Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 21 Posts

·
Registered User
6,044 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Está sendo aberto o thread de votação do 16° desafio, Estação do VLT e Terminal Rodoviário de Porto Velho (RO). O Desafio é desenvolver uma estãção para o VLT e um novo Terminal Rodoviário. Detalhes do projeto no thread do desafio, http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1268219. Algumas regras foram estabelecidas para esse thread de votação e devem ser cumpridas pelos participantes, ao risco de serem desclassificados ou desconto de votos. Segue abaixo os itens:

1. Os participantes não podem de forma alguma (direta ou indiretamente) identificarem seus projetos, sendo estes identificados por numeração. Após o resultado serão devidamente identificados.
2. Os participantes DEVERÃO fazer críticas NEGATIVAS e POSITIVAS a respeito dos projetos.

-Regra sem caráter punitório-
Foi estabelecido aos participantes do desafio um limite de 10 imagens por projeto, para aumentar a competitividade.
--------------------------------------------------------------------------
Abaixo segue as imagens dos projetos a serem votados:

Projeto 1:

Projeto 2:

Projeto 3: (clique na imagem para ela ser ampliada)

Como agora tem um novo método de votação, onde cada forista da uma nota de 5 á 10 ao projeto, para ter uma melhor contagem e organização, peço que esse post com as notas siga um modelo padrão:

- Projeto 1: (nota)

* Comentário: (aqui vc elogia e critica)

- Projeto 2: (nota)

* Comentário: (aqui vc elogia e critica)

- Projeto 3: (nota)

* Comentário: (aqui vc elogia e critica)​

·
renan silva
3,816 Posts
- Projeto 1: (9)

* Comentário: (Eu achei esse prejeto d+,tudo bem organizado,bem explicativo e o que mais me chamou atenção foi que é um projeto muito moderno.)(faltou "verde")

- Projeto 2: (8)

* Comentário: (gostei bastante das estações bem bonita e "verde" mais acho que poderia ter mais conforto ou pelo menos não foi mostrado{acomodidade})

- Projeto 3: (6)

* Comentário: (sa imagens mostradas mostram um modernismo mas eu acha que apesar da detalhisação escrita a baixo de cada imagem eu não vi muitas imagens mostrando claramente a onde é cada estação e como éla é.)

·
Santo André, SP
1,510 Posts
Projeto 1: 9,00
A estação de VLT ficou bem funcional, lembrando talvez as estações tubo de Curitiba. O layout foi amarelo e azul (boa combinação), gostei bastante.
A rodoviária ficou bem arejada, com área de espera bem confortável, porém achei as escadas rolantes pequenas pelo fluxo de passageiros. A área de embarque está boa e confortável, porém me lembrou um terminal urbano.

Projeto 2: 8,25
Não vi quase a estação de VLT, item do desafio. Achei muito pesado o revestimento de pedra. Talvez seria melhor um granito, ou até mesmo concreto pintado. A área de embarque e espera está do meu agrado. O paisagismo deu um ar mais leve a construção. Achei que o estacionamento está muito pequeno, pelo tamanho do terreno, deveria ser maior.

Projeto 3: 9,00
Gostei da estação de VLT, com arborismo ideal e estação adequada. Eu gostei bastante da entrada do terminal rodoviário, com o lago. A idéia da tela LED foi legal, embora ache que ficará muito caro sustenta-lo.

·
∂αη
2,970 Posts
Infelizmente,parei de participar por falta de uma ferramenta para a melhor visualização de vocês,já que os desenhos ficaram um pouco confusos por computador,fazendo-me desistir de competir.
Sobre os projetos:
Projeto 1-Nota 7.
O projeto aproveita muito bem a luminosidade solar,assim poupando muita energia.
Creio que o estacionamento logo na frente da rodoviária atrapalha a locomoção das pessoas,principalmente em dias chuvosos.
O estacionamento também aumentou a distância entre a estação de vlt e a rodoviária,assim atrapalhando um pouco a integração.
O mezanino da praça de alimentação ficou muito estreito,assim atrapalhando a movimentação das pessoas.
Enquanto a área de embarque/desembarque,ficou interessante,más o tamanho das coberturas pode ser um problema em dias de chuva e ventania.
Pecou na inutilização dos espaços centrais das plataformas,deixando o espaço de embarque/desembarque muito estreito e exposto ao tempo.
A duplicidade da plataforma pode ser um problema caso ônibus estacionem lado-a-lado obistruindo a via temporariamente,causando transtorno á organização do trânsito no interior do terminal.
O mesmo erro ocorre na estação de vlt,onde o veículo pára exposto ao tempo,sem nenhuma cobertura.
*como funciona essa cobrança da estação de vlt?
Projeto 2-Nota 7.
Interessante como ficou a configuração dessa rodoviária,utilizando as laterais do terreno para a frente e para o terminal.
O abuso de formas retangulares meio que cansou o designe do edifício,más o uso das cores das pedras deu uma cara de shopping ao mesmo.
A grama nos telhado deu um ar meio ECO,más não está 100%,talvez por falta de borda.
Pouco detalhamento na estação do vlt,fazendo da construção uma coadjuvante,sendo que os dois edificios deveriam aparecer.
Destaque para a clarabóia gigante,que aproveita a luz do sol,e para a entrada "triunfal do terminal.
*o estacionamento é duplo né?
Projeto 3-Nota 8.
Percebe-se a preservação do antigo estacionamento,hoje já arborizado,o que traz um ar mais arejado integrando-se com o espelho d'água que reforça esse conceito.
Interessante o desnível entre a rua e a parte interna do terminal,onde reforça a idéia de frescor proporcionado pelas árvores e pelo espelho d'água.
Interessante também o layout externo do terminal,onde trás para ele o tema de internacionalidade causado pelos personagens e personalidades em quadrinhos!
A estátua no espelho d'água não ficou tão interessante assim.
Grande destaque para a estação do vlt,onde foi mantida uma idéia de lazer+funcionalidade,Estado como símbolo principal exposto logo de primeira,relação com a ecologia,pois os sistemas de captação de energia solar e água tornam a estação quase que auto-suficiente.
Infelizmente deixou de mostrar o interior da rodoviária e a área de embarque/desembarque,deixando a nota um ponto a mais acima dos outros.
Parabéns á todos os participantes e pela execução de cada projeto.
Prometo que em breve me juntarei á vocês!

·
Registered
866 Posts
  • Projeto 01: 7.0

A área de embarque lembra um terminal de ônibus urbano. A cobertura da faixa de pedestres parece alta demais, podendo, num dia de chuva, molhar os usuários. Acredito que poderia ser feita uma passarela no lugar da faixa, evitando assim a passagem de pedestres nas vias. As coberturas das plataformas parecem inclinadas demais, podendo também molhar os passageiros durante uma chuva. O saguão principal me parece "vazio". As bilheterias poderiam ter sido melhor posicionadas "preenchendo" melhor o espaço. Faltou verde. Não entendi a estação do VLT. Não há plataforma? Como um cadeirante faz para entrar no tram/VLT? Parece que os bloqueios foram colocados somente de enfeite, pois o outro lado da estação está aberto. Carece de placas de sinalização.

• Projeto 02: 7.0

Gostei da área onde os carros/táxis podem param para embarque/desembarque de passageiros na rodoviária. Achei interessante o telhado ecológico. No entanto, parece que faltaram pilares para sustentar o peso adicional que os jardins suspensos proporcionam. A área de espera da rodoviária lembra um auditório e a cor dos assentos parece destoar completamente do resto do terminal. Faltaram imagens internas. Onde estão as lojas? E as bilheterias? Eu achei os jardins muito monótonos visualmente. Poderiam ser colocados outros tipos de plantas neles. Não gostei muito do revestimento do prédio. Ele deixa o terminal com um aspecto visual "pesado". Não entendi a estação do VLT. Não tem bloqueios? Não tem bilheteria? Onde estão os trilhos? Não há sinalização.

• Projeto 03: 7.5

As imagens apresentadas são bonitas, no entanto, não mostram quase nada. Faltaram imagens. Como são as plataformas de embarque? Onde estão as lojas? Cadê as bilheterias? O prédio é bonito, mas se eu não soubesse que se tratava de um terminal rodoviário, eu não o reconheceria como tal. A estátua, assim como os balões parece que foi colocada aleatoriamente, só "por colocar". Não entendi a estação do VLT. Não tem bloqueios? Não há bilheterias? O pagamento é feito dentro do tram/VLT? Não há sinalização.

·
Registered User
6,044 Posts
Discussion Starter · #7 · (Edited)
Projeto 01: 9.0
Gostei muito da estação VLT. Realmente o local do embarque terá alguns problemas com a chuva, mas nada que com uma revisão se resolva. É o mais completo, pois tem renders internos tb.

Projeto 02: 6.5
A estação VLT, a Rodoviária e o Estacionamento não estão muito bons, com texturas que deixam a desejar. A área verde esta bem boa. Não tem renders internos.

Projeto 03: 6.0
A estação VLT está bem boa. Somente a Rodoviária ñ ficou boa. Está pequena, ñ mostra as plataformas (os outros 2 tem), ñ tem o estacionamento que é um ítem obrigatório no desafio (por isso uma nota mais baixa) e poucos renders, incluindo os internos.

·
Banned
6,270 Posts
É bem fácil de saber quem são os autores dos projetos na próxima arrumar isso. E outra coisa quando foi feito as regras passaram apenas 6 fotos.

Projeto 01 8,5
Gostei de tudo só achei poucas vagas de estacionamento. Como o Renan disse faltou verde.

Projeto 02 8,5
Parece que a estação foi mal feita, gostaria de mais imagens. Pareceu puxadinho mesmo.

Projeto 03 8,5
Gostei bastante também do 3 projeto mas uma pena de ter poucas imagens. Só que não parece uma rodoviária, cadê o termina de embarque a entrada dos ônibus.

·
Registered
5,655 Posts
Projeto 01: Nota 7

Design simples, talvez até demais. Apesar disso, percebe-se que o forista se esforçou para projetá-lo.

Projeto 02: Nota 5

Não gostei do volume massivo, espaços fechados demais. Me parece mais um shopping do que rodoviária.

Projeto 03: Nota 8,5

No geral gostei bastante. Tem apelo estético e sofisticação. Só achei estranho os elementos figurativos da fachada que não tem nada a ver com o Brasil, muito menos Porto Velho.

PS: Agora li o texto explicativo, desconsiderem a critica sobre os elementos figurativos.

Acho que faltou um maior detalhamento quanto ao acesso dos ônibus nos projetos, principalmente no terceiro.

·
Over the hills and
2,977 Posts
Projeto 01: 8,0
Um bom projeto, muito bem feito.
Gostei da estação e da rodoviária com espaços amplos e iluminados.

Projeto 02: 7,0
Achei mediano, mesmo com os vidro, a rodoviária está escura :S
Os renders estão bons, apesar de ter sentido falta de mais renders internos.

Projeto 03: 9,0
"Eike tudo", eu achei o melhor. Excelente projeto, gostei dos detalhes que ví.

·
Registered
2,264 Posts
Projeto 1: 6,00

VLT -Os detalhes como os postes de transmissao elétrica enriquecem a apresentação do projeto porém nao o conceito. (Na falta de tempo deixe esses detalhes "secundários" em segundo plano e dedique-se ao principal).
A estação é bonita, espaçosa e confortável, porém parece ser cara além de um desing clichê e repetitivo das "estações tubo". A distância da estação ao veículo foi um outro detalhe que deixou a desejar.

Rodoviaria: Bem moderna, arejada e iluminada. A idéia de estar ao ar livre foi bem aproveitada, mas em termos de desing peca da mesma forma que a Estação VLT.
As forma como as plataformas foram dispostas tb nao me agradou. Penso que ficaria melhor dentro do terminal, e nao um conjunto de paradas externo ao terminal, onde se anda muito. O acesso tb ficou estreito.
O estacionamento tb não ficou legal, além de nao trazer conforto(nao sao vagas cobertas), fica na entrada do terminal, criando um espaço confuso e desorganizado.
Sabemos que as imagens nao falam por si só e as vezes prejudicam ao inves de ajudar. Senti falta de explicações ou textos descritivos que complementem as imagens, tornando a ideia do criador mais clara e objetiva.

Resumo: o projeto mostrou modernidade e cuidado com o estético, mas pecou no conforto e na organização de espaços.

Projeto 2: 6,5
VLT- a Estação do VLT pareceu um arrumadinho de ultima hora, so para nao ficar sem. O tempo foi curto mas dava pra ter feito alguns detalhes. A cobertura vegetal traz um impacto visual muito bom, com umas plantinhas ficaria excelente.

Rodoviaria- Gostei do estacionamento e da forma como os onibus ficam dispostos. Mas achei com poucas plataformas.
O desenho do predio é desgastado, parece uma concerssionaria ou um shopping antigo de medio porte. Muito concreto e linhas retas contribuiram.A Clara-Boia gigante é uma otima ideia mas o seu desenho nao ficou atrativo e como o local é fechado apenas exigiria mais do condicionador de ar. tornando-se pouco sustentavel e sendo oposto ao apelo estético do "teto-verde", que mais uma vez venho elogiar como uma otima iniciativa.
O saguao parece amplo e confortavel, porem nada de inovador.
Também faltou esclarecer mais do projeto. Tente sempre apresentar seu projeto e esclarecer o maximo dele. inclusive seus conceitos pra que ele seja como esta. isso pode mudar completamente a visao de quem esta vendo, principalmente leigos como eu =)!!!!

Resumo: Não é um projeto que faria uma grande diferença estética ao entorno porém um equipamento publico desejavel para qualquer capital. No ponto objetividade nao deixa nada a desejar.

Projeto 3: 9,00
VLT- Mostrou bem que com simplicidade e uma boa textura pode-se criar um ambiente moderno e nao tao caro como vidros. A ideia de integrar com bicicletas tb acrescenta muito ao projeto contudo fica vago em relação ao contexto. Será que é viável nesse local? faltou detalhes em relação a viabilização e implantação.
Também faltou exclusividade no acesso de pedestre que no que entendi se mistura com o tráfego dos veículos.
O fato de não preservar o canteiro pré-existente, que parece ser um símbolo da avenida tb nao me agradou e se repetio em outros projetos. Eu nao vi nenhum restrição que impedisse o Vlt de ser aereo em um elevado, preservando o canteiro existente.

Rodoviaria: A procupação com o conceito estetico acabou deixando em segundo plano o conceito funcional, e se tem não ficou claro. Os acessos dos onibus, o que é cada espaço. o que plataforma, o que é praça de alimentação, o que é saguao, oq é estacionamento. Nada disso ficou explicito.
Gostei muito da idéia do painel de LED, é sim sustentavel porém caro. Mas consome pouquissima energia. Qto as figuras acho que por ser um painel LED pode ficar se movimentando, e dar outras ideias, com mensagens, imagens, etc. A Arte do painel não considero tipicamente brasileira, a nao ser pela confusao e pela mistura. rsrs. Mas nao deixa de ser arte e que deve sim ser valorizada em equipamentos publicos. Deu um visual alegre e moderno. Nao gostei dos espelhos dágua. Acho que uma area verde ficaria melhor.
o fato de haver uma area subterranea é otimo. Integra o equipamento com o entorno e a caixa superior nao afeta tanto o espaço.
Os renders estão perfeitos, mas foram poucos e não mostram detalhes do projeto.
***O que mais me chamou atenção foi a preocupação do forista com o conceito do projeto e tb com a descrição textual e plantas baixas. Enriqueceu muitissimo o projeto e mostrou uma maturidade conceitual, que não se preocupa apenas com o desenho. Acho que falta muito disso nos projetos em geral do forum e deve ser valorizado. por isso minha nota expressiva.

Resumo: Um projeto excelente em conceito e desing, porém deixou a desejar em detalhes (com excessao da estação) técnicos e na divisao de espaços, deixando em segundo plano critérios obrigatórios. Um visual moderno e clean.

CRITICAS GERAIS

Todos os projetos não elaboraram um acesso da estação até a rodoviária, o que achei uma falha gravissima. Para os que manteram um Vlt terrestre, esse acesso poderia se dar por passarela ou por tunel. Se tivessem feito um Vlt aereo(que me parecia o melhor) simplificaria o acesso por passarela.

CONSIDERAÇÕES GERAIS

Parabens aos foristas, projetos de qualidade foram apresentados, cada um com sua excepcionalidade e nos limites de cada um. Isso acrescente muitissimo a competição. Parabenizo aqueles que se movimetaram pra reativar os desafios e novamente aos participantes que dedicaram seu tempo pra nos divertir com a competição. Que venha outro logooooo!!!

·
Registered
945 Posts
Projeto 1: 7

Ficou bem interessante o desenho, mas não gostei por não proteger os passageiros do VLT da chuva e os passageiros da rodoviaria esperariam o embarque ao relento em um local com pouca proteção - a estação do VLT poderia ser ligada ao outro lado da avenida por uma passarela

Projeto 2: 9

Gostei pois é simples e funcional, mas não gostei da posição de entrada e saída dos ônibus, do jeito que está não dá fluidez ao trânsito e a estação VLT poderia ser integrada por passarela - o quesito da acessibilidade foi bastante importante nesse projeto

Projeto 3: 5

Realmente não gostei deste projeto - acredito que na prática seria algo muito quente e sujo (pois a poeira entraria por todos os lugares) no verão e com pouca proteção contra a chuva no inverno - os espaços abertos para ventilação funcionariam melhor em uma cidade de clima mais ameno - a entrada da rodoviária neste estilo é um prato cheio para atrair meliantes, em minha opinião

·
Ser paraense é atitude!
4,845 Posts
Sem mto tempo para detalhar. Direto ao ponto.

- Projeto 1: (8,5)

*Mto bem elaborado, moderno e funcional, todavia, pecou na arborização.

- Projeto 2: (7)

* Faltou aproveitar mais a luminosidade aproveitar mais o terreno.
Já as áreas verdes foram mto bem usadas!

- Projeto 3: (7)

* sem tempo para comentar.

·
Registered User
6,044 Posts
Discussion Starter · #14 ·
A VOTAÇÃO FOI ENCERRADA E SEGUE O SEGUINTE RANKING ABAIXO:
1° LUGAR -PROJETO 1 - gustavo.sces/Média: 7,818
2° Lugar - Projeto 3 - urbanrecycle/Média: 7,590
3° Lugar - Projeto 2 - Joseluis32/Média: 7,245

·
∂αη
2,970 Posts
1 - 20 of 21 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.