Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 23 Posts

·
Old is new
3,802 Posts
Discussion Starter · #1 ·
"A Vila Penteado, um dos últimos edifícios remanescentes do estilo art nouveau na cidade de São Paulo, foi projetada pelo arquiteto sueco Carlos Ekman (1866-1940) e construída em 1902 para abrigar duas importantes famílias paulistas, a do Conde Antonio Álvares Penteado e a de seu genro, Antônio Prado Junior.

Doada à USP em 1949, a luxuosa construção de dois pavimentos, com mais de 60 cômodos, é hoje a sede da Pós Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAU-USP."

Fonte:http://www.usp.br/cpc/v1/php/wf03_conservacao.php?apres=nao&id_cat=4

A Vila Penteado se localiza na rua Maranhão, no bairro de Higienópolis.

Antigas

Foto de Ângela Garcia
antes do restauro

Foto de Ângela Garcia

Após o restauro:

Foto de Wagner Tamanaha

Todas as fotos a partir daqui são de Claudio Zeiger

·
PAULOTAKIMOTO
2,162 Posts
Parte do terreno foi vendido... pelo menos o terreno atual é menor do que o que aparece numa maquete da mansão que tem lá.

É uma casa beeem grande mesmo... vários comodos viraram salas de aula, mas numa adaptação bem precaria, pra descaracterizar o mínimo possível o projeto original (imagino eu).

Vc estuda arquitetura?

·
Old is new
3,802 Posts
Discussion Starter · #5 ·
Não estudo arquitetura, não, Paulo!
E é verdade, o terreno era bem maior. A maior parte do jardim foi vendida. Uma pena, pois o jardim era belíssimo. Aliás, a entrada se dá agora pelo que eram na verdade os fundos da mansão. A fachada perdeu o contato com a rua com a construção de um prédio que dá frente para a Av. Higienópolis.

·
Where the red mushrooms?
2,730 Posts
Linda!

Sou apaixonada por construções assim, acho que nasci na época errada, só pode. Me encanto mais em ver uma construção dessas, do que um prédio super moderno
.

Parece que as coisas eram feitas com mais capricho, carinho, sei lá, às vezes dá a impressão que as construções de antigamente tinham alma, passam emoção.

·
Gabriel
7,483 Posts
Assim como o Paulo, eu quero estudar aí! m))

Vendo as fotos pré-restauro postadas pelo Thiago, pra mim fica claro como as restaurações em São Paulo costumam ser ruins! Acho que ela ficou muito amarelinha e laranjinha, fica parecendo até de plástico, e é muito comum que isso aconteça nas restaurações feitas por aqui! :(

Pra mim a Vila Penteado é um dos três mais representativos art-nouveau de São Paulo, ao lado da Escola de Comércio Álvares Penteado (do mesmo arquiteto e com muitas coisas em comum com a Vila Penteado) e do Colégio Santa Inês! Esse interior é um dos mais interessantes de São Paulo!
Uma pena que o terreno foi todo fatiado e hoje, a fachada principal do edifício esteja beeem escondida por um prédio residencial que fizeram na frente (voltada pra Avenida Higienópolis)... menos mal que o prédio é o Lausanne do Franz Heep, mas mesmo assim!

Só pra finalizar, segundo minhas fontes (não lembro qual foi, eu simplesmente anotei e agora virou uma zona, hahahaha), a Vila Penteado tem área construída de 1.350 m² fora o porão ;)

Valeu pelo thread, BENT m))

·
Dura lex sed lex
963 Posts
Belíssimo palacete!

1 - 20 of 23 Posts