SkyscraperCity banner
1 - 8 of 8 Posts

·
Sampa!
Joined
·
5,809 Posts
Discussion Starter · #1 ·
05/10/2010
Vila Madalena vai ganhar parque linear


Saindo da rua Heitor Penteado e descendo até a chamada "zona dos becos" da Vila Madalena passa, escondido sob canos, o córrego verde, numa região repleta de passagens, canteiros e escadarias. É nesse perímetro que está sendo traçado o futuro parque linear, que acompanha a várzea do rio e deve ajudar na drenagem de água da chuva, além de favorecer a circulação de pedestres e ciclistas.

Contratado pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, o projeto está sendo desenvolvido pelo escritório de arquitetura Davis Brody Bond Aedas em parceria com a ONG Aprendiz. Na semana passada, os arquitetos responsáveis realizaram dois seminários com moradores e entidades do bairro para apresentar os primeiros conceitos, ouvir anseios e sugestões. Encontros semelhantes devem ocorrer nos próximos meses. A ideia é ter, até janeiro, a versão final do projeto, para, só então, licitar a obra.

O parque será financiado pelo consórcio Via Amarela, através de termo de compromisso ambiental (TCA), como compensação pelas obras do metrô. O projeto tem como referência experiências bem-sucedidas de "drenagem criativa" como o Tanner Springs Park, em Portland (EUA). Biovaletas e pisos drenantes são algumas das técnicas que poderão ser testadas.

"Não é mito que terra e grama ajudam na absorção. Quem tem um canteirinho no quintal corre menos risco de ver água entrando em casa", disse Anna Dietzsch, uma das arquitetas responsáveis pela praça Victor Civita, em Pinheiros, e que agora trabalha para viabilizar o parque linear.

O seminário realizado na última quarta-feira reuniu cerca de 50 pessoas. Apenas na pequena amostra, ficou clara a dificuldade de implantar um parque numa área consolidada, com expectativas diversas e, às vezes, divergentes. Alguns pediam atenção às crianças; outros clamavam que o grafite feito no beco fosse respeitado "enquanto filosofia". Moradores apontaram ainda a existência de esgoto sendo lançado ilegalmente no córrego.

Residente na Vila Madalena há 30 anos, João Pedro Rosin apontou as enchentes e o barulho como principais problemas do bairro. "A Vila é um lugar ótimo para morar. Mas a tendência é virar o centro da cidade, que tinha uma população e a população foi embora." Segundo ele, um parque poderia ajudar os moradores, em especial os da terceira idade.

Pistas de skate, árvores frutíferas, brinquedos educativos, informação em braile e esculturas foram alguns dos elementos citados como interessantes para o local. Para dar continuidade ao projeto, os arquitetos aguardam nas próximas semanas o resultado do levantamento topográfico e a definição da verba exata disponível.


Um dos conceitos para o futuro parque linear prevê a utilização de materiais produzidos na comunidade

Fonte
 

·
Registered
Joined
·
4,997 Posts
Vila Madalena pra mim é um bairro bem nostálgico, eu batia cartão todo sábado a noite pra curtir umas baladas, gostava muito do Morrison. Espero que façam um parque a altura desse bairro espetacular.
 

·
Registered
Joined
·
18,338 Posts
Que boa notícia, aquelas escadarias merecem melhor utilização e revitalização!
 

·
Banned
Joined
·
4,284 Posts
1 - 8 of 8 Posts
Top