SkyscraperCity banner
1 - 20 of 54 Posts

·
Registered
Joined
·
88 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Para o deleite daqueles capixabas (ou visitantes) que preferem uma galeria de arte a um shopping, vai aí uma boa notícia:

Abrigar um dos mais importantes acervos particulares do Brasil será a função do Museu de Arte Contemporânea de Vitória, complexo cultural projetado pelo escritório carioca Coutinho, Diegues e Cordeiro Arquitetos, tendo como co-autor o arquiteto Alfredo Britto. O edifício, cuja construção deve começar este ano (2008), será implantado no cruzamento da avenida Adalberto Simão Nader com a via de acesso ao novo terminal de passageiros do aeroporto da cidade, em terreno contíguo ao do centro de convenções e eventos - também desenhado pelo escritório.

O projeto evita a fórmula da arquitetura-espetáculo. A edificação abrange, além de espaços destinados ao acervo permanente - com obras de propriedade do colecionador João Sattamini -, salas para exposições temporárias (o MAC capixaba pretende fazer convênios com instituições internacionais), escolas para restauradores, setor de pesquisa sobre arte brasileira e uma pequena escola de artes para jovens. Auditório, café, loja, escritório e, em destaque, um jardim de esculturas complementam o programa.

“O edifício será estruturado ao longo da empena noroeste por um grande muro que vai pontuar e organizar os espaços expositivos. Ele também vai proteger da insolação e fornecer sombra aos jardins e ao espelho d’água, que acompanha e marca seus limites internos”, descreve o arquiteto Aníbal Coutinho, um dos sócios do escritório. Aberto à principal via de circulação, o jardim, ligeiramente abaixo do nível da rua, vai oferecer-se à cidade, mostrando suas formas e esculturas. A leste, ele é limitado por muro e pérgula e pelo espaço de exposições e contemplação.

A área de exposições temporárias terá salas separadas por variações de pé-direito, em platôs criados por pisos de diferentes níveis. Circulações verticais e instalações serão dispostas na empena noroeste. Coutinho explica ainda que especial atenção foi dedicada ao acesso, uma vez que o museu receberá peças de grande porte. Por isso, as salas do acervo permanente, das exposições temporárias e o jardim de esculturas poderão ser alcançados por transporte motorizado ou mecanizado, sem necessidade de elevadores ou monta-cargas.

O prédio receberá a nordeste, longitudinalmente ao corpo principal, a ventilação predominante - e com ela os resíduos de pó de minério da Companhia Siderúrgica de Tubarão. Por isso os arquitetos especificaram acabamentos em aço corten, cobre e minério de ferro em sua forma natural para o revestimento de parte das paredes, esquadrias, telas de proteção, cobertura e sheds. “A solução vai evitar os efeitos do envelhecimento precoce”, prevê Coutinho.











retirado do site:http://www.arcoweb.com.br/
 

·
Registered
Joined
·
11,640 Posts
Gostei, pela planta é possível ver que ficará ao lado do imponente novo centro de convenções! Será um belo complexo, ótima localização!
 

·
Rodrigo!
Joined
·
10,782 Posts
Realmente vai ficar muito bom, a região da Simão Nader ganhará outra cara!!
Cutura sempre é bem-vinda!!!
 

·
Registered
Joined
·
1,027 Posts
Eu A-DO-REI a architectura do predio, achei muito brasileiro e lindo, parece projeto do Kogan...O unico problema pra mim e tamanho...Puxa, e o Mac de Vitoria né? achei minuscula um museo dessa importancia numa cidade como Vitoria. Num projeto normal isso seria apenas area de serviços...
 

·
São José dos Campos
Joined
·
3,630 Posts
Nossa! Ficará muito lindo esse complexo todo!!!
O centro de convenções, o museu e o aeropoto!
E as obras do centro de convernções quando começarão?
 

·
Banned
Joined
·
2,921 Posts
:applause: ..boa iniciativa de se construir esse museu em Vitória! Vai engrandecer culturalmente a cidade inteira e todo o ES! ...mas acho que a construção poderia ser mais modenrista (não que esteja ruim) e integrada ao terreno que se encontra em um entrocamento.
 

·
on my way to the OR trail
Joined
·
7,015 Posts
Gostei muito do projeto!
Junto com o Centro de Convenções e o Novo Aeroporto,
formará um belo conjunto!!
Ahhh e temos que somar a nova Orla de Camburi e o mergulhão da Adalberto Simão Nader..
Essa região vai ficar muito bonita!
Mais um render do Centro de Convençoes e o Novo Aeroporto:
 

·
Arquiteto e Urbanista
Joined
·
21,188 Posts
Perfeito!

Excelentes projetos, tanto este museu, quanto as outras obras.

Só é uma pena ver que arquitetura de qualidade é destinada apenas a um público exclusivo (este melhor instruído) e muitas vezes não chega ao meio privado. :(
 

·
Equilíbrio, viagens e paz
Joined
·
4,686 Posts
Interessante, apesar de não ser meu estilo preferido.
 

·
Registered
Joined
·
1,595 Posts
Até que fim Vitória tá fazendo projetos que prestam... trazendo cultura a cidade.
Vide o Centro de Convenções, o projeto de Paulo Mendes da Rocha na Enseada (Cais das Artes) e agora esse belíssimo MACVix.
 
1 - 20 of 54 Posts
Top