Skyscraper City Forum banner
1 - 15 of 15 Posts

·
Banned
Joined
·
127 Posts
Discussion Starter · #1 ·

A Bahia é um dos vinte e sete unidades federais no Brasil. Seus estados fronteiriços são ao norte de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Piauí, ao sul de Minas Gerais e Espírito Santo, Goiás e Tocantins a oeste, e a leste pelo Oceano Atlântico.
Sua capital é a cidade de Salvador. Suas principais cidades além da capital, são : Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro, Ilhéus, Itabuna Camaçari, Jequié, Lauro de Freitas, Alagoinhas, Barreiras, Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Simões Filho, Paulo Afonso e Condeúba.
Terra de poetas, compositores e cantores, marcas profundas da baía impressa na cultura brasileira como um todo.



Historia​

O navegador Português Pedro Alvares Cabral desembarcou no que hoje é Porto Seguro, no litoral sul da Bahia em 1500, e tomou posse do mesmo para Portugal. Em 1549 foi fundada a cidade de Salvador. A cidade, juntamente com a capitania ao seu redor era o centro administrativo e religioso das colônias portuguesas na América até 1763, quando se mudou para o Rio de Janeiro. A Bahia foi controlada pela Holanda entre maio de 1624 e abril de 1625.
O estado da Bahia foi a última área do Brasil a se juntar à confederação independente. Tendo quantidade de território Português,a Bahia foi controlada pelos portugueses durante quase um ano, liderada pelo general Madeira de Mello e personalidades como Miguel Calmon du Pin e Almeida. A Bahia declarou independência no dia 02 de julho de 1823.
A Bahia era um centro de cultivo de açúcar. A partir do século XVI ao século XVIII, muitas cidades do estado foram fundadas naquela época. Envolvidos na produção de açúcar ocorreu um grande fenômeno na Bahia, implantou-se um grande centro para a importação de escravos africanos, um fato que ainda mostra a sua influência sobre a composição étnica da demografia locais.
Após a proclamação da república no Brasil em 1889, Baía tornou-se um estado.




Geografia

A Bahia é o quinto estado em área de terra do Brasil. Equivalente a 36,3% da área total da Região Nordeste e 6,64% do país. A área total de 567,295.3 km ² é um pouco maior do que a Espanha, e que 68,7% . Seu litoral é o maior do Brasil, mede 1.183 km de extensão, e é o lar de muitos tipos de ecossistemas, o que promove grande turismo pela sua rara beleza.

Relevo

O relevo é caracterizado pela presença de planícies, planaltos, e depressões e as formas tabulares e planas (chapadas, chapadões, tabuleiros). As altitudes da Bahia são modestas, de modo geral: o território baiano possui uma elevação relativa, já que 90% de sua área está acima de duzentos metros em relação ao nível do mar.
Os pontos mais elevados na Bahia são o Pico do Barbado, com 2 033,3 metros, localizado na Serra dos Barbados, entre os municípios de Abaíra e Rio do Pires e o Pico das Almas, com 1 836 metros, localizado entre os municípios de Érico Cardoso, Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, na Serra das Almas.​

Clima

Devido à sua latitude, o clima tropical predomina em toda a Bahia, apresentando temperaturas elevadas, em que as médias de temperatura anuais, em geral ultrapassam os 30 °C, entretanto na serra do Espinhaço as temperaturas são mais amenas e agradáveis. Também se encontra o clima tropical de atitude em cidades da Chapada Diamantina (Piatã 1268 m) e no sudoeste do estado (Vitória da Conquista 923 m até 1100 m). Contudo, no sertão, o clima é o semiárido, em que os índices pluviométricos são bastantes baixos, sendo comuns os longos períodos de seca.
Há distinções apenas quanto aos índices de precipitação em cada uma das diferentes regiões. Enquanto que no litoral e na região de Ilhéus, a umidade é maior, e os índices de chuvas podem ultrapassar os 1 500 mm anuais, no sertão pode não chegar aos quinhentos mm anuais.
A estação das chuvas é irregular, consequentemente podendo falhar totalmente em certos anos, desencadeando a seca, que é mais marcante no interior, com exceção para região do vale do rio São Francisco.


Vegetação

Fitogeograficamente, possui três grandes formações vegetais: a caatinga, a vegetação predominante, a floresta tropical úmida e cerrado. A caatinga se localiza em toda a região norte, na área da depressão do São Francisco, e na serra do Espinhaço, deixando para o cerrado apenas a parte ocidental e para a floresta tropical úmida, o sudeste.
A floresta tropical úmida sofreu forte impacto da exploração antrópica, em que se devastou madeiras de lei. Nesses locais, vem ocorrendo o reflorestamento com o eucalipto.


Economia

A Bahia responde por cerca de trinta por cento do produto interno bruto do Nordeste brasileiro e por mais da metade das exportações da região. É o sexto estado brasileiro que mais produz riqueza. A economia do estado baseia-se na indústria (química, petroquímica, informática, automobilística e suas peças), agropecuária (mandioca, feijão, cacau e coco), mineração, turismo e nos serviços. Existe o importante Polo petroquímico de Camaçari, onde funciona, entre outros empreendimentos, uma montadora Ford, estando o complexo industrial localizado na cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. As atividades agropecuárias ocupam cerca de setenta por cento da população ativa do estado.

Turismo

Outra principal indústria é o turismo, ao longo da costa da Bahia, que é o estado brasileiro com o maior litoral, as bonitas praias e os tesouros culturais fazem-lhe um dos principais destinos turísticos do Brasil. Além da ilha de Itaparica e Morro de São Paulo, há um grande número de praias entre Ilhéus e Porto Seguro, na costa sudeste, o norte litoral da área de Salvador, esticando para a beira com Sergipe, transformou-se um destino turístico importante, o qual ficou conhecido como Linha Verde. A Costa do Sauípe contém um dos maiores hotéis-resorts do Brasil.
No ecoturismo, se destaca a Chapada Diamantina. Região apontada por entidades turísticas, brasileiras e estrangeiras, como melhor destino do País.
Segundo a pesquisa Hábitos de Consumo do Turismo Brasileiro 2009, realizada pelo Vox Populi em novembro de 2009, a Bahia é o destino turístico preferido dos brasileiros,[59] já que 21,4% dos turistas que pretendem viajar nos próximos dois anos optarão pelo estado. A vantagem é grande para os demais, Pernambuco, com 11,9%, e São Paulo, com 10,9%, estão, respectivamente, em segundo e terceiro lugares nas categorias pesquisadas.

Salvador - A primeira Capital do Brasil​

 

·
Banned
Joined
·
127 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Cachoeira do Fraga​



Cidade de Guarajuba​



Baía de Todos os Santos​



Igreja de Bom Jesus dos Passos​



Região de Bom Jesus dos Passos​



Cidade de Bom Jesus do Passos​

 

·
Banned
Joined
·
127 Posts
Discussion Starter · #6 ·
Lauro de Freitas, e Salvador ao fundo​



Lauro de Freitas​



Igreja e Convento de São Francisco - Salvador​



Salvador​



Lago Azul​




Rio São Francisco​



Ruínas da cidade de Igatu​



Cachoeira do Acaba Vida​

 

·
Banned
Joined
·
127 Posts
Discussion Starter · #8 ·
Ilha de Boipeba " O Caribe Baiano "​













Poço Encantado, localizado na Chapada Diamantina







Chapada Diamantina​









Cidade de Paulo Afonso





Serra do Barbado 2033 m​

 

·
Banned
Joined
·
9,270 Posts
olá pessoal, fiz um vlog bem geralzão de caraíva e coloquei aqui. Lógico que farei de outras cidades do Sul da Bahia. Já filmei Trancoso, Arraial D'Ajuda, Porto Seguro, Cabrália e Coroa Vermelha! Assistam o vídeo pessoal e se inscrevam no canal! Gde abço

 
1 - 15 of 15 Posts
Top