SkyscraperCity banner
1 - 9 of 9 Posts

·
Old is new
Joined
·
3,787 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Vila Itororó

Uma das construções mais extravagantes da cidade, a Vila Itororó, na rua Martiniano de Carvalho é um símbolo do Bixiga imigrante. Construída pelo tecelão português Francisco de Castro em 1922, ficou conhecida, já na época, como Casa Surrealista. Seu proprietário, além de trabalhar com tecidos, tinha conhecimentos nas áreas de engenharia e arquitetura, e utilizou-os de forma inédita na construção do exótico casarão de quatro andares e trinta e sete casas ao redor, ocupando área de 4,5 mil metros quadrados, que constituíram a primeira vila de São Paulo. Alguns de seus ornamentos construtivos vieram do teatro São José*, e a Vila Itororó foi a primeira residência particular da cidade a ter uma piscina, aproveitando a nascente do riacho do Vale do Itororó, que dá nome ao local. Mais tarde, a Vila Itororó foi leiloada para cobrir dívidas do tecelão, e foi arrematada pela Santa Casa de Indaiatuba, que a alugou para outras pessoas.
Apesar de tombado pelo conselho municipal de patrimônio histórico, a Vila Itororó é hoje mais um dos cortiços deteriorados do Bixiga.
Fonte: www.bixiga.com.br

* O mais antigo teatro de São Paulo, demolido para a construção do Prédio da Light, ficava do lado esquerdo do Viaduto do Chá, de frente para o Theatro Municipal:


As colunas e as 'máscaras' que adornam a Vila Itororó foram tiradas dele.

Vamos à vila:
































:eek:hno: Notem só o 'excelente' estado da Vila...imaginem tudo isso restaurado, tranformado num núcleo de restaruantes e lojas de artigos dedicados à comunidade italiana...
 

·
Registered
Joined
·
559 Posts
Aliás é vexatório o estado do Bixiga como um todo...restam poucas cantinas na Treze de Maio (e muitas delas estão se tornando botecos ou pizzarias), o bairro está sujo, degradado, escuro e perigoso...
 

·
Registered
Joined
·
4,755 Posts
O erro já começou quando demoliram o teatro ! Já pensaram esse primeiro teatro reformado, fazendo um conjunto culturalíssimo com o Teatro Municipal ?
É sempre a mesma mania do Brasil: bota abaixo !!! ( como fizeram com o Palácio Monroe no Rio )
E deixar o que sobrou ser degradado no bixiga , é o mesmo que colocar nosa história na lata do lixo !!!
Belíssimo registro, Thiago !
 

·
Banned
Joined
·
2,419 Posts
Caramba, que pena mesmo... e pra mim, como ítalo-brasileiro, é uma facada nas costas... triste mesmo, dá vontade de matar quem fez isso.
 

·
Tupy or not tupy
Joined
·
517 Posts
Deplorável.
 

·
SSC Brasil
Joined
·
17,668 Posts
O povinho sem cultura. Se estivesse apenas abandonado, mas o que estão fazendo é um crime. Estão destruindo o local, descaracterizando tudo. Se o poder público não agir logo, dentro de alguns anos não vai ter mais nada para contar história.
 

·
Registered
Joined
·
3,673 Posts
Não dá pra acreditar que CAIARAM A BASE DAS COLUNAS COMO SE FOSSEM POSTES!
Fora os puxadinhos!

Um triste retrato do descaso com o patrimônio histórico no Brasil.
 
1 - 9 of 9 Posts
Top