No geral o bairro é bem agradável, mas os prédios industriais obsoletos precisam de uma repaginada urgente. Valeu pelo thread, Campinas é uma metrópole e tanto!
Essa parte é meio sombria mesmo... Prédios abandonados combinados com as áreas descampadas ao longo do córrego q passa perto (sob a ponte do VLT) e o próprio leito inutilizado do VLT não devem contribuir mt para a segurança da região. Se serve de consolo, pelo menos vi um carro de polícia passar enqt tirava as fotos. Me olharam com uma cara estranha, mas passaram direto.No geral o bairro é bem agradável, mas os prédios industriais obsoletos precisam de uma repaginada urgente. Valeu pelo thread, Campinas é uma metrópole e tanto!
A estação ferroviária já fazia parte das fotos do Centro. Mas postei logo aqui tb, já q ia colocar as ferroviárias.Fenomenal! :applause:
A Vila Industrial é uma remanescente da Campinas antiga (na década de 1880, por exemplo, só havia o atual Centro e partes da Vila Industrial, do Cambuí, do Botafogo e do Guanabara).
Quanto ao fato de não ter delimitações de bairro exatas, você está certíssimo, sem contar que existem bairros minúsculos - que quase ninguém se lembra mais - e que você também fotografou como Vila Satúrnia (perto do córrego) e Vila Dutra (perto da Vila Teixeira).
O que mata Campinas - e a Vila Industrial - é o excesso de pichações. Se não fosse degradado, esse bairro seria ultrassimpático.
1 - Rua Vinte e Quatro de Maio
2 - É uma instalação provisória, sim! Até que enfim alguém fotografou a "fiação de água"! :lol: Na verdade, isso aí é o seguinte: bairros com encanamentos antigos têm o encanamento substituído pela SANASA (empresa municipal), troca-se o hidrômetro e se o coloca na frente dos imóveis, com uma caixinha. Vários bairros já passaram por isso. Dura uns 3 ou 4 meses.
3 - É o bairro com mais cara de interior de Campinas, não há outro!hno:
4 - Coisa comum em muitas cidades com casario antigo. Em São Luís já vi fotos de casarões de três pavimentos na mesma situação.
5 - A Vila Industrial tem quatro ou cinco vielas nesse esquema.
6 - Essa igreja é o centro do bairro.
9 - Esses prédios ficam na R. Amador Bueno, a avenida passa lá em baixo, longe deles, mas perto o suficiente para fazer muito barulho no Carnaval.
10 - A Sales de Oliveira é com certeza a rua mais importante do bairro, no sentido Centro (esse da foto) é o principal acesso da Região Oeste de Campinas.
11 - A baixada do bairro e ao fundo se vê o São Bernardo.
12 - Ao fundo se veem os prédios do Parque Industrial, ao lado da Rod. Anhanguera.
14 - Simpática capelinha, não sabia de sua existência...
17 - A pracinha é feinha, já pertinho da Rodoviária Nova.
18 - Novamente o São Bernardo ao fundo, você está se aproximando de passar por cima dos túneis.
21 - O túnel de pedestres é bem perigoso atualmente. Duas pessoas foram esfaqueadas por ali nos últimos meses. Muita gente só anda em grupos para manter a segurança, tudo porque a PMC retirou os dois seguranças que ficavam em cada ponta desde a reabertura, em 2003 (fechado desde 1997).
22 - Final da Rua Francisco Teodoro
23 - Um dos maiores pátios ferroviários do Brasil no abandono quase total...é triste
24 - Não quis mostrar o Teatro Carlos Gomes?
26 - O megatemplo campineiro da IURD...
29 a 31 - perto da linha do antigo VLT
33 - Quase Vila Teixeira. Ônibus da Região Oeste (em Campinas não é usual dizer Zona), começando com 2XX. Um veio provavelmente do (Jd.) Florence e o outro (o "articolado") do (Pq.) Itajaí.
44 - MRV típico em Campinas, que deve haver mais 10 iguais.
46 a 49 - Curtume Cantúsio, desativado no início da década de 1990.
49 - Região sujeita a inundações e do lado da linha do VLT
57 - Rua Francisco de Assis Pupo
62 - Esse "castelinho" é muito bonito.
63 - Espera-se que um dia completem a Marginal do Piçarrão
64 a 66 - Acesso à Rodoviária e ao Terminal Metropolitano/Urbano e onde - espera-se - será a gare do TAV.
68 - Povo indo do Terminal Metropolitano para o Centro. De dia não dá nada, mas à noite...
Vamos ver o que você fotografou no Centro...:|
Parabéns pelo tópico, mais uma vez! :applause:
Valeu! A ideia é mostrar lugares menos mostrados mesmo. As fotos do Centro vão esperar, heheBairro muito simpático, bem diferente da visão que temos quando falamos de Campinas. Alguns casarões precisam de uma revitalizada, mas no geral a impressão foi muito boa. valeu pelas imagens.
Dá uma ideia de local q parou no tempo, sem o mar de prédios q caracterizam o Centro de Campinas (junto com o Cambuí, principalmente). Apesar de estar relativamente próximo... Talvez a separação das ferrovias tenha evitado a expansão maior pra lá, não sei. A rodoviária mesmo (interestadual) eu não cheguei a tirar fotos nesses dias. Esse é o terminal com ônibus da região metropolitana e alguns outros urbanos. Mas ele é integrado à rodoviária interestadual, com passarelas de acesso. Os dois construídos em área de antigas instalações ferroviárias.Adorei as fotos! O patrimônio histórico do local possui um valor inestimável, muitas construções infelizmente precisando de restauração. Enfim foge totalmente daquele do esteriótipo que tenho da cidade, um centro metropolitano. Linda estação ferroviária, já a rodoviária, bem moderna.![]()
Deve ter sido em outra parte do bairro, porque como você pôde ver, ele é bem grande. Isso aí não fica um ano, com certeza que não.A estação ferroviária já fazia parte das fotos do Centro. Mas postei logo aqui tb, já q ia colocar as ferroviárias.
Valeu pelos complementos.
2 - Só uns 3 ou 4 meses? Pode ter sido em outras casas no bairro, mas lembro de já ter visto esses canos na Vila Industrial há mais de ano.
Legal!5 - Essa viela se junta a outra em forma de T, cortando o quarteirão. Dá uma cara de vila mesmo pro local. Tirei foto de outras entradas tb, mas essa é a mais interessante por ter o "portal". Tb tirei foto de uma viela entre a rua Bueno de Miranda e Coronel Antônio Álvaro.
Então eles reforçaram a segurança. Esse túnel é importante porque encurta o caminho para o Centro em 10 a 15 minutos. Senão, eles têm de passar perto da Rodoviária ou ir pelo Terminal Central (nada recomendável também).21 - Nunca passei pelo túnel. Mas dessa vez havia uma kombi azul da polícia na saída pela Vila Industrial, parada na calçada. Quase saiu na foto (tem outra foto com ela aqui). Tinha a sigla CAP (descobri agora: Coordenadoria de Análise e Planejamento da SSP).
Ops! Falha grosseira minha! :doh:24 - O Teatro Carlos Gomes tá em reforma, com tapumes na frente. Pra completar, ainda tava meio conra o sol. Mas a pedidos, aí vai:
![]()
Eu sim, mas só em grupo. Que é justamente o que muitos moradores de Hortolândia, Sumaré e Monte Mor fazem.68 - Apesar de andar meio corajoso, não passaria ali de noite
Mande-me uma MP, então. Assim que eu vir minha caixa de mensagens, comento.Valeu! A ideia é mostrar lugares menos mostrados mesmo. As fotos do Centro vão esperar, hehe
Certamente sim. Essa região ficou tradicional e não se valorizou muito, inclusive pela proximidade da linha férrea, que desestimulava proximidade nos tempos áureos e depois deles. Diferentemente do Cambuí e de outros bairros próximos, que se tornaram uma extensão do Centro.Dá uma ideia de local q parou no tempo, sem o mar de prédios q caracterizam o Centro de Campinas (junto com o Cambuí, principalmente). Apesar de estar relativamente próximo... Talvez a separação das ferrovias tenha evitado a expansão maior pra lá, não sei.
A Rodoviária foi construída no lugar de uma antiga vila de ferroviários, você pode ver isso no Google Earth, as fotos são de 2006, quando nem havia construção.A rodoviária mesmo (interestadual) eu não cheguei a tirar fotos nesses dias. Esse é o terminal com ônibus da região metropolitana e alguns outros urbanos. Mas ele é integrado à rodoviária interestadual, com passarelas de acesso. Os dois construídos em área de antigas instalações ferroviárias.
Sim, acho q a João Jorge é movimentada, mas entrando algumas quadras já fica bem mais parado. Pelo q vc falou, é essa a região do Teatro Castro Mendes, das casas coloridas das fotos 22. Acompanha o muro da área ferroviária.Eu acho a Vila bastante simpática, mas acho a região próxima à av. João Jorge meio cabulosa. Lembro-me de uma vez, logo após chegar em Campinas, que peguei um ônibus errado no começo da noite, o 2.49, e tive medo de descer quando ele vira à direita, próximo ao templo da Universal, muito erma a região. Acabei indo até o enxuto/unimart para voltar para a região central.
Mas as fotos ficaram muito boas...
Gosto de threads q mostram áreas "normais" dos bairros, incluindo os problemas q eles têm, junto com as partes marcantes, como a igreja São José, nesse caso...As fotos mostram os problemas da cidade como calçadas, ruas, as fiações, e o velho problema do que fazer com areas abandonadas como o velho distrito industrial.
A estação ferroviaria é belíssimo patrimonio, e a nova rodoviaria é um orgulho.
Adoro ver Campinas por aqui.
Nessa última praça, apesar de não ter calçada, não chega a ser um grande problema.. A rua é residencial, pouco movimentada e faz uma curva ali (o fundo é cercado por casas). A praça não é local de passagem pra nd.Em Campinas há várias ruas de pedras que posteriormente foram asfaltadas, com casas de fachada trabalhada e porta direto pra rua. Estas casas devem guardar uma história enorme, mas atualmente muitas estão um pouco abandonadas.
Nesta região próxima a antiga rodoviária há várias casas neste estilo.
Acho que o Fabius saberá responder esta.
A linha de trem que corta o bairro é aquela onde passava o VLT de Campinas?
Antes de finalizar gostaria de fazer uma observação.
Este é um bom urbanismo
![]()
Este é uma tentativa
![]()
^^
Onde está a calçada?
Sempre quis saber porque as calçadas das cidades desta região do Estado tem as calçadas iguais, porque em SJC cada um faz de um jeito, mas muitos bairros aqui tem a calçada da andorinha que é seguida por todos. Há um acordo ou algo do tipo?
É uma região que precisa de uma intervenção em algumas áreas.
Gosto muito da estação rodoviária. Na primeira vez que vim à Campinas ela entortou meu pescoço no ônibus. :lol:
Obrigado.Excelente Thread Explicativokay:
Taí uma Campinas que eu não conhecia, na maioria das fotos nem parece Campinas!
Parabéns!
Pelo menos é temporário. E não é exclusividade de Campinas, pois já vi thread por aqui mostrando isso em outra cidade tb. Nunca vi em outro lugar de Campinas, não sei o pq de usarem isso aí, ainda q temporariamente...Que nojo aqueles fios na foto 2... Como que alguém deixa isso acontecer?hno:
Já a Estação Ferroviária é bem bonita
Parabéns pelo thread![]()