SkyscraperCity Forum banner

Voos Domésticos em Portugal

28403 Views 97 Replies 33 Participants Last post by  faialense
Não estou falando da ilhas, mas exclusivamente da parte continental do país. Existe tráfego intenso de passageiros dentro de Portugal? Pergunto isso, porque aparentemente seu país tem um bom sistema de auto-estradas e ferrovias, e as distâncias, na maioria das vezes, não são longas.
1 - 20 of 98 Posts
Os únicos voos domésticos que existem são entre os 3 principais aeroportos - Lisboa, Porto e Faro. Acho que também há um voo Lisboa-Bragança.
A única ligação que compensa face à alternativa rodoviária ou ferroviária será Porto-Faro especialmente se o bilhete tiver sido comprado com antecedência, as restantes são mais utilizadas em escala para outros destinos ou para ricos.. O mais normal é sem dúvida as alternativas terrestres..
See less See more
Não estou falando da ilhas, mas exclusivamente da parte continental do país. Existe tráfego intenso de passageiros dentro de Portugal? Pergunto isso, porque aparentemente seu país tem um bom sistema de auto-estradas e ferrovias, e as distâncias, na maioria das vezes, não são longas.
Sem falares nas ilhas nem vale a pena mencionares voos domésticos em Portugal. A parte de leão dos voos internos no nosso país são precisamente entre o continente e ilhas e inter-ilhas.

Por exemplo, entre Lisboa e Madeira (Funchal), tens uma ponte aérea com voos horários operados pela TAP, SATA e Easyjet.

Portugal continental tem uma dimensão inferior à do Estado de Santa Catarina. Não há grande necessidade de voos entre aeroportos deste território. Mesmo assim ainda temos voos da TAP entre Lisboa e Porto e entre Lisboa e Faro, voos da Ryanair entre Porto e Faro e da Aero-Vip entre Lisboa-Vila Real-Bragança.

Mas, exceptuando Porto-Lisboa, isso são peanuts, no bolo dos voos internos nacionais.

A fatia de leão são os voos da Madeira para o continente (além de Lisboa, também os há para o Porto (vários diários) assegurados pela TAP e Transavia e para Faro pela SATA)

Da Madeira também temos voos inter-ilhas para Porto Santo e Açores (Ponta Delgada).

Ainda no arquipélago madeirense, tens voos do Porto Santo para o continente (Lisboa).

Nos Açores tens voos da SATA entre as 9 ilhas do arquipélago e voos dos principais aeroportos açorianos (Ponta Delgada, Terceira, Horta, Pico e Santa Maria) para o continente (Lisboa e Porto) operados pela SATA e TAP, para além da já referida rota entre Ponta Delgada e Funchal.
See less See more
JoniP, nao te esquecas do Braganca-Lisboa (ainda faz escala em Vila Real?), que tambem se enquadra na mesma categoria do Porto-Faro (sinceramente nao faco ideia dos precos, mas suponho que nao sejam muito baratos).

EDIT: pronto o faialense ja respondeu! :)
Obrigado, mataram minha curiosidade :)
Lisboa terá 4 voos semanais com a Tap entre Porto Alegre (Brasil). Em meu blog você pode ver ao horários de voos e uma matéria especial que fizemos com a Tap.

A ligação Lisboa-Vila Real-Bragança é efectuada por um pequeno avião um Dornier DO228, já fiz essa viagem duas vezes e dessas duas o avião ia cheio :)

Deixo aqui uma fotografia do "Bicho" no aeródromo de Bragança

See less See more
Esse voo Lisboa-Bragança tem serviço de bordo com assistentes de bordo?
Esse voo Lisboa-Bragança tem serviço de bordo com assistentes de bordo?
Esses aviões pequenos não possuem comissário de bordo.

Já há demanda para um ATR na rota Lisboa-Bragança?
Viajei pela primeira vez na rota Porto-Faro.
Ambos os voos estavam cheios (ida e volta) e a viagem demorou cerca de 40-45minutos.
O primeiro sentimento que tive foi algo no género: é pá.. andei tantos, mas tantos anos a fazer viagens primeiro de dias inteiros via nacionais, depois pela A1 e nacionais e finalmente pela A1 e A2 e agora num ápice..puff! Ás 11h00 estava na praia...
Monetariamente, compensa em relação ao carro se forem 2 ou 3 pessoas. Mais que isso, penso que compensa o carro. Isso não falando que depende dos dias de aluguer do carro no Algarve. Comboios, não é opção face ao tempo/dinheiro. Autocarros, são muitas horas e mesmo o preço até ao Norte acaba por não compensar.
Portanto e resumindo, o avião a meu ver compensa e é uma experiência a repetir! :)
See less See more
^^ Se não for indiscrição perguntar, quanto pagaste quer pelo voo, quer pelo aluguer do carro?
Eu tenho um colega que é do Algarve e trabalha no Porto que passou a ir cada 2 ou 3 semanas ao Algarve quando antes só ia cada 2 ou 3 meses.
^^ Se não for indiscrição perguntar, quanto pagaste quer pelo voo, quer pelo aluguer do carro?
Eu tenho um colega que é do Algarve e trabalha no Porto que passou a ir cada 2 ou 3 semanas ao Algarve quando antes só ia cada 2 ou 3 meses.
O voo ficou cerca de 60Eur/px ida e volta.
O carro acabei por não pagar aluguer uma vez que tenho um casal amigo em Faro que me emprestou um. No entanto, é ver no site da Avis, Hertz, AutoJardim, Guerin ou outras que tenham balcão no aeroporto.
Ps. Arranjam alugueres mais baratos em empresas fora do aeroporto, ou seja comunicam por telefone ou email com stands da cidade e no dia estará alguém à vossa espera para fazer entrega do carro.
Uma ida e volta Porto-Faro de carro, só de portagens é 100Euros....
See less See more
O voo ficou cerca de 60Eur/px ida e volta.
O carro acabei por não pagar aluguer uma vez que tenho um casal amigo em Faro que me emprestou um. No entanto, é ver no site da Avis, Hertz, AutoJardim, Guerin ou outras que tenham balcão no aeroporto.
Ps. Arranjam alugueres mais baratos em empresas fora do aeroporto, ou seja comunicam por telefone ou email com stands da cidade e no dia estará alguém à vossa espera para fazer entrega do carro.
Uma ida e volta Porto-Faro de carro, só de portagens é 100Euros....
Meus amigos a Ryanair tem agora voos de Porto a Faro por 9,99€, sem contar com as taxas!!! Deve ficar uns 20€. Mega promoção!
http://www.ryanair.com/pt/voos/faro-a-porto

Muito provavelmente vou trabalhar para a Ryanair muito em breve.
See less See more
volta a canção do costume, tão real como dantes... "de Bragança a Lisboa são 9 horas de distância..."
Na pior das hipóteses, mesmo com a A4 apenas até Amarante e não correndo riscos desnecessários, conseguia-se em 5 horas.
Com neve no Marão ou no Montemuro, pela Guarda a diferença não era grande.
^^

A passar necessariamente os limites de velocidade, sim.
5h30 desde Lisboa... e com a circulação no Marão cortada, e gelo... ir pela nacional...
10.000 passageiros por ano, taxas de ocupação acima de 55%.... isto é mesmo mandar o interior para o bilhar grande, e quem vive em Bragança vira-se mais para Espanha, ficará mais prático ir a Valladolid...
See less See more
1 - 20 of 98 Posts