SkyscraperCity Forum banner

Visita de arquitetos acaba em protesto

1875 Views 18 Replies 13 Participants Last post by  Paulo
Visita de arquitetos acaba em protesto
Fonte: O Estado de S. Paulo - SP​


O skyline de barracos contrastando com edifícios luxuosos de uma piscina por andar é uma imagem que correu o mundo e tornou Paraisópolis, na zona sul, bairro incrustado na região do Morumbi, conhecida internacionalmente - principalmente entre urbanistas.

Foi um dos temas do Urban Age, congresso mundial das grandes cidades ocorrido em São Paulo no ano passado, e ganhará destaque na 4ª Bienal de Arquitetura em Roterdã, na Holanda. Entre setembro e janeiro, o projeto de reurbanização do bairro, liderado pela Secretaria Municipal de Habitação, em parceria com escritórios brasileiros e estrangeiros de arquitetura, terá estande no evento.

Na tarde de ontem, um grupo formado pelo diretor da Bienal, George Brugmans, e por dois curadores, todos da Holanda, além de oito arquitetos, a maioria estrangeiros contratados para trabalhar na área, circularam pela região e testemunharam o tamanho do desafio que terão pela frente.

A visita caminhava bem nas duas primeiras paradas: um conjunto habitacional já em obras e o canteiro da Perimetral, avenida que vai corta o bairro e servir de alternativa à Giovanni Gronchi.

Na terceira parada, na Grota, vale ladeado por barrancos repletos de casas, uma das regiões de urbanização mais precária de Paraisópolis, a situação começou a esquentar. O subcurador da Bienal, Rainer Hehl, acompanhado do arquiteto venezuelano Alfredo Brillembourg, da Urban Think Tank, foram entrando no espaço seguidos pelo grupo de estrangeiros com câmeras em punho.

Em cima dos morros, jovens começaram a se juntar e aos gritos avisaram que parassem com as fotos. "Vai embora, bando de ricos", gritavam. Os visitantes só compreenderam que não eram bem-vindos quando pedras passaram a ser atiradas contra eles. Ninguém se feriu.

Na hora que o grupo estava dentro do micro-ônibus para sair da Grota, cerca de 50 moradores do bairro com a camisa do grupo local Paraisópolis Exige Respeito! chegaram com cartazes cobrando moradias para os desapropriados. Com o veículo estancado em uma rua estreita, instalou-se um princípio de pânico entre o grupo. "Vamos chamar a polícia. Ninguém sai do ônibus", sugeriu um integrante da Prefeitura.

O venezuelano Brillembourg tomou a iniciativa. Foi conversar com os moradores para explicar o projeto. "Somos arquitetos revolucionários que vão fazer uma obra que vai agradar a todos os moradores", disse. Marcondes Luz, da União de Defesa da Moradia, reclamou que moradores antigos, com direito à casa, estão sendo despejados em troca de R$ 5 mil e de ameaças.

A situação se acalmou depois que Elizabete França, superintendente de Habitação Popular, confirmou para amanhã reunião em Paraisópolis para ouvir as reivindicações e apresentar o projeto. "Protestos como esses são normais em processos de urbanização", minimizou Brugmans, diretor da Bienal.


Lamentável :eek:hno:
See less See more
1 - 19 of 19 Posts
É normal isso acontecer... que bom que Paraisópolis será urbanizada!
"Vai embora, bando de ricos". A frase do ano.

Se fosse para parafrasear Nelson Rodrigues: Pobres, enriqueçam.
Bando de animais

90% nem daqui é, vão ganhar moradia de graça ao lado de uma das regiões mais ricas da cidades e ainda xingam os agentes dessa transformação.

Bando de vagabundos.
Claro, os caras vão entrando pra tirar fotos como se favela fosse zoológico.
São questões polêmicas...

É batata tópicos envolvendo moradores de favelas aqui no SSC gerarem esta revolta contra estas pessoas...Uma pena.:eek:hno:

A verdade nesses casos tem dois lados. Moradores de favelas costumam ter uma péssima auto-estima, aliás a própria condição de existência da favela derruba qualquer auto-estima.

Acho que o equívoco é a organização deste passeio não ter avisado as lideranças locais com antecedência, pois deve ser realmente bem constrangedor vc morar num barraco no meio da favela e derepente ver um microonibus parando e descendo um monte de ****** com câmeras na mão registrando tudo como se fosse um zoológico, tal como afirmaram acima.

Mas ao contrário da vergonha que muitos passaram lendo esté tópico, é óbvio que os participantes do passeio estão acostumados a lidar com este tipo de situação, pois eles tentam mudar esta realidade, justamente por terem uma sensibilidade com estas pessoas, que muita gente aqui não possui.
90% nem daqui é, vão ganhar moradia de graça ao lado de uma das regiões mais ricas da cidades e ainda xingam os agentes dessa transformação.

Bando de vagabundos.
O povo tem medo de perder suas casas e ainda tem o constrangimento que é obrigado a passar por não ter sido informado.
O fato dessas pessoas serem daí, não importa nem um pouco. O Brasil não começou em São Paulo.
Não são vagabundos, são pessoas mal educadas. Culpa dos nossos presidentes, governadores, prefeitos...
90% nem daqui é, vão ganhar moradia de graça ao lado de uma das regiões mais ricas da cidades e ainda xingam os agentes dessa transformação.

Bando de vagabundos.
Hmmm
A complexa realidade social desse pais se resume a isso entao?

Niguem é a favor de favela aqui... muito pelo contrário.. sabemos que é nosso maior cancer... No Rio então, com a politica pró-favela desde os anos 80 assolou a alma da cidade...

No entanto, as pessoas não tem o direito de tratar a populacao assim.. Antes de querer queima-las, mude a economia e a politica do país, eleve o sistema educacional por toda nacao para nao termos desequilibrios migratorios e a populacao ter renda para construir habitacao legalmente...

A total falta de sensibilidade ao tratar os outros mostra que se vc tivesse na situacao deles.. seria esses muleques tacando pedras... eles tb nao tem base nenhuma

o venezuelano, com sua diplomacia, mostra que a inteligencia cala a ignorancia

Animais sao os corruptos que permitem essa gente se instalar ai, alem de expulsar elas do campo...

As coisas nao sao tao simples assim? Vc ta no Brasil

temas como politicas de solo urbano, mais-valias do solo urbano, concentracao, desigualdade, politica, sociedade, geografia precisam ser mais estudados nesse forum
See less See more
^^

Exatamente! Raramente alguém aqui responsabiliza a desigualdade monstro que coloca o nosso país em topo de rankings pelo surgimento e existência das favelas. Não... é tudo culpa dos "favelados"...e o pior... é tudo culpa dos favelados que "não são daqui"...:eek:hno:

Para acabar de entortar, ninguém assume que grande parte da desigualdade se perpetua por causa do voto errado em eleições. E nem é preciso vir com aquelas desculpinhas sobre "eu voto certo, mas a maioria vota errado", pois quase nenhum não-favelado se lembra em qual vereador votou ou o que ele anda fazendo de bom.
Bla bla bla e mais um crime e falta de educação justificados.
Não estranho mais um crime num país cuja política é praticamente toda criminosa
KKKKK para os extrangeiros favelas é como atração turistica.....
Bla bla bla e mais um crime e falta de educação justificados.

Não acho que atacar pedras nas pessoas seja algo justificável.

Porém penso que os motivos que levam determinadas pessoas a agirem de determinadas formas, devem ser analisados pelo intelecto humano ao invés de serem julgados sumariamente como comportamentos espontâneos e deliberados, sem origem ou circunstâncias.
/\
Baseado nesse tipo de pensamento eu justifico qualquer tipo de comportamento distorcido.

QUAQUER UM
/\
pois é colega, mas para certas formas de comportamento, não basta você analisar manifestações individuais, mas sim fenômenos sociológicos.
/\
Baseado nesse tipo de pensamento eu justifico qualquer tipo de comportamento distorcido.

QUAQUER UM

Ué, mas quem disse que "compreender" os motivos que levam as pessoas a tomarem certas atitudes sejam justificativas para aceitar determinados atos cometidos por elas?

Saber os motivos que levam as pessoas a cometerem certos atos, serve, além de uma forma racional para compreender o comportamente social e erradicar a intolerância grosseira,serve tbm como ajuda para evitar situações como as que os organizadores do "tour" com gringos pela favela expôs ambos os lados.

Se houvesse o mínimo de conhecimento sobre sociologia, sobre a realidade daquele local, sobre as lideranças comunitárias, sobre os ânimos dos moradores a respeito de questões de desapropriações, enfim, se houvesse a compreensão sobre o que se passa com aquelas pessoas que moram ali, talvez os organizadores pudessem mensurar o perigo deste passeio, evitando expor os visitantes, além de explicar para as lideranças locais previamente o nobre motivo da visita e conseguir um policiamento de escolta para "passeio" se houvesse a necessidade.

Enfim, saber compreender os motivos das pessoas, não tem nada a ver com formas de justificar seus erros, mas sim ajudar a entender a estrutra deles e a combatê-los, sem o simples raciocínio da intolerância motivado pela ignorância sobre a realidade do próximo.
See less See more
A falta de educação dos moradores da favela envolvidos e suas agressividade não podem ser estendidas a todos os moradores dessses lugares. Além disso as condiçoes de vida dessa gent e e o ambiente todo mundo sabe que é o pior possivel.... Por tanto essa agressividade tem explicação, o que não a justifica evidentemente. (explicação é uma coisa justificar é outra.)

Agora esse negócio de os gringos ficarem tirando foto e olhando com essa curiosidade toda para as favelas faz mesmo se imaginar que talvez eles pensem estar num zoologico msm. Os gringos mtas vezes, assim como muitos "intelectuais" "cults" tupiniquins parecem que no fundo acham legal a cara da miséria expostas nos barracos. Romantizam, fazem demogogia de tal jeito a cosia que no fundo só podem gostar msm.
90% nem daqui é, vão ganhar moradia de graça ao lado de uma das regiões mais ricas da cidades e ainda xingam os agentes dessa transformação.

Bando de vagabundos.
Vagabundos? Em que dado vc se baseia para afirmar isso?

Pobre não trabalha? Ou será que o problema não é o quanto recebem pelo trabalho?
1 - 19 of 19 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top