SkyscraperCity banner

1 - 20 of 160 Posts

·
Registered
Joined
·
91 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


  • O concelho de Vinhais pertence à região de Trás-os-Montes e insere-se na bacia do rio Douro, sendo atravessado pelos rios Rabaçal, Tuela, Mente e Baceiro. É sede de um município com 694,68 km² de área e 10 646 habitantes (2001), subdividido em 35 freguesias. O município é limitado a norte e oeste pela Espanha, a leste pelo município de Bragança, a sul por Macedo de Cavaleiros e Mirandela e a oeste por Valpaços e Chaves .


  • Com um relevo muito acentuado, vales profundos eencaixados, o concelho apresenta valores altimétricos compreendidos entre os 300m e os 1 273m; situando-se a altitudes mais frequentes entre os 500m e os 900m. O clima é continental e é extremo.
  • A vegetação da região é diversificada. Em poucos quilómetros podem observar-se seculares carvalhais, sardoais e soutos que, juntamente com os pinheiros, freixos, vidoeiros e outras espécies autóctones, representam a riqueza de espaços florestais coloridos e frescos.
  • O concelho reveste-se de grande importância faunística a nível europeu, pela existência de espécies em vias de extinção, como o lobo ibérico, a águia real e a cegonha branca, bem como espécies raras e vulneráveis, como a lontra, a marta, toupeira de água e a víbora cornuda. De referir ainda o corço, o veado, o coelho, a lebre, a perdiz e o javali.
  • Vinhais é uma povoação muito antiga, anterior à fundação da nacionalidade, outrora chamou-se Póvoa Rica. As sua origens remontam ao período anterior à Idade Média. Encontram-se alguns vestígios da vida pró-histórica em Dine. Com a chegada dos romanos, o local escolhido, para residência e vigilância, seria o picoto mais elevado, conhecido hoje por "Cidadela", por ser o de mais desafogada visão da região, cruzado pela via militar de Braga-Chaves-Astorga. Foi aqui que a vila foi fundada nos meados do séc. XIII pelo rei D. Sancho II.

  • Os reis D. Afonso III e D. Dinis distinguiram a vila com diversas regalias e obras defensivas. Da antiga cerca medieval apenas restam as ruínas dos muros e a Porta da Vila, monumento nacional.
  • Gastronomia: salientam-se as trutas do Tuela, a caça e o fumeiro que dá origem à Feira do Fumeiro - o maior evento do concelho, que se realiza no mês de Fevereiro.

Links:

http://www.cm-vinhais.pt/
http://www.vinhais.com.pt/paginas/inicio.php
http://www.montesinhovivo.pt/site/index.php
http://www.parquebiologicodevinhais.com/doc2.php?id=5
http://pt.toprural.com/Turismo-rural_Vinhais_0_58908_m.html
http://www.bragancanet.pt/vinhais/vslomba/vinhais.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vinhais_(vila)



---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------






------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vila de Vinhais





















Panorâmica a partir do Bairro do Carvalhal:








O assador de castanhas:




Entrada das piscinas municipais:




O novo estádio, ainda em obras:






O parque da vila:



















O Castelo:







A escola básica:









N 103, que faz a ligação até Bragança (e não só):







 

·
Registered
Joined
·
91 Posts
Discussion Starter #2 (Edited)
Aldeias do Concelho

Nunes, com Vinhais ao fundo:




Lagarelhos:








Vilar de Ossos:




Rio de Fornos:




Peleias:






Tuizelo:








Ponte romana ao pé de Tuizelo:




Salgueiros:






Nuzedo de Cima:




Carvalhas, com a fronteira ao fundo da estrada:






Casares:




Moimenta:




Montouto:




Quadra:




Landedo:








Praia Fluvial de Fresulfe:










Casa de Retiro de Fresulfe:




Santa Cruz:

 

·
Registered
Joined
·
91 Posts
Discussion Starter #3 (Edited)
Parque Natural de Montesinho

Parque Natural de Montesinho

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Não deu for para tirar mais fotos do interior de Vinhais (nem das aldeias) porque tive que encurtar as férias dois dias, fica para a próxima vez que lá for. A ver se vou à parte Este do Parque também, ou pelo menos completar os locais que faltam do lado de Vinhais.
 

·
Registered
Joined
·
91 Posts
Discussion Starter #9
:applause:

Excelente trabalho!

Tens ligações com a vila?

O que se passa no castelo? estão a reabilitar?
Obrigado, nasci lá perto (Bragança) e a minha família é quase toda de lá.

A muralha do castelo já foi reabilitada há algum tempo e acho que tem um museu ou algo do género lá dentro agora.


Já arranjo as fotos.
 

·
Portugal
Joined
·
13,718 Posts
Adorei as fotos. Um dos melhores threads. Estou cheio de vontade de ir a Vinhais e Nordeste transmontano em geral. :banana:
 

·
Registered
Joined
·
91 Posts
Discussion Starter #11
^^

Obrigado. Agora é uma das melhores alturas para ir lá, já não está frio mas ainda está tudo muito verde e quase não se vê ninguém. :)
 

·
Registered
Joined
·
19,779 Posts
Excelente reportagem sobre Vinhais!:cheers: Aqueles espaços, com pouca gente e grande ar... de respirar fundo e regalar os olhos... e sem pinheiros bravos (nem eucaliptos)...:banana:
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
lindas vistas para o pais visinho, e para o lado de cá tb :applause:
 

·
Registered
Joined
·
19,779 Posts
Barragon, não é que não goste, um cheirinho a eucalipto é bem agradável e uns eucaliptais aqui e ali nem ficam mal e quanto aos pinheiros bravos ficam bem em zonas arenosas junto à costa. Mais do que isso, é demais...
 

·
Registered
Joined
·
91 Posts
Discussion Starter #20
^^

Sinceramente não faço ideia... :dunno:




E já agora, os eucaliptos não devem vir a ser um problema, parece que vão reforçar a área de castanheiros. :banana:
 
1 - 20 of 160 Posts
Top