SkyscraperCity banner

1 - 20 of 366 Posts

·
Moderator
Joined
·
161,278 Posts
Discussion Starter #1


Vila Franca de Xira é uma cidade portuguesa no Distrito de Lisboa, região de Lisboa e subregião da Grande Lisboa, com cerca de 18 400 habitantes. Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um município com 293,88 km² de área e 122 908 habitantes (2001), subdividido em 11 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Alenquer e Azambuja, a leste por Benavente, a sul pelo estuário do Tejo, a sul e oeste por Loures e a noroeste por Arruda dos Vinhos.

As freguesias de Vila Franca de Xira são as seguintes:

* Alhandra
* Alverca do Ribatejo
* Cachoeiras
* Calhandriz
* Castanheira do Ribatejo
* Forte da Casa
* Póvoa de Santa Iria
* São João dos Montes
* Sobralinho
* Vialonga
* Vila Franca de Xira



No lugar do actual concelho de Vila Franca de Xira existiram ao longo da Idade Média e até meados do século XIX quatro concelhos distintos - o de Povos (hoje uma povoação da freguesia de Vila Franca de Xira), Alverca, Alhandra e Vila Franca; em 1855, porém, estavam todos integrados no actual concelho de Vila Franca.

Manteve disputas territoriais com Loures pela posse de Santa Iria de Azóia, que fizera parte do concelho de Alverca, mas fora integrada em 1886 no concelho de Loures; em 1916 separou-se de Santa Iria de Azóia a freguesia da Póvoa de Santa Iria, que em 1926 passou definitivamente ao concelho de Vila Franca.

Em Vila Franca se deu, em 1823, o movimento revoltoso da Vilafrancada, levada a cabo pelo Infante D. Miguel contra a Constituição de 1822. Na sequência desses acontecimentos, Vila Franca de Xira foi renomeada para Vila Franca da Restauração; o nome, contudo, não durou, posto que após o fracasso da Abrilada, no ano seguinte, voltou à forma original.

Vila Franca de Xira foi elevada a cidade em 28 de Junho de 1984, em conjunto com o Barreiro, Matosinhos, Mirandela, Oliveira de Azeméis, Ovar, São João da Madeira e Vila Nova de Gaia, no segundo pacote de elevação a cidades do regime democrático em Portugal.

As festas de Vila Franca De Xira, conhecidas como "Colete Encarnado" realizam-se no primeiro fim-de-semana de Julho e durante a primeira semana de Outubro realiza-se a antiga "Feira de Outubro", hoje chamada de Feira de Artesanato.

Fonte: Wikipedia

Fotos de Abril de 2008

Lezíria e Ponte Marechal Carmona

Igreja de São José?




Estalagem Gado Bravo :bash:











Centro e Zona Antiga





































CM
































 

·
Registered
Joined
·
4,616 Posts
Fui a Vila Franca há uns anos e fiquei muito decepcionado com o que vi. Estava à espera de uma cidade bonita, que conservasse o seu ambiente tradicional (talvez por causa da tradição taurina) e fique de boca aberta ao ver o caos das ruas e a quantidade de pato bravo :eek:hno: E não tem razões para ser assim, está numa localização excelente e sem grandes razões para especulação...
No entanto estas fotos ainda captaram o melhor que a cidade tem, parabéns :)
 

·
President and CEO
Joined
·
17,597 Posts
Belas fotos! :applause: Por acaso era umas das cidades da AML que ainda não estava no fórum.
 

·
Whatever
Joined
·
45,867 Posts
as antigas andam por aqui num thread!:lol: O thread de Samora, não sei... as fotos já estão à espera desde Agosto!... é a preguiça!:bash: Tb não há grande coisa para mostrar!:lol:
 

·
Whatever
Joined
·
45,867 Posts
é um belo pato, temos de admitir!:lol: Inspiraste-me, vou fazer o thread hoje!:D

As fotos de VFX estão num thread que se chama arredores de lisboa à noite, ou algo parecido!;)
 
1 - 20 of 366 Posts
Top