SkyscraperCity banner

1 - 20 of 53 Posts

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
Houve uma época em que a América do Sul estava ligada à África, à Antártida, à Oceania e à Índia , formando um grande continente chamado Gondwana. Nesta época, há cerca de 300 milhões de anos , a região onde hoje se localiza o Parque Estadual de Vila Velha no Paraná, era uma terra muito próxima do Pólo Sul e a temperatura média era baixíssima já que se vivia uma Era Glacial . Pois,foi desde esta época que devido a movimentos tectônicos da Terra assim como pela ação da erosão , que foram formando-se estas esculturas naturais . A ação de águas pluviais, a ação da energia solar, as mudanças e alterações de temperaturas assim como a atividade orgânica das rochas , deram origem às formas incríveis que fotografei e que lhes mostrarei neste thread.
E o por quê deste nome “Vila Velha” , pode estar perguntando um de vocês! Bem, o nome Vila Velha foi dado certamente por o lugar lembrar as velhas vilas medievais européias com suas torres e com castelos em ruínas. A altura média de algumas colunas de pedras chegam a 20 metros de altura!!! Outras podem parecer terem 30 metros em função do terreno acidentado.
Se vistos de longe, os arenitos nos lembram uma Vila Velha, já de perto nos sentimos em meio a um parque de esculturas feitos por um criativo artista. O que dizer de uma fenda que tem o formato de uma garrafa de coca-cola? E o formato de uma bota? E o golfinho? E a Taça? E o Camelo? E o urso polar? E o índio? Além das formas que são de certa forma um senso comum, ali é um lugar onde nossa imaginação age como quando olhamos para as nuvens, já que a cada momento alguém diz ter visto algo que os outros não tinham notado ainda!
A cor avermelhada dos arenitos tem um tom de tijolos e é algo grandioso ver o esplendor dos mesmos , possibilitando que nós leigos, tenhamos alguma noção de “História Natural”.
Bem, vamos às fotos deste lugar maravilhoso da região dos Campos Gerais do Paraná? Quem gostar deste thread e não conhece ainda o lugar, tente programar de ir lá porque fica a apenas 100 kms de Curitiba e a 20 kms de Ponta Grossa.

( Fotos tiradas com a câmera Panasonic Lumix de Marcelo Lisa e hospedadas no seu flickr ).

1- Aspecto da estradinha que seguimos e que somos orientados a não sairmos dela com o risco de sermos picados por algum animal peçonhento caso quebremos as regras.

2- Eu ( de camisa roxa) e o grupo com o qual fui no passeio, recebendo as explicações de nosso guia.

3- Realmente algumas formas nos lembram ruínas de uma Vila Velha:
3 A-

3B- Vista da Estrada ( mas com zoom):

4- Outras formas, cada um associa a algo que lhe vem à mente e se nada vier, a natureza também deve curtir arte abstrata.
4 A-

4 B-

5- Nem precisava ter ido na Ilha do Mel pra ver golfinhos de perto! Risos!!

6- A grandiosidade do cenário nos impressiona . Comparem o tamanho das pessoas e o dos arenitos. Não é por acaso que ali nos sentimos como que Um Dom Quixote diante de um castelo em ruínas . Ainda bem que temos a lucidez de não lutarmos contra um imaginário Senhor que ali dentro viveria. LOL!

7- A cada passo , uma surpresa:

8- E que tal presenciar um beijo ainda que petrificado? O Beijo entre dois índios é parte da lenda local, segundo o guia.
8 A-

8 B- E sem tanto zoom, para sermos mais discretos:

9- E alguém ta enxergando um gatinho ali na rocha? Se não, vou colocar junto com a foto ao longe, outra com zoom:
9 A-

9 B-

10- Que belo cenário!

11- Vejam o perfil do índio:
11 A-

11 B-E aqui um zoom na face dele:

11 C- Aqui me falaram que o índio olha pra índia mas por mais que eu me esforçasse o máximo que vi do outro lado foi uma gorila ou chipanzé...

12- E nem sempre precisamos de decifrar cada forma, para ser necessário sentirmos a beleza e grandiosidade do lugar. Os arenitos falam por si próprios como testemunhas de fatos que só a própria Terra presenciou:
12 A-

12 B-

12 C-

13- E aqui uma das minhas formas favoritas ali: a bota!!

14- E aqui um urso polar. Vou colocar uma foto de longe e outra com mais zoom:
14 A-

14 B-

15- E mais formas para vocês usarem suas imaginações:
15 A-

15 B-

15 C-

15 D-

15E-

15 F-

16- E lá ia o grupo e eu às vezes ficava pra trás querendo um ângulo melhor. Ainda bem que minha amiga que ia à frente , sempre voltava e nos dava notícias do que o guia falou:

17- Todos acham que é a taça mas não é ela ainda...
17 A-

17 -

18- Visões que temos entre duas rochas:
18 A-

18 B-

18C-

19- E destas , vocês gostam?
19 A-

19 B-

20 - Belíssimo!

21 – Não somente eu fiquei pra trás entusiasmado com as fotos...

22- Um zoom:

23- Outro zoom:

24- Adorei estas com a visão da estradinha no meio:

25- Dêem asas à imaginação!!

26- E o grupo reaparecia de vez em quando... ou eu que reaparecia pro grupo...

27- Adoro estas fotos com contraste entre os caminhantes e a grandiosidade da
Natureza!

28-

29-

30- Achei esta parte muito bonita:
30 A-

30 B- E lá vai o grupo...

30 C-

31- E olha o camelo aíiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!!

32- E acham que acabou?? Será?

33- Não acabou não. Eu tinha um motivo especial para estar ali: queria ver a taça que é o símbolo do parque! Meu pai foi em todo o sul do Brasil quando era solteiro e eu cresci escutando várias impressões que ele teve seja do PR, de SC e do RS. Pois quando ele falava, incansanvelmente sobre sua passagem pelo Paraná, era a taça que o fazia sorrir e brilhar os olhos. Pois eu agora posso dizer que a vi também , muitas décadas depois que meu pai lá esteve ainda na sua juventude. E realmente ela é magnífica! OBS: As fotos da taça não foram tiradas com minha câmera. A primeira foi na câmera de Hélida e a segunda de Eros, os meus companheiros de aventura no local, neste dia.

34- E olha aí o protótipo da garrafa de refrigerantes. Lá brincaram que a Coca-Cola se inspirou neste formato pra fazer suas garrafas.
LOL!
35- Neste local terminou o passeio no parque após eu fazer uma longa caminhada no meio de mata e rochas já sem o grande grupo que visitou os arenitos. A caminhada nesta parte era opcional e sem guia. Havia também a possibilidade de visitar um local chamado "Furnas" e outro chamado "Lagoa Dourada" , mas como meus acompanhantes me disseram pra eu escolher entre fazer estes dois passeios ou ir no mesmo dia em Witmarsum ( vide link das fotos na introdução deste daqui), o meu coração bateu mais forte por ver a colônia menonita alemã.

36-E aqui o autor do thread no local:

____________________________________________________________________________________________________________________________

Espero que gostem das fotos e as comentem!!

Caso gostem destas minhas fotos, eu já fotografei também outros lugares do Paraná. Para verem os outros threads, cliquem nos links abaixo:

A Ilha do Mel sob o olhar de um viajante mineiro: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1576999

As Cataratas do Iguaçu: uma das sete maravilhas da natureza e também Patrimônio Natural da Humanidade.
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1510620

O Parque das Aves e o Refúgio Biológico de Itaipu em Foz do Iguaçu : http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1511288

Visita de um mineiro à colônia menonita de Witmarsum, em Palmeira no Paraná : http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1578890

Um pedaço praticamente desconhecido do Paraná, revelado por um mineiro: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1577938

Passeios em Antonina e Morretes feitos por um viajante mineiro : http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1579429

Curitiba na Primavera sob o olhar de um viajante mineiro: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1555795

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Discussion Starter #4
Mais um thread excelente, Marcelo!
Vila Velha é um lugar encantador e muito interessante. Quando conheci, o que mais me impressionou foi a garrafa de Coca-Cola! :lol:

Valeu por mais essa, abraço! :eek:kay:
Hehe. A garrafa de Vila Velha é muito interessante mesmo. É incrível como a natureza esculpiu esta forma. O ruim desta garrafa aí é que ela está vazia e ao caminharmos lá no parque e ainda vermos esta escultura natural, tudo que queremos é podermos beber algo estupidamente gelado. No meu caso que fui desprevenido, tive de fazer uma longa caminhada não apenas na área dos arenitos mas também numa mata próxima a ele, para depois ter o prazer de pegar numa garrafa cujo protótipo vinha sendo feito a uns 350 milhões de anos. Rssss!!!

Marcelo viajante, tá bom demais acompanhar tuas façanhas. Uau !
DEBAREMBAR, eu fico feliz que tenha gostado de minhas impressões e registros sobre o seu estado. É até difícil dizer do que mais gostei porque praticamente eu adorei todos os lugares onde fui. E olha que se dependesse de mim, eu estaria aí até hoje , desbravando outras terras além-mar e além-Curitiba. :]

·
Registered
12,776 Posts
Lindo, muito lindo. Mas as fotos podem ser maiores, hoje em dia não tem problema com fotos em 1024X768. E fotos lindas assim precisam ser grandes.
Valeu por compartilhar, Marcelo.

·
o melhor está por vir
17,059 Posts
Só lugar bom :D. Vila Velha na sua melhor forma. Adoro passar pela BR 376 e avistar de lá os Arenitos. Já fui uma vez e quero ir de novo para rever-los e conhecer Furnas. Belíssimas fotos.

·
Rene Hass
4,331 Posts
Durante anos a formação da Taça foi o grande ícone paranaense nos livros de geografia e nos folhetos turísticos do PR junto com Foz do Iguaçu. Esse parque de Vila Velha deve ser lindo ao vivo. O legal deve ser ficar contemplando as diferentes formações e ficar imaginando o que cada uma pode representar. Algumas óbvias, como a Taça. Outras, nem tanto.

Parabéns por mais um belíssimo thread, Marcelo! :applause:

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Discussion Starter #10
Belíssimas estas formações naturais... Adorei as fotos e o local!
Cláudio, este lugar devia ser um Patrimônio da Humanidade. Não sei se ali já se candidatou alguma vez mas um lugar como esse merece ser protegido não apenas como parque estadual.

Lindo, muito lindo. Mas as fotos podem ser maiores, hoje em dia não tem problema com fotos em 1024X768. E fotos lindas assim precisam ser grandes.
Valeu por compartilhar, Marcelo.
Ih, Thina, todos meus threads têm fotos deste tamanho porque eu gosto de colocar muitas fotos e as muito grandes custam a carregar e por isso muitos foristas nem os abrem. Eu mesmo morro de desânimo de abrir threads com fotos muito grandes e lotados de fotos.
Obrigado pelo comentário.

Só lugar bom :D. Vila Velha na sua melhor forma. Adoro passar pela BR 376 e avistar de lá os Arenitos. Já fui uma vez e quero ir de novo para rever-los e conhecer Furnas. Belíssimas fotos.
Furnas e a Lagoa Dourada merecem uma visita de retorno mesmo. Se um dia eu lá voltar, pretendo ir ver ambas. Pelo menos nas fotos de sites oficiais , elas parecem ser de tirar o fôlego.

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Discussion Starter #11
Durante anos a formação da Taça era o grande ícone paranaense nos livros de geografia e nos folhetos turísticos do PR junto com Foz do Iguaçu. Esse parque de Vila Velha deve ser lindo ao vivo. O legal deve ser ficar contemplando as diferentes formações e ficar imaginando o que cada uma pode representar. Algumas óbvias, como a Taça. Outras, nem tanto.

Parabéns por mais um belíssimo thread, Marcelo! :applause:
Renê, você me fez lembrar do meu livro de Geografia da sexta-série que foi um dos que eu mais gostei de estudar isto no milênio passado! Eu me lembro que na sexta série ( hoje em dia dizemos sétimo ano) a gente estudava todas as regiões brasileiras e no longo capítulo da região SUL havia realmente uma grande foto da taça e outra das Cataratas perto daquele Grande Hotel das Cataratas. :)

Gostei de tudo, mas adorei as fotos com pessoas, que dao uma nocao do TAMANHO dessas esculturas naturais.
Legal, realmente as fotos com pessoas dão um constraste fabuloso e temos a noção exata do tamanho das esculturas, que chegam a ter 20 metros de altura ( algumas) e como eu já citei na introdução, outras ficam como que a 30 metros de altura devido às elevações do relevo.

·
Registered
12,776 Posts
Ih, Thina, todos meus threads têm fotos deste tamanho porque eu gosto de colocar muitas fotos e as muito grandes custam a carregar e por isso muitos foristas nem os abrem. Eu mesmo morro de desânimo de abrir threads com fotos muito grandes e lotados de fotos.
Obrigado pelo comentário.
Mas tamanho é fundamental. Se são poucas fotos, bora aumenta-las. E pode ficar tranquilo, pois o que mais vejo são threads com fotos grandes mais vistos do que com fotos pequenas. E olha que tenho visto muitos threads de fotos.
Ah, se for do teu gosto fotos desse tamanho, tudo bem :)

---
Esse thread de formas me lembrou o Grutas de Maquiné, rolou altas histórias de formas :lol:

·
Rene Hass
4,331 Posts
Renê, você me fez lembrar do meu livro de Geografia da sexta-série que foi um dos que eu mais gostei de estudar isto no milênio passado! Eu me lembro que na sexta série ( hoje em dia dizemos sétimo ano) a gente estudava todas as regiões brasileiras e no longo capítulo da região SUL havia realmente uma grande foto da taça e outra das Cataratas perto daquele Grande Hotel das Cataratas. :)
Ah, Marcelo, aqueles livros antigos de geografia da 6ª série, em que estudávamos todas as regiões brasileiras, repletos de fotos, foram os predecessores do SSC. Foi neles que eu tive o meu primeiro contato com o restante do nosso país.

Outro assunto: concordo com a Thina. Os lugares que você visita são muito lindos. As tuas fotos são muito boas. Elas merecem ser maiores para que possamos apreciar mais os detalhes. Hoje, a maior parte das pessoas tem Internet com conexão rápida. A demora para as páginas carregarem é coisa do passado, da época da conexão discada.

E como a Legal disse, é bom ver as fotos com as pessoas, pois isso nos dá a dimensão do tamanho das formações. Pelos livros antigos de geografia, eu imaginava que elas fossem maiores.

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Discussion Starter #14 (Edited)
Mas tamanho é fundamental. Se são poucas fotos, bora aumenta-las. E pode ficar tranquilo, pois o que mais vejo são threads com fotos grandes mais vistos do que com fotos pequenas. E olha que tenho visto muitos threads de fotos.
Ah, se for do teu gosto fotos desse tamanho, tudo bem :)

---
Esse thread de formas me lembrou o Grutas de Maquiné, rolou altas histórias de formas :lol:
Thina, acho que em homenagem a você, vou tentar aumentar mas "não muito" o tamanho das fotos dos meus próximos threads que como você sabe , serão da sua cidade, Floripa. :)
E que legal que você não se esqueceu do meu threads das Grutas. Aliás, estarei indo pra uma delas ( que não aparece neste thread) no próximo fim-de-semana. Irei na Gruta da Lapinha em Lagoa Santa. Quem não viu o meu thread sobre as Grutas mineiras , mostrado aí no comentário da Thina, está convidado para vê-lo agora. ;)

·
o melhor está por vir
17,059 Posts
Eu acho eles grande até. Da BR 376 dá para avistar eles, inclusiva a Taça se eu estiver enganado. Pois acredito que há um distanciamento na publicidade hoje entre Vila Velha e as cataratas infelizmente, em parte culpa do fato que o Parque de Vila Velha ficou fechado por um tempo. http://goo.gl/maps/BuhV6

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Discussion Starter #16
Ah, Marcelo, aqueles livros antigos de geografia da 6ª série, em que estudávamos todas as regiões brasileiras, repletos de fotos, foram os predecessores do SSC. Foi neles que eu tive o meu primeiro contato com o restante do nosso país.
E eu adorava Geografia ao ponto de ter tido dúvidas se estudava Geografia ou História na Universidade. A Geografia das regiões brasileiras me interessava muito e eu adorava ver fotos ( como você disse não tínhamos computadores e nossos livros foram predecessores do SSC. E não somente eles, mas também as enciclopédias que tínhamos ou que víamos em bibliotecas das escolas assim como , no meu caso, a "Revista Geografia Universal" que eu assinava e os fascículos que comprávamos nas bancas tipo "GEO" , " As Maravilhas do Mundo", " A Grande aventura do homem" etc ). Outra fonte de interesse que me abriu muito a mente pra outras culturas, paisagens e mesmo para o turismo é que eu publicava meu nome em listas de "Pen Pels" ( amigos por correspondência) e com eles trocava muitos cartões-postais, recortes de jornais, selos etc. Bons tempos que não voltam mais. Éramos felizes e não sabíamos. :lol:
Outro assunto: concordo com a Thina. Os lugares que você visita são muito lindos. As tuas fotos são muito boas. Elas merecem ser maiores para que possamos apreciar mais os detalhes. Hoje, a maior parte das pessoas tem Internet com conexão rápida. A demora para as páginas carregarem é coisa do passado, da época da conexão discada.
Se vocês vissem meus dois primeiros threads no SSC , as fotos eram menores ainda. O primeiro foi "Como anda Vila Rica em pleno século XXI" ( e já lá naquele thread , alguém me disse que minhas fotos eram pequenas e me pediu uma delas no tamanho original . Rsss ) . O segundo acho que foi sobre o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas com velhas fotos que eu tinha muito antes de entrar no SSC e que nem tão boas eram porque as tirei sem flash, a maioria.

E como a Legal disse, é bom ver as fotos com as pessoas, pois isso nos dá a dimensão do tamanho das formações. Pelos livros antigos de geografia, eu imaginava que elas fossem maiores.
Eu como tenho 1,90 m , devo ter as achado menores que alguma criança lá presente que saiu de lá achando que era uma formiga perto dos monumentos. :lol:

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Discussion Starter #17
Eu acho eles grande até. Da BR 376 dá para avistar eles, inclusiva a Taça se eu estiver enganado. http://goo.gl/maps/BuhV6
Sim, dá pra ver de longe. Eu não tirei uma foto legal desta visão ( sou péssimo pra tirar fotos com carro em movimento e detesto tirar fotos através de vidros ) mas vi na página da Wikipédia uma foto que dava a impressão de estarmos vendo um castelo e suas torres no alto de um morro e por isso ali , naquela página , diziam que de longe o lugar parecia mesmo com uma velha vila medieval. Olha aqui a foto citada:

·
o melhor está por vir
17,059 Posts
Sim, dá pra ver de longe. Eu não tirei uma foto legal desta visão ( sou péssimo pra tirar fotos com carro em movimento e detesto tirar fotos através de vidros ) mas vi na página da Wikipédia uma foto que dava a impressão de estarmos vendo um castelo e suas torres no alto de um morro e por isso ali , naquela página , diziam que de longe o lugar parecia mesmo com uma velha vila medieval. Olha aqui a foto citada:
Realmente é impressionante parece uma fortaleza medieval.

·
Registered
12,776 Posts
Thina, acho que em homenagem a você, vou tentar aumentar mas "não muito" o tamanho das fotos dos meus próximos threads que como você sabe , serão da sua cidade, Floripa. :)
E que legal que você não se esqueceu do meu threads das Grutas. Aliás, estarei indo pra um delas ( que não aparece neste thread) no próximo fim-de-semana. Irei na Gruta da Lapinha em Lagoa Santa. Quem não viu o meu thread sobre as Grutas mineiras , mostrado aí no comentário da Thina, está convidado para vê-lo agora. ;)
Como esquecer do mamute com franja e do javali com asas. :rofl:

E fotos grandes de Floripa :nocrook: :lol:

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Discussion Starter #20
Como esquecer do mamute com franja e do javali com asas. :rofl:

E fotos grandes de Floripa :nocrook: :lol:
Olha que em Floripa , se eu tiver tempo, eu arranjo mais inspiração pra continuar aquele thread das cavernas porque afinal no Costão do Santinho aí há muitas inscrições rupestres e lá na gruta de Maquiné sno teto só tinha aquele Stickman ( homem palito ) solitário! :lol:

1 - 20 of 53 Posts