SkyscraperCity banner
1 - 3 of 3 Posts

·
Registered
Joined
·
2,837 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Vitória ganhará "super porto" de águas profundas

Folha Vitória

O porto de Vitória deve receber investimentos da ordem de R$ 170 milhões para se transformar em um terminal de águas profundas. A promessa foi feita na manhã desta quinta-feira (25) pelo ministro da Secretaria Especial de Portos (SEP), Pedro Brito. Para isso, está prevista a dragagem do canal da baía de Vitória. Com isso, ele terá a profundidade ampliada e a largura estendida. Outra novidade divulgada pelo ministro foi a criação de um novo cais para o porto da Capital.

De acordo com o ministro, a assinatura do documento cria um grupo misto de trabalho que irá construir um projeto como novo modelo do porto que deverá ser construído. A previsão é que o projeto seja entregue até o final deste ano, para que ser apresentado a investidores nacionais e internacionais do setor portuário.

"Queremos construir um porto público, porém, para termos maior agilidade, idealizamos criar uma concessão, para que os investidores construam e administrem esse empreendimento. Nosso objetivo é trabalhar com fases, para tornarmos o Porto de Águas Profundas uma realidade", enfatizou Pedro Brito.

A dragagem prevê a ampliação da profundidade do que atualmente tem cerca de 10 metros para 14 metros e extensão de 70 para 120 metros de largura. Além disso, serão retiradas as pedras existentes na baia e realizada uma manutenção periódica para evita o assoreamento provocado pela corrente marinha.

O prefeito João Coser explica que as novas medidas pretendem recolocar o Estado nas principais rotas do transporte marítimo mundial. "É importante deixar claro que todas estas medidas irão beneficiar todo o Estado, não apenas Vitória. A viabilização da criação do porto de águas profundas na cidade é uma ação extremamente importante para o país, e principalmente para o Estado", avalia o prefeito.

Novo cais

Outra medida anunciada é a criação de mais um cais no porto. Segundo o ministro, as licenças ambientais necessárias já estão sendo avaliadas e a previsão que a nova unidade comece a ser construída ainda este ano. "Por serem projetos previstos no PAC, existe um comprometimento maior nas ações de dragagem e construção do novo cais. Estamos trabalhando com uma previsão máxima de entrega destes serviços no final do próximo ano", detalhou o ministro.


http://www.folhavitoria.com.br/site...h=f27383586ea504ceab59119f2d11791c&nid=122980
 

·
on my way to the OR trail
Joined
·
7,015 Posts
Irado!!!
Com isso, Vitória ganhará o seu 3º porto de águas profundas!!
Além desse, temos o de Praia Mole e o de Tubarão, se não me engano!!
E com a dragagem da Baía de Vitória, os Portos de Vitória, Vila Velha e o de Capuaba vão poder receber navios maiores!!
:D
 
1 - 3 of 3 Posts
Top