SkyscraperCity banner
1 - 20 of 78 Posts

·
Registered
4,505 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Deixando os prédios envidraçados, as lojas destinadas às elites, os grandes centros de compras pra trás, nesse thread eu resolvi retratar a vida dos moradores de um bairro periférico, numa ensolarada tarde de domingo. Espero que gostem!

1.

2. Parque do bairro Sta. Bárbara, o mais periférico da Zona Oeste da cidade

3.

4.

5.

6.

7. Essa rua que aparece do lado direito, receberá novo asfalto, já que se transformará em uma grande avenida.

8. Comércio local que não é fraco. Lojas de carros semi-novos, supermercados, salões de beleza, video-locadoras, farmácias...se encontra de tudo no bairro Júlio de Mesquita Filho, o famoso Sorocaba 1.

9.

10.

11.

12.

13.

14. Uma das escolas do bairro que atende a crianças e jovens.

15.

16.

17.

18.

19.

20.

21.

22.

23. Uma ação importantíssima da prefeitura de Sorocaba. Construção de quadras poliesportivas e pistas de skate, onde antes havia mato e sujeira. Orgulho.

24.

25.

26. unidade do Dia%

27.

28. Talvez uma das maiores bem-feitorias realizadas pela prefeitura nos últimos anos. Construção de mini terminais de ônibus nos bairros periféricos mais populosos, para melhorar o nível do serviço do transporte público local.

29.

30.

31.

32. Um teatro de arena que está sendo construído ao lado dos terminais. Esse terreno é imenso, e antes só havia mato e animais peçonhentos...é fantástica a mudança na paisagem, mesmo não estando concluídas as obras.

33.

34. Aqui também serão construídas quadras poliesportivas e pistas de skate para os jovens da comunidade.

35.

36. Creche.

37.

38. Uma construção bem estravagante. Salão de cabeleireiro e centrinho comercial.

39. Escola de computação.

40. Avenida do Wanel Ville. Supermercado sorocabano de grande porte.

41.

42.

43.

44.

45. Outra escola.

46.

47.

48.

·
Registered
11,079 Posts
Esta é a periferia pobre da cidade? Meu Deus, que limpeza, que infraestrutura!

Sorocaba não tem favelas e aqueles bairros medonhos, tipicos de nossas cidades?

Este Supermercado Dia% tá virando 'praga' ... Existem muitas unidade saí em Sorocaba, Zé?

·
Registered
4,505 Posts
Discussion Starter · #4 · (Edited)
Esta é a periferia pobre da cidade? Meu Deus, que limpeza, que infraestrutura!

Sorocaba não tem favelas e aqueles bairros medonhos, tipicos de nossas cidades?

Este Supermercado Dia% tá virando 'praga' ... Existem muitas unidade saí em Sorocaba, Zé?
Sim, André...é a periferia da Zona Oeste da cidade. Como eu disse, o bairro Santa Bárbara é o bairro mais a oeste do município, depois dele é só pasto e a cidade vizinha.
Quero deixar claro que Sorocaba tem sim suas favelas e áreas medonhas (que eu jamais porei o pé por medo mesmo), mas elas se escondem no meio de bairros já pobres...não tem nem condições d'eu me enfiar com uma câmera nas mãos num bairro assim...

Periferia não precisa ser necessariamente pobreza extrema e mazela...pelo menos nessa região da cidade, a prefeitura tem feito bonito...pretendo passar pelas outras qualquer dia desses.

Esse Dia% se alastra de um jeito que nunca vi! Tem por toda cidade, principalmente nas área mais humildes, ou populares.

·
Registered
5,770 Posts
parece que a periferia piorzinha fica na zona norte da cidade né José daí não dá muita coragem de fotografar pois corre-se riscos mas gostei muito desse bairro parabéns aos moradores e prefeitura por conservá-los assim.

·
Banned
2,419 Posts
Caramba, periferia... Que cidade Sorocaba, como gostaria de morar aí. Só falta um trem conectando à Capital, que daí eu poderia trabalhar na cidade e morar em Sorocaba.

Fotos interessantes, demonstram que nem toda periferia necessita ser pobre.

·
Registered
4,505 Posts
Discussion Starter · #8 ·
Mto bom esse thread, acho que falta mostrar aqui a periferia das nossas maiores cidades, geralmente são mostrados os centros ou os bairros mais ricos, valeu mesmo pela sua iniciativa.
Sorocaba parece que tem uma periferia bem organizada com essas obras da prefeitura agora.
Driano MG, já criei vários threads sobre Sorocaba aqui, mas faltava isso. Acho que já mostrei muito do comércio pra gente rica, prédios e construções modernas e cheias de vidros, das concessionárias de carros importados. Senti falta de retratar o lado das pessoas mais humildes e fiquei muito feliz por tê-lo feito.

·
Registered
2,372 Posts
se essa for o bairro mais periferico de sorocaba então a cidade é um paraiso, adorei ver a periferia que tem construções bonitas e bela infra estrutura, pra mim esse bairro parece ser um bairro de transição passando de classe media baixa para classe media, e muito interessante o trabalho mostrado ja que a maioria dos forista so mostra os bairros nobres de suas cidades e retratar um bairro mais simples é interessante. Eu particularmente conheço bairros bem perifericos de algumas cidades como goiania, aparecida de goiania, cristalina, brasilia, uberlandia, franca, ribeirão preto, araxa etc, e posso dizer que tem muita coisa a ser feita especialmente infra estrutura

·
Registered
4,505 Posts
Discussion Starter · #11 ·
se essa for o bairro mais periferico de sorocaba então a cidade é um paraiso, adorei ver a periferia que tem construções bonitas e bela infra estrutura, pra mim esse bairro parece ser um bairro de transição passando de classe media baixa para classe media, e muito interessante o trabalho mostrado ja que a maioria dos forista so mostra os bairros nobres de suas cidades e retratar um bairro mais simples é interessante. Eu particularmente conheço bairros bem perifericos de algumas cidades como goiania, aparecida de goiania, cristalina, brasilia, uberlandia, franca, ribeirão preto, araxa etc, e posso dizer que tem muita coisa a ser feita especialmente infra estrutura
Então Daniel, é o que eu te digo. Há muito tempo deixei de associar periferia com favela. Não é só por ser bairro de gente mais humilde que precisa ser feio, mal cuidado, cheio de mato e sem áreas de lazer. Esses bairros que eu mostrei são sim os mais perféricos da zona oeste, pois são os 3 últimos da região antes da cidade vizinha Iperó. Por incrível que pareça, o Campolim é a periferia da zona Sul, pois como é de conhecimento de muita gente o maior shopping da cidade, que fica no bairro, está bem na divisa de Sorocaba com Votorantim. Quanto as periferias das zonas norte e leste eu não sei como anda, mas pretendo ir qualquer dia.
Muito obrigado pelo comentário.

·
Registered
2,372 Posts
Então Daniel, é o que eu te digo. Há muito tempo deixei de associar periferia com favela. Não é só por ser bairro de gente mais humilde que precisa ser feio, mal cuidado, cheio de mato e sem áreas de lazer. Esses bairros que eu mostrei são sim os mais perféricos da zona oeste, pois são os 3 últimos da região antes da cidade vizinha Iperó. Por incrível que pareça, o Campolim é a periferia da zona Sul, pois como é de conhecimento de muita gente o maior shopping da cidade, que fica no bairro, está bem na divisa de Sorocaba com Votorantim. Quanto as periferias das zonas norte e leste eu não sei como anda, mas pretendo ir qualquer dia.
Muito obrigado pelo comentário.
josé, eu entendi o que você quis dizer, eu também penso assim, aliás favela no meu entendimento é um lugar onde foi invadido por posseiros e onde não tem infra estrutura e bairro de periferia é onde é loteado e regularizado e leva toda sua infra estrutura, penso assim por que bairros em goiania que surgiram atraves de posse por mais que sejam regularizados e tenham infra estrutura nos dias de hoje eles tem caracteristicas de invasão pelo fato de não ter padronização nas ruas e nem nos lotes e pude observar em goiania dois bairros com essas caracteristicas que citei, enquanto os bairros que são loteamentos por mais que tenham varios lotes vazos são organizados por terem padrões de ruas corretas e largas e lotes com o padrão definido pela propria prefeitura

·
Mineiro da Mata
11,254 Posts
Driano MG, já criei vários threads sobre Sorocaba aqui, mas faltava isso. Acho que já mostrei muito do comércio pra gente rica, prédios e construções modernas e cheias de vidros, das concessionárias de carros importados. Senti falta de retratar o lado das pessoas mais humildes e fiquei muito feliz por tê-lo feito.
Opa, sim e já vi os seus outros threads ficaram mto bons tb. Pena que a maioria das pessoas só goste de mostrar os centros, lugares mais bonitos e luxuosos ou os pontos turísticos, um thread assim dá pra ter uma visão mto mais ampla da cidade, e Sorocaba tá de parabéns mesmo!

·
Registered
15,794 Posts
Nossa. Muito bonito.

Isso tá mais pra suburbio do que pra periferia (já que muita gente confunde os termos).

Mesmo assim, adorei ver essa parte de Sorocaba. Parece mesmo uma região de transição classe baixa/classe média.

·
10 anos de SSC!
521 Posts
Nossa, gostei das fotos...me pareceu ser um bairro limpo e organizado...
bem que as periferias de nossas grandes cidades poderiam ser mais parecidas com esta.
Vlw por postar José Neto! :)

·
Piu Forte, porra!
7,278 Posts
Ah,isso é periferiazinha,simpatiquinha e bem cuidada.
Pensei que ia aparecer um suburbão grande,com o povão sorrindo nas fotos.

·
Guinness Book
5,598 Posts
Legal tua iniciativa. Essa periferia parece mais o centro de muita cidade por ai. :D

·
22°52'S 47°03'W
20,685 Posts
Que periferia, hein? Boas fotos!
Eu, se fizesse o título, diria subúrbio.
Seja como for, gostei muito de ver esses subúrbios de Sorocaba, têm uma aparência agradável.

A primeira foto lembra Vinhedo.

·
Brasileiro, sempre.
1,745 Posts
Se toda periferia das cidades Brasileiras fossem assim seríamos um país de primeiro mundo. :lol:

·
Registered
4,505 Posts
Discussion Starter · #20 ·
Que periferia, hein? Boas fotos!
Eu, se fizesse o título, diria subúrbio.
Seja como for, gostei muito de ver esses subúrbios de Sorocaba, têm uma aparência agradável.

A primeira foto lembra Vinhedo.

Então Fabius...complicado. Pq pra mim, periferia sempre foi a área afastada do centro...mas pelo que eu li no Michaelis, periferia é a área afastada do centro urbano com pouca ou nenhuma estrutura de serviços, o que não é caso desses bairros....creio sim que seja subúrbio. Erro meu.

1 - 20 of 78 Posts