17,851 Posts
"Riomafra"
Riomafra é como os habitantes dos municipios de Rio Negro (PR) e Mafra (SC) chamam a cidade em que vivem, na divisa entre os dois estados. Mafra é maior e mais populosa, com uma área de 1.404,2 quilômetros quadrados e 53 mil habitantes. Rio Negro tem 603,2 quilômetros quadrados e 33 mil habitantes. Ambas possuem um parque industrial consolidado e bons indicadores sociais.
O ex-prefeito de Rio Negro, Alceu Ricardo Swarowski, conta que as cidades operam como uma só e que para a população não tem diferença alguma. Devido ao fluxo intenso, o prefeito aponta a necessidade de construção de mais uma ponte. “A quantidade de carros é de 40 mil veículos. Precisamos de mais uma ligação. No horário de rush dá problema”, diz.
A empresária Ada Kuchnier Varella conta que às vezes se formam filas na ponte e numa dessas viagens ela levou 40 minutos para percorrer três quilômetros. A empresária mora em Mafra, mas tem um restaurante em Rio Negro. Segundo ela, muitos vão para Mafra fazer compras e em busca de serviços. Já quando o assunto é diversão, o fluxo se inverte. “Mas é difícil fazer a separação”, admite. Sempre que me perguntam de onde eu sou. Minha resposta é “depende”. Nasci em Rio Negro, no Paraná, mas minha família sempre morou em Mafra, que fica em Santa Catarina. O rio, que faz a divisa entre os estados, não separa as cidades, que vivem uma relação simbiótica. Engana-se quem pensa que há algum tipo de rixa entre os moradores das duas cidades. Quem mora por lá, vive em Riomafra. Isso porque é comum morar em uma cidade e trabalhar ou estudar na outra. As empresas locais têm lojas nas duas cidades, sem distinção. Os telefones de lá tem o código de área 47, que é de Santa Catarina, e valem para as duas cidades, assim como é a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) que fornece a energia elétrica na região.
fonte

1 - O rio que divide os municipios, rio Negro

Rio Negro-Pr by NIKON D300 (Hassi.Digital), no Flickr
2 - e as pontes que unem a cidade

3

4

IMG_1604 by Marco Aurélio Corrêa, no Flickr
5

6

7

8

Mafra-SC + Cumulusnimbus byARMSG, no Flickr