Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 46 Posts

·
Home, sweet home
10,753 Posts
Discussion Starter · #1 ·

Monsaraz é uma freguesia portuguesa do concelho de Reguengos de Monsaraz, com 88,29 km² de área e 977 habitantes.

Antiga sede de concelho, transferida pela primeira vez em 1838 e definitivamente em 1851 para a então vila de Reguengos de Monsaraz, hoje cidade. É importante não confundir Reguengos de Monsaraz com Monsaraz. São duas localidades distintas separadas por cerca de 15 quilómetros.

Em 2007 Monsaraz foi uma das finalistas na escolha das 7 Maravilhas de Portugal.

A Vila medieval de Monsaraz conseguiu manter as suas características ao longo dos séculos. Um passeio a Monsaraz é também uma viagem no tempo, pois é um local único onde ainda se consegue encontrar a paz e a tranquilidade esquecidas pelos tempos modernos.
Marcada pela cal e pelo xisto, torna-se "Monsaraz Museu Aberto" todos os anos, durante o mês de Julho, oportunidade para conhecer os hábitos e costumes alentejanos no artesanato, na gastronomia e nos vários espectáculos culturais que aí têm lugar, incluindo a música, o teatro, a dança e exposições de artes plásticas.
No património de Monsaraz destacam-se o Castelo e a Torre de Menagem medievais, o edifício dos Antigos Paços da Audiência (séc. XIV/XVI) e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa (séc. XVI/XVII).
Considerada uma das mais antigas vilas de Portugal, Monsaraz regista indícios de povoamento desde tempos pré-históricos, sendo inicialmente um castro fortificado. A partir de então foi sendo sucessivamente ocupada até ao período de formação da nacionalidade, sendo conquistada pela primeira vez aos Muçulmanos em 1157.
Voltando ao domínio dos almôadas depois de D. Afonso Henriques ter sido derrotado em Badajoz, a povoação viria a ser reconquistada por D. Sancho II em 1232, que a doou à Ordem do Templo.
No entanto, o repovoamento cristão de Monsaraz só ia efectivar-se no reinado de Afonso III, quando o monarca lhe concedeu o primeiro foral, fixando os limites do concelho. Nos anos seguintes foi edificado o núcleo primitivo do castelo, incluindo a torre de menagem, a matriz e o tribunal gótico, cujo interior alberga o fresco de O Bom e o Mau Juiz . Ao longo do século XVI, e com a reforma manuelina do foral, a povoação foi crescendo, instituindo-se localmente uma Irmandade da Misericórdia.
Durante as Guerras de Restauração, devido à proximidade de Monsaraz com o Guadiana e a fronteira espanhola, a Coroa mandou edificar uma nova fortaleza em redor da vila, utilizando o sistema franco-holandês, ou de Vauban. O projecto da nova praça de armas foi desenhado pelos engenheiros franceses Nicolau de Langres e Jean Gillot.

ORTOFOTO DE MONSARAZ

FOTOGRAFIAS DE MONSARAZ E ALQUEVA

Há anos que desejava ir a Monsaraz, embora nunca tenho tido oportunidade para o fazer. Não cheguei a conhecer Monsaraz antes da construção de Alqueva. Actualmente Monsaraz faz seguramente parte do "Top 10" das minhas localidades preferidas.
Ora aí está um belo título para um novo thread: "Top 10 das localidades portuguesas"! :D

Cheguei a Monsaraz pela estrada de reguengos.

01.

02.

Do alto da muralha avista-se a imensa planície e o espelho de água de Alqueva.

03.

04.

05.

Entrando na vila pela Rua de Santiago.

06.

07.

08.

09.

10.

11.

12.

13.

Capela de Santiago Maior.

14.

15.

16.

17.

18.

19.

20.

21.

22.

Chegámos ao Castelo, na extremidade Sul da vila. Dali temos vistas priveligiadas, a 360º.

23.

24.

Vista para Alqueva, o maior Lago artificial da Europa.

25.

26.

27.

28.

29.

30.

31.

32.

33.

34.

35.

Seguimos viagem pela Rua Direita.

36.

37.

38.

Largo Dom Nuno Álvares Pereira e Igreja de Nossa Senhora da Lagoa.

39.

40.

41.

42.

43.

Pelourinho de Monsaraz.

44.

45.

46.

47.

48.

49.

50.

51.

52.

53.

54.

55.

Porta da Vila de Monsaraz.

56.

57.

58.

59.

60.

61.

E para terminar esta visita, uma foto do lago de Alqueva com a vila de Monsaraz ao fundo, no alto da colina.

62.

No próximo Verão vou voltar ao Alentejo! :)

·
Registered
7,151 Posts
FOTOS LINDAS.

Miguel, este Verão, em Agosto estive em Monsaraz com uma temperatura de 43º. Qual a temperatura que estava quando tiraste as fotos?

Não há como resistir a esta vila. O xisto e as paredes dum branco imaculado que só a cal consegue. Essa luz que encandeia e que encanta.

Faltou tirares uma foto da torre do castelo que mostre a vila por cima. Acho que tenho uma tirada faz algum tempo, no final da tarde. Vou procurar para colocar aqui. Espero que não te importes.

·
Home, sweet home
10,753 Posts
Discussion Starter · #3 ·
FOTOS LINDAS.

Miguel, este Verão, em Agosto estive em Monsaraz com uma temperatura de 43º. Qual a temperatura que estava quando tiraste as fotos?

Não há como resistir a esta vila. O xisto e as paredes dum branco imaculado que só a cal consegue. Essa luz que encandeia e que encanta.

Faltou tirares uma foto da torre do castelo que mostre a vila por cima. Acho que tenho uma tirada faz algum tempo, no final da tarde. Vou procurar para colocar aqui. Espero que não te importes.
Obrigado. :)

Quando fui a Monsaraz estava uma temperatura acima dos 40ºC tambem. Deixei uma garrafa de água no carro e quando lá cheguei estava quente de tal forma que queimei-me na mão ao pegar nela.

Até este ano, do Alentejo só conhecia Mértola e algumas localidades junto da auto-estrada para o Algarve (Santiago do Cacém e Grândola). Mértola já era uma das minhas localidades favoritas. Agora junto-lhe Monsaraz! ;)

Podes colocar as fotos que entenderes aqui. São bem vindas. :)

·
Home, sweet home
10,753 Posts
Discussion Starter · #12 ·
Estive lá há uns dois anos.. Belo tópico Miguel fartaste de passear, fazes bem..

Monsaraz lá no topo.. :)

Obrigado.
Belíssima foto, Pelha. :)

Eu não tenho muitos dias de férias por ano mas quando os tenho aproveito para passear o mais possível pelo nosso país, sobretudo pelo interior.
Prefiro um bom passeio por Terras da Beira e Tás-os-Montes do que um dia na praia a tostar ao sol. ;)

·
Registered
29,589 Posts
Obrigado por divulgares esta preciosidade alentejana no Brasil...país de onde vêm cada vez mais turistas para visitar a minha cidade de Évora e consequentemente o Alentejo!!

:cheers:

·
Home, sweet home
10,753 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Obrigado por divulgares esta preciosidade alentejana no Brasil...país de onde vêm cada vez mais turistas para visitar a minha cidade de Évora e consequentemente o Alentejo!!

:cheers:
Nada que agradecer. O que é bonito deve ser mostrado! :)

1 - 20 of 46 Posts