SkyscraperCity banner

1 - 20 of 638 Posts

·
O Prof Godin
6,654 Posts
1581930

Vila Viçosa é uma vila portuguesa no distrito de Évora, na região do Alentejo e na sub-região do Alentejo Central, com 5 023 habitantes (2012).[1]

É sede do município de Vila Viçosa com 194,86 km² de área[2] e 8 319 habitantes (2011),[3][4] subdividido em 4 freguesias.[5] O município é limitado a norte e leste pelo município de Elvas, a sul pelo Alandroal, a oeste pelo Redondo e a noroeste por Borba.

Em Vila Viçosa mantiveram os duques de Bragança, durante vários séculos, até à Proclamação da República, as suas propriedades e o magnífico Paço Ducal de Vila Viçosa.

É em Vila Viçosa que se encontra o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição, com a imagem original que recebeu a coroa de Portugal pelas mãos do rei D. João IV passando daí em diante a ser a padroeira e rainha de Portugal.

1581933

Hoje é Vila Viçosa.
Muito andei eu pelo Alentejo. Andava à procura da alma e da identidade portuguesa.
Também tinha, à época, uma namorada chatiiiiiinha, e lá diz o ditado “raparigas novas e edifícios antigos, requerem permanentes cuidados”. Assim ia-se viajando…

Gosto muito do palácio de Vila Viçosa. Por dentro claro. Por fora…

Há umas fotos que estão ao contrario. Slides…

O meu velho Alfa, já nas ultimas…

O castelo

:)

·
Registered
21,083 Posts
mais um belo thread! e com mais um local que conheço. neste estive ainda era miudo mas lembro-me perfeitamente! e que bom é ter finalmente um thread decente sem brigas clubisticas ou territoriais...

·
O Prof Godin
6,654 Posts
Discussion Starter · #3 ·
:lol:

·
Whatever
45,866 Posts
Vila Viçosa ocupa um lugar especial na minha memória e formação pois foi depois de uma visita ao palácio, em muito tenra idade, que fiquei fascinado por estas grades obras de arquitectura e começaria depois a minha incessante recolha de informação e conhecimento sobre as mesmas e a arquitectura em geral. Tinha sete anos!:D

Os meus pais ainda hoje brincam comigo sempre que de fala do Palácio de Vila Viçosa, aparentemente andava sempre a dizer "o paláxio"...:lol:

Foi com muita emoção que depois de passados 23 anos o revisitei com os meus pais!:yes:

·
O Prof Godin
6,654 Posts
Discussion Starter · #8 ·
Tens de visitar. Os interiores são fantasticos e ainda há o bonus dos coches, se ainda lá estiverem…

·
Registered
52,552 Posts
mto interessante em Vila Viçosa o convento das Chagas, actualmente pousada, no terreiro em frente ao palacio Ducal, a igreja Renascentista tem um portal e umas gargulas fabulsosas :drool: esta igreja era o panteão das Duquesas:

·
Whatever
45,866 Posts
tb tenho essas fotos!:D bem guardadinhas!:D
Os interiores são fabulosos, só é pena que não se possam tirar fotos e que não haja postais nem livros à venda...como sempre.

um facto que muita gente deve desconhecer quanto ao recheio do palácio é que muito se perdeu no terramoto de 1755 pois grande parte da mobília "passeava" de palácio em palácio dependendo de onde estava o rei, em 1755 o rei estava em lisboa e como tal...:bash:

·
Whatever
45,866 Posts
não eram só as nossas. em frança faziam o mesmo!;) por isso é que o castelo de chambord está quase vazio hoje em dia!;)

·
O Prof Godin
6,654 Posts
Discussion Starter · #18 ·
Áh Chambord…que maluqueira genial. Talvez ainda tenha alguma coisa. É por isso que eu sou um pobre. Gastei tudo em cultura…

·
Whatever
45,866 Posts
pois é!:D se bem que neste momento já me estou a arrepender do investimento que fiz em Agosto na Alemanha!:lol:

1 - 20 of 638 Posts