SkyscraperCity banner

1 - 20 of 33 Posts

·
12 Years of SSC!
Joined
·
8,388 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Museu do Quartzo em fase final de construção

A construção do edifício do Museu do Quartzo em Viseu, o único no mundo dedicado a este mineral, está praticamente concluída, anunciou hoje o presidente da autarquia, Fernando Ruas.

Orçado em milhão de euros, o Museu do Quartzo está a ser construído desde Setembro de 2006 no Monte de Santa Luzia, local onde durante décadas existiu uma exploração daquele mineral, ao qual a câmara de Viseu pretende dar vida.

Em finais de Janeiro, o coordenador científico do museu, o geólogo Galopim de Carvalho, tinha referido que este estaria pronto a 1 de Junho.

Apesar de tal não se ter concretizado, Fernando Ruas garantiu hoje aos jornalistas que o museu "está mesmo na fase final em termos da estrutura física".

"O que nos preocupa mais agora são os conteúdos. Fizemos as gavetas, agora o trabalho mais complicado é enchê-las com os conteúdos", frisou o autarca social-democrata.

Segundo Fernando Ruas, já há uma equipa a fazer esse trabalho. "Da nossa parte temos tudo mais ou menos preparado para o pôr a funcionar. Está mesmo na fase final, agora vamos, com a Ciência Viva, escolher os conteúdos para o encher", acrescentou.

Galopim de Carvalho tem-se referido ao Museu do Quartzo de Viseu como sendo "único à escala mundial", já que "não há em qualquer cidade do mundo um único museu dedicado a uma espécie de mineral".

Segundo o geólogo, num primeiro momento o museu será "muito virado para o público em geral e escolas, de interesse vocacionado para a pedagogia e cultura".

No entanto, o futuro poderá passar também por "encontrar parcerias com as universidades do país e constituir ali o centro da comunhão da investigação científica do quartzo ao nível nacional".

"Se houver apoios e grandes patrocínios de instituições industriais interessadas no quartzo [numa terceira fase] poderemos vir a ter aqui a sede de um centro internacional de investigação do quartzo, onde a comunidade científica internacional possa vir sempre que entender para fazer as suas reuniões", disse.


mais um museu para a cidade! e ta quase :banana: :banana:
 

·
Whatever
Joined
·
45,866 Posts
queremos é ver renders!:D devia ser assim um quartzo gigante ou coisa do género... embora tenha a certeza que não deve passar de um cubo de betão branco com umas janelinhas de aço cortene...

edit:
bom, um pouco de busca no google e...

fotos da construção!:D o sítio pelo menos parece ser interessante e o museu, bem, ainda é cedo para dizer o que quer que seja pois as fotos já têm uns meses, mas é melhor que nada!:D
http://fotosviseu.blogspot.com/2007/01/construo-do-museu-do-quartzo.html
 

·
Feliz Natal
Joined
·
15,678 Posts
desculpe a ignorância, mas a região tem alguma ligação com os quartzos?
 

·
Registered
Joined
·
1,883 Posts
:| ele agora à museus para td e mais alguma coisa. Interrogo-me se esse museu terá visitas suficientes para mante-lo :|
 

·
12 Years of SSC!
Joined
·
8,388 Posts
Discussion Starter · #6 ·
^^ "Orçado em milhão de euros, o Museu do Quartzo está a ser construído desde Setembro de 2006 no Monte de Santa Luzia, local onde durante décadas existiu uma exploração daquele mineral, ao qual a câmara de Viseu pretende dar vida." ;)

dps quando estiver totalmente pronto passo por lá para tirar uma fotitas :D.. mas agora tb n consigo encontrar nenhum render :(
 

·
Feliz 2020 ;)!
Joined
·
30,636 Posts
museu insólito mas interessante, não fazia ideia k se explora-se quartzo nessa zona :)
Sem dúvida bastante interessante, espero que seja possível mantê-lo a médio/longo prazo :eek:kay:!
Uma correcção Arpels: onde se lê "explora-se" dever-se-ia ler "explorasse" :lol:!
 

·
Feliz 2020 ;)!
Joined
·
30,636 Posts
Espero que não me tenhas levado a mal :eek:kay:!

O museu é sempre bem vindo. Pode ser que com ele nasça alguma instituição cientifica de geologia ai em Viseu.:yes:
Seria excelente, em especial fomentar o desenvolvimento da zona :yes:! Além disso, espero que a presença do museu atraia turistas a conhecer a capital de distrito mas também parte da região :eek:kay:!
 

·
Registered
Joined
·
261 Posts
O "Nandinho" Ruas tudo faz por um bocadinho de protagonismo, até inventar um Museu que mais ninguém no mundo se tinha lembrado. Gostava de saber qual a viabilidade de tal projecto.
 

·
Registered
Joined
·
2,148 Posts
Se se tivesse a minima ideia das aplicações do quartzo e das suas caracteristicas, tinha-se alguma noção das potencialidades de um museu sobre o quartzo, e não se dizia tantas barbaridades...
Boa iniciativa!! Museu com grande potencial :applause:
 

·
Registered
Joined
·
261 Posts
Boa iniciativa!! Museu com grande potencial :applause:
Potencial?Você vai fazer 300Km para ver um Museu do Quartzo?
Enfim... é mais uma despesa para os "municipes"...
 

·
Registered
Joined
·
2,148 Posts
300 km de proposito para ver o museu talvez não, mas quando for a viseu aproveitarei para ir ao museu...
Mas é como tudo...o potencial existe...é preciso é saber explora-lo...o quartzo está presente em muitas coisas do nosso dia-a-dia, se tiver gente competente e conhecedora a preencher o museu, pode ser bastante interessante...E poderá acontecer de fazer 300 km de proposito para ir a esse museu..
 
1 - 20 of 33 Posts
Top