SkyscraperCity banner
1 - 19 of 19 Posts

·
Registered
7,798 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Visconde de Mauá é um distrito do município de Resende, no estado do Rio de Janeiro, Brasil.

De forma mais ampla, o nome Visconde de Mauá é atribuído ao conjunto das vilas de Mauá, Maringá e Maromba e seus diversos vales, como o Vale das Cruzes, Alcantilado, Pavão e Grama. A região compreende parte dos municípios de Resende-RJ, Itatiaia-RJ e Bocaina de Minas-MG. As vilas ficam, em média, a 40 quilômetros das sedes desses municípios.
Visconde de Mauá tem cerca de seis mil habitantes. A principal atividade econômica da região é o turismo, com mais de 100 estabelecimentos de hospedagem e dezenas de restaurantes, alguns especializados em trutas e receitas à base de pinhão.
Essa região se localiza em área de preservação ambiental, na serra da Mantiqueira, a 1200 metros de altitude. Os visitantes são atraídos pelas belezas naturais das cachoeiras e vales.

História
O nome Visconde de Mauá homenageia Irineu Evangelista de Sousa, barão e depois visconde, que recebeu as terras da região em 1870, como concessão do governo imperial para exploração de madeira, que seria transformada em carvão vegetal. Em 1889, ainda no Império, seu filho, Henrique Irineu de Souza, instalou nas terras um núcleo colonial, formado por famílias de imigrantes europeus. A iniciativa fracassou e a maior parte dos colonos retornou aos países de origem. Em 1908 o governo federal compra as terras de Henrique e cria o Núcleo Colonial Visconde de Mauá, segunda tentativa de receber colonos europeus. Este núcleo acaba extinto em 1916.
Algumas famílias alemãs permaneceram em Visconde de Mauá e, a partir da década de 1930, começaram a receber parentes e amigos vindos da Europa, iniciando a atividade turística na região. Na década de 1970, a vila de Maromba foi descoberta pelos hippies e, a partir dos anos 1980, começou a se tornar um dos destinos de montanha preferidos de turistas do Rio de Janeiro e São Paulo.

Clima
O clima da região é classificado como tropical de altitude, tipo Cwb, sufixo do clima de Köppen para os climas tropicais de altitude que apresentem as características ao lado: Tendo verões amenos e invernos frios e secos. No inverno, de junho a agosto, a temperatura pode variar de - 2 a 13 ºC. O verão apresenta chuvas com freqüência, principalmente chuvas vespertinas, com temperatura variando de 8 a 27 ºC
Fotos Garimpadas da Internet

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

·
Registered
2,378 Posts
Ótimo achado!
Mauá é linda demais! eu conheci lá em 2005 e quero voltar o mais rápido possível!!

·
Registered
7,798 Posts
Discussion Starter · #5 ·
^^Valew pelo comentário terrormachine!

Algum moderador poderia colocar meu Thread no nacional, eu fiz no lugar errado:):eek:kay:

·
Eduardo Lima
6,783 Posts
A cidade é linda, a única coisa que está feia por lá é a rede elétrica aérea... =/

Com uma iluminação subterrânea ficaria fantástica!

·
Guinness Book
5,598 Posts
legal o thread, lindo lugar.

·
Baixada Fluminense
1,090 Posts
eu ja fui lá XD
mas não lembro de ser tão europeuzinho assim :|
eu lembro de uma arquitetura colonial... e que a cidade só tinha uma rua praticamente Oo...
rs
e que era verão o sol estava aberto nao tinha uma nuvem no ceu e mesmo assim eu estava com casaco e com frio rs

e lembro do povo loirinhoooooooo de olho azul sentados na porta... e eu me sentindo um ET XD

eu ja tinha achado tudo muito legal, mas eu não cheguei nessa parte da cidade Oo ou a cidade ja mudou :nuts:

quero ir lá de novo!:banana:

Porque Penedo não fica a 2 mil metros de altitude?:eek:hno:

·
Registered
2,378 Posts
^^ É verdade, eu cheguei lá foi a 1ª impressão q tive vendo a maioria das pessoas com os cabelos e olhos claros e também reparei no sotaque, eu conversei com uma vendedora e o filho dela e eles falavam o R "caipira". Mas não sei se todos lá falam assim.

1 - 19 of 19 Posts