SkyscraperCity Forum banner

Você conhece Riomafra? 90k, 2 estados, 1 cidade

4104 Views 25 Replies 13 Participants Last post by  [email protected]_Cwb
24
"Riomafra"

Riomafra é como os habitantes dos municipios de Rio Negro (PR) e Mafra (SC) chamam a cidade em que vivem, na divisa entre os dois estados. Mafra é maior e mais populosa, com uma área de 1.404,2 quilômetros quadrados e 53 mil habitantes. Rio Negro tem 603,2 quilômetros quadrados e 33 mil habitantes. Ambas possuem um parque industrial consolidado e bons indicadores sociais.

O ex-prefeito de Rio Negro, Alceu Ricardo Swarowski, conta que as cidades operam como uma só e que para a população não tem diferença alguma. Devido ao fluxo intenso, o prefeito aponta a necessidade de construção de mais uma ponte. “A quantidade de carros é de 40 mil veículos. Precisamos de mais uma ligação. No horário de rush dá problema”, diz.

A empresária Ada Kuchnier Varella conta que às vezes se formam filas na ponte e numa dessas viagens ela levou 40 minutos para percorrer três quilômetros. A empresária mora em Mafra, mas tem um restaurante em Rio Negro. Segundo ela, muitos vão para Mafra fazer compras e em busca de serviços. Já quando o assunto é diversão, o fluxo se inverte. “Mas é difícil fazer a separação”, admite. Sempre que me perguntam de onde eu sou. Minha resposta é “depende”. Nasci em Rio Negro, no Paraná, mas minha família sempre morou em Mafra, que fica em Santa Catarina. O rio, que faz a divisa entre os estados, não separa as cidades, que vivem uma relação simbiótica. Engana-se quem pensa que há algum tipo de rixa entre os moradores das duas cidades. Quem mora por lá, vive em Riomafra. Isso porque é comum morar em uma cidade e trabalhar ou estudar na outra. As empresas locais têm lojas nas duas cidades, sem distinção. Os telefones de lá tem o código de área 47, que é de Santa Catarina, e valem para as duas cidades, assim como é a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) que fornece a energia elétrica na região.
fonte

1 - O rio que divide os municipios, rio Negro

Rio Negro-Pr
by NIKON D300 (Hassi.Digital), no Flickr

2 - e as pontes que unem a cidade

3

4

IMG_1604
by Marco Aurélio Corrêa, no Flickr

5

6

7

8

Mafra-SC + Cumulusnimbus
byARMSG, no Flickr

9

10

11

12

Rio Negro-Pr
by SERGIO HASSI A. DA SILVA, no Flickr

13

Rio Negro-Pr
by SERGIO HASSI A. DA SILVA, no Flickr

14

Prefeitura de Rio Negro
by Aline Ruviaro, no Flickr

15

Ponte divisa Rio-Mafra [Rio Negro/PR e Mafra/SC]
by Laudenir Ramos, no Flickr

16

Em Rio Negro
by Flávio Arns, no Flickr

17

18

19

Gazeta de Rio Mafra

20

21

Lu&Rico

22

Lu&Rico​
See less See more
  • Like
Reactions: 5
1 - 20 of 26 Posts
Eu adoro essas cidades. Pra mim, junto com São Bento do Sul, Rio Negrinho, Canoinhas e Lapa, do lado paranaense, formam um conjunto de cidades que talvez seja o mais bonito do Sul. A arquitetura do imigrante é extremamente preservada, o capricho urbano é exemplar, a população é educada e as cidades respiram cultura.

Faz tempo que não as visito, mas das últimas vezes que passei por aí era claro como Rio Negro era bem melhor cuidada que Mafra. Lembro de Mafra ser mais movimentada e concentrar mais indústrias (apesar de que Rio Negro tem uma planta enorme da Souza Cruz), mas Rio Negro tinha mais patrimônio preservado e limpeza urbana. Creio que tenha a ver com o fato de Rio Negro ser um pouco mais antiga, mas posso estar enganado.

Ah, é um importante polo logístico também. Em Mafra a BR-116 cruza a BR-280, e Rio Negro tem um enorme pátio ferroviário da Rumo.

Obrigado por mostrar essas lindas cidades que pouco aparecem por aqui :eek:kay:
  • Like
Reactions: 3
Gostei!

Lembrei logo de Petrolina e Juazeiro vivem em harmonia entre negócios e serviços também, pena que alguns criam rivalidades inúteis entre estados. Mais as cidades se completam!
  • Like
Reactions: 1
Gostei de conhecer RioMaafra, interessante cidades geminadas de estados diferentes, aliás isso merecia um tópico exclusivo, por ser algo não tão comum!
Sobre a pujança delas não me surpreendem já que as cidades do PR e SC são geralmente ricas e prósperas.
Como se comportam mesmo como uma só cidade deveria terem mais pontes, creio que deva ser o impedidor maior entre elas, não sei se talvez não se construa mais pontes por serem fronteiras estaduais e isso requerer uma fiscalização.
Uma dúvida, será que ocorre nelas o mesmo que entre B. J. Do Itabapoana onde os carros são na maioria emplacados em B. J. do Norte para fugirem dos maiores encargos no lado Fluminense?
Parabéns pelo ótimo tópico!
  • Like
Reactions: 2
Linda cidade!! Muito aconchegante!
  • Like
Gostei das duas. Interessante a conurbação.
  • Like
Como havia falado no Thread de "Porto União da Vitória" SC e PR deveriam fazer um acordo e trocar as cidades, Porto União seria paranaense e Rio Negro seria catarinense e ainda por cima juntaria elas. Porto União e União da Vitória seriam uma cidade só do Paraná e Mafra e Rio Negro seriam uma cidade só de Santa Catarina.

Parabéns pelas fotos.
  • Like
Como havia falado no Thread de "Porto União da Vitória" SC e PR deveriam fazer um acordo e trocar as cidades, Porto União seria paranaense e Rio Negro seria catarinense e ainda por cima juntaria elas. Porto União e União da Vitória seriam uma cidade só do Paraná e Mafra e Rio Negro seriam uma cidade só de Santa Catarina.

Parabéns pelas fotos.
Eu preferia que trocássemos essas cidades por Curitiba :lol:

Mafra eu conheço só a parte do entroncamento da 116 com a 280 e por muitos anos acreditei que Rio Negro era conurbado com Rio Negrinho.

Gostei das fotos e das duas cidades apresentadas. :cheers:
  • Like

Parabéns pelas fotos.
Isso não faz sentido técnico nenhum, o que mudaria? Essas cidades já são sondadas juntas para receber um empreendimento ou coisa assim, a impressão que você relatou no thread de União sobre os investimentos serem menores pois são menos fortes divididas se dá pelo simples motivo que Uniao é uma cidade pobre.
Os habitantes de Riomafra tem o privilégio de poder morar nos dois melhores estados do Brasil ao mesmo tempo, que inveja kkkk.
  • Like
Reactions: 3
Eu adoro essas cidades. Pra mim, junto com São Bento do Sul, Rio Negrinho, Canoinhas e Lapa, do lado paranaense, formam um conjunto de cidades que talvez seja o mais bonito do Sul. A arquitetura do imigrante é extremamente preservada, o capricho urbano é exemplar, a população é educada e as cidades respiram cultura.

Faz tempo que não as visito, mas das últimas vezes que passei por aí era claro como Rio Negro era bem melhor cuidada que Mafra. Lembro de Mafra ser mais movimentada e concentrar mais indústrias (apesar de que Rio Negro tem uma planta enorme da Souza Cruz), mas Rio Negro tinha mais patrimônio preservado e limpeza urbana. Creio que tenha a ver com o fato de Rio Negro ser um pouco mais antiga, mas posso estar enganado.

Ah, é um importante polo logístico também. Em Mafra a BR-116 cruza a BR-280, e Rio Negro tem um enorme pátio ferroviário da Rumo.

Obrigado por mostrar essas lindas cidades que pouco aparecem por aqui :eek:kay:
Teve um tempo que eu visitava a região que vc citou quase que semanalmente, gostava muito. Próximo a São Bento do Sul está também Campo Alegre que tem muito potencial turístico inexplorado, a região é cheia de belezas naturais e a colonização a torna ainda mais interessante. Obrigado pela visita e pelo comentário Pietrin.

Gostei!

Lembrei logo de Petrolina e Juazeiro vivem em harmonia entre negócios e serviços também, pena que alguns criam rivalidades inúteis entre estados. Mais as cidades se completam!
Obrigado Raniere. Eu também lembrei delas, são maiores e mais importantes em seus respectivos estados mas Riomafra é uma conurbação interessante também. O norte de SC e o sul do PR uma vez já foram um só estado e a população é muito parecida no jeito e nos sotaques, acho que não vêem diferenças entre um e outro e até onde eu sei não existem rivalidades.

Gostei de conhecer RioMaafra, interessante cidades geminadas de estados diferentes, aliás isso merecia um tópico exclusivo, por ser algo não tão comum!
Sobre a pujança delas não me surpreendem já que as cidades do PR e SC são geralmente ricas e prósperas.
Como se comportam mesmo como uma só cidade deveria terem mais pontes, creio que deva ser o impedidor maior entre elas, não sei se talvez não se construa mais pontes por serem fronteiras estaduais e isso requerer uma fiscalização.
Uma dúvida, será que ocorre nelas o mesmo que entre B. J. Do Itabapoana onde os carros são na maioria emplacados em B. J. do Norte para fugirem dos maiores encargos no lado Fluminense?
Parabéns pelo ótimo tópico!
Obrigado Eduardo. Eu tenho quase certeza que o pessoal de Rio Negro está emplacando os carros em Mafra, o governo do PR subiu o IPVA e houve queda nos emplacamentos do estado. Quanto as pontes também acho que as cidades deveriam estar melhor conectadas, com certeza iriam crescer mais e se desenvolver mais. Ótima a sugestão do tópico, eu não sabia de B.J. Do Itabapoana e do Norte, será que já teve thread dessas duas?

Linda cidade!! Muito aconchegante!
Gostei das duas. Interessante a conurbação.
Obrigado pelos comentários.

Parabéns pelas fotos.
Valeu David, e veja que interessante, Mafra era um bairro de Rio Negro mas que com a divisão cresceu mais, já no caso de Porto União e União da Vitória foi ao contrário, UV acabou crescendo mais que Porto. Outra curiosidade é que tanto as "gêmeas do Iguaçu" quanto "RioMafra" formaram núcleos urbanos quase de mesmo tamanho, +/- 90 mil habitantes.

Eu preferia que trocássemos essas cidades por Curitiba :lol:

Mafra eu conheço só a parte do entroncamento da 116 com a 280 e por muitos anos acreditei que Rio Negro era conurbado com Rio Negrinho.

Gostei das fotos e das duas cidades apresentadas. :cheers:
ahahah mas aí tinha que ter troco, poderia ser Florianópolis e Camboriú. :lol:
Obrigado EmyJaraguá!

Os habitantes de Riomafra tem o privilégio de poder morar nos dois melhores estados do Brasil ao mesmo tempo, que inveja kkkk.
ahahah melhor dizendo dois dos melhores estados e de verdade a localização não é ruim, apenas 110km de Curitiba e uns 150km do litoral catarinense, dá prá curtir as duas coisas sem muito esforço. Obrigado por participar do thread v_hugosilva.

Obrigado a todos que deixaram seus likes e comentários. :)
See less See more
  • Like
Bem interessante, acho ambas as cidades agradáveis. Conheço mais Mafra, mas já fui a Rio Negro, e particularmente achei a paranaense um pouco mais atraente.

Inegavelmente são cidades que se complementam e formam na prática uma única urbe.

Parabéns Passa.
  • Like
Obrigado Eduardo. Eu tenho quase certeza que o pessoal de Rio Negro está emplacando os carros em Mafra, o governo do PR subiu o IPVA e houve queda nos emplacamentos do estado. Quanto as pontes também acho que as cidades deveriam estar melhor conectadas, com certeza iriam crescer mais e se desenvolver mais. Ótima a sugestão do tópico, eu não sabia de B.J. Do Itabapoana e do Norte, será que já teve thread dessas duas?
Eu também s morasse em B.J.Itabapoana iria emplacar do outro lado da ponte, aqui no RJ ter carro é caro e qualquer economia já ajuda.

Pois é, a minha cidade tem um rio parecido a esse e tem 6 pontes pra ligar ambos os lados da cidade, por isso estranhei uma cidade muito maior que cornubada dá quase 90k e só tem duas pontes!

Existem muitas cidades cornubadas de estados distintos no país, no ES tem além de BJI e BJN, há cornubação entre Baixo Guandú e Aimores-MG e acho que Barra de São Francisco e Mantena-MG também se não me engano.
Um tópico sobre o tema seria genial!
  • Like
^^ algum forista, acho que o Lucas Souza, já abordou esse tema das fronteiras estaduais.

Quanto ao Rio, acredito que o Negro seja bem maior que o rio Castelo, visto que havia navegação de valores entre Rio Negro, Porto Amazonas (sentido a Curitiba), São Mateus do Sul e Porto União.
  • Like
^^ algum florista, acho que o Lucas Souza, já abordou esse tema das fronteiras estaduais.

Quanto ao Rio, acredito que o Negro seja bem maior que o rio Castelo, visto que havia navegação de valores entre Rio Negro, Porto Amazonas (sentido a Curitiba), São Mateus do Sul e Porto União.
Vapores.
^^ eu sei, mas meu corretor não sabe, tanto que chamou forista de florista :lol:
  • Like
^^
ahahahah eu imaginei mas como "vapores" não é muito comum achei melhor destacar... :lol:
^^ algum forista, acho que o Lucas Souza, já abordou esse tema das fronteiras estaduais.

Eu me lembro, mas ele nem citou as inúmera conurbações do país, acho que foi mais do CO e do Sul.

Nesse caso com certeza é bem maior o caudal, se bem que eu atentei apenas a largura, me pareceu na media de 20/25 Mts.
São cidades mto agradáveis, merecendo destaque o acervo histórico de Rio Negro.

Belo thread.
  • Like
1 - 20 of 26 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.