Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 45 Posts

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Fazer uma road trip pela Rota Romântica no Outono sempre foi um sonho para mim e eu pude realizá-lo em um dos fins-de-semana de 2014 quando amigos de Minas e do Rio Grande do Sul se uniram para realizarem este meu sonho, sendo que de um deles eu ganhei as passagens aéreas e de outro a hospedagem em POA e a hospitalidade ao me guiar pela Rota Romântica e também pela região do Vale dos Vinhedos. Agradeço portanto ao João Guerra e ao Rene Hass por terem me proporcionado esta alegria e a eles dedico este thread. Também agradeço a dois outros foristas que me encontraram na minha rápida passagem por lá, o Yuri Adachi e a Renie Maye.
Nesta curta viagem em um feriado de maio, o que eu não podia imaginar é que além do meu sonhado outono, eu iria experimentar temperaturas de três graus abaixo de zero por algumas horas em um lugar mágico onde eu me senti nos Alpes, literalmente. Espero que gostem do thread.

1- Indo realizar o meu sonho!!! Os pássaros migram para o norte quando o sul esfria, mas no meu caso eu retornei pra o sul em busca do frio como faria um pinguim cujas ondas do mar o levaram pra lugares quentes.

2-Apenas esta foto não é de minha autoria no thread. Eu a tenho salva mas não me recordo de onde a salvei. Se alguém conhecer o autor, por favor, me informe. Eu a inclui porque ela mostra como é o aspecto da estrada por onde eu passei nesta estação do ano.

3- A natureza é sábia e nos ensina muitas lições. As mudanças que o clima provoca nas folhas das árvores no outono me faz lembrar que na nossa vida há várias estações que se revezam e que devemos viver cada momento sem pensar no próximo, mas tentando vermos e sentirmos toda beleza e plenitude do milagre da vida.

4-Algumas folhas de plátano ainda nostálgicas dos dias quentes, teimam em demorar a trocar de roupa... :)

5-Este forista mineiro vivendo intensamente aquele "aqui e agora" que como tudo na vida, já passou diante dos seus olhos mas que permaneceu como memórias afetivas agradáveis em sua alma:

6-
6A-Zoom alcançado com um click dado naquela foto anterior:

6B- E este casarão germânico se revela por trás dos plátanos que mostrei acima. Majestoso lá no topo do morro ele observa silencioso e altivo a dança das cores que vão do amarelado ao alaranjado:

7-Por que quando viajamos voltamos as costas para um cenário destes e nos preocupamos em tirar fotografias? Talvez porque a beleza é tanta que quando voltamos para a casa , não teríamos como descrevê-la com palavras para as pessoas amigas e se não fosse a eternização do momento em imagens, qualquer descrição pareceria exagerada.

8-Se o outono virou apenas memória afetiva, pelo menos um pedacinho dele eu apalpei com minhas mãos para ter certeza de que ele era real e por teimosia eu trouxe estes pedacinhos de outono para a minha casa na longíqua Minas Gerais:

9-Um zoom pra ver os detalhes deste cenário lindo mais de perto:

10-Eu já tinha feito um thread sobre Gramado no verão e agora posso mostrá-la no outono. Conclui depois desta viagem que ela é linda em qualquer estação do ano e que como uma mulher bonita ela só troca de roupas mas a essência continua a mesma e para quem é apaixonado por ela, ela é admirável seja com que roupa estiver vestida!

11-Meu sorriso não nega o quanto eu fiquei encantado por este local que mais se parece com uma cidade cenográfica e não com um local onde vivem seres mortais ( e não fictícios) como eu e vocês:
11 A-

11 B-

12-A casa que aparece em primeiro plano é um centro de memória da imigração italiana. Foi de uma varanda dela que eu tirei as fotos acima. Neste momento chovia muito:

13-Chuva e outono , um casamento perfeito:

14-Podem chamar de fake, mas que é linda esta arquitetura, isto é...( o que não significa que eu não seja a favor de se preservar as originais):

15-Para que querer um céu azul para tirar uma foto como essa? Estas cores revelam o quanto a Serra Gaúcha estava aconchegante e convidativa para se saborear fondues e para se tomar chocolates quentes:
15 A-

15B- Neste local eu apreciei fondues com a lareira a nos aquecer e o vinho a nos alegrar:

15C-Joãozinho e Maria me inspiraram a apreciar uma maravilhosa fatia de Apfelstrudel e a tomar chocolate quente. Reparem no mapa do RS ao fundo!

15D-

16-O Lago Negro tem este nome porque os pinheiros que o cercam vieram da Floresta Negra do sul da Alemanha:

17-O Real e o criado pelo homem convivem harmoniosamente?
17 A-

17B-

18-Esta avenida é cheia de casas de chocolates. Eu abusei dos meio-amargos!

19- Hogwarts mandou lembranças.
19A-

19B-Há quem jure que viu o Harry Potter numa destas janelinhas espiando a turistada fascinada pelas janelas tortas e pelo relógio que não para de girar apressado. Eu só vi um gato preto correndo e uma bruxa dando umas voltas numa vassoura.

20-Quem acompanha os meus threads, sabe que neles não faltam comidas típicas. Pois bem , eu tive a felicidade de estar lá na "Festa da Colônia" e de poder escolher entre comer pratos típicos italianos ou alemães, à vontade. Optei pelos alemães já que comida italiana se faz na minha casa com frequência já que tenho esta origem e minha Mamma cozinha muito bem. Haha.
20 A-

20 B-As delícias alemãs:

20 C-Comecei a provar a sopa para depois ir para outros pratos típicos.

20 D-Prosit! Festa alemã sem chopp, não dá né?

20E-E nem sem cucas a festa seria a mesma...

21- E lá fora do ambiente da festa alemã, o outono continua a nos esperar para o admirarmos mais um pouco antes de nos surpreendermos com a neve!!

22-Antes de ir para o Vale dos Vinhedos, eu não me conformei em ver apenas o outono e resolvi ir sentir 3 graus abaixo de zero. Sim, resolvi! Na Snowland, o maior parque indoor deste tipo nas Américas se pode esquiar e praticar snowboard além de se ter acesso a uma série de locais cheios de animais da Era do Gelo em meio ao... gelo!!!!
22A-

22B-Há duas áreas específicas lá. Uma logo na entrada que é uma pista de patinação no gelo como destas que vemos em shoppings malls e em áreas abertas de países do Norte. E há uma segunda área na qual entramos depois de colocarmos botas, luvas e roupas apropriadas e neste local nos sentimos literalmelmente nos Alpes. Vejam na foto 22 B como é o aspecto do local visto do restaurante panorâmico:

22C- Da próxima vez que eu for, quero ir com muito tempo para contratar um instrutor para me ensinar a esquiar. Desta vez só fui para apreciar.

22D-

22E-

22F-

22G-

22H-O forista do Skyscrapercity marcou presença lá e pôs uma bandeirinha do site no alto do castelo. Haha.

22i-E arranjei até um mascote pro thread:

22j-Agora que finquei a bandeira do SSC no castelo, os outros foristas podem vir... que o território tá desbravado.

22l-E se sentirem muito frio, tem chocolate quente com desconto pra foristas:

22m-O meu já tomei e aprovei. Haha.

23-Saindo deste mundo de fantasia acima, fui pra um mundo mais real que é a região das uvas e vinhos ou seja um cenário agora não mais germânico mas bem italiano, o que me fez lembrar do meus nonno e nonna, das minhas zias (tias) e do meu pai o qual perdi neste ano e que era brasileiro mas o qual por ser primeira geração brasileira filho de pais italianos vindos depois da Primeira Grande Guerra, ele guardava muitas tradições italianas as quais aprendi desde criança a apreciá-las principalmente as ligadas a festas como Natal, Páscoa etc . Peguei chuva o tempo todo neste trajeto mas em vez de ficar enraivecido, eu apreciei o céu chorando diante de tanta beleza e deu vontade de eu chorar também e não querer ir embora dali nunca mais... :cheers:
OBS: Vou fazer poucas legendas das fotos abaixo porque elas falam por si próprias como poemas em forma de pedras, de videiras amareladas, de montes cheios de árvores trocando de roupas para combinarem com a estação. :v
23A-

23B-

23C-

23D-

23E-

23F-

23G-

23H-

23i-

23h-

23i-

23j-

23k-

23l-

23m-

23n-

23o-

23p-Rosas são plantadas junto aos parreirais porque se pragas atacarem , elas atingem primeiro as rosas e não as videiras. E com isso, há tempo para prevenir um dano maior.

23q-Surrealismo?

23r-Casa típica dos primeiros colonos italianos:

23s-

23t-

23u-Quanto vejo tantas cores, eu agradeço a Deus por eu ter podido admirá-las pessoalmente e não apenas através de fotografias.

23v-

23x-Casa com heras num cenário amarelado em volta. Nada tão brasileiro pelas cores e tão europeu pelas formas.

23Y-

23z1- Casas de Pedras dos primeiros italianos em meio a videiras amareladas e a fartura dos imigrantes. na falta de mais letras para acompanharem o 23.. vamos renumerar com números após as letras...haha.

23z2-

23z3-

23z4-

23z5-A Casa das Cucas( tortas alemãs!!!!!! Adoro!!! )

23z6-Detalhe de uma janela da Casa das Cucas no Caminho de Pedras:

23z7-Finalmente as cucas:

23z8-

23z9-

23z9-

23z10-

23z11-

23z12-

23z13-

23z14-

24-Indo ao Sul eu não poderia deixar de trazer artesanato ( souvenirs) e cucas, sucos de uvas, chimias ( geléias alemãs), biscoitos de natal, gingerbreads,queijos, salaminhos, etc...
24A-

24B-Achem os gatinhos... que eu comprei..haha. Destes comprei três mas um quebrou no caminho e sobraram dois que estão na minha mesa de estudos.

24C-Eu não tenho dindim pra comprar uma autêntica casa enxaimel mas uma miniatura eu trouxe pra casa.

25A- O forista Rene Hass que foi homenageado neste thread e que foi quem me trouxe para o SSC há anos atrás.

25B- O outro homenageado deste thread, o meu amigo João de Uberlândia que foi quem "paitrocinou" minha passagem de avião após ter visto meus threads feitos em 2012 nesta mesma região ( vejam os links abaixo) e ter se encantado com a região :

Espero que vocês tenham gostado das fotos e as apreciam e comentem!!! :)

Se alguém quiser ver meus threads desta mesma região no verão , vejam os links abaixo:
1-Rota Romântica e Vale dos Vinhedos no verão além de Caxias do Sul e outros pontos do RS: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1485368
2- Nova Petrópolis: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1492472
3-Gramado no verão: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1492995
4-Degustação de vinhos na Casa Valduga: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1492207

·
res severa, verum gaudium
de volta ao porco fumo
8,505 Posts
Threads assim me deixam feliz mas triste. Feliz pois o RS é um estado lindo, suas fotos estão maravilhosas e Gramado é um charme que só. Triste porque penso: será que um lugar nesse pais precisa ser turístico pra ser cuidado com capricho? Quem dera todo o Brasil tivesse o esmero de Gramado. Belas fotos :eek:kay:

·
Longe demais das Capitais
10,311 Posts
Tudo o que eu falar vai ser redundante. Os lugares que você mostrou são lindos e encantadores.

O passeio pra serra gaúcha é um dos poucos que começa desde que entramos carro, e chegar ao destino é só um mero detalhe. A Rota Romântica é um dos passeios mais bonitos deste país. É natureza - mata fechada, curvas, muitos plátanos, morros - e conteúdo - cultura viva, história, gastronomia, arquitetura, costumes.... E tudo sem parar, incessantemente, pela estrada inteira.

Que bom que você fez um lindo passeio.

Agora só falta vir no inverno !

·
Registered
1,400 Posts
Infelizmente por uma variação de apenas um dia deixamos de cruzar os mesmos caminhos naqueles dias que vc andou pela Rota Romântica...eu estive por lá um dia antes quando passei por Vale Real, São José do Hortêncio, Presidente Lucena e em Ivoti onde tu passou. Realmente tu passou tvz por duas das regiões turísticas de imigração mais interessantes dentro do estado. Excelentes roteiros de colonização alemã e italiana...\o/

·
chocolate better than sex
7,383 Posts
Que delícia de imagens, a serra gaúcha não é o melhor e mais badalado destino de frio do Brasil por acaso. Parabéns pelas fotos.

·
Registered
66 Posts
Parabéns Marcelo pelo thread! Principalmente pelos textos com esse entusiasmo inconfundível. Quando eu e minha esposa visitamos Minas Gerais, voltamos daí com uma certeza: o povo mineiro é o mais simpático e hospitaleiro do Brasil. Abraços.

1 - 20 of 45 Posts