SkyscraperCity banner
1 - 20 of 32 Posts

·
Sunriser
575 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Vista para Porto Alegre a partir de Canoas, de três pontos da cidade

Crédito: Porto Imagem

Olá colegas do SCC!

Gostaria de mostrar a vocês minhas fotos (algumas são mais antigas, mas a maioria é recente) da bela vista de Canoas para Porto Alegre. Como Canoas tem poucas áreas altas - e as essas poucas áreas geralmente são fechadas ou particulares - não é fácil encontrar um bom lugar ao nível do solo em que se possa ver bem a cidade de Porto Alegre.
Como Canoas faz divisa com o lado norte da capital gaúcha, os principais pontos de referência para localizar a capital são os grandes morros (como o Morro Santana e o Morro da Polícia). Essas formações rochosas podem ser vistas de muito longe, até mesmo de cidades do vale do sinos mais ao norte, em dias de céu claro e pouca poluição.

1 - Uma super panorâmica da vista de Porto Alegre a 15km de distância (zoom de 14x). Essa imagem é a união de 18 fotos:

http://o-o.preferred.iad23t08.v5.cache8.c.bigcache.googleapis.com/static.panoramio.com/photos/original/75497044.jpg

2 -A mesma super panorâmica acima, dividida em três partes:

Parte 1

http://o-o.preferred.iad23t05.v7.cache5.c.bigcache.googleapis.com/static.panoramio.com/photos/original/75496909.jpg

Parte 2

http://o-o.preferred.iad23t03.v1.cache3.c.bigcache.googleapis.com/static.panoramio.com/photos/original/75496897.jpg

Parte 3

http://o-o.preferred.iad23t05.v1.cache5.c.bigcache.googleapis.com/static.panoramio.com/photos/original/75496878.jpg

5 - Morro da Polícia (19,6km de distância da onde eu estava) ao fundo, casas do Moinhos de Vento e Bela vista (Canoas) em primeiro plano.

6 - Vista da grande área urbana, com auxílio do zoom digital:

7 - Zoom de 30x a partir do Bairro Bela vista, para Poa:

8 - Bairro Niterói em primeiro plano, Morro Santana ao fundo

Por enquanto, são essas as imagens que tenho para mostrar. Se eu tirar mais algumas, dou um "Up" no thread. É claro que estas e muitas outras imagens estão no meu panorâmio também.

Agradeço a visita. :)

·
Banned
12,323 Posts
Eu copiei o link de cada e abri em outra aba!

Parabéns, a 1, 5, 6 e 8 estão lindas! Bem desenvolvida!
POA é linda demais!

·
Sunriser
575 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Obrigado, Felipe! acabei fazendo uma alteração no thread, pois as imagens estavam grandes demais. Coloquei elas em tamanho reduzido para que se encaixassem melhor na página. Caso alguém queira vê-las em tamanho maior, é só acessa-las na minha conta no Panoramio.

·
Grande Campinas (S.Paulo)
47,647 Posts
bacana..

·
-*-*-*-
26,090 Posts
Interessante o angulo...pena nao ser no alto de um edificio!!

PS: Foto 7 nao e' o Centro de POA.

:eek:kay:

·
Taking On The World
26,405 Posts
Que bairro seria?
é a 3a perimetral, e mais da metade de POA não aparece nas tuas fotos. Tu conseguiu pegar somente a zona leste até a 3a perimetral. Os bairros mais densos de POA, incluindo Moinhos de Ventos, Centro, Floresta, etc, etc, não aparecem nas tuas fotos, pois estariam BEM MAIS PRA DIREITA...

·
Taking On The World
26,405 Posts
o problema deste thread é que o pessoal de fora vai olhar e vai achar que isso é toda Porto Alegre, até pq tu disse que aquela foto mostrava o centro... e vão sair com a imagem de que POA realmente tem poucos prédios, que é o que muita gente acha!

existem 4,7 km de prédios entre aquele prédio com vidros azuis que tu disse ser o centro de Porto Alegre, e o Mercado Público, no coração do centro de POA.

o prédio com vidros azuis é o CARLOS GOMES CENTER

ali está ele, na Terceira Perimetral

aqui é olhando da terceira perimetral em direção ao Guaiba... NADA DISSO apareceu nas tuas fotos

da 3a Perimetral em direção ao centro...

com zoom

sem zoom (mostrando tudo que tem entre a 3a perimetral e o centro)

·
Taking On The World
26,405 Posts
aqui tem um mapa de POA, mostrando alguns pontos da cidade, o Carlos Gomes Center (o prédio mais perto do centro que tu fotografou, e a distancia desse prédio até o Mercado Público, no coração do centro de POA

·
Sunriser
575 Posts
Discussion Starter · #16 · (Edited)
Eu não fotografei nem mais para a esquerda nem mais para a direita porque realmente não era possível, haviam muitas árvores na frente. E em nenhum momento eu disse que a imagem mostraria toda a cidade, mas sim que mostraria a vista que Porto Alegre tem a partir de Canoas.

Mas de qualquer forma, vou alterar algumas palavras porque como você mostrou o centro da cidade não corresponde às imagens... valeu pelo toque ;)

·
Registered
2,627 Posts
Essa situação de vistas de horizontes das cidades e afins, ocorre muito aqui em São Paulo também. Pela cidade estar num planalto e estar entre duas serras, o relevo paulistano é muito irregular, fazendo com existam muitos e muitos vales e morros por toda a cidade. Por exemplo, do alto da Torre do Banespa (Edifício Altino Arantes) no Centro, é possível ter uma vista de 360° da cidade, mas nem tudo pode ser visto. Na direção sul, o espigão da Paulista é o limite de visão, tendo uma visão bem "rasa" do Brooklin, ao fundo, um bairro que está a cerca de 10 km do Centro de SP. Para o leste, onde moro, vemos até as montanhas do extremo leste da cidade e tudo mais. Porém, vemos o skyline da Mooca, em primeiro plano, bem próxima ao Centro, mas logo atrás vemos o Hospital Sapopemba, um grande hospital público situado no distrito homônimo, quase na periferia. Entre a Mooca e Sapopemba existem cerca de 10 km de cidade, mas não vemos por conta do relevo. E mais "incrível" ainda, temos a visão do Tatuapé e arredores, a 7 km do Centro, mas logo atrás vemos Cidade Tiradentes e São Rafael, distritos situados a mais de 25 km da Praça da Sé. É bem interessante esse feito que as irregularidades do relevo causam nas fotos e na própria vista à olho nu. Quero dizer, o turista que está lá em cima achando São Paulo gigante, nem imagina que ela é ainda mais gigante na prática. Assim, com certeza, deve ocorrer em Porto Alegre e muitas outras cidades de relevo semelhante.

Ah, e já ia me esquecendo: Fotos lindas e muito interessantes. Ângulos inéditos! Parabéns e valeu por compartilhar! :eek:kay:

·
Taking On The World
26,405 Posts
Essa situação de vistas de horizontes das cidades e afins, ocorre muito aqui em São Paulo também. Pela cidade estar num planalto e estar entre duas serras, o relevo paulistano é muito irregular, fazendo com existam muitos e muitos vales e morros por toda a cidade. Por exemplo, do alto da Torre do Banespa (Edifício Altino Arantes) no Centro, é possível ter uma vista de 360° da cidade, mas nem tudo pode ser visto. Na direção sul, o espigão da Paulista é o limite de visão, tendo uma visão bem "rasa" do Brooklin, ao fundo, um bairro que está a cerca de 10 km do Centro de SP. Para o leste, onde moro, vemos até as montanhas do extremo leste da cidade e tudo mais. Porém, vemos o skyline da Mooca, em primeiro plano, bem próxima ao Centro, mas logo atrás vemos o Hospital Sapopemba, um grande hospital público situado no distrito homônimo, quase na periferia. Entre a Mooca e Sapopemba existem cerca de 10 km de cidade, mas não vemos por conta do relevo. E mais "incrível" ainda, temos a visão do Tatuapé e arredores, a 7 km do Centro, mas logo atrás vemos Cidade Tiradentes e São Rafael, distritos situados a mais de 25 km da Praça da Sé. É bem interessante esse feito que as irregularidades do relevo causam nas fotos e na própria vista à olho nu. Quero dizer, o turista que está lá em cima achando São Paulo gigante, nem imagina que ela é ainda mais gigante na prática. Assim, com certeza, deve ocorrer em Porto Alegre e muitas outras cidades de relevo semelhante.

Porto Alegre é um pouco diferente pois a região metropolitana de quase todas metrópoles brasileiras se espalha AO REDOR delas. Mesmo em cidades litoraneas, a região se espalha ao redor COM EXCESSÃO do lado do mar, é claro.

em POA, a região metropolitana se espalha somente ao norte da cidade, e não está toda concentrada em um ponto, mas se ESPICHA por 50km ao longo da BR116.

e do norte da região metropolitana, em Morro Reuter, tem um morro alto o suficiente pra ver quase toda RM...

1 - 20 of 32 Posts