Skyscraper City Forum banner

Você moraria em uma cidade quente?

• Tolero temperatura média máxima de até 28 graus

Votes: 34 43.6%
  • Tolero temperatura média máxima de até 30 graus

Votes: 22 28.2%
  • Tolero temperatura média máxima de até 32 graus

Votes: 9 11.5%
  • Tolero temperatura média máxima de até 34 graus

Votes: 5 6.4%
  • Tolero temperatura média máxima acima de 34 graus

Votes: 8 10.3%
1 - 20 of 95 Posts

·
Marquês do Seridó
16,887 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Pessoal, vocês consideram o clima de uma cidade uma variável importante ao ponto de fazê-los decidir por morar ou não morar nela, a despeito dos demais fatores?

Por exemplo: vocês morariam numa cidade rica, segura, dinâmica e com qualidade de vida que fosse bastante quente?

E se morassem: acham que a 'caminhabilidade' é viável nestes locais?

Como no caso brasileiro geralmente o que incomoda é o calor, aqui eu coloco a variável de máxima média para mensurar. As 12 maiores capitais do país, algumas outras capitais com clima bem específico e uma cidade média que eu considero bem quente.

OBS.: Na enquete menciono a temperatura máxima média, isto é, a média das temperaturas máximas diárias durante determinado período de dias - na tabela abaixo, as médias são mensais. Não confundir com temperatura média, que pondera as temperaturas de todo o dia, incluindo o período noturno, diminuindo os números.

·
Embaixador de Castelo.
16,536 Posts
Minha cidade no verão é quente pra dedéu, tipo abafada, um forno, quem a conhece no verão entre dezembro e janeiro acha o lugar mais quente do mundo, mas na média anual fica em torno de 22/24 graus, já no inverno faz um frio siniiiistro!

·
Registered
1,392 Posts
Eu moro haha!

Fortaleza é quente mas o vento é refrescante e na maior parte do ano o calor não é insuportável, acho que só Dezembro que é realmente horrível.

Passei mais calor no verão de Roma do que aqui haha

·
Registered
21,947 Posts
Qualquer lugar mais quente que Salvador já é demais pra mim. Meu teto é a minha própria cidade.
Meu teto também é Palmas, mas como ela já é o teto brasileiro :lol:

Mas se eu saísse de Palmas eu gostaria de ir para um lugar de clima ameno como Belo Horizonte que faz um calorzinho e faz frio também.

Frio demais como Curitiba de jeito nenhum. Frio é canseira, as vezes deprimente.

·
Marquês do Seridó
16,887 Posts
Discussion Starter · #8 ·
Eu amo frio, ventos gelados, dias nublados, escuros e chuvosos, não acho deprimente, mas aconchegante, intimista, rs. Então, em termos de Brasil, não tem lugar frio demais para mim.

Mas, no momento, estou morando numa cidade com a temperatura de Goiânia - que não sabia que era tão quente! - e estudando na última cidade da lista, mais quente, comparável somente a Teresina. Como é a noite, é tranquilo. Mas de dia é um inferno, principalmente para trabalho ao ar livre ou mesmo caminhadas de lazer, compras ou trajetos rotineiros em ruas sem arborização (à sombra é tolerável). Saudades imensas do clima jundiaiense.

Mas considerando que há milhões que vivem em LA, Dubai, Phoenix, que embora tenham temperaturas amenas no inverno são o décimo círculo do inferno no verão, fiquei curioso se haveria pessoas que topariam viver nas cidades mais quentes do BR.

Por exemplo, há gente do Brasil inteiro que migra para Brasília ou São Paulo (e outras metrópoles) por questões de oportunidade, carreira ou estudo. Migrariam do mesmo modo se as metrópoles nacionais tivessem a temperatura de Teresina/Palmas/Cuiabá?

Eu, mesmo sofrendo de saudades, rs, migraria.

·
Registered
3,254 Posts
Palmas é uma cidade muito convidativa moraria fácil mas as temperaturas excedem meu máximo tolerável, entre as capitais Belo Horizonte, Goiânia e Campo Grande não são tão quentes e uma boa parte do ano são convidativas ficaria com qualquer uma das três considerando o clima. Curitiba me atrai mas como detesto chuva e dias nublados teria que fazer uma concessão e Floripa sem o abafamento do verão tem um clima muito gostoso :).

·
Registered
12,196 Posts
Depois de morar em Iturama, Araçatuba, São José do Rio Preto e Palmas, não troco o clima lindo de BH por nada! :lol:

• Like
Reactions: Arthur Baz

·
Brasileiro do Norte
7,114 Posts
Acredito que morar em lugar quente não é mais problema, quase todos os ambientes são climatizados, só seria problema para quem trabalha ao ar livre, tomando sol na lata.

Moro numa cidade que dá até dor de barriga de tão quente, o único problema é a conta de energia que está sempre nas alturas, mas de resto, tudo normal, talvez porque eu já seja acostumado não me importo muito.

Mas existe um calor que me incomoda, o calor amazônico, minhas experiências na selva são sempre torturantes, por cima ainda cai uma chuvada sem aviso prévio que só aumenta o calor.

·
Registered
4,318 Posts
Revezo entre duas cidades quentes: Porto Velho e Recife

Uma abafada (pvh) e outra que venta (rec)

Recife em questão de clima é mais agradável, as temperaturas máximas absolutas são bem mais baixas que em Porto Velho devido ao fator maritimidade.

Mas nada que ventilador em casa, com uma casa com pé direito alto e bem ventilado não resolva em ambas.

·
instagram: t.l.rekarte
60,004 Posts
Eu já moro em uma cidade quente, e se tudo der certo estou voltando ao sertão onde é muito mais quente e sem vento! É ruim, o calor em excesso limita você de fazer muita coisa, inclusive perambular pela cidade pois se cansa e sua com mais facilidade
BH era massa para andar até meio dia pois o clima é ameno por lá
Mas no final outras variáveis acabam sendo bem mais importante do que o clima quando se escolhe um lugar para se viver

·
Registered
21,947 Posts
Eu amo frio, ventos gelados, dias nublados, escuros e chuvosos, não acho deprimente, mas aconchegante, intimista, rs. Então, em termos de Brasil, não tem lugar frio demais para mim.

Mas, no momento, estou morando numa cidade com a temperatura de Goiânia - que não sabia que era tão quente! - e estudando na última cidade da lista, mais quente, comparável somente a Teresina. Como é a noite, é tranquilo. Mas de dia é um inferno, principalmente para trabalho ao ar livre ou mesmo caminhadas de lazer, compras ou trajetos rotineiros em ruas sem arborização (à sombra é tolerável). Saudades imensas do clima jundiaiense.

Mas considerando que há milhões que vivem em LA, Dubai, Phoenix, que embora tenham temperaturas amenas no inverno são o décimo círculo do inferno no verão, fiquei curioso se haveria pessoas que topariam viver nas cidades mais quentes do BR.

Por exemplo, há gente do Brasil inteiro que migra para Brasília ou São Paulo (e outras metrópoles) por questões de oportunidade, carreira ou estudo. Migrariam do mesmo modo se as metrópoles nacionais tivessem a temperatura de Teresina/Palmas/Cuiabá?

Eu, mesmo sofrendo de saudades, rs, migraria.
Tudo é uma questão de necessidade e oportunidade.

Se Brasília fosse onde Palmas é, ou seja, quente, ela ainda atrairia muita gente pelas oportunidades.

As regiões que mais crescem no Brasil hoje são o Centro Oeste e o Norte. O sul da amazônia, oeste da Bahia estão abarrotados de gaúchos e paranaenses. E o movimento não cessa. Palmas, Porto Velho, Barreiras, LEM,
Sinop, Redenção, Marabá, Parauapebas não param de crescer com taxas muito acima da média.

Então, por um bom salário, uma boa oportunidade e estabilidade, comprovadamente as pessoas estão dispostas a suportarem bastante calor.

·
Registered
7,867 Posts
A altitude salva Brasília! Do lado, Goiânia passa dos 30 de média o ano todo, é isso mesmo?

Mas eu ainda prefiro GYN do que as do nordeste que possuem mínimas entre 24 ~ 26 graus, o calor da tarde em GYN é mais passageiro e as noites e manhãs são mais agradáveis.

Os meses mais quentes das capitais menos quentes do país:

Curitiba 26,8
Brasília 28,4
São Paulo 28,8
Belo Horizonte 29
Porto Alegre 30,5

·
Registered
21,947 Posts
Acredito que morar em lugar quente não é mais problema, quase todos os ambientes são climatizados, só seria problema para quem trabalha ao ar livre, tomando sol na lata.

Moro numa cidade que dá até dor de barriga de tão quente, o único problema é a conta de energia que está sempre nas alturas, mas de resto, tudo normal, talvez porque eu já seja acostumado não me importo muito.

Mas existe um calor que me incomoda, o calor amazônico, minhas experiências na selva são sempre torturantes, por cima ainda cai uma chuvada sem aviso prévio que só aumenta o calor.
Eu adoro Palmas, gosto da qualidade de vida, gosto das oportunidades, e vislumbro um belo futuro pra esta cidade. Hoje não tenho planos de ir embora, porque como o Rekarte falou, chega um momento que existem outra variáveis que tornam uma cidade boa ou ruim para além do clima.

Mas, desconsiderando essas variáveis, se eu voltasse no tempo, mesmo com ar-condicionado no meu quarto, no carro, no trabalho... eu optaria por morar num lugar de clima bem mais ameno.

Você se arrumar, por uma roupa legal e ir pra rua, de dia ou a noite e não ficar suando é muito bom.

·
Lord Eneas
1,283 Posts
Eu moro em Teresina. Aqui todo lugar tem ar-condicionado e eu não saio de casa sem ser de carro.
Acho que ninguém escolhe morar num lugar pelo clima, mas sim pelas oportunidades oferecidas.

Sei que aqui não vai deixar de fazer calor, mas queria ao menos que umas 2 semanas do ano fizesse frio mesmo, mas é praticamente impossível.

·
Nascido na Guanabara
4,724 Posts
Aqui no Rio são duas as estações do ano: Verão, que vai de meados de abril a meados de outubro, e inferno, que vai de meados de outubro a meados de abril.

O pior é quando a umidade está alta. É suor para tudo quanto é lado.

·
Registered
6,797 Posts
Eu moro num cantinho da Bahia (sim, BAHIA) onde faz 7 graus nos dias mais frios do inverno. Alguém se habilita? :D

Clima ameno aqui não falta, pois pela manhã e noite é realmente ameno (congelante no inverno). No máximo à tarde que bate a casa dos 25 graus e pronto, esfria de novo.

Mas também no verão é mais quente, com máximas acima dos 30 graus, mais abafado, mas nada insuportável. Vento (frio) é o que não falta.

Quando chove, ao invés de ficar quente e úmido, fica frio e úmido.

Por mais que esteja no interior da Bahia, não chega à ser no sertão. É uma cidade serrana da Mata Atlântica (vegetação contribui para o clima).

1 - 20 of 95 Posts