Preparativos para festejos da Colonização estão a todo vapor
Os preparativos para comemorar os 472 anos de Vila Velha, berço da colonização do Espírito Santo, estão em ritmo acelerado. Em homenagem à cidade, todos os anos as escolas da rede municipal preparam um desfile especial para o dia 23 de maio, data do aniversário do município.
[...]
Programação
Com início a partir das 8 horas, com a chegada do Fogo Simbólico, o evento este ano será realizado na orla de Itaparica, na altura do quiosque 135, próximo à rotatória do bairro. O local da cerimônia, que terá ainda hasteamento de bandeiras, revista à tropa, seguidos dos desfiles militar e cívico, foi estrategicamente escolhido.
Isso porque a área aberta é perfeita para propiciar aos presentes melhor visibilidade para uma apresentação especial da Esquadrilha da Fumaça, da Academia da Força Aérea (AFA), de Pirassununga (SP).
Durante cerca de 40 minutos, dez pilotos, distribuídos em oito aeronaves, sendo dois reservas, prometem levar o público ao delírio com manobras arriscadas e muita emoção. A equipe também vai contar com oitos mecânicos, chamados de “anjos da guarda”.
E para garantir mais segurança aos participantes do evento, a Prefeitura contará com a parceria de equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos, Hospital Santa Mônica, Exército, Marinha e do Aeroclube de Vila Velha. No local, haverá ambulância e lanchas, que farão o patrulhamento, já que a apresentação será sobre o mar.
A cidade de Vila Velha é considerada o berço da colonização do Espírito Santo porque foi no município que Vasco Fernandes Coutinho desembarcou em 23 de maio de 1535 e fundou a primeira vila do Estado. Como era oitava de Pentecostes, o donatário batizou a terra de Espírito Santo, em homenagem à terceira pessoa da Santíssima Trindade.
http://www.vilavelha.es.gov.br/noticias/2007/maio/03/colonizacao_003.ntc