Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 45 Posts

·
Banned
1,129 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Estou fazendo esta pergunta principalmente para quem mora nas capitais e nas cidades com mais de meio milhão de habitantes:

Você conhece BEM a sua própria cidade, incluíndo os bairros pobres?

Sério, eu fico revoltado como tem gente que conhece o mundo inteiro e não conhece a própria cidade.

Eu conheço Fortaleza muito bem. Posso dizer que já conheci pessoalmente pelo menos 95% dos bairros da capital cearense. Conjunto Ceará, Pirambú, Bom Jardim, Zé Walter, Conjunto Palmeira, Antônio Bezerra, Barra do Ceará, conheço tudo isso.

Mas é incrível como tem gente aqui em Fortaleza que já foi a Gramado (RS), que conhece Paris, Roma e Nova York, e NUNCA foi ao Conjunto Ceará! Nunca nem viu!

E vocês? Conhecem bem a cidade de vocês? Conhecem ela toda?

·
22°52'S 47°03'W
20,845 Posts
Conheço 70% dos bairros de Campinas e vi por fora uns 20%, acho.
Só não conheço alguns bairros da periferia que ou são muito perigosos, ou eu não tinha por que ir lá. Agora vou para a faculdade resolver umas questões, mas prometo que até à noite vou colocar um mapa de todos os bairros que eu conheço, usando a seguinte legenda:

*VERDE = Conheço na palma da mão
*AZUL = Conheço muito bem, embora não em todos os detalhes
*AMARELO = Conheço razoavelmente
*LARANJA = Conheço pouco, sei onde fica, já passei perto ou em alguma rua, mas vezes só de vista
*VERMELHO = Não conheço por nunca ter estado ali.

Fazer esse mapa será rapidinho...aí vocês vão ver o quanto eu conheço de Campinas! :yes:

·
Reset
7,774 Posts
Conheço melhor do que a maioria das pessoas, mas ainda muito mal. Diria que não fui em nem 50% dos bairros.

·
Riopretense
5,943 Posts
Depende. Nomes de ruas? Sou péssimo. Tirando as do Centro e algumas com as quais tenho algum tipo de contato constante, lembro pouquíssimo.

Sei andar em uns 60% da cidade. Somente em regiões muito periféricas (leia-se: afastadas) que tenho problemas. Para estes casos, existe uma máxima aqui: desça! Sempre desça. Você chegará a alguma avenida ou via de grande ou razoável importância. Uma hora você acha o caminho da roça.:lol:

·
Registered
4,997 Posts
Em SP conheço bem somente a ZS, ZO e Centro. ZN e ZL conheço muito pouco, então posso dizer que conheço bem somente uns 50% da minha própria cidade.

·
Registered
8,799 Posts
^^

Desconheço um paulista que afirma em conhecer por completo a cidade de São Paulo..
Logo, você conhece e bem a cidade onde mora.

Agora, a grande São Paulo é outros 500, ai a chance desse cidadão existir é raríssima.

·
Banned
1,129 Posts
Discussion Starter · #8 ·
^^ Com certeza o tamanho influencia. Acho que o paulistano que conhece 95% de São Paulo é um herói. É muito bairro pra conhecer...

Mas no caso de cidades menores que São Paulo, como Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Belém, Goiânia, não há motivo para não conhecer a cidade toda. Dá pra conhecer tranquilo...

Em Fortaleza, tem pouquíssimos bairros em que eu nunca estive. Alguns eu só passei de carro ou ônibus. Mas em grande parte dos bairros eu já andei não apenas de carro ou ônibus, mas a pé também.

Posso dizer que não me perco em lugar nenhum da cidade, conheço todas as principais avenidas de todas as áreas. Tá certo que o formato quadriculado em xadrez das ruas de Fortaleza ajuda a não se perder!

É legal conhecer a própria cidade, te ajuda até a entender as pessoas com quem você convive, bastando perguntar: "onde você mora?". E você acaba descobrindo lugares que a maioria nem conhece, e que são legais.

·
Over the hills and
2,976 Posts
Não, Acho que conheço uns 40% apenas da minha cidade. :(
Tem vários bairros que nunca fui, mas um dia pretendo conhecer. :)
E outros que não tenho a mínima vontade de ir...
:runaway:

·
Registered
15,978 Posts
Tem partes de Imbituba que não conheço, como o Campestre e Arroio do Rosa. Veja só você. :laugh:

Curitiba conheço quase todos os bairros, exceção de Cachimba, Ganchinho, Campo de Santana, Tatuquara, Riviera e São Miguel.

Outra cidade que conheço muito bem é o Rio. Basicamente a região de Campo Grande e Bangu é a única que nunca fui. Eventualmente há pequenos bairros nesses arredores.

·
22°52'S 47°03'W
20,845 Posts
Em se tratando de Campinas, eis o código:

*VERDE = Conheço na palma da mão
*AZUL = Conheço muito bem, embora não em todos os detalhes
*AMARELO = Conheço razoavelmente
*LARANJA = Conheço pouco, sei onde fica, já passei perto ou em alguma rua, mas vezes só de vista
*VERMELHO = Não conheço por nunca ter estado ali.

·
22°52'S 47°03'W
20,845 Posts
^^ Muito legal o seu mapa!
Que bom que tenha gostado! :)

Pelo jeito você conhece bem mais a "metade nordeste" do que a "metade sudoeste" de Campinas...
Sim, porque a parte nordeste é a Região Central. A metade sudoeste é a periferia, da qual eu só conheço os bairros de vista, ou algumas ruas. A cidade é dividida pela Rodovia Anhanguera (SP-330) e a parte mais rica, antiga e tradicional fica a nordeste da rodovia. Não que não haja favelas nem bairros periféricos, mas são muito menos bairros que do outro lado. Ademais, dos meus 28 anos, eu passei 25 morando do lado que eu conheço melhor e nos que eu vivi do outro lado, eu era pequeno demais para lembrar...

·
Open your eyes...
1,515 Posts
Muito legal seu mapa, Fabius, parabéns!!

Eu conheço bem a ZO, ZS e ZN, o Centro conheço boa parte e ZL só de passagem (lá é um mundo a parte :lol:). De região metropolitana, conheço parte Osasco (essa até que bem), Barueri, Cotia, Embu, Mogi das Cruzes, ABC e Guarulhos.

·
Banned
11,098 Posts
Não conheço bem a cidade de São Paulo. Mais alguns anos e quem sabe...

Mas tbm não conheço Roma, nem Paris, Niuórki e nem sequer Ciudad del Este.

Sei lá, eu discordo um pouco da indignação do autor do thread, apesar de respeitar sua opinião.

Parece até contraditório pois sou um árduo defensor dos paulistanos visitarem bairros diversos e saírem da mesmice, mas também não crucifico quem pode e viaja pra longe e não conhece Cidade Tiradentes.

Sei lá, cada um viaja ou vai conhecer o lugar que desperta o interesse.

·
Registered
6,933 Posts
Acredite se quiser! Eu conheço toda Belém (1.300.000 hab) e todo o município vizinho com 500.000 hab se consideramos por bairros. Já que não é possível conhece cada rua. No panoramio tenho 2589 fotos a maioria de Belém e Ananindeua e 200 fotos no Flickr. A maioria dessas fotos foram tiradas pedamando pelas duas cidades.

·
¬¬
11,386 Posts
Belo Horizonte: nunca entrei na Igreja da Pampulha, no MAP, no Palácio da Liberdade e prédios do Circuito Cultural Praça da Liberdade. Não conheço o Laces JK por dentro também. Já circulei por bairros por causa do trabalho, só.

Salvador: conheço bem pouco também, só a Orla, Centro e Caminho das Árvores.

·
Perfect Stranger
1,478 Posts
Fiz um mapinha bem vagabundo com o Paint com uma legendinha não muito coerente.

Apesar do mapa não mostrar exatamente, eu conheço pelo menos 30/40% de SP.

1 - 20 of 45 Posts