Skyscraper City Forum banner

Qual será o 7°desafio-etapa recife???

1 - 20 of 26 Posts

·
Registered
2,264 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Galera, aqui em recife existem 3 grandes projetos, gosto muito dos tres então resolvi fazer uma votação para que vocês escolhessem o que seria melhor e mais desafiante . As imagens abaixo são meras ilustrações dos projetos, não são renders oficiais, na verdade só existem especulações a respeito desses projetos, apenas só se sabem os equipamentos, como serão e como serão colocados nada foi definido.

1°Parque Boa Viagem

(vermelho=interevnção/amarelo=simulação da via-mangue)

-Histórico do projeto e contexto geográfico-social:
Com o lançamento da Via-Mangue, obra viária para melhoria do trânsito na Zona Sul (www.recipe.pe.gov.br) os olhos do mercado se voltam não apenas para a praia como antes, o Parque dos Manguezais torna-se o futuro pólo de desenvolvimento misto da cidade. Em um terreno próximo ao Shopping Recife será construído o Parque Boa viagem ,trazendo uma nova tendência em moradia no Recife, um conceito de desenvolvimento sustentável e planejado.

-Proposta:
Aliar conceito, arquitetura e planejamento, exigindo o máximo em criatividade e idéias.

-Desafio:
Montar um bairro planejado com 12 torres residenciais de classe média alta no prazo de 16 dias.

-Postagens:
A prefeitura do Recife é conhecida por sua burocracia e demora para conceder as licenças, por isso o projeto deve ser entregue no prazo de 16 dias para que o lançamento ocorra na data planejada. O projeto deve ser dividido em 3 etapas: 1ª etapa(4 torres) que deverá ser entregue de 22/07 até 26/07, a 2ª etapa(4 torres) deve ser entregue de 27/07 até 31/07 e a 3ª etapa (4 torres + planejamento básico do bairro) que deve ser postado de 01/08 até 06/08.

PS¹: O forista pode optar por fazer uma ou duas etapas apenas, mas o planejamento é obrigatório e deve ser respeitado o cronograma. O planejamento do bairro deve ser entregue no 3° período de postagens e apenas uma etapa por período, por tanto fiquem atento as datas.

PS²: No planejamento do bairro devem constar áreas de lazer, ruas, avenidas,lotes, etc. Ficando a responsabilidade do forista como, quanto, onde devem ser instaladas cada característica.

PS³: Renders, imagens, foto ilustrações, plantas, paisagismo, etc sempre contam pontos na apresentação de seus projetos, contudo é de fundamental importância que sejam apresentadas no projeto: Volumetria das torres e suas especificações técnicas, assim como volumetria e especificações técnicas do bairro, o resto fica a caráter do forista.

-Avaliação:
Sugestivamente devem ser avaliadas, arquitetura, planejamento, criatividade, sustentabilidade ambiental, afinidade com o entorno, relação custo x beneficio e desenvolvimento. Será dada uma nota de 0-10 para cada item exposto, com o intuito de se tirar uma média por forista(aritmétrica), mas fica a cargo da votação, a eleição dos 3 melhores vencedores como o habitual, ficando a anterior apenas como auxilio para a votação. Os vencedores ganharão certificados(virtuais) que serão mandado pro e-mail e podem optar por manual do V-Ray em português(virtual) e Sketchup Pro v6 PORTABLE(link para Download) que também serão enviados aos e-mails

2°Parque Atlântico

Também se insere no contexto da construção da Via-Mangue. Será construído no terreno da antiga fábrica da Bacardi, 24 hectares no bairro do Pina. No conceito de Bairro planejado a JCPM e Moura Dubeux se uniram para desenvlover um novo bairro no Recife, o Parque Atlântico. Com 32 torres residenciais, e todos os equipamentos de serviço como shopping, área de lazer, escolas e etc. o projeto surge para revolucionar o mercado imobiliário e a forma de viver na cidade.

-Proposta:
Aliar conceito, arquitetura e planejamento, exigindo o máximo em criatividade e idéias.

-Desafio:
O Parque Atlântico é muito grande e será construído em 4 fases. O desafio é projetar a 1ª fase do bairro com 8 torres residenciais, 1 área de lazer e mall(shopping) de pequeno porte + planejamento básico do bairro completo discriminando áreas residencial, empresarial, comercial e sistema viário(ruas e avenidas). Outros detalhes podem ser acrescidos de acordo com o intuito e criatividade de cada projetista.

-Postagens:
Devido a burocracia o projeto deve ser elaborado no prazo de 16 dias, para que o lançamento ao mercado seja em data desejada. O projeto será dividido da seguinte maneira: 1ª etapa(8 torres residênciais + 1 lazer) com entrega A PARTIR do dia 25/07 até 27/07 e a 2ª etapa(mall + planejamento) a partir do dia 04/08 até o dia 06/08.

PS¹: No planejamento do bairro devem constar áreas de lazer, ruas, avenidas,acesso a futura Via-Mangue(detalhes no www.recife.pe.gov.br), lotes, etc. Ficando a responsabilidade do forista como, quanto, onde devem ser instalados cada característica.

PS²: Renders, imagens, foto ilustrações, plantas, paisagismo, etc sempre contam pontos na apresentação de seus projetos, contudo é de fundamental importância que sejam apresentadas no projeto: Volumetria das torres, do mall e lazer com suas especificações técnicas, assim como volumetria e especificações técnicas do bairro, o resto fica a caráter do forista.

-Avaliação:
Sugestivamente devem ser avaliadas, arquitetura, planejamento, criatividade, sustentabilidade ambiental, afinidade com o entorno, relação custo x beneficio e desenvolvimento. Será dada uma nota de 0-10 para cada item exposto, com o intuito de se tirar uma média por forista(aritmétrica), mas fica a cargo da votação, a eleição dos 3 melhores vencedores como o habitual, ficando a anterior apenas como auxilio para a votação. Os vencedores ganharão certificados(virtuais) que serão mandado pro e-mail e podem optar por manual do V-Ray em português(virtual) e Sketchup Pro v6 PORTABLE(link para Download) que também serão enviados aos e-mails.

3°Complexo Turístico Cultural Recife – Olinda/Setor 9 cais josé estelita-cais santa rita

O complexo Turístico Cultural Recife – Olinda foi elaborado para revitalizar e urbanizar antigas áreas portuárias, que hoje estão abandonadas ou sem uso específico, de forma a desenvolver o eixo turístico-cultural Recife-Olinda que compreende o trecho a partir do Cais José Estelita(centro do Recife), até as Áreas de abrangência militar da Marinha, complexo de salgadinho(entrada de Olinda). O projeto ocorre através de ppps(parcerias publico-privadas) e o ponta pé inicial foi a construção das torres residênciais da Moura Dubeux Píer Maurício de Nassau e Píer Duarte Coelho umas das mais belas e altas da cidade. A mesma construtora já adiquiriu o abandonado terreno da antiga RFFSA, aprx 102 mil m², que fica no Cais José Estelita, setor 9 do complexo. A intenção é construir shoppings, hotéis, residenciais, flats, empresariais, espaço cultural e etc.

-Proposta:

-Desafio:
O Cais José Estelita é de extrema importância para o Complexo e o terreno da RFFSA revolucionará o Cais. A construtora quer um projeto com 1 shopping(médio/grande porte), complexo residencial, complexo hoteleiro, complexo empresarial/comercial, espaço multi-cultural, equipamento turístico, sistema de acessibilidade viária e integração do projeto com o forte das cinco pontas.

-Postagens:
Existem recursos públicos federais envolvidos no projeto, que se não forem usados até certa data serão recolhidos pela receita, com isso o projeto deve ser postado até no máximo em 16 dias.1ª etapa(complexo residecial + espaço multicultural/lazer) deve ser entregue de 22/07 até 26/07, a 2ª etapa(complexo empresarial/comercial + shopping) de 27/07 até 31/08 a 3ª etapa(complexo hoteleiro + equipamento turístico + acessibilidade viária + integração com o forte das 5 pontas) de 01/08 até 06/08.

PS¹: O forista pode escolher em realizar apenas uma ou duas etapas etapas desde que conste um planejamento da etapa faltante e que se respeite o cronograma. O forista pode fazer os equipamentos exigidos integrados, desde que essa integração seja entre equipamentos de mesma etapa.

PS²: Renders, imagens, foto ilustrações, plantas, paisagismo, etc sempre contam pontos na apresentação de seus projetos, contudo é de fundamental importância que sejam apresentadas no projeto: Volumetria das torres, do mall e lazer com suas especificações técnicas, assim como volumetria e especificações técnicas do bairro, o resto fica a caráter do forista.

-Avaliação:
Da mesma forma dos demais sendo acrescentado o tópico: relevância turística-social.

4°Cidade da Copa- FIFA WORLD CUP 2014/BRASIL

O projeto Cidade da Copa foi o escolhido para a representação de Pernambuco para sediar jogos na copa de 2014 e deu sorte. Pernambuco será uma das cidades sedes da copa do mundo 2014, e agora corre contra o tempo para construir a Cidade da Copa. Em um terreno no município de São Lourenço da Mata, na Grande Recife. São Lourenço é um município bem pequeno e sem avanço nenhum, basicamente industrial e foi escolhido pela facilidade territorial e contexto geográfico, pois se localiza bem no centro da região metropolitana. O projeto prevê a construção de uma cidade com hospital publico metropolitano (o hospital metropolitano norte), campus da UPE, shopping, hotéis, complexo residencial, empresarial, parques/lazer públicos, lagoa e estádio para sediar jogos da copa do mundo. Uma cidade planejada, com toda infra-estrutura e tecnologia pensada e apropriada para a região.

-Proposta:
Aliar conceito, arquitetura e planejamento, exigindo o máximo em criatividade e idéias

-Desafio:
A Cidade da Copa é grandiosa e compões város equipamentos por isso será construída em fases. A 1ª fase compões complexo empresarial, shopping, complexo comercial, complexo residencial, áreas de lazer/cultura e 2 hotéis. O desafio é planejar “apenas” a 1ª fase + sistema viário.

- Postagens:
O projeto é grande e só faltam 5 anos para a copa, as construções precisam correr e é necessário p projeto em 16 dias, para que tudo esteja pronto na data prevista. O desafio será dividido em 3 etapas. 1ª( complexo residencial classe média baixa, classe média e classe média alta+ parques/lazer publico) entrega a partir de 24/07 até 26/07 2ª etapa (complexo comercial + shopping grande/médio porte)entrega de 29/07 até 31/07 e 3ªetapa(2 hotéis 5 estrelas + sistema viário com transporte público) entrega de 04/08 até 06/08.

PS¹: O forista pode escolher em realizar apenas uma ou duas etapas desde que conste um planejamento da etapa faltante e que se respeite o cronograma.

PS²: Renders, imagens, foto ilustrações, plantas, paisagismo, etc sempre contam pontos na apresentação de seus projetos, contudo é de fundamental importância que sejam apresentadas no projeto: Volumetria das torres, do shopping e lazer com suas especificações técnicas, assim especificações técnicas da etapa faltante.

-Avaliação:
Da mesma forma dos demais sendo acrescenado o tópicos: relevância turística

OBS GERAL. No parque Boa Viagem a altura máxima é de 37 pavimentos, 2 apts/andar, + 1 sub-solo. Nos demais, altura máxima de 40 andares, sem limites de apt por andar + 1 pav. Sub-solo.

LAVO MINHAS MÃOS:lol::lol::lol:

·
Taking On The World
26,582 Posts
acho q tu devia criar algo novo ao invés de nos mandar REFAZER projetos que já existem.

btw: aquele voÇês tá me dando nos nervos rsrsrs, edita lá pelamordedeus :D

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
Cara, isso é projeto urbanístico, de planejamento urbano. trocentas mil vezes mais complexo e difícil que o de edificações. Tanto que na Europa e em outras partes do mundo o curso de urbanismo é separado do de arquitetura.

Não acho muito interessante propor um tema desses, tão acima da pretensão dos foristas.

É muito mais coerente pegar um terreno e pequena metragem em um local interessante e propor um uso, um tema, uma construção. :)

·
Ser paraense é atitude!
4,845 Posts
:hilarious
Isso é um mega desafio ^^

·
Registered
2,264 Posts
Discussion Starter · #6 ·
acho q tu devia criar algo novo ao invés de nos mandar REFAZER projetos que já existem.

btw: aquele voÇês tá me dando nos nervos rsrsrs, edita lá pelamordedeus :D
Como foi dito essas imagens são meramente ilustrativas. Existem apenas especulações sobre os projetos. esses renders ai não dizem nada é apenas volumetria.

No parque boaviagem já foram colocados vários renders desse projeto, cada um diferente do outro, a única certeza que se tem é que serão 12 torres residenciais.

No parque atlântico note que alguns edificios se repetem, mudando apenas sua altura e outros já existem. tb é meramente ilustrativa.

No cais josé estelita pior ainda, aquele render foi criado pela equipe do projeto para fazer uma suposição de como ficaria a área exceto as torres gêmeas que ja estão construídas.Nada foi anunciado além de propostas.

Na cidade da copa é que temos algo mais oficial, e seria mais projeto arquitetônico do que urbanístico, pois seria apenas a contrução dos equipamentos mencionados. Portanto, para os que estão achando muito complexo por causa do urbanismo, uma boa opção é a cidade da copa.

Não é fazer projetos ja criados, pois não existem projetos, existem especulações, e se ja existissem acho a idéia legal, nos tras mais pra dentro da realidade. lembro inclusive daquela historinha do empresarial cobra. mas se a maioria optar por fazer apenas uma construção em um terreno pequeno também tenho uma proposta. como não existe essa opção deixem sua opnião como post.

·
Registered
2,264 Posts
Discussion Starter · #7 ·
btw: aquele voÇês tá me dando nos nervos rsrsrs, edita lá pelamordedeus :D[/QUOTE]

num to localizando:eek:hno:

·
Registered
2,264 Posts
Discussion Starter · #8 ·
Cara, isso é projeto urbanístico, de planejamento urbano. trocentas mil vezes mais complexo e difícil que o de edificações. Tanto que na Europa e em outras partes do mundo o curso de urbanismo é separado do de arquitetura.

Não acho muito interessante propor um tema desses, tão acima da pretensão dos foristas.

É muito mais coerente pegar um terreno e pequena metragem em um local interessante e propor um uso, um tema, uma construção. :)
Poxa cara então desculpa, eu não tinha noção de toda essa complexidade.
mas no caso do urbanismo é só fazer uma espécie de planta com as rua e tal, algo bem básico (projeto básico do bairro), estilo SimCity que voçê determina área residencial, comercial, ruas, avenidas, etc. Pra mim é hiper mais dificil fazer um edf, com todos os detalhes e tal, acho que na verdade é uma oportunidade dos forista menos experientes em mostrar suas IDEIAS em geral, e não apenas arquitetura, o que grande parte aqui não tem muita noção técnica e torna a competitividade muito desvantajosa em relação a voçês, formandos em arquitetura. Inclusive já tivemos outros projetos que se aliavam ao urbanismo como no caso do píer mauá, que não era só fazer uma torre, e sim ruas, avenidas, parques, shopping e tal e os foristas mostraram capacidade, ao menos a meu visto ams posso estar enganado:nuts:

·
Registered
2,264 Posts
Discussion Starter · #9 ·
:hilarious
Isso é um mega desafio ^^
Isso é ruim ou bom pra voçê????

Notem que os grades projetos, eu dividi e só fazem parte do projeto apenas uma parte como no caso do Parque Atlântico e da cidade da copa, que é apenas uma parte do projeto todo que voçês terão que fazer.

·
Registered
2,264 Posts
Discussion Starter · #10 ·
QUEM ESTIVER ACHANDO MUITO DIfÌCIO PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL OU NÃO GOSTANDO DOS DESAFIOS COLOQUEM AQUI, QUE DEPENDENDO EU COLOCO UM TERRENO PEQUENO COM UMÁ CONSTRUÇÃO. LEMBREM-SE QUE È ----DESAFIO-----!!!!

·
Registered
2,264 Posts
Discussion Starter · #11 ·
minha intenção foi também dar uma alternativa aqueles que não entendem tanto de arquitetura, para expor suas idéias e serem mais competitivos com os demais.

·
Registered
2,264 Posts
Discussion Starter · #12 ·
OUTRA: Pode-se escolher o projeto, e caso estejam achando muito difício pode haver alterações para os toraneram mais básicos. pode-se eliminar os planejamentos urbanos ou diminuir mais os equipamentos exigidos. Estou tentado fazer o que é malhor pra vcs, por isso já abri essa enquete, mas não esqueçam de que é um DESAFIO, se for tudo como queremos não é desafio é apenas projeto. por isso tentem escolher algum DESAFIO desses, caso a maioria ache que está DESAFIO de mais, mudo.

·
Registered
2,264 Posts
Discussion Starter · #15 ·

Ao menos escolhe algum, se ficar muito dificil agente muda pow!!!!

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
Poxa cara então desculpa, eu não tinha noção de toda essa complexidade.
mas no caso do urbanismo é só fazer uma espécie de planta com as rua e tal, algo bem básico (projeto básico do bairro), estilo SimCity que voçê determina área residencial, comercial, ruas, avenidas, etc. Pra mim é hiper mais dificil fazer um edf, com todos os detalhes e tal, acho que na verdade é uma oportunidade dos forista menos experientes em mostrar suas IDEIAS em geral, e não apenas arquitetura, o que grande parte aqui não tem muita noção técnica e torna a competitividade muito desvantajosa em relação a voçês, formandos em arquitetura. Inclusive já tivemos outros projetos que se aliavam ao urbanismo como no caso do píer mauá, que não era só fazer uma torre, e sim ruas, avenidas, parques, shopping e tal e os foristas mostraram capacidade, ao menos a meu visto ams posso estar enganado:nuts:
Uma edificação tem poucos detalhes. Muito mais fácil. Uma cidade, um bairro, são muito mais complexos, pois eles determinam uma rotina urbana, deve-se pensar mais, testar mais, questionar mais. Um prédio é apenas uma célula de uma cidade. Pense no corpo humano, mais fácil projetar uma célula separada do que ter uma noção da função de todas as células, e projetar com detalhes todo o funcionamento do corpo, das veias que ligam órgãos, dos órgãos em si, da melhor posição para eles.

Enfim, é uma coisa muito mais complexa e delicada que uma edificação individual.

Uma edificação, assim como no caso do Píer mauá, que achei um projeto complexo demais para o nível, bastava enxergar o meio urbano pré-existente e torná-lo um determinante. Aqui a gente tem que criar o meio urbano!

Teorias urbanísticas estão entre as mais complexas da arquitetura. Acho que se tu for propor um desafio como esse, o resultado seria muito mais amador e desqualificado do que se fosse propor algo menor.

Urbanismo não é brincar de Sim City e desenhar ruas. Isso é apenas a parte mais fácil. :yes:

Eu te daria uma dica: se fosse propor algo em Recife, iria propor aquele projeto de Niemeyer para o Parque Dona Lindu. Usar o mesmo programa de necessidades, o mesmo tema trabalhado por Niemeyer, definir alturas baixas, a volumetria, a área necessária, e elaborar uma edificação tal como aquela, mas usando uma linguagem mais interessante.

Seria legal depois comparar projetos amadores com o do véio. :)

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
Ao menos escolhe algum, se ficar muito dificil agente muda pow!!!!
Eu sinceramente não escolho nenhum. Se o tema está aberto, se não há um sítio de intervenções, então é uma boa hora de pensarmos se fazer um projeto urbanístico é nesse momento algo mais interessante que um projeto arquitetônico em um terreno menor. :)

Desafios difíceis são legais. Eu gosto deles. Mas nesse caso, seria propor aos foristas algo que nesse momento não está ao alcance deles. Urbanismo é legal, eu adoro muito, e por isso to te falando que o tema que tu tá propondo é inacessível para o concurso. :)

Tão mais fácil, lógico e interessante pegar um terreno de menor área (quanto menor a área, maior é a noção de espaço) em um local importante e propor um tema.

Poderia ser algo como uma escola, um museu, em um terreno do Centro de Recife.

Sei lá, há milhões de propostas legais.

Tu pegar um vazio urbano e mandar traçar ruas ao estilo Sim City é algo totalmente inútil ao Nossos Projetos.

E um tema de um desafio tem que ser específico, ter um programa pré-determinado, algo já imposto. E não algo como "esse é o terreno, faça o que quiser". Não dá para avaliar em um concurso projetos de usos diferentes. Primeiro é necessário ter um PROGRAMA, depois é que vamos projetar. Não se projeta para o zero a partir do zero. é necessário sempre um cliente, uma necessidade.

·
Registered
2,264 Posts
Discussion Starter · #18 ·
Uma edificação tem poucos detalhes. Muito mais fácil. Uma cidade, um bairro, são muito mais complexos, pois eles determinam uma rotina urbana, deve-se pensar mais, testar mais, questionar mais. Um prédio é apenas uma célula de uma cidade. Pense no corpo humano, mais fácil projetar uma célula separada do que ter uma noção da função de todas as células, e projetar com detalhes todo o funcionamento do corpo, das veias que ligam órgãos, dos órgãos em si, da melhor posição para eles.

Enfim, é uma coisa muito mais complexa e delicada que uma edificação individual.

Uma edificação, assim como no caso do Píer mauá, que achei um projeto complexo demais para o nível, bastava enxergar o meio urbano pré-existente e torná-lo um determinante. Aqui a gente tem que criar o meio urbano!

Teorias urbanísticas estão entre as mais complexas da arquitetura. Acho que se tu for propor um desafio como esse, o resultado seria muito mais amador e desqualificado do que se fosse propor algo menor.

Urbanismo não é brincar de Sim City e desenhar ruas. Isso é apenas a parte mais fácil. :yes:

Eu te daria uma dica: se fosse propor algo em Recife, iria propor aquele projeto de Niemeyer para o Parque Dona Lindu. Usar o mesmo programa de necessidades, o mesmo tema trabalhado por Niemeyer, definir alturas baixas, a volumetria, a área necessária, e elaborar uma edificação tal como aquela, mas usando uma linguagem mais interessante.

Seria legal depois comparar projetos amadores com o do véio. :)
bem a idéia é boa, mas um aquilo que neymayer projetou foi um parque, ou seja haveria tambem paisagismo envolvido, o que ao menos pra mim é tão difício quanto urbanismo.

·
Registered
2,264 Posts
Discussion Starter · #19 ·
e nem tudo é tao complexo assim. no caso do parque boa viagem por exemplo. não acho que seja tão dificio voçê criar um bairro num tereno relativamente pequeno para 12 torres pow. Se eu tivesse dito: fazer um condominio com 12 torres residenciais. não vejo diferença:-s A única divergência é que é um condomínio sem muros. e como voçê disse na Europa e outros países do mundo o urbanismo é estudado separadamente, aqui nao e acredito que vcs tenham estudado e acredito que vcs são capazes de criar algo no minimo interessante, pois vcs tem mostrado grande potencial e sabedoria aqui no SSC, e pro resto da galera que não tem conhecimento técnico em arquitetura vai continuar sendo algo meio sem rumo uma "brincadeira" ---NOTEM AS ASPAS-----

·
Ser paraense é atitude!
4,845 Posts
Isso é ruim ou bom pra voçê????

Notem que os grades projetos, eu dividi e só fazem parte do projeto apenas uma parte como no caso do Parque Atlântico e da cidade da copa, que é apenas uma parte do projeto todo que voçês terão que fazer.
O teu é mais fácil que o do Urbanrecycle em questão de terreno, porém MAIOR as exigências, mta coisa pra pouco tempoo... :nuts:

1 - 20 of 26 Posts