora e Beja, desempenhou sempre um papel defensivo estratégico, com um curioso nome inicial, a denunciar a vizinhança geográfica: “Viana a par d’Alvito”.
Com vestígios remotos de ocupação humana, tem várias influências e legados da época da ocupação Romana, e terá sido muito danificada por altura das ocupações Muçulmanas, tendo sido repovoada no século XIII.
As suas fontes de água naturais foram motivo de fixação de habitantes ao longo dos séculos, combatendo as planícies secas da região, transformando os campos em redor da vila em hortas e quintas e dotando as pitorescas ruas de Viana do Alentejo com diversos chafarizes.
Rodeada por belas paisagens, Viana do Alentejo é também única pela riqueza, beleza e diversidade do seu património, que quase parece ser um mostruário de épocas e estilos, como atestam o Castelo e a bonita Igreja Matriz, ou o Convento de N. Sr.ª. da Piedade ou de São Francisco (século XVI), a bonita Igreja da Misericórdia, as Ermidas de São Sebastião e de São Vicente, o que resta do Convento de Jesus (fundado por várias senhoras solteiras e viúvas, em 1548), a Igreja de São Vicente, em Alcáçovas, ou mesmo o Santuário Nossa Senhora D' Aires, a cerca de 2km do centro histórico de Viana, atraindo peregrinos desde 1743, e um dos principais palcos das festas em honra de Nossa Senhora de Aires, celebradas em Setembro.
Célebre é o artesanato da região, com a famosa olaria e os tradicionais chocalhos, existindo mesmo percursos e cursos de olaria ao dispor de todos os visitantes, e um interessante Museu dos Chocalhos em Alcáçovas

Aqui
Mapas




Aqui

Ortofoto

O Santuário de Nossa Senhora de Aires, próximo de Viana, foi iniciado em 1744 e demorou 60 anos a construir, as suas cores garridas marcam o horizonte com o contraste tipico das cores Alentejanas :sly:




a cupula:


a nave:

 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
Discussion Starter #2
o Phobos pediu-me as fotos deste santuário e na altura não tinha, aqui estão :eek:kay:
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
Discussion Starter #5 (Edited)
é, o amarelo é o mais tipico das cores Alentejanas neste templo :yes: condiz com as faixas pintadas nas casas em redor...
 

·
O Prof Godin
Joined
·
6,654 Posts
Onde é exactamente esta igreja?
Viana do Alentejo é uma vila monumental mas completamente abandonada (pelo menos assim estava quando a visitei aqui há uns anos).
Tem lá um palácio fabuloso ao deus dará. Mas hoje não estou para digitalizar filmes…Alguém conhece…
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
Discussion Starter #7
não conheço esse palacio contudo conheço a igreja matriz Manuelina k é fabulosa, esta igreja tem o melhor conjunto de vitrais do sec. XVI do pais e tem o castelo agarrado, este santuário fica a cerca de 3km de Viana....
 

·
O Prof Godin
Joined
·
6,654 Posts
O palácio fica cá em baixo na vila, junto a uma antiga estrada EN…
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
Discussion Starter #9
vou ver se encontro algo dele, não sabe o nome não?
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
Discussion Starter #10
sera o paços dos henriques de Trastâmara? :?
 

·
O Prof Godin
Joined
·
6,654 Posts
Talvez esteja a fazer confusão com isto […

Ruínas do Convento de Jesus

Foi fundado por várias senhoras solteiras e viúvas, de bom viver, em 1548. Obtiveram licença do Cardeal D. Henrique, Arcebispo de Évora, em 1550. A comunidade era da regra de Santo Agostinho e integrava-se na Ordem Hieronimita da qual em Portugal foi a única casa do sexo feminino. Obteve grandes esmolas, tinha várias rendas e tenças e grandes doadores foram o Arcebispo de Évora, D. Isabel de Bragança, mulher do Infante D. Duarte, Duque de Guimarães.

O convento tinha várias propriedades, entre herdades e casas, não só no termo de Viana como nas terras vizinhas.Tinha capacidade para mais de 60 monjas. O convento foi fechado em 1901, quando só tinha uma freira viva. Nos seus derradeiros anos de existência claustral, atravessou as dificuldades inerentes a todas as congregações semelhantes e, para sua sustentação - atendendo a que as rendas imobiliárias se iam minguando como consequência das leis de desarmotização do Estado -, foram-se recebendo, no seu seio, sem votos, algumas senhoras pensionistas, meninas do couro e pupilas, por vezes mais como prova de caridade, porquanto muitas das recolhidas não possuiam quaisquer meios de subsistência.

Havendo denúncia de que no convento, no decorrer do ano de 1901, a única freira viva consentia na saída clandestina de objectos valiosos, do património da casa, o Estado tomou providências para obstar ao descaminho. As peças raras foram seleccionadas, destinadas ao Museu Nacional de Belas Artes e Arqueologia, tendo o convento sido vendido em hasta pública.

Actualmente, após ter perdido toda sua riqueza, o Convento encontra-se em decadência, estando fechado, e tendo sido vendido. Está abandonado e com este abandono, qualquer hipótese de recuperação está diminuindo, apesar de se falar da sua recuperação, para fins de alojamento, pelo actual proprietário. In Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Évora, de Túlio Espanca, 1978.
…]
 

·
O Prof Godin
Joined
·
6,654 Posts

·
Whatever
Joined
·
45,867 Posts
já tinham andado por cá umas fotos!:D mas essa da cúpula é completamente nova!:drool: que linda!:D adoro cúpulas, quero fazer um thread com todas as cúpulas de portugal!:D
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
Discussion Starter #15
faz faz :banana: estas são novas Jikas as outras fotos sumiram...
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
Discussion Starter #17
tenho de ir procurar, tenho 100.000 fotos +/- :eek2:
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
Discussion Starter #19
a mais recentes sim o resto é a bagunça total :D
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
Discussion Starter #20
esta igreja fica na estrada para Portel Godin, ve-se da estrada...
 
1 - 20 of 262 Posts
Top