Skyscraper City Forum banner
1 - 4 of 4 Posts

·
Aluga-se espaço.
Joined
·
2,631 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Ex-prisioneiros de Guantánamo vão processar Portugal Omar Deghayes, líbio que passou cinco anos preso em Guantánamo, revelou que alguns ex-prisioneiros vão processar Portugal devido aos voos da CIA que terão atravessado o país a caminho da base militar.
11:53 Quinta feira, 9 de Dezembro de 2010

O líbio Omar Deghayes revelou, em entrevista à "Antena 1" , que alguns antigos prisioneiros de Guantánamo vão processar os países - entre os quais se inclui Portugal - por onde terão passado voos da CIA a caminho da base militar, em Cuba.

Omar Deghayes passou mais de cinco anos na prisão de Guantánamo, após ter sido preso no Paquistão, e só foi libertado em 2008, alegadamente graças a pressões do Governo britânico - na altura liderado por Tony Blair.

O antigo detido quer justiça pelos "danos" que lhe causaram. "Estamos em contato com advogados portugueses e será possível determinar que houve escalas desses voos em Portugal, para reabastecimento, antes de seguirem viagem para Guantánamo", explicou à "Antena 1".

"Havia vários tipos de tortura"



O líbio de 41 anos descreveu os "danos psicológicos e físicos" que lhe terão sido causados durante o seu cativeiro em Guantánamo. "Era extremamente difícil. Punham-nos em locais com muito, muito frio, [depois] com muito, muito calor. Havia vários tipos de tortura física e psicológica. Fui ferido num dos olhos, partiram-me as mãos e os dedos", confessou.

O antigo detido disse também saber que Portugal iniciou uma investigação à alegada passagem de voos da CIA pelo país, mas lamenta que a mesma tenha sido interrompida, alegadamente, após pressões da administração norte-americana.
Expresso




Gosto de saber que apesar de criminosos, os EUA deixam que este fossem à janela durante o decorrer da viagem. :nuts:
 
1 - 4 of 4 Posts
Top