Skyscraper City Forum banner
1 - 16 of 16 Posts

·
Home, sweet home
10,753 Posts
Discussion Starter · #1 ·

Ortofoto de Viana do Castelo

Ortofoto do centro de Viana do Castelo

Viana do Castelo é uma cidade portuguesa com 38 045 habitantes, sede do Distrito de Viana do Castelo, na região Norte e integra a sub-região NUT III do Minho-Lima. A cidade é constituída actualmente pelas freguesias de Areosa, Darque, Meadela, Monserrate e Santa Maria Maior.

É sede de um município com 314,36 km² de área e 88 725 mil habitantes, distribuídos por 40 freguesias. O concelho é limitado a norte pelo município de Caminha, a leste por Ponte de Lima, a sul por Barcelos e Esposende e a oeste pelo Oceano Atlântico.

Fotos de Viana do Castelo

Rio Lima e Marina.

01.

Marina.

02.

03.

04.

Avenida Luís de Camões.

05.

06.

O famoso Coutinho! :D

07.

Biblioteca Municipal, da autoria do arquitecto Siza Vieira.

08.

Avenida dos Combatentes da Grande Guerra.

09.

10.

No alto do monte, a Basílica de Santa Luzia. Lá iremos de seguida.
Até a gaivota quis aparecer na foto! :D

11.

12.

13.

14.

15.

16.

17.

Rua Aurora Lima.

18.

19.

20.

21.

Rua do Poço, com a Igreja Matriz ao fundo.

22.

23.

Por agora, termino com duas fotos da Igreja Matriz.

24.

25.

Ainda há muita cidade por mostar. Mais tarde coloco mais fotos.
Até breve! :)

·
Home, sweet home
10,753 Posts
Discussion Starter · #2 ·
Praça da República.

26.

27.

28.

29.

30.

Rua Cândido dos Reis.

31.

32.

33.

34.

35.

36.

37.

38.

Câmara Municipal de Viana do Castelo.

39.

40.

41.

Rua dos Bombeiros.

42.

43.

44.

Estação Ferroviária.

45.

46.

47.

48.

Mais fotos para breve. :)

·
Home, sweet home
10,753 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Rua Manuel Espregueira.

48.

49.

Largo de São Domingos.

50.

51.

52.

Praça General Barbosa.

53.

54.

55.

56.

57.

58.

Campo da Agonia.

59.

60.

Forte de São Tiago.

61.

62.

63.

A Basílica de Santa Luzia é visível de praticamente toda a cidade.

64.

·
Home, sweet home
10,753 Posts
Discussion Starter · #5 ·
Situada no alto do monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo, a Basílica de Santa Luzia, foi começada a construir em 1903 e terminada em 1943, com projecto do arquitecto, Miguel Ventura Terra.
A última fase da construção da basílica, que é considerada como inspirada na Basílica de Sacré Cœur, de Montmartre, Paris, viria a ser dirigida pelo arquitecto Miguel Nogueira, que contou para o trabalho sobre o granito, com o mestre canteiro, Emídio Pereira Lima.
Está edificada sobre uma planta em forma de cruz grega e a sua arquitectura tem elementos neo-românicos e bizantinos, no topo da basílica uma varanda permite, em dias sem neblina, um vastíssimo panorama da região.
A estátua de bronze, do Coração de Jesus, colocada na entrada, datada de 1898, é da autoria do escultor, Aleixo Queirós Ribeiro, os dois querubins do altar-mor, são da autoria do escultor Leopoldo de Almeida e esculpidos pelo Mestre Emídio Lima e Albino Lima, em mármore de Vila Viçosa.
Os vitrais das rosáceas foram executados na oficina de Ricardo Leone, em Lisboa, o fresco que representa a via-sacra e a Ascensão de Cristo, na cúpula, tem como autor, M. Pereira da Silva. O carrilhão é composto por 26 sinos.

69.

70.

71.

Vistas da base da igreja.

72.

73.

74.

75.

76.

77.

78.

79.

80.

81.

81.

82.

83.

84.

85.

86.

87.

88.

89.

Vistas do zimbório da basílica.

90.

91.

92.

93.

94.

·
res severa, verum gaudium
de volta ao porco fumo
8,508 Posts
Linda cidade! Integra modernidade com história... Você é um ótimo fotógrafo. Ressalto a matriz em estilo românico, a biblioteca e o hotel. Eu olho pra essas fotos e penso: o Brasil poderia ser um lugar muito melhor com um urbanismo caprichado que nem esse...
Essa organização territorial de Portugal é MUITO complicada, não sei se algum dia vou entender haha
Belo thread.

·
Registered
7,147 Posts
Linda cidade! Integra modernidade com história... Você é um ótimo fotógrafo. Ressalto a matriz em estilo românico, a biblioteca e o hotel. Eu olho pra essas fotos e penso: o Brasil poderia ser um lugar muito melhor com um urbanismo caprichado que nem esse...
Essa organização territorial de Portugal é MUITO complicada, não sei se algum dia vou entender haha
Belo thread.
Na verdade a organização territorial é bem simples. Metade dessas designações não têm qualquer significado para a gestão administrativa do território.

Portugal é uma nação com estado central e duas regiões autónomas insulares, Açores e Madeira.

Em termos administrativos, abaixo do estado central, apenas existem os municípios e abaixo destes, as freguesias.

Os distritos e as Nut, ou regiões são apenas estatísticos, sem unidades governativas.

·
Registered
2,798 Posts
As freguesias são as sedes do que aqui chamamos de municípios e os distritos equivale aos nossos bairros/distritos, creio eu. Ou estou errado?

Infelizmente não foi possível conhecer Viana do Castelo nessa minha primeira viajem a Portugal. O Minho é fantástico. Não vejo a hora de retornar para conhecê-lo melhor.

Belas fotos, Miguel.

·
Registered
7,147 Posts
As freguesias são as sedes do que aqui chamamos de municípios e os distritos equivale aos nossos bairros/distritos, creio eu. Ou estou errado?

Infelizmente não foi possível conhecer Viana do Castelo nessa minha primeira viajem a Portugal. O Minho é fantástico. Não vejo a hora de retornar para conhecê-lo melhor.

Belas fotos, Ambiente!
As fotos são do Miguel, excelente fotografo. Sempre apresenta bons threads.:)

·
Home, sweet home
10,753 Posts
Discussion Starter · #10 ·
Belo thread.
Obrigado :)

·
Home, sweet home
10,753 Posts
Discussion Starter · #12 ·
Os nossos Municípios (também designados por concelhos) são o equivalente aos vossos Municípios.
As nossas Freguesias são uma sub-divisão dos Municípios, o equivalente aos vossos bairros.
Os nossos Distritos são agrupamentos de Municípios e têm o mesmo nome da sua cidade que é capital. O Distrito de Viana do Castelo é constituido pelos seguintes Municípios: Viana do Castelo (Capital de Distrito), Ponte de Lima, Ponte da Barca, Valença, Caminha, Vila Nova de Cerveira, Monção, Melgaço, Arcos de Valdevez e Paredes de Coura.

Os distritos e as Nut ou regiões, como referiu o Ambiente, são apenas estatísticos, sem unidades governativas.

Andaste perto de Viana quando cá estiveste. :yes:
Mas para Norte de Braga todas as localidades são tão ou mais bonitas do que Viana do Castelo, por isso ias precisar de mais de uma semana para conhecer. ;)

·
Embaixador de Castelo.
16,536 Posts
Essa região é muito bela!
Não conseguí ver todas as fotos pois o thread ficou bem pesado, mas pelo que ví achei muito agradável e deve ser uma bela opção a conhecer.

·
Registered
2,798 Posts
As fotos são do Miguel, excelente fotografo. Sempre apresenta bons threads.:)
Passei batido, mas já editei lá.

Grato pelo aviso, Ambiente. :eek:kay:

Os nossos Municípios (também designados por concelhos) são o equivalente aos vossos Municípios.
As nossas Freguesias são uma sub-divisão dos Municípios, o equivalente aos vossos bairros.
Os nossos Distritos são agrupamentos de Municípios e têm o mesmo nome da sua cidade que é capital. O Distrito de Viana do Castelo é constituido pelos seguintes Municípios: Viana do Castelo (Capital de Distrito), Ponte de Lima, Ponte da Barca, Valença, Caminha, Vila Nova de Cerveira, Monção, Melgaço, Arcos de Valdevez e Paredes de Coura.

Os distritos e as Nut ou regiões, como referiu o Ambiente, são apenas estatísticos, sem unidades governativas.

Andaste perto de Viana quando cá estiveste. :yes:
Mas para Norte de Braga todas as localidades são tão ou mais bonitas do que Viana do Castelo, por isso ias precisar de mais de uma semana para conhecer. ;)
Sim, estive aí pertinho da tua cidade, visitei Braga e Guimarães, mas infelizmente perdi o dia que teria para ir a Viana do Castelo devido a greve relâmpago da TAP, no Porto. Resultado: Passei mais de 24 horas aguardamos e tivemos que dormir no aeroporto de Orly, pois a cia. "não conseguiu" hotéis disponíveis para 200 pessoas.

Na próxima, espero passar mais tempo por aí, em Portugal. Não vejo a hora! :cheers:

·
Around the World
1,069 Posts
Linda cidade

Linda cidade. Com certeza vou visitá-la da próxima vez que ir a Portugal.
Adorei a Biblioteca (gosto muito das obras do Siza) e o Axis Hotel.
Não há como não lembrar desta música da Amália ao ver as fotos:
http://youtu.be/Ck4DH8o5ATo

·
Old is new
3,795 Posts
Muito linda! Acho essas construções características de Portugal lindas e originais, não se vê nada parecido em nenhum outro lugar do mundo. Talvez só em algumas partes da Espanha que fazem fronteira com Portugal.

1 - 16 of 16 Posts